Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

O meu primeiro aquario

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem

FMNeves

Recém chegado
Recém chegado

Gostos : 1

MensagemAssunto: O meu primeiro aquario   Seg 21 Jan 2013, 16:46Responder ao tópico

Sou novo no mundo da aquariofilia, e por isso gostaria de antes de começar neste hobby ter toda ajuda possível, para aprender e ouvir opiniões de quem já anda nisto á mais tempo.

Ja tive a ler alguns posts do forum mas decidi abrir um mesmo meu que assim tornasse um pouco mais fácil.

Ontem adquiri um aquario em 2a mão com as medidas 50x25x30, já com filtro e alguns acessórios.

Agora começa as minhas perguntas.

O aquário não trazia termostato e por isso terei que comprar um porque vou querer ter peixes de agua quente, 50W chega certo? Quero uma coisa barata, qualquer um que seja de 50W dá?

O filtro que tenho como foi dito acima ja foi usado, basta uma lavagem e está bom?

Aconselham a comprar bomba de ar ou o próprio filtro já é o suficiente?

O aquário vem com luz, aconselham a ligar todas as noites ou quanto tempo mais ou menos por dia?

Hoje vou lavar tudo bem lavado para ver se amanha ja consigo que seja o primeiro dia do ciclo, nao tenho pressa de colocar lá peixes, quero ir com calma para ver se inicio da melhor forma.

Ainda tenho aqui varias duvidas mas é melhor não abusar por enquanto. Very Happy

Pedro Santos

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro aquario   Seg 21 Jan 2013, 16:58Responder ao tópico

Boas!

Na minha opinião deves esquecer as plantas de plástico e essas decorações...

Dão um ar muito artificial que, pessoalmente, não gosto nada...

Ao contrário do que habitualmente se pensa quando se começa neste mundo, tens plantas que são de muito fácil manutenção e dão uma ajuda muito grande a estabilizar o aquário!

Quanto ao termostato, à partida, é mais que suficiente!

A bomba de ar esquece... Só serve para fazer barulho! Podes ter uma de reserva para uso em situações excepcionais!

Em termos de fauna o que estavas a pensar?

Pensas usar troncos?

A luz deves ligar um mínimo de 6/7 horas por dia. Preferencialmente com um temporizador para dares algum sentido de rotina aos teus peixes.

Abraço!

José Elias

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro aquario   Seg 21 Jan 2013, 17:01Responder ao tópico

Boas;

parabens pela aquisição, então vamos por partes.

1º Filtro- Esse filtro não me parece uma grande espingarda, mas se colocares dentro desses cestos umas boas materias filtrantes, tipo o SERA simporex mini, deve dar para começar, lava tudo muito bem, só com agua corrente, não uses detergente, e compra novas materias filtrantes. O Sera Simporex custa cerca de 3,5€

2º O Termostato 50W é suficiente...

3º Esquece a bomba de ar.

4º A Luz só é necessaria para duas coisas, para ver os peixes e para as plantas, visto que te vou aconselhar a ter plantas naturais, convem comprares um temporizador para a luz acender e apagar sempre à mesma hora, colocares a luz acesa cerca de 8 a 10 horas por dia.

5º Esquece essas coisas artificiais que ai tens, mesmo que gostes delas agora, vais ver que daqui a um ou dois meses já não as podes ver, isso aconteceu comigo e com quase todos os membros que tiveram anforas, plantas de plastico, aviões e outras coisas do genero.

6º Falta ai o substrato, ou seja, a "terra" ou pedrinhas que ficam no fundo, aconselho-te que vejas um tipo de substrato que gostes, uns 5 ou 6 kg deve chegar.
Tambem era bom colocares por debaixo dessas "pedrinhas" um substrato fertil para as plantas, o Aquabasic da JBL é o melhor qualidade/preço 2Kg é suficiente.

7º Como ja deves ter percebido, umas plantas ficam a matar, talvez uma Valesnerias, um feto de java ficavam muito bem...

8º Para terminar, falta ai algum hardscape, umas pedras grandes ou um tronco dá sempre outro ar.

9º para terminar, o melhor é dares uma vista de olhos pelos aquas aqui no forum para tirares ideias sobre o layout que pretende para o teu aqua, podes começar pelos meus que estão na assinatura, mas desde já aviso-te que existem neste forum aquas muito mais bonitos do que os meus...

Abraço e boa montagem

FMNeves

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro aquario   Seg 21 Jan 2013, 17:17Responder ao tópico

Pedro Santos escreveu:
Boas!

Na minha opinião deves esquecer as plantas de plástico e essas decorações...

Dão um ar muito artificial que, pessoalmente, não gosto nada...

Ao contrário do que habitualmente se pensa quando se começa neste mundo, tens plantas que são de muito fácil manutenção e dão uma ajuda muito grande a estabilizar o aquário!

Quanto ao termostato, à partida, é mais que suficiente!

A bomba de ar esquece... Só serve para fazer barulho! Podes ter uma de reserva para uso em situações excepcionais!

Em termos de fauna o que estavas a pensar?

Pensas usar troncos?

A luz deves ligar um mínimo de 6/7 horas por dia. Preferencialmente com um temporizador para dares algum sentido de rotina aos teus peixes.

Abraço!

Sim nisso concordo, vou querer ter plantas naturais, nem gosto muito daqueles assessórios mas quem me vendeu incluiu tudo.
Em termos de fauna ainda não pensei muito no que escolher, tenho pensado mais em saber as coisas básicas como filtro, termostato e essas coisas para começar a fazer o ciclo. Hoje vou comprar o medidor de ph(etc) termostato, termómetro e ver o substrato fertil.
A noite ja vou pesquisar e ver mais ou menos que plantas escolher, peixes e o tipo de decoração. Estou aberto a sugestões.

Era mesmo isso que queria saber sobre o filtro e substrato José Elias.
Logo dou novidades sobre algumas possíveis escolhas sobre a fauna e duvidas.

Última edição por FMNeves em Seg 21 Jan 2013, 17:27, editado 1 vez(es)

José Elias

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro aquario   Seg 21 Jan 2013, 17:24Responder ao tópico

Não te esqueças do substrato inerte, ou seja o que fica por cima do substrato fertil....

Compra um que seja natural e não pintado, isto é muito importante...

Não sei cor preferes no substrato inerte, mas tens preto, castanho, branco....

Mas isso é uma escolha tua, escolhe um substrato com uma granometria entre 2 e 3mm, pois se for inferior pode sufocar as raizes das plantas, se for muito maior vai dificultar a sustentação das plantas e elas podem-se soltar...

FMNeves

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro aquario   Ter 22 Jan 2013, 19:13Responder ao tópico

Removedor de amoníaco da fluvial aconselham em vez será siporex para por dentro do filtro?

Rui Bacelar Oliveira

Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Gostos : 217

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro aquario   Ter 22 Jan 2013, 19:21Responder ao tópico

Boa noite meu amigo.

Uma coisa não substitui a outra. Por exemplo, o Sera Siporax são matérias filtrantes especiais que garantem uma boa filtragem biológica por terem uma enorme área, servem de casa para milhares de bactérias nitrificantes que decompõe o lixo dos peixes, além disso a duração delas é potencialmente infinita, basta passar de vez em quando por água do aqua,

O removedor de amoníaco apenas remove o amoníaco, tem um tempo de vida curto, costuma ser 1 mes.

recomendo uma boa dose de siporax ou equivalente.

Vera Santos

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro aquario   Ter 22 Jan 2013, 19:25Responder ao tópico

FMNeves escreveu:
Removedor de amoníaco da fluvial aconselham em vez será siporex para por dentro do filtro?

Não percebi muito bem a tua pergunta. Não estou a ver que "removedor" é esse da fluval, não conheço e não me apareceu nada na pesquisa. O importante é teres cerâmicas no filtro.

José Elias

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro aquario   Ter 22 Jan 2013, 19:26Responder ao tópico

Até vou mais longe, o removidor de amoníaco nem deveria ser utilizado, pois um Aqua ciclado na precisa disso para nada

FMNeves

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro aquario   Ter 22 Jan 2013, 19:26Responder ao tópico

Obrigado pela ajuda, porque na loja disseram me que não fornece mais e aconselharam me aquele de amoníaco mas fiquei esclarecido, ver se encontro noutro lado.
Darei notícias acerca do desenvolvimento desta iniciação;-)

José Elias

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro aquario   Ter 22 Jan 2013, 21:40Responder ao tópico

Ficamos a espera, abraço.

Renato MS

Membro
Membro

Nome Real : Renato
Gostos : 3

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro aquario   Qua 23 Jan 2013, 12:30Responder ao tópico

Não sei bem se minha ideia é aproveitável.

Considero uma opção colocar nestes cesto do filtro uma camada de espuma própria para aquário, uma camada de perlon e por cima porcelana própria para aquário.

Existe no mercado mídia filtrante em forma de bolotas que duram muito tempo e são eficiente, sendo também uma possibilidade.

Como parâmetro para escolha da fauna, indico que coloque no máximo 07 individuos, 06 exemplares de meio para fundo tropicais, 01 exemplar de limpa fundo ou dependendo da localização do aquário e luminosidade incidente 01 come algas.

Gostaria de ver a situação atual do aquário.

Espero ter ajudado.

José Elias

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro aquario   Qua 23 Jan 2013, 13:16Responder ao tópico

Relativamente às materias filtrantes, como midia filtrante bilologica, se não conseguires arranjar as SERA, vê umas da eheim pequeninas que eu não me lembro o nome...

A fauna, precisas de pelo menos umas 5 corydoras para o fundo, para o meio do aqua, uns goopys ficavam giros..

FMNeves

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro aquario   Qua 23 Jan 2013, 19:21Responder ao tópico

Trago novidades, ja adquiri o substrato fértil, um inerte, termómetro e termostato:

Agora o problema que tenho tido.. Tenho andado a conhecer petshops aqui pela minha zona(saber preços e conhecer produtos) e reparei que não encontro sera siporex mini:
Em duas das lojas disseram me que já não ia haver mais, só mesmo o siporex medio é que encontrei e era um pouco caro para o que preciso(muita quantidade. Numa outra loja encontrei mais barato cerâmica de uma marca que não me pareceu boa e por isso ainda não comprei.
A única forma que vejo é mandar vir da net.

Na loja que havia siporex medio o senhor da loja disse me que dava na mesma e que podia levar porque ele tinha lido algures que tinha que se trocar de 6 a 12 meses essa cerâmica e assim tinha mais. Tem mesmo que se trocar ou basta uma lavagem com agua do aqua?
Outra coisa que também me disseram numa loja é que as tiras dos"testes" de agua já não existia também e aconselharam me da SERA, achei um pouco caro, não aconselham nada mais barato? ou aquilo dura?
Também quando pesquisava pelo google uma pessoa que tinha o mesmo filtro que eu e o que fez foi tirar os cestos, encher tudo com cerâmica(em vez que ser so no cesto) e tiraram a esponja que tenho e meteram lã de vidro.

Amanha também vou ver se encontro algum tronco que me agrade para proceder ao seu tratamento.

Outra coisa, o aquário tem colado um resto de um termómetro digital da parte de fora, para o remover só mesmo usando agua certo? também tem umas manchas onde encosta a tampa, penso ser calcário(mas não se nota muito).

Quanto a peixes e plantas já tenho uma pequena ideia, mas primeiro quero ter o aqua pronto a trabalhar Very Happy

José Elias

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro aquario   Qua 23 Jan 2013, 19:30Responder ao tópico

Bem, as cerâmicas duram uma vida, não faz sentido lavar, talvez de ano a ano metade delas com agua corrente so para tirar o lixo...

Do lado de fora do vidro podes usar detergente, tem cuidado para não ir para dentro do Aqua.

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro aquario   Qua 23 Jan 2013, 19:37Responder ao tópico

Não tenhas medo das lojas online Wink
Alternativas ao siporax mini tens o Substrat pro da Eheim ou o Micromec da JBL, são ainda melhores.

Relativamente ás cerâmicas basta passar por água de tpa de vez em quando.

Esse filtro realmente não inspira muita confiança...posso aconselhar te alguns para aí, dependendo do teu orçamento para o aqua.

Mara Silva

Moderador EspecificoPeixeFauna
Moderador EspecificoPeixeFauna

Gostos : 137

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro aquario   Qua 23 Jan 2013, 21:00Responder ao tópico

Boa noite

Sinceramente, penso que terás problemas por causa do fitro. Ou muito me engano ou faz poucos litros/hora.
Segundo, sendo um elite, aposto que essas caixinhas estão seladas, não dá para substituir o interior, apenas comprar novas, mas corrige-me se estiver enganada. Tenho dois elites diferentes desse mas como geralmente são todos iguais penso não estar enganada. Nos meus acabei por ter que inventar para colocar lá a siporax e a lã filtrante. Parece-me também que substituir essa esponja por lã filtrante não será fácil, na foto dá a sensação que logo junto á esponja está o motor. Estarei certa?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Viviparos

FMNeves

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro aquario   Qua 23 Jan 2013, 22:00Responder ao tópico

Quanto as caixas já as consegui abrir, e quanto à lã fica na parte de baixo, por isso acho que não aja qualquer problema. Quando poder meto fotos do filtro já mudado. É um Stingray 15, para iniciar vou me ficar por este, mais tarde quando for mais expert logo se vê:;-)

FMNeves

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro aquario   Qui 24 Jan 2013, 16:02Responder ao tópico

Já tive a ver alguns peixes para escolher para o meu aquário.
Sei perfeitamente que o aquário é pequeno e não poderei por la todas as espécies quanto queria e talvez nem todas possam estar juntas, por isso vou por aqui uns peixes e plantas que gostei para me darem opinião, de quais escolher, trocar e quantidades.
Seria bom por algum invertebrado(gosto dos caracóis) ou não vale a pena?
Aqui vai a lista de alguns que me agradam por enquanto.
Plantas:
Fetos de java
Valisnéria
anubia

Peixes:
Barbo tigre
Corydora Anã
Neon/tetra cardinal
Guppy
Platy

E pretendo usar um tronco.

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro aquario   Qui 24 Jan 2013, 16:27Responder ao tópico

Hum....os barbos são granditos, e os platty's tb, falta te aí uns ottos ou um ancistrus para ajudar na limpeza Wink

José Elias

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro aquario   Qui 24 Jan 2013, 19:33Responder ao tópico

O ancistro e capaz de ficar muito grande...

Renato MS

Membro
Membro

Nome Real : Renato
Gostos : 3

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro aquario   Qui 24 Jan 2013, 20:35Responder ao tópico

Tens que optar por espécies de água ácida-neutra ou alcalina... o que está mais afim?

FMNeves

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro aquario   Qui 31 Jan 2013, 15:21Responder ao tópico

Hoje é dia de enchimento Very Happy
Acabei de chegar de uma loja aqui na zona e nem feto java nem anubias..
Comprei uma vallisneria e outra que nao sei bem o nome mas podem vem na imagem:

O problema agora é, posso custar a pequena antes de a por la dentro e ao tirar do vaso posso plantar vários pés não é? para não ficar so aquela tudo junto.
Quanto a vallisneria basta tirar o vaso de plástico e por la certo?

Pedro Santos

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro aquario   Qui 31 Jan 2013, 17:18Responder ao tópico

Boas!

Não estou a ver qual é a pequena, mas há partida, poderás podar e separar... Mas só confirmando a espérie.

Quanto às valisnérias deves retirar a lâ que isso trás. Também dá para separar em vários pés pelo que vejo, para abrir um pouco a moita.
Esta planta se a podares, não cortes a direito. Corta as folhas na diagonal.

Abraço!

FMNeves

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro aquario   Qui 31 Jan 2013, 18:26Responder ao tópico

Foi isso que fiz, separei tudo, lavei e plantei. Em relação a podar ainda nao cortei nada pois não tinha a certeza.
Está pobre ainda em relação a plantas, mas na loja nao havia as que queria, para a semana logo meto mais. Vou deixar uma foto para criticarem e aprender.

Ja sei que vão falar do filtro e começo a concordar, é um mostro que lá está :S Por enquanto vai continuar, mas brevemente virá o de cascata.
Aqui fica a foto do filtro já com o siporax para que alguém que tenha ver como pus(bem ou mal..lol)

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: O meu primeiro aquario   Hoje à(s) 02:24Responder ao tópico

O meu primeiro aquario

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Iniciação à Água Doce-