Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Remontagem do Aquário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem

Renato MS

Membro
Membro

Nome Real : Renato
Gostos : 3

MensagemAssunto: Remontagem do Aquário   Seg 21 Jan 2013, 15:50Responder ao tópico

Resolvi reativar meu aquário porte Nano, 30 litros.

Para Começar a por o plano de sua construção em ação, limpei-o com água de torneira - pano absorvente limpo, depois de muita água no vidro e nas placas de filtragem de fundo (tinha 15 cm de água permanente antes de iniciar, que esgotei para iniciar a limpeza).

De equipamento que tinha guardado, somente uma luminária e uma bomba sarlo '90 litros por hora'; Comprei um filtro interno xinlong de '300 litros por hora' e um filtro biológico - químico - mecânico de formato em gomos instalado na capacidade de 100 litros por hora (as mídias dele são o perlon, porcelana, carvão ativado próprio para aquário, contas de pedra vulcânica);

Como substrato adquiri "Areia BlackBlue - MBreda" - Areia Especial para Aquário; para compor o hardscape juntei Rochas da linha BlackBlue (pH 6,8 - 7,2) de tamanho adequado, pondo-as em forma de circunferência oval , lado esquerdo caindo para o meio do aquário. - O substrato ficou com 4 cm em média na frente e 5 cm no fundo. - - - Colocando água de torneira e do filtro deixando 9 mm sem água, pus os equipamentos em funcionamento.

Com 03 dias de funcionamento usei um condicionador de água da "Prime Freshwater & Saltwater - para remover: cloro, cloremina, amônia, e destitoxicar Nitrito & Nitrato, uma 01 gota para cada Litro de água.

Depois de 05 dias a mais, introduzi a flora aquática: Eleocharis minima, Ludwigia Natans, Staurogyne ssp., Sagitária Pussila, Micranthemum umbrosum, Ludwigia Glandulosa.Coloquei enterrado no substrato pastilhas de complemento Multi-vitamínico para Raízes de Plantas de Aquário, no total foram 13 distribuidas aleatóriamente, junto com barra substrato ferroso fino 03. Começado administrei 100 gotas de " Carbon Plus - Azoo: Fornece Carbono Orgânico Diretamente", desde de então nos dias corridos administrei 30 gotas de manhã cedo.

Faz já neste ultimos 03 dias que adiciono a água 20 gotas de água oxigenada (10 vol.) no inicio da noite.

Já medi a dose de Cloro livre (ppm), pH e Alcalinidade Total (ppm), 3X até agora, de acordo com o ultimo resultado, Cloro livre - Muito Baixo (0), pH está em 7,0 e 7,2, a alcalinidade total está em 40 ppm. O teste usado foi: Fita Teste HtH - Resultados Instantâneos.

A temperatura nos ultimos dias vem se mantendo com baixa oscilação com minimo de 23ºC e o máximo de 26ºC, grande parte do tempo está ficando entre 24ºC e 25ºC.

Estou mantendo na luminária uma lâmpada eletrônica 11W com foco a altura de 40cm sobre o aquário das 12:00 as 17:00 como reforço, já que de fronte ao aquário está uma janela com entrada livre da iluminação solar indireta.

Por enquanto vou esperar 5 semanas e farei umas 03 TPAs para deixar as plantas se desenvolverem. Sem introduzir fauna.

Ainda não escolhi peixes para colocar, gostaria de ver sugestões e opiniões para me auxiliar na escolha. O perfil que desejo são peixes de água doce, ph 6,8 a 8,0, com dureza equilibrada para dura (dH <=15 a 30), não muito agitados e muito sociaveis, que seja da fauna brasileira, tolerante a variação de iluminação, porte pequeno, perfil meio-fundo do aquário, não quero peixes de superficie, de coloração marcante. E de uma espécie só.

Aberto a Sugestões e Críticas Construtivas. Fotos postarei assim que a flora se estabelizar, certo.

José Elias

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: Remontagem do Aquário   Seg 21 Jan 2013, 15:58Responder ao tópico

Boas Renato;

Movi a tua montagem para um topico novo, pois o outro apenas serve como Guide Lines para novas montagens.

Este topico novo servirá para prosseguires com a montagem.

Abraço

José Elias

MensagemAssunto: Re: Remontagem do Aquário   Seg 21 Jan 2013, 16:05Responder ao tópico

Boas;

Agora a parte da ajuda e das perguntas:)

1º Não percebi que filtro ou filtros é que tens, podes explicar melhor?

2º Não uses carvão, o carvão vai absorver os nutrientes das plantas e tem uma vida muito limitada (1mês), usa o carvão só para retirar medicamentos da agua alguma vez que tenhas de fazer tratamentos aos peixes.

3º Agua oxigenada? para que?

4º Acho que tens grandes oscilações de temperatura, não tens termostato?

5º E Fotos? O pessoal gosta é de fotos Smile

Renato MS

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Remontagem do Aquário   Seg 21 Jan 2013, 16:30Responder ao tópico

Vou tentar responder:

1º) O sistema de filtragem que uso é: FBF - 90% da superfície de fundo; filtro interno xinlong 300 litros por hora; filtro biológico que lembra bandejas encaixadas de capacidade de 100 litros por hora - onde fica as mídias filtrantes: primeira camada com perlon e a segunda camada com mistura de porcelana, carvão ativado próprio para aquário e pedras vulcânicas, sob esta se encontra uma bomba "Sarlo" 4W - 90 L/H;

2º) Coloquei só dentro da bandeja do filtro uma colher rasa o carvão, isso realmente me trará problemas no desenvolvimento da flora?

3º) A muito tempo tive como dica de um amigo aquariofilista mais experiente "acho" o uso de água oxigenada, como fonte suplementar de oxigenação para o sistema. E eu pensei, as plantas necessitam de oxigênio durante a noite, para sua respiração [troca gasosa]. Enfim, estou pondo no máximo 01 ml assim que escurece. A minha intenção é suplementar o² (oxigênio). Sem alterar a movimentação da água que já tem por causa da bomba.

4º) Desculpa, fiz confusão. A temperatura está estável aos 24ºC, mas atinge de vez enquando 26ºC. Mas a oscilação não ocorre grande parte do dia, o pico é por volta do meio-dia. De resto mantêm - se nos 24ºC. A elevação e queda são graduais e lentas.

5º) Vou ver se este próximo fim de semana bato umas fotos dele [aquário].

José Elias

MensagemAssunto: Re: Remontagem do Aquário   Seg 21 Jan 2013, 16:44Responder ao tópico

Boas;

1.Não conheço esse filtro, andei a pesquisar na net, mas não encontrei nada... mas à partida é suficiente.

2. O carvão não é necessario, podes retirar, ele vai absorver os nutrientes alem disso passado um mês, tudo o que ele absorveu durante o mês vai libertar para a coluna de agua.

3º Esquece a agua oxigenada, esquece bombas de ar ou similares, a propria agitação da agua causada pelo filtro é mais do que suficiente para oxigenar a agua, eu teu um grande plantado e não tenho nada disso, e basta veres a foto no meu primeiro aqua que está na minha assinatura para perceberes.

Que plantas é que tens?

Renato MS

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Remontagem do Aquário   Seg 21 Jan 2013, 16:57Responder ao tópico

Obrigado pelas dicas.

Vou retirar o carvão. E vou parar com a adição de água oxigenada.

Plantado tenho mudas das seguintes espécies: Eleocharis minima, Ludwigia Natans, Staurogyne ssp., Sagitária Pussila, Micranthemum umbrosum, Ludwigia Glandulosa.

Renato MS

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Remontagem do Aquário   Seg 21 Jan 2013, 16:59Responder ao tópico

São: um carpete, um musgo preso a rocha, duas médias, uma alta.

Renato MS

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Remontagem do Aquário   Seg 21 Jan 2013, 17:06Responder ao tópico

Como adiciona foto?

José Elias

MensagemAssunto: Re: Remontagem do Aquário   Seg 21 Jan 2013, 17:07Responder ao tópico

Tens ai algumas plantas que necessitam de um cuidado especial ao nivel da fertilização...

Provavelmente seria aconselhável pensares em fertilização liquida com micros e macros, se vires a secção de plantados, tens lá muitas dicas em relação à fertilização...

Outro problema, neste caso monetario, é que estas plantas precisam de muito CO2, tu neste momento estás a colocar carbono liquido, mas se fizeres as contas, isto a longo prazo vai sair muito dispendioso, conseguirias poupar uns trocos a longo prazo e ter um nivel de carbono muito mais regular se optares por colocar CO2 no aqua através de um sistema pressurizado.

Até podes tu proprio contruir o teu proprio sistema usando um extintor de CO2.

José Elias

MensagemAssunto: Re: Remontagem do Aquário   Seg 21 Jan 2013, 17:09Responder ao tópico

Para colocar fotos vê este topico: http://www.peixefauna.com/t2837-como-colocar-uma-imagem-no-forum

Renato MS

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Remontagem do Aquário   Seg 21 Jan 2013, 18:24Responder ao tópico

[img] [/img]

Renato MS

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Remontagem do Aquário   Seg 21 Jan 2013, 18:25Responder ao tópico

Não ficou boa , vou tentar melhorar a foto.

Renato MS

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Remontagem do Aquário   Seg 21 Jan 2013, 18:33Responder ao tópico

[img] [/img]

Renato MS

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Remontagem do Aquário   Seg 21 Jan 2013, 18:36Responder ao tópico

[img] [/img]

Renato MS

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Remontagem do Aquário   Seg 21 Jan 2013, 18:37Responder ao tópico

[img] [/img]

Renato MS

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Remontagem do Aquário   Seg 21 Jan 2013, 18:40Responder ao tópico

[img] [/img]

Renato MS

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Remontagem do Aquário   Seg 21 Jan 2013, 18:48Responder ao tópico

Aqui está uma seção de fotos do meu aquário plantado. A qualidade da resolução é uma *****. Espero não ter passado idéia ruim do projeto.

Por causa financeira e de espaço, com também é um Nano Aquário 30 Litros, não considero a implantação de um sistema de CO² pressurizado. Por enquanto o líquido vai quebrando o galho. Enfim, têm que ter outras alternativas de suplementação de CO² que não ocupe espaço no aquário e no móvel, sem tanques que tem que ser renovados.

Vi pela net aqui no forúm, um sujeito que pagou R$900,00 para adiquirir o sistema e vai gastar mensalmente R$50,00 para reposição, isto não é meu caso.

Renato MS

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Remontagem do Aquário   Seg 21 Jan 2013, 18:50Responder ao tópico

Voltando a assunto que já abordei. Gostaria de opiniões de peixes para esse aquário.

Obrigado pelas opiniões são bastante uteis.

José Elias

MensagemAssunto: Re: Remontagem do Aquário   Seg 21 Jan 2013, 19:26Responder ao tópico

As fotos, apesar de má qualidade dá para ver que o aqua está porreiro.

Não sei que maquina usas-te para tirar fotos, mas se tiver opção manual, aumenta o tempo de exposição que ficam melhores...

Renato MS

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Remontagem do Aquário   Seg 21 Jan 2013, 21:16Responder ao tópico

[quote="José Elias"]As fotos, apesar de má qualidade dá para ver que o aqua está porreiro.

Não entendi o que é "Porreiro"?

Renato MS

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Remontagem do Aquário   Seg 21 Jan 2013, 21:27Responder ao tópico

Agora pouco sai do serviço, fui ver o que arranjava de suplementação de CO², fui em dois estabelecimentos para ver o que encontrava, na primeira o atendente nem sabia o que era, no segundo estabelecimento o proprietário e atendente tinha a disposição tubos de CO² para reposição de sistema canister, mas não tinha tubulação difusora de CO², tinha tanque de CO² 8 litros mas não o resto do sistema; não tinha suplemento de CO² líquido.

Fica difícil acesso a um bom sistema, economicamente viável de suplementação de CO² para um aquário de 30 litros.

Segundo o atendente da segunda loja que fui hoje [fim de tarde], o que eu necessito ele teria que encomendar. Assim, prefiro fazer pela internet ou tratar com o estabelecimento que já vem me atendendo.

Alguma sugestão?

Renato MS

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Remontagem do Aquário   Seg 21 Jan 2013, 21:28Responder ao tópico

Fotos melhores tirarei em breve.

José Elias

MensagemAssunto: Re: Remontagem do Aquário   Seg 21 Jan 2013, 22:17Responder ao tópico

Sugestão? Para o que? Um sistema pressurizador de CO2?

Podias fazer um sistema baseado num extintor de CO2 de 2kg..

Mas para ja, porque não experimentas CO2 caseiro, e muito barato.

Ve este link http://www.peixefauna.com/t10370-sistema-completo-co2-caseiro-diy

Renato MS

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Remontagem do Aquário   Ter 22 Jan 2013, 15:41Responder ao tópico

Olhei na internet como montar sistema de CO² com garrafa pet;

Também vi como confeccionar um difusor de CO² caseiro.

Mas não sei se o trabalho de confeccionar estes equipamentos compensa para manter em aquário de 30 litros.

Por que não usar o CO² líquido ?

Pergunto porquê tive calculando que um tubo de 120 ml duraria em média 200 dias para um aquário de 30 litros, seria então 02 tubos por ano.

Rui Bacelar Oliveira

Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Gostos : 217

MensagemAssunto: Re: Remontagem do Aquário   Ter 22 Jan 2013, 15:51Responder ao tópico

Se tiveres Carbono líquido para esse volume já evita C02 gasoso.

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Remontagem do Aquário   Responder ao tópico

Remontagem do Aquário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Iniciação à Água Doce-