Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Oranda Doente e Outros

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Ana Soares

Membro
Membro

Nome Real : Ana
Gostos : 7

MensagemAssunto: Oranda Doente e Outros   Seg 21 Jan 2013, 14:21Responder ao tópico

Oi pessoal! Finalmente consigo estar em casa numa folguinha bem merecida!

Faço os possiveis para todos os dias cuidar bem de qualquer um dos animais que tenho em casa, não descuidando nunca dos aquários e de cada peixe em si.
Têm sempre surgido alguns problemas mas felizmente tenho sempre consigo resolver dentro dos possiveis!
Tive durante duas semanas 3 bettas doentes: 1 com um enorme surto de ictio, outro com ictio e parasitas que faziam ter a barriga inchada e outro com as barbatanas coladas!
Consegui felizmente combater, pelo menos aparentemente, os problemas, estando hoje qualquer um deles, bem activos e coloridos!
Usei os produtos da Tetra que realmente achei espectaculares!
TetraMedica Contralck e TetraMedica General Tonic!

Inclusive que um dos meus Orandas tinha um buraco no ventre, trouxe-o da loja de animais porque estava a ser mordido por todos e a ficar com algumas feridas no corpo!
Achei bastante impressionável, visto que se conseguia ver parte das vísceras!!! Shocked Ainda nao sei ao certo o porquê do buraco, mas fiz o tratamento com o Geral Tonic também e o buraco parece ter começado a fechar apesar de ainda ter a marca e sem escamas no local! :bounce: De qualquer das maneiras ele ja parece ter voltado a ter apetite!

Agora tenho um outro Oranda com um problema! Ele sempre teve problemas na bexiga, ficando muitas vezes voltado ao contrario, a boiar, porém assim que saiam as fezes voltava ao normal! Mas já à uns 2 dias que ele esta voltado para cima, mas sem boiar! Pelo contrario, fica bem no fundo como se fosse pesado demais para flutuar, o que acho bastante estranho! O que acham que posso fazer para melhorar?! Porque na verdade os unicos peixes que ja vi virados ao contrario no fundo, são mesmo os que estavam mortos! :|

Obrigada

Rui Bacelar Oliveira

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Gostos : 217

MensagemAssunto: Re: Oranda Doente e Outros   Seg 21 Jan 2013, 14:32Responder ao tópico

Olá Ana, quanto ás orandas isso são problemas da bexiga natatória, ás vezes quando o peixe tem prisão de ventre o volume acumulado acaba por comprimir a bexiga causando os transtornos de equilíbrio ao peixe, tanto pode boiar como não sair do fundo.
Penso que a bexiga está ligada ao sistema digestivo, dá lhe mais controlo mas é mais susceptivel a problemas.

A causa pode ser prisão de ventre ou então uma inflamação da bexiga, para ambos os casos o tratamento passa essencialmente pela prevenção, e isto é, uma dieta diversificada, com muitos vegetais á mistura.

Tenta dar lhes uma vez por semana ervilha cozida e descascada, e podes isolar essa oranda e tanta dar lhe ervilha.

No guia básico das doenças tem algumas explicações sobre essas chatices, vê o tópico e espero que te seja útil.
Abraço

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Oranda Doente e Outros   Seg 21 Jan 2013, 14:33Responder ao tópico

Já agora, se pudesses por fotos das tuas orandas, quer a que tem o buraco na barriga quer a outra podiam ser úteis para o tópico que tenho andado a construir, o Guia.

Ana Soares

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Oranda Doente e Outros   Seg 21 Jan 2013, 14:51Responder ao tópico

Ok Rui! Obrigada! Vou tentar tirar a foto daqui a bocado quando for limpar o aquário! O buraco agora ja esta mais fechado, era bastante profundo!! Mas tiro a foto de qualquer das maneiras!
Ainda não percebi ao certo o que terá acontecido!!!

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Oranda Doente e Outros   Seg 21 Jan 2013, 15:33Responder ao tópico

FURUNCULOSE Causada por: Aeromonas salmonicida

Doença de carácter infeccioso. As úlceras aparecem nas zonas mais ricas
em vasos capilares. O agente etiológico causador é uma bactéria gram-negativa, imóvel e não produtora de esporos que, inserindo-se no peixe e destrói o tecido em redor do ponto de infecção.
Sintomas:No início, surgem manchas vermelhas, dando a impressão de ferimentos, depois há o aparecimento de bolhas de pus e sangue. A seguir, essas bolhas abrem-se, havendo formação de úlceras (o pus libertado pode contaminar os outros peixes). A sintomatologia apresenta também escaras do tipo ulceroso no corpo dos peixes, iniciando-se, geralmente, no pedúnculo caudal, podendo, no entanto, ter início em outras
partes do corpo.
Tratamento:
a) Terramicina 500 mg /50 L de água por 24 horas, repetindo-se o banho dentro de 5 dias,
até controlar.

Algo deste género?

se for algo parecido vê sff qual é o princípio activo do remédio que usaste, ficar-te-ia agradecido.

Ana Soares

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Oranda Doente e Outros   Seg 21 Jan 2013, 16:07Responder ao tópico

olha é o TetraMedica Geral Tonic
etacridinlactato mg, acriflavina mg, azul metilen mg, aminoacridina HCI H2O mg

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Oranda Doente e Outros   Seg 21 Jan 2013, 16:08Responder ao tópico

Obrigado, a doença era semelhante á furunculose?

Ana Soares

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Oranda Doente e Outros   Seg 21 Jan 2013, 16:20Responder ao tópico

hum eu pelo menos nao vi sangue :s

Ana Soares

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Oranda Doente e Outros   Seg 21 Jan 2013, 18:22Responder ao tópico

Rui olha acho que não é so problema da bexiga! Ele tem as barbatanas raiadas de sangue Sad

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Oranda Doente e Outros   Seg 21 Jan 2013, 18:50Responder ao tópico

Quando puderes já sabes, põe fotos.

Os parametros da água estão bons?

Espero que não seja hidropsia.

Ana Soares

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Oranda Doente e Outros   Seg 21 Jan 2013, 19:47Responder ao tópico

Aqui está a Oranda que teve o tal buraco! Já está bem melhor, nada a ver como o vi da primeira vez!

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Oranda Doente e Outros   Seg 21 Jan 2013, 20:05Responder ao tópico

De facto já está impecável, é sinal que tratas bem dos teus habitantes, teve uma óptima recuperação!

E a outra com as barbatanas raiadas?

Ana Soares

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Oranda Doente e Outros   Seg 21 Jan 2013, 20:28Responder ao tópico

Obrigada Rui Smile... fiquei mesmo preocupada na altura, porque estava com mau aspecto! Pensei na altura que talvez fosse melhor acabar o assunto, porque tive receio que estivesse a sofrer!
Mas como ele continuava a tentar comer... resolve tentar! Foi recuperando aos poucos e agora ja parece ter recuperado a mobilidade normal Smile

Quando à outra eu tirei foto, mas não dá para perceber na foto por causa da cor do produto de tratamento! Mas continua virada ao contrário, mal se mexe e respira muito vagarosamente!
Não me parece estar mesmo nada bem Sad
Assinalei as zonas com sangue!

Oranda Doente e Outros

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Doenças e Pragas-