Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Remontagem do Aquário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem

José Elias

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: Remontagem do Aquário   Ter 22 Jan 2013, 16:10Responder ao tópico

Ok, se relamente o custo do carbono liquido é tão pequeno, não vale a pena inventar...

Renato MS

Membro
Membro

Nome Real : Renato
Gostos : 3

MensagemAssunto: Re: Remontagem do Aquário   Ter 22 Jan 2013, 19:52Responder ao tópico

Finda por enquanto a conversa sobre CO².

Renato MS

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Remontagem do Aquário   Ter 22 Jan 2013, 20:16Responder ao tópico

Agora, gostaria de ver outros pontos.

O aquário está trabalhando com os seguintes parâmetros que posso avaliar por agora: Temperatura a 25ºC, pH 7.2, Cloro Livre 0 ppm, Alcalinidade Total de menor igual a 40 ppm, Água Límpida e Transparente. As plantas tem 09 dias de inseridas no aquário. Do inicio da remontagem até agora fiz 03 TPAs de 20%.

Daqui quando completar 40 dias de inserção das plantas, começarei a inserção da fauna, com 02 peixes, o total pretendido será de 06 peixes.

Pensei colocar Molinésias, mas o que gostaria é de peixes pequenos nativos da America do sul, mas preciso do Brasil, e se possível que seja da bacia do Prata. Agora para isso não tenho conhecimento, preciso de ajuda para escolher. Qual espécie?

José Elias

MensagemAssunto: Re: Remontagem do Aquário   Ter 22 Jan 2013, 21:12Responder ao tópico

Boas renato, relativamente a fauna, não conheço a fauna dessa região.

Diz-me uma coisa, quando falas em alcalinidade total estas a falar em GH?

Renato MS

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Remontagem do Aquário   Qua 23 Jan 2013, 01:51Responder ao tópico

Os parâmetros que descrevi são obtidos a partir de uma fita de teste instantâneo hth. Então segundo os textos de referência que cito abaixo, a Alcalinidade Total está indicando o potencial [presença de] de sais tamponantes contidos na água sem distingui-los.

"Alcalinidade representa a capacidade que um sistema aquoso tem para neutralizar ácidos sem perturbar de forma extrema as atividades biológicas que nele decorrem (efeito tampão natural da água). Este parâmetro, normalmente usado para descrever a qualidade da água, é um fator de capacidade e não de intensidade (como o pH), daí que uma solução com pH neutro possa ter alcalinidade considerável.
A alcalinidade é devida principalmente aos carbonatos e bicarbonatos e, secundariamente, aos íons hidróxidos, silicatos, boratos, fosfatos e amônia. A alcalinidade total é a soma da alcalinidade produzida por todos esses íons.
Não é possivel a coexistência de três formas de alcalinidade em uma mesma amostra em função da reação química do íon bicarbonato com o íon hidróxido, o íon bicarbonato age como se fosse um ácido fraco na presença de uma base forte:
HCO3 + OH => H2O + CO3"

"Alcalinidade representa a capacidade que um sistema aquoso tem para neutralizar ácidos sem perturbar de forma extrema as actividades biológicas que nele decorrem (efeito tampão natural da água).Ou seja, é a medida total das substâncias presentes numa água, capazes de neutralizarem ácidos.Este parâmetro, normalmente usado para descrever a qualidade da água, é um factor de capacidade e não de intensidade (como o pH), daí que uma solução com pH neutro possa ter alcalinidade considerável.
Alcalinidade total é a soma da alcalinidade produzida por todos estes íons presentes numa água.A alcalinidade total de uma água é expressa em mg/L do(s) sal(is) em questão."

José Elias

MensagemAssunto: Re: Remontagem do Aquário   Qua 23 Jan 2013, 10:25Responder ao tópico

Boas;

Pelo que li, essas tuas fitas são para fazer testes em piscinas, dai o cloro livre...

Deverias comprar testes para aquarios, pois os parametros a verificar são diferentes, os tstes importantes são:

PH
KH
GH

NH4
NO2
NO3

Renato MS

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Remontagem do Aquário   Qua 23 Jan 2013, 12:37Responder ao tópico

É verdade.

Mas aqui na minha cidade é meio difícil achar a pronta entrega o Kit de testes necessários.

Estou juntando dinheiro para equipar-me melhor e adquirir a fauna estou vasculhando a internet para tanto.

Sei que o teste que comprei é para piscinas, mas como ajuda, e sabendo os parâmetros ideal ao perfil de aquário que desejo, considero sua praticidade por enquanto.

Renato MS

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Remontagem do Aquário   Qua 23 Jan 2013, 12:45Responder ao tópico

Difícil mesmo é decidir a fauna <espécie> que irá povoar este aquário.

Pois além de gostar tenho que ter acesso a esta espécie.

Enfim, ficar restrito a Molinésias, Platys, Espadas, Lebisters não gostaria só destas opções.

Quero uma só espécie de peixe tropical de cor marcante, próprio para aquário de água doce quente, alcalino.

Preciso de opiniões....

José Elias

MensagemAssunto: Re: Remontagem do Aquário   Qua 23 Jan 2013, 13:13Responder ao tópico

Tens Guppys muito bonitos, tens as rasboras Mosquito,....

As opções estão sempre restritas ao tamanho do aquario... com 30 Litros tem de optar por peixes pequenos e mesmo assim ,não de 10 Animais..

Podes tambem colocar umas corydoras como equipa de limpeza..

Renato MS

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Remontagem do Aquário   Qua 23 Jan 2013, 18:20Responder ao tópico

Gostei dos "Rosboras", mas devido ao pH ser minimo 7.2 no meu aquario, não sei???

A cidade onde moro é quente mesmo tem um período muito curto de refresco da temperatura ambiente, tanto que nem considero o uso de termostato.

Sei que devido as proporções do meu aquário não da para por muitos peixes.

As hipóteses que consigo visualizar por enquanto, são:

04 - Platys (01 macho e 03 fêmeas);
ou
04 - Espadas (01 macho e 03 fêmeas);
ou
03 - Molinésias Dalmatas (01 macho e 02 fêmeas) /
01 Molinésia Dalmata Macho e 02 Molinésias Dalmatas Baloon;
ou
03 - Molinésias Albina Lira (01 macho e 02 fêmeas);
ou
03 - Molinésias Prata Albina (01 macho e 02 fêmeas);
ou
03 - Mickey Mouse Platy - Xiphophorus maculatus (01 macho e 02 fêmas);
ou
03 - PLATY BLUE WAGTAIL (XIPHOPHORUS MACULATUS);
ou
03 - PLATY BLOOD (NOVO) (XIPHOPHORUS MACULATUS);
ou
03 - PLATY RED TOP ARCO-IRIS (XIPHOPHORUS MACULAUS);
ou
03 - ESPADA ANANAIS (XIPHOPHORUS HELLERI);
ou
03 - ESPADA MARIGOLD (XIPHOPHORUS HELLERI);

Vi uma vez uns peixes pequenos fino onívaros de região da cabeça avermelhado e o corpo prateado, não lembro nome da espécie, mas gostei dela.

Penso em por 02 LIMPA VIDRO Ottocinclus...

Como ainda tenho tempo para correr e aumentar a maturação do aquário, estou a analisar as possibilidades de Fauna....

Tem alguma coisa que devo mexer afim de ter um bom aquário plantado com peixes tropicas de baixa exigência de manutenção?????????

Vou esperar as plantas terem 50 dias de inserção para tirar mais fotos e publica-las neste tópico.

Valeu pelas informações, sugestões e críticas. Continuem a contribuir com este projeto de remontagem.

Decidi hoje nomear este aquário de Serene Tropical, pois são as características que pretendo manter no projeto - aquário.

Renato MS

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Remontagem do Aquário   Qui 24 Jan 2013, 02:24Responder ao tópico

Com relação a fertilização. Quais produtos devo usar? Levando custoXbeneficio - tipo levando em consideração facilidade de acessoe custo - tipo que com pouco volume atenderá as necessidades dos macro elementos e micro elementos ...

Estou usando Carbon Plus da Azoo e Pastilhas: Complemento Multi-vitamínico em Comprimidos para Raízes da empresa Piscicultura Chang Ltda.

Vi pela internet uma porrada de produtos, com valores dos acessíveis aos caros pra burro, em forma de bolas, comprimidos/pastilhas, líquidos, além dos substratos férteis. Mas como já plantei a flora e não pretendo remover o substrato para por um fértil, tenho que obter alternativas.

Quais????????

Renato MS

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Remontagem do Aquário   Qui 24 Jan 2013, 02:34Responder ao tópico

Outro problema que estou tendo que equacionar aqui é a regulagem da temperatura que lá pelas 14:00 - 15:00 aumenta de 25ºC para uns 27.3ºC que só volta esfriar a temperatura base lá pelas 19:30. Esta oscilação de temperatura não acontece de forma brusca. Mas gostaria de que o espaço de tempo entre minimo e máximo fosse menor pelas voltas, de menos de 03 horas.

Estes 03 graus de temperatura me preocupam. Sei que não ultrapassa a temperatura máxima e minima suportável pelas plantas, mas essa oscilação interferem na evolução do meu plantado. Como Evitar?

Se as mudanças de temperatura não são bruscas, oscilando dentro da faixa suportável , o problema é grave em si ou é coisa da minha cabeça?

Observação: Estou aferindo a temperatura através de um termômetro de álcool, aquele de listra vermelha.

Renato MS

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Remontagem do Aquário   Qui 24 Jan 2013, 02:39Responder ao tópico

Hoje notei que a maioria das plantas já estão se recuperando do estresse da viagem , pois comprei todas pela internet de uma loja de outro Estado [província / quinta]. Estou na luta pela adaptação e fixação das plantas neste aquário.

Renato MS

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Remontagem do Aquário   Qui 24 Jan 2013, 02:42Responder ao tópico

E ansiedade de ver tudo pronto para por a fauna.

Tem 05 espécies de planta. será que deveria pensar em colocar outra mais pra frente??? Não sei!!! por enquanto considero que está bom.

Renato MS

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Remontagem do Aquário   Sex 25 Jan 2013, 21:21Responder ao tópico

Quando pensei que estava andando tranqüilo, aparece um surto de algas marrons.

Corri hoje para comprar anti-algas. E administrei dose de ataque 30 gotas. Amanhã aplico de novo, passo para dose de manutenção/prevenção depois de 03 aplicações.

- Algo a mais que eu possa fazer?

O que é melhor para meu aquário, um camarão comedor de algas ou comedor de algas chinês??????

Estou tentando achar material de iluminação adequado, mas não acho a pronta entrega. Quero lâmpadas que forneçam 20W . . . meu aquário caberia uma calha de 41 cm . . . Opções???

Vera Santos

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Remontagem do Aquário   Sex 25 Jan 2013, 21:42Responder ao tópico

Renato MS escreveu:
Estou usando Carbon Plus da Azoo e Pastilhas: Complemento Multi-vitamínico em Comprimidos para Raízes da empresa Piscicultura Chang Ltda.

... Mas como já plantei a flora e não pretendo remover o substrato para por um fértil, tenho que obter alternativas.
Quais????????

O Carbon Plus da Azoo, só por si não é suficiente e parece-me que é mais para o efeito de combater as algas.
Agora faltam-te ai macros e micros, qual é a composição desse Multi-vitamínico, tens acerteza de ser um produto que possa ser utilizado para aquariofilia?

Pois a não colocação do fértil vai-se fazer sentir no desenvolvimento das plantas na sua maioria, alternativas não tens mais nenhumas, podes sempre apostar mais em Anúbias e valisnérias, pois não precisam de substratos férteis para crescer.

José Elias

MensagemAssunto: Re: Remontagem do Aquário   Sex 25 Jan 2013, 21:50Responder ao tópico

Vamos por partes.

1. algas marron são normais nas primeiras semanas do aquário, depois desaparecem.

2. Precisas de micros e macros como disse a Vera, existem muitas marcas, ve quais as mais acessíveis ai no BRASIL.

3. Não me parece que essa oscilação de temperatura vá causar estragos.

Renato MS

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Remontagem do Aquário   Dom 27 Jan 2013, 15:24Responder ao tópico

Legal. As sugestões e informações passadas. Espero que continue.

Renato MS

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Remontagem do Aquário   Dom 27 Jan 2013, 15:47Responder ao tópico

Todo ajuda e informação embassada será bem recebida. Estou sem sabe como continuar a remontagem.

Renato MS

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Remontagem do Aquário   Qua 30 Jan 2013, 18:57Responder ao tópico

Caros Amigos,

Seguindo as orientações recebidas.

Adquiri recente e já administrei na dose indicada na embalagem, os seguintes produtos:
- 02 ml de "Flourish Excel" Seachem;
- 05 ml de "Nutron Flora" PRODAC.

Adicionei um Sarlo Better Mini C - vazão 170 l/h.

Renato MS

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Remontagem do Aquário   Qua 30 Jan 2013, 18:59Responder ao tópico

Agora estou esperando aumento do vigor das plantas.

Renato MS

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Remontagem do Aquário   Qua 30 Jan 2013, 19:00Responder ao tópico

Posso colocar 03 molinésias neste aquário?

Renato MS

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Remontagem do Aquário   Sab 02 Fev 2013, 17:41Responder ao tópico

A caixa de vidro que estava utilizando nesta remontagem veio a se rachar em uma da laterais.

Salvei todas plantas.

Como não desisti de ter um aquário, criei mais tópico no fórum a procura de uma caixa de vidro de excelente resistência a bom custo e de fácil acesso para mim, com volume de 60 litros.

Como tive de reiniciar o projeto do zero praticamente. Preciso de ajuda para encontrar o que preciso para um aquário de 60 litros.

Decidi por formar por um cardume pequeno de molinésias e dois camarões red cherry como a fauna que desejo ter.

Ao moderadores se puderem me ajudar na organização dos meus tópicos, quanto localização e opiniões e informações de todos do fórum são bem-vindos.

Entrei numa furada e quero corrigir para prosseguir com meu projeto.

Renato MS

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Remontagem do Aquário   Sab 02 Fev 2013, 17:44Responder ao tópico

"Já tenho: bomba interna sarlo better 90 [90 litros por hora]; bomba interna sarlo better mini C [60 a 170 litros por hora]; filtro biológico 150 litros [mídias=zeolitas, lã acrilica, porcelana, carvão ativado]; placas de filtragem biológica de fundo de 904 cm² com tubos de 25cm de altura; 6 kilogramas de substrato inerte Areia "BlackBlue" Mbreda [basaltica]; Kit de Rochas BlackBlue de 2 kilogramas; mais flora que agora está plantada numa bacia com agua ciclada; também uma luminaria pendente com lâmpada eletrônica 40W cuja faixa principal puxa para o azul e amarelo; tenho fertilizante da prodac, co2 da seachem; Prime da seachem; fertilizante da seachem, carbon plus da azoo."

Estou procurando:

- 01 caixa de vidro de capacidade de 60 litros, cuja espessura do vidro seja 8 mm com tampa de vidro;

Vera Santos

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Remontagem do Aquário   Sab 02 Fev 2013, 19:07Responder ao tópico

Renato antes de procurares um aqua novo, porque não concertas o teu? Vais numa vidreira e mandas fazer o vidro, depois é só descolar o antigo tirando o silicone com uma lamina. Por fim colocas o vidro novo com silicone.

Estas placas de filtragem biológica de fundo de 904 cm² com tubos de 25cm de altura de que falas hoje em dia não se usam e pouco fazem na filtragem do aqua já que tens dois filtros internos.

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Remontagem do Aquário   Hoje à(s) 06:41Responder ao tópico

Remontagem do Aquário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Iniciação à Água Doce-