Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.




 
InícioInício  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

 

Capitulo I - Manual do Aquariofilista Iniciante - Introdução e tipos de Aquario

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

José Elias

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna


Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Localização : Vialonga
Mensagens : 2980
Data de inscrição : 22/06/2012
Gostos : 148


MensagemAssunto: Capitulo I - Manual do Aquariofilista Iniciante - Introdução e tipos de Aquario   Sab 26 Jan 2013, 17:19Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Iniciação à Aquariofilia

Introdução
Antes de mais quero congratular-te por quereres iniciar-te neste mundo apaixonante que é a aquariofilia.
Antes de comprares um Aquario, tens de ter noção que um aquário é o ecossistema vivo, que merece toda a nossa atenção e respeito.


É da responsabilidade do Aquariofilista manter o aquário em perfeitas condições de habitabilidade para os seus ocupantes, pois estamos a falar de seres vivos que não estão no seu habitat natural, como tal merecem todo o nosso respeito e esforço de modo a que se sintam confortáveis e saudáveis, pois eles são 100% dependentes das nossas acções!

Ao longo das primeiras semanas de iniciação à aquariofilia, irá deparar-se com alguns contratempos, duvidas, e provavelmente pensará que isto não é para si.

Mas calma, a aquariofilia é um Hobby relaxante, a paciência é a melhor arma para alcançar o sucesso, e no final, ficará orgulhoso do trabalho realizado.

Como tal decidi realizar este pesudo manual do Aquariofilista Iniciante na esperança que possa ajudar todos os que se queiram aventurar neste maravilhoso mundo.

Este manual foi construído baseado na minha propria experiencia, receios e duvidas que tive aquando me iniciei em Maio de 2012.

Resolvi dividir este manual em 6 capitulos intitulados:

Capitulo I - Introdução e tipos de Aquario (Autoria de José Elias)

Capitulo II -O que preciso comprar (Autoria de José Elias)

Capitulo III- Montar o Layout (Autoria deRui Oliveira)

Capitulo IV -O Ciclo do azoto (Autoria de Hugo Saldanha)

Capitulo V -Como escolher e comprar a Fauna (Autoria deJosé Elias / Pedro Santos)

Capitulo VI -A manutenção do Aquario (Em Construção)

Capitulo VII - A Alimentação do Peixes (Autoria de ervilhita)

Capitulo VIII - Fotografar o Aquario Parte I (Autoria deJosé Elias)
(Material necessario, Pré-Produção, Produção)

Capitulo VIIII - Fotografar o Aquario Parte II (Em Construção)

(Pós - Produção)


Vamos entar dar inicio ao manual:



Capitulo I
Tipos de Aquarios

A Aquariofilia é talvez o Hobby mais democrático que conheço, virtualmente qualquer pessoa, de qualquer extracto social poderá ter um aquário à sua medida, ou melhor, à medida da sua carteira, é possível montar um aquario por meia dúzia de euros, ou um aquario de muitos milhares de euros, e o melhor disto tudo, é que em aquariofilia um aquario low-cost pode ser tão ou mais bonito do que um da “Alta Sociadade”.

Sendo assim, é importante antes de gastarmos dinheiro, percebermos o orçamento que temos e que tipo de Aquario pretendemos.

Podemos dividir os Aquários em 3 grande tipos, Agua Doce Fria, Tropicais de agua Doce e Marinhos.





Neste manual, vamos falar apenas dos aquários tropicais de Agua Doce.

Dentro dos Aquários Tropicais de Agua doce, ainda pudemos dividir estes aquários em vários sub-tipos, de realçar que muitos dos aquários existente fazem parte de vários sub-tipos, sendo assim aqui ficam alguns exemplos:
Aquarios Comunitarios: São aquários onde vivem peixes e plantas de diversas espécies, independente de seu lugar de origem. Obviamente se agrupam tendo em conta que as características ambientais que necessitam ao seu bem estar.
Este é sem duvida o aquário mais comum e popular.
O aspecto visual é da total responsabilidade do aquariofilista, pode conter rochas, troncos, e as plantas que o aquariofilista quiser. No entanto é de extrema importância a escolha de uma fauna compatível entre si e as condições da agua e do aquário.







Aquário de biótopo – É um aquário onde estão reunidos peixes e plantas que pertencem a um mesmo habitat, com o fim de recriar um determinado ambiente, existem milhares de Biotopos espalhados pelo mundo, assim escolhemos um que nos apaixone e recriamos esse mesmo biótopo dentro de uma caixa de vidro.
Por norma, os Biotopos tentam recriar lagos,lagoas, regiões, ou mesmo continentes. Biotopos como o do Lago Malawi, Amazonico, Sul-Americanos são muito populares, mas seria impossível reproduzir uma lista completas do Biotopos existentes.



Aquario Plantado: Os aquários Plantados por definição, são aquários onde as plantas são o centro das atenções do próprio Aquario, onde os peixes são “objecto” secundario.
Os Aquarios plantados, podem ainda ser divididos em duas categorias técnicas e duas categorias paisagistas.

Ao nível técnico podemos dividir os aquários plantados em:





Hi-Tech: Aquario com condições técnicas de hardware bastante avançadas, tanto ao nível da iluminação, tanto ao nível da fertilização e adição de CO2 pressurizado. Este aquário poderá albergar qualquer tipo de planta sub-aquatica, até as mais exigentes. Por norma estes aquários necessitam de muita manutenção.



Low-Tech: Aquários sem adição de CO2, e com pouca fertilização, o tipo de plantas é mais restrito, no entanto existem centenas de aquários lindíssimos low-tech.

No que toca às categorias paisagistas, temos:

Holandês: Dá-se o nome de aquário holandês aos aquários plantados onde cada cm2 é pensado como um todo, cada planta tem o sitio certo para reproduzir um verdadeiro jardim, este tipo de aquários necessita de muito estudo, e é o expoente máximo de aquário-paisagismo. O mestre Takashi Amano é talvez o maior aquario-paisagista do mundo, e as suas montagens são dignas de ir para o Louvre.




Natural: Como o próprio nome indica, este tipo de aquário tenta recriar um ambiente mais natural possível, uma verdadeira selva sub-aquatica.



Aquários de Invertebrados: Estes aquários, são pensados especialmente para invertebrados, por norma são o segundo aquário do aquariofilista, que pretende ter um mundo para os seu camarões. Mais cedo ou mais tarde todos nós vamos querer ter um destes


Existem ainda muitos outros tipos de aquários, assim como aquários que acumulam vários tipos, podemos por exemplo ter um comunitário Plantado, ou um Biotopo Comunitario.

Os tipo de aquário não são mais de uma tentativa aberta de classificar os aquários, mas a vontade e gosto do aquariofilista fala sempre mais alto.

No entanto é importante termos uma ideia do que pretendemos, pois isso vai influenciar todo o investimento que iremos fazer.

No próximo capitulo deste manual, irá encontrar o material necessário para montar o seu aquario, no entanto, são “guide-lines”, é necessário investigar exactamente o que pretendemos, uma pesquisa pelo fórum bastará para encontrares centenas de tópicos que te puderam ajudar, e mais importante, se tiveres duvidas pergunta, este fórum serve para isso mesmo!
Espero que te tenha aguçado o apetite, e que finalmente tenhas resolvido montar o teu primeiro aquario.


Última edição por José Elias em Seg 25 Fev 2013, 11:49, editado 9 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Rui Bacelar Oliveira

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna


Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Localização : Braga
Mensagens : 3483
Data de inscrição : 26/05/2012
Gostos : 217


MensagemAssunto: Re: Capitulo I - Manual do Aquariofilista Iniciante - Introdução e tipos de Aquario   Sab 26 Jan 2013, 17:27Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Muito fácil de ler, texto bem simples e directo Wink Parabéns, fico á espera dos próximos capítulos !!

Quanto a reparos, apenas acrescentava uma imagem ilustrativa de cada tipo de aquário.
O texto está bem estruturado, apenas usava alguns sublinhados para destacar termos chave.

Continua!

Abraço


Está a ficar bom, as imagens cativam sempre o pessoal, usa a ferramenta de recorte, para salvar imagens é bem rapido.
Voltar ao Topo Ir em baixo 

José Elias

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna


Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Localização : Vialonga
Mensagens : 2980
Data de inscrição : 22/06/2012
Gostos : 148


MensagemAssunto: Re: Capitulo I - Manual do Aquariofilista Iniciante - Introdução e tipos de Aquario   Sab 26 Jan 2013, 21:48Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

up
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Conteúdo patrocinado





MensagemAssunto: Re: Capitulo I - Manual do Aquariofilista Iniciante - Introdução e tipos de Aquario   Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Voltar ao Topo Ir em baixo 

Capitulo I - Manual do Aquariofilista Iniciante - Introdução e tipos de Aquario

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Iniciação à Água Doce-