Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Ajuda urgente com beta!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem

Rui Bacelar Oliveira

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Gostos : 217

MensagemAssunto: Re: Ajuda urgente com beta!   Sex 25 Jan 2013, 13:46Responder ao tópico

Parece me de facto bom, só perguntei porque no mercado português não é muito comum.
Portanto já o trataste com sal, agora trata-o com o remédio.

Ao tratar com o remédio não ponhas sal.

Essa"ferida" apresenta fungos, sangue, ou apenas falta de escamas?

Já recuperou as suas cores Very Happy

mayraguerra

Recém chegado
Recém chegado

Gostos : 2

MensagemAssunto: Re: Ajuda urgente com beta!   Sex 25 Jan 2013, 13:59Responder ao tópico

Apenas parece ter perdido escamas. No há sangue n.em pus.
Vê como as cores estão ficando mais vivas? E também não fica só mais no fundo.
Já até vem pegar comida na minha mão.

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Ajuda urgente com beta!   Sex 25 Jan 2013, 14:06Responder ao tópico

Isso são muito bons sinais!

Varie a sua alimentação, desde bloodworms, flocos e de vez em quando um bocadinho de ervilha cozida e sem casca.

E trate-o com esse medicamento, não sei o que possa ter provocado essa queda de escamas mas mais vale prevenir.

mayraguerra

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Ajuda urgente com beta!   Sex 25 Jan 2013, 14:16Responder ao tópico

Ervilhas? Vou dar a eles hoje.

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Ajuda urgente com beta!   Sex 25 Jan 2013, 14:52Responder ao tópico

Sim, ervilha cozida e descascada, basta pores em agua fervente um minuto ou 2.
Partes em bocados que ele consiga comer, ao inicio é capaz de cuspir, mas se não lhe deres outros alimentos entretanto ele habitua-se e faz lhe bem.

mayraguerra

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Ajuda urgente com beta!   Sex 25 Jan 2013, 15:38Responder ao tópico

Pode ser ervilhas em conserva?

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Ajuda urgente com beta!   Sex 25 Jan 2013, 16:05Responder ao tópico

Ervilhas em conserva? tipo ervilha enlatada?

mayraguerra

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Ajuda urgente com beta!   Sex 25 Jan 2013, 19:19Responder ao tópico

Isso mesmo, das de lata. Fui agora ao mercado e só encontrei dessas

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Ajuda urgente com beta!   Sex 25 Jan 2013, 20:57Responder ao tópico

Penso que sim, mas aquilo basta dares 1 ervilha de cada vez, lol, o resto podes come las x)

mayraguerra

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Ajuda urgente com beta!   Sex 25 Jan 2013, 22:40Responder ao tópico

kkk, ok. Não pensava em dar-lhes a lata toda, huahuahuahuha.

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Ajuda urgente com beta!   Sex 25 Jan 2013, 23:01Responder ao tópico

lol!

As melhoras para o betta Wink

mayraguerra

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Ajuda urgente com beta!   Sab 26 Jan 2013, 00:15Responder ao tópico

Rui, acho que ele não sobrevive a essa noite...está deitado no fundo e não reage a nada.
O outro, o meu beta (A Betânia) AMOU as ervilhas. Ficou pulando pra beliscar meu dedo qndo acabou, kkk. Doido. Ele está ótimo. Comprei um aquário novo pra ele (o antigo quebrou na minha mão e fez um corte enorme no meu dedo), já coloquei ele lá com os remédios e está todo serelepe com o espaço a mais. É o dobro do antigo, chega a 5 litros mas coloquei 4 com medo de quebrar novamente qndo eu tiver que limpar e colocar remédio. É normal eles serem gulosos? Nunca se contenta com pouca comida!
O outro está lá paradão. Não sei se é por ser noite e ele já está descansando ou se está com dor, mas tive a impressão da lesão estar ainda maior. Se ele passar dessa noite talvez já comece a melhorar amanhã. Não aceitou ração qse hj, e nem deu bola pra ervilha. Fico triste que ele esteja sofrendo, prefiro que morra logo a ficar assim. Sad

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Ajuda urgente com beta!   Sab 26 Jan 2013, 00:27Responder ao tópico

Mas ele hoje não estava melhor? Com mais cor e tudo?

Por vezes temos destes revezes na vida, acontece, pelo menos fique tranquila ao saber que tem feito tudo para que ele melhore.

Chegaste a por o medicamento?

Durante os proximos dias se ele sobreviver não o alimentes, depois terá mais apetite.

Ao contrário do que se ve nas lojas e é quase senso comum, 1 copo de água não serve de casa para um betta, para ter uma vida decente recomendo sempre no mínimo 5 litros, também não gostarias de viver apertada entre 4 paredes.

Sobreviver não é o mesmo que viver, e nota-se que gostas dos pequenotes e fico muito contente por isso =)

Depois podes abrir um tópico para o teu betta na sua casa nova, estás á vontade Wink

quanto ás ervilhas, podes começar a dar lhe regularmente, tipo um dia por semana, faz lhe bem para limpar a tripa x)

mayraguerra

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Ajuda urgente com beta!   Sab 26 Jan 2013, 00:43Responder ao tópico

Coloquei remédio, coloquei-o num aquário maior, tem quase 4 litros.
Coloquei tbm uma luz pra aquecer mais, visto que aqui está um pouco frio. Fiz apenas trocas parciais, sem tirá-lo do aquário pois andava muito estressado. Até hoje pela manhã parecia ter tido melhora significativa, mas agora a tarde quando cheguei me deparei com ele assim. É tão bonito! A cor dele tão viva! E também sou contra eles num copo de água! Acho absurdo colocarem um ser vivo para viver em tais condições. Eles necessitam de cuidado e carinho ora! Amo todos os animais. Odeio que façam qualquer ser vivo sofrer, seja ele de qualquer tamanho.
Disse ao meu esposo que não deixaria ele morrer sem fazer de tudo que eu pudesse. Se ele sobreviver será de grande alegria para mim. Creio que nem vou devolver a minha vizinha. Se ele conseguir sair dessa compro outro igual e dou a ela, LOL.
Estou na maior dúvida se o outro é macho mesmo. Vi umas fotos e fiquei em dúvida.
Comprei a BloodWorms, estou esperando chegar, do jeito que come, vai ficar super contete, rs. Depois quero comprar outras para pode variar mais a alimentação.
De uma olhada: (A foto não está boa, vou ver amanhã se consigo uma melhor)

[/URL]

mayraguerra

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Ajuda urgente com beta!   Sab 26 Jan 2013, 00:44Responder ao tópico

O pobre ainda estava com a cauda muito grudada...além de ter perdido parte dela. Está a melhorar meu pequeno Very Happy

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Ajuda urgente com beta!   Sab 26 Jan 2013, 01:15Responder ao tópico

Com as temperaturas baixas e o stress ocasional eles ficam sujeitos a estas doenças, é normal.

Nas TPA's não tires os peixes do aquário, usa uma pequena mangueira para sugar a água e até aspiras os dejectos. Com isto evitas stressar os peixes.

Quanto á alimentação, as bloodworms são mesmo o melhor, são do melhor que lhes podes dar, e já sabes, umas ervilhas semanais para limpar a tripa x)

Realmente o azul estava com melhores cores que o teu vermelho. Também estás a tratar o vermelho? as barbatanas dele realmente não estão muito boas.

Eles comem muito, sobretudo quando são jovens comem até ficar com a barriga enorme.

Bom, vai nos mantendo informado Wink

mayraguerra

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Ajuda urgente com beta!   Sab 26 Jan 2013, 10:50Responder ao tópico

Sim estou tratando os dois. Mandei vir o bloodworms dos EUA, só esperar chegar.
Vou evitar tirar do aquário, ele sobreviveu a noite, mas me
parece que a lesão está maior. Não o alimentei hoje. Será que é melhor colocá-lo em menos água para não se esforçar tanto para respirar?

Se estás a fazer o tratamento com o medicamento tens que respeitar as proporçoes, tipo 2 gotas para 20 litros, se poes 2 gotas em 4-5 litros estas a exagerar na dose podendo ser fatal tamanha concentração.

De resto podes seguir os conselhos do José, quanto á água com cloro, basta deixares uma caneca destapada de um dia para o outro que o cloro evapora. Quanto ás TPA's quanto menor for o volume do aquário mais frequentes devem ser estas.

Na bula do medicamento quais são as recomendações deles quanto a método de tratamento?

José Elias

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: Ajuda urgente com beta!   Sab 26 Jan 2013, 11:13Responder ao tópico

Boas,

Não me leves a mal o que vou dizer, mas apesar de todos nos ja termos percebido que tu adoras os Bettas, e que tudo farás para os salvares, não estas a dar aos animais as condições que eles precisam.

Vamos por partes.

1. Ja percebi que costumavas mudar totalmente a agua do aquário, nada mais errado, muda apenas 1/4 da agua dia sim dia não. Não podes fazer trocas parciais semanais como o Rui disse porque tu não tens filtro, não existe nada que limpe e purifique a agua, para não falar que como não existe agitação da agua também não existe oxigenação. A agua da rede publica tem cloro, esse cloro e toxico para os peixes, deverias colocar umas gotas de um condicionador de agua sempre que trocas agua. Senão os peixes vão morrer.

2. Deverias tentar arranjar uns termóstatos baratos para os aquas, para manteres a temperatura estável.

3. A decoração do aquário e importante para o animal, se conseguires umas plantas naturais iriam ajudar ao seu bem estar, oxigenar a agua, e consumir parte da amónia produzida pelo peixe.

Se vires a minha assinatura, o 3. Aquário, e um aquário de 7l feito de encomenda para o betta da minha filha. Ele tem filtro, termóstato, iluminação, e todas as plantas que lá vês são naturais.
Alguém com um amor tão grande por esses Bettas como tu tens, de certeza que iras querer dar as melhores condições de vida possível certo?

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Ajuda urgente com beta!   Sab 26 Jan 2013, 12:09Responder ao tópico

Não conheço o medicamento, mas de certeza que na bula diz como tratar, as quantidades.

Vê com atenção. Costuma ser algo do género 2 gotas para 20 litros, o que me leva a pensar que terás que arranjar um recipiente maior, pelo menos 10 litros para conseguires dosear o remédio sem excessos.

As TPA nunca devem ser totais, nem deves tirar os peixes do aquário. Quanto ao cloro, basta deixares a água de um dia para o outro num recipiente destapado, o cloro evapora-se.

Os bettas são peixes muito resistentes, mas não são de ferro.

mayraguerra

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Ajuda urgente com beta!   Sab 26 Jan 2013, 14:29Responder ao tópico

Eu uso um recipiente de 12,5 L para diluir o medicamento como manda a bula. Tbm fiz troca parcial, mas o que está mais doente não retiro do aquário. O meu estava retirando, agora não mais.
Quanto ao cloro já uso condicionador de águas e água filtrada.Também tenho checado o PH, mantendo
Em 7.0. Comprei o termostato estou esperando chegar.. Quero providenciar sim um aquário maior ainda mas no momento só pode esse de 5L. Ganhei esse beta numa festa de aniversáqrio. Na verdade eu salvei o pequeno pois uma criança havia despejado um pacote deração dentro do aquário dele. Não fazia idéia de como cuidar dele e agora estou aprendendo aos poucos. A maior parte dois lugares trata como se eles pudessem ser criados em copos de água, mas sempre achei cruel e ainda mais agora que me afeicoei ao bichinho. E parece que ele sabe pois vem motivar minha mão sempre que venho alimentá-lo.Quero fazer o melhor pelo pequeno, mas preciso ir aos poucos pois os gastos são altos aqui.

José Elias

MensagemAssunto: Re: Ajuda urgente com beta!   Sab 26 Jan 2013, 14:56Responder ao tópico

Em compreendo que o dinheiro não abunde por ai... Por aqui também não, estamos em crise...lol

Mas se seguires as dicas que te demos, como as TPAs e afins, não gastas dinheiro e ja consegues dar boas condições ao menino.

mayraguerra

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Ajuda urgente com beta!   Sab 26 Jan 2013, 17:50Responder ao tópico

Tenho seguido sim Elias. Meu menino já melhorou muito!

José Elias

MensagemAssunto: Re: Ajuda urgente com beta!   Sab 26 Jan 2013, 18:05Responder ao tópico

Smile Fico contente em saber isso.

mayraguerra

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Ajuda urgente com beta!   Dom 27 Jan 2013, 12:12Responder ao tópico

Estou muito triste. Ele morreu essa noite. Ontem estava piorando e eu sabia que ele não sobreviveria. Não conseguia mais ir a cima para respirar. Tente deixar com pouca água para ajudá-lo, mas não foi o suficiente. Sei que fiz o que podia para salvar o pequeno, mas fico muito triste. Foi difícil tirá-lo do aqua. Ao menos parou de sofrer. Ele estava muito fraco e sofrendo ontem, mas não tive coragem de aliviar o sofrimento dele.
Agora é dizer a minha vizinha que ele se foi.
O meu menino está se recuperando fortemente. Está bonito de ver. Hoje parece que sente que fiquei triste, está tentando me alegrar parece. Toda vez que chego perto do aqua tenta fazer graça. Ao menos ele está ficando cada dia mais saudável.
É difícil ter esses bichinhos. Pegamos carinho por eles, e eles se vão mesmo com o nosso esforço para salvá-los. Com o aparecimento da lesão eu imaginei que ele não resistiria, estava muito debilitado, mas tinha esperanças. Enfim, agora é me dedicar ao meu e fazê-lo saudável e com um bom habitat.

José Elias

MensagemAssunto: Re: Ajuda urgente com beta!   Dom 27 Jan 2013, 12:25Responder ao tópico

Lamento a tua perda. Pelo menos tens a conivência que fizes-te tudo que estava ao teu alcance.

Agora e dedicares a tua atenção a melhorar as condições do teu, e proporcionares o melhor nível de vida possível a esse felizardo.

Sim, quem dera a 99% dos Bettas ter uma dona como tu.

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Ajuda urgente com beta!   Responder ao tópico

Ajuda urgente com beta!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Doenças e Pragas-