Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Ampulárias a brigar ou em reprodução

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Aduartemaio

Membro
Membro

Gostos : 4

MensagemAssunto: Ampulárias a brigar ou em reprodução   Sex 25 Jan 2013, 16:19Responder ao tópico

Olá,

Tenho duas ampulárias que estão constantemente agarradas uma à outra... o problema é que não sei mesmo se estão a lutar (já que não sei sequer se isso é possivel) ou se estão-se a tentar reproduzir... Isto começa sempre com a ampulária maiorzinha a ir a correr para cima da que tenho mais pequena... e depois começam aos círculos.. eu confesso que me dá muita impressão ver, pois parece-me quase que uma delas vai ser arrancada da carapaça... assusta-me Sad

Elas viviam num aquário comunitário, mas como tive ictio e tive de dar medicamento decidi pô-las num aquário que está em fim de ciclagem para ciclideos.. ou seja elas estão lá sózinhas.. desde que lá andam não param quietas, quase que penso que preferem muito mais os parâmetros deste aquário em vez do comunitário onde estavam...

Alguma maneira que eu consiga ver o sexo delas... elas vieram para minha casa quase do mesmo tamanho, uma delas está a crescer bastante mais que a outra..Começaram nisto há mais ou menos umas 3 semanas.. ovos ainda nada..

O que elas fazem é parecido com isto:

http://www.youtube.com/watch?v=fUB7GfmLVHc

E algumas fotos:

Obrigada pelas opiniões.

Vera Santos

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Ampulárias a brigar ou em reprodução   Sex 25 Jan 2013, 17:05Responder ao tópico

Não te preocupes, estão a namorar.
As ampularias são hermafroditas, não se distinguem por sexo.

Aduartemaio

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ampulárias a brigar ou em reprodução   Sex 25 Jan 2013, 17:12Responder ao tópico

Muitos sites dizem que elas não são hermafroditas.. eu prefiro que sejam.. Smile

Joao_Costa

Moderador EspecificoPeixeFauna
Moderador EspecificoPeixeFauna

Nome Real : João Costa
Gostos : 40

MensagemAssunto: Re: Ampulárias a brigar ou em reprodução   Sex 25 Jan 2013, 17:22Responder ao tópico

Viva,

A ideia que tenho é que há sexo M e F nas ampúlarias.
Uma das maneiras de ver é pela forma da concha na parte da frente do animal.
Nos machos tende a ser mais circular. Outra maneira é virar ao contrário e tentares identificar o seu orgão masculino. Cuidado para não pensares que seja esse orgão o cifão respiratório delas LOL.

Penso pela imagem elas estejam acasalar ou então uma esteja morta e a outra esteja a comer a carcaça da morta.

Tenta tirar e cheirar os animais a ver se algum cheira a "podre"

AB

João

Aduartemaio

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ampulárias a brigar ou em reprodução   Sex 25 Jan 2013, 17:25Responder ao tópico

Não, não. Elas estão bem vivinhas Smile Só que quando se juntam fazem este espectáculo que confesso considero assustador.. Que achas?

Aduartemaio

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ampulárias a brigar ou em reprodução   Qua 30 Jan 2013, 15:21Responder ao tópico

Aqui vão mais fotos... gostava mesmo que alguém me ajudasse a tentar perceber o que elas andam a fazer.. eu quando olho, sinto que a ampulária maior está a atacar a mais pequena e a mais pequena faz tudo por tudo para ver se a outra a larga.. Posso estar enganada.. elas já andam nisto há mais de 3 semanas.. Estão saudáveis as duas. Comem super bem.. a mais pequena por vezes é que parece mais murchinha.. Quem começa tudo isto é sempre a maior.
Penso que nestas fotos conseguem perceber melhor.

Gostava das vossas opiniões..

Muito obrigada

José Elias

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: Ampulárias a brigar ou em reprodução   Qua 30 Jan 2013, 15:37Responder ao tópico

Que eu saiba os caracois não brigam... mas não tenho a certeza...

Vera Santos

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Ampulárias a brigar ou em reprodução   Qua 30 Jan 2013, 15:40Responder ao tópico

Mais uma vez não te preocupes com isso, é normal acontecia-me muito aqui. Não se estão a agredir. Tive uma praga de ampulárias, eram filhotes por todos os lados. É o que te pode acontecer.

Aduartemaio

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ampulárias a brigar ou em reprodução   Qua 30 Jan 2013, 15:43Responder ao tópico

Ok. Vou deixá-las em paz e sossego. Smile

Obrigada mais uma vez.

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Ampulárias a brigar ou em reprodução   Responder ao tópico

Ampulárias a brigar ou em reprodução

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Invertebrados :: Caracóis e outros-