Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.




 
InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

 

Ph/Kh/Gh/C02: Noções Básicas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Rui Bacelar Oliveira
avatar

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna


Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Localização : Braga
Mensagens : 3483
Data de inscrição : 26/05/2012
Gostos : 217


MensagemAssunto: Ph/Kh/Gh/C02: Noções Básicas   Dom 20 Jan 2013, 00:10Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

"A qualidade da água determina o bem estar dos nossos peixes e o sucesso do aquário, é portanto, algo que deve ser controlado regularmente. Felizmente existem vários tipos de testes, mas é sempre bom saber aquilo que se está a analisar"

Deixo aqui algumas noções resumidas dos principais parâmetros químicos da Água.

PH
-O pH é um índice que classifica a água em ácida ou alcalina.
-Um pH igual a 7.0 é considerado neutro.
-Valores abaixo de 7.0 são ácidos(4-5) e acima alcalinos(8-9).

Nos aquários de água doce cada espécie de peixe ou planta vive melhor num determinado intervalo de pH, que é idêntico ao pH do local de origem, do seu habitat natural, apesar de a maioria das espécies aceitar valores ligeiramente diferentes.
É importante dar atenção aos décimos porque quando dizemos que os peixes aceitam pequenas variações estamos a falar de intervalos de 0,2-03 na escala e não de 1,2 ou 1,5.

No aquário, duas características tornam o pH um aspecto fundamental.
Primeiro, como já foi dito anteriormente, cada espécie está adaptada a uma faixa de pH, podendo inclusive morrer se o pH se ajustar ás suas necessidades, podemos contornar este problema alterando o pH para níveis desejados.
Segundo, a maioria das espécies é extremamente sensível a variações rápidas de pH. Uma variação maior que 0.3 por dia já é prejudicial à saúde do aquário, ao bem estar dos peixes, plantas, bactérias, etc.

Torna-se necessário que consigamos duas coisas:

:star: Ajustar o pH, ao nível desejado

:star: Estabilizar o pH, impedindo variações indesejáveis.

A longo prazo, principalmente em aquários mal cuidados ou com filtragem inadequada o pH tende a baixar devido ao aumento do ácido nítrico (nitratos) e outros ácidos orgânicos. Noutros casos, dependendo do tipo de substrato ou hardscape utilizado e da origem da água, o pH tende a ficar elevado.

Existem nas lojas diversos acidificantes e alcalinizantes, porém, mesmo com o uso destes produtos é muito difícil ajustar o pH, por que depois de algum tempo ele tende a voltar aos valores antigos. Isto porque na maioria das vezes é ignorada a dureza carbonatada da água (KH).

A dureza carbonatada(KH) refere-se apenas aos carbonatos e bicarbonatos dissolvidos na água, pois existem outros compostos, inclusive alguns fosfatos, silicatos e outros que também possuem o efeito tampão. Os testes de KH existentes no mercado também medem a alcalinidade total, e não apenas os carbonatos e bicarbonatos dissolvidos na água.

O KH é o responsável pelo "efeito tampão", que é a capacidade de manter o pH estável, mesmo com a adição de ácidos ou bases (compostos alcalinos).
Deste modo o pH está intimamente relacionado com o KH. Se um aquário está com o KH alto, será muito difícil alterar o seu pH, enquanto que se estiver com o KH baixo é muito difícil manter o pH estável, estando a água sujeita à grandes variações de pH.

-Muitas vezes o KH (dureza carbonatada) é confundido com o GH (dureza geral). Suspect

O GH refere-se à concentração de magnésio e cálcio dissolvidos na água. A relação do GH com o pH é muito pequena, mas ele é importante para algumas espécies de peixes e plantas mais exigentes.

-O método mais simples de diminuir o KH e o GH é realizar trocas parciais com água de dureza carbonatada e geral mais baixas. Mas lembre-se que toda alteração deve ser feita lentamente, pois mudanças bruscas stressam os peixes, podendo causar diversas doenças e até mesmo a morte.
-Outro método é colocar turfa no filtro.

-Se pretende aumentar o KH, pode adicionar bicarbonato de sódio, encontrado em farmácias e hipermercados.
-Se pretende elevar o GH e o KH, pode adicionar carbonato de cálcio (CaCO3).
Toda adição deve ser feita lentamente e devemos medir os valores algumas horas depois da adição, para verificar o quanto foi alterado.

Tanto o KH como o GH são medidos em diferentes unidades, as mais utilizadas são graus, ppm (partes por milhão) ou mg/l (miligramas por litro).

1 grau = 17.8 ppm CaCO3
1 mol/L alcalinidade = 2.8 graus
1 ppm = 1 mg/L

-Outra maneira de controlar o pH é através da injeção de CO2, este método é muito utilizado em aquários plantados para estimular o crescimento das plantas.

As plantas utilizam CO2 no processo de realização da fotossíntese.
O CO2 dissolvido está diretamente ligado ao pH e ao KH, pois as reações químicas que ocorrem entre a água entre os carbonatos e bicarbonatos e o CO2 geram ácido carbônico, que faz o pH diminuir.

Podemos resumir a relação pH x KH x CO2 na seguinte tabela:

Analisando a tabela é possível concluir que conhecendo os valores da dureza carbonatada e pH podemos inferir a quantidade de CO2 dissolvido na água, e aumentando ou diminuindo a injeção de CO2 podemos alterar os valores de pH.

Índices muito altos de CO2 são prejudiciais para os peixs, convém evitar índices acima de 30 mg/l, Exclamation

Entretanto é preciso ter alguns cuidados pois a tabela baseia-se apenas na dureza carbonatada, ou seja, na quantidade de carbonatos e bicarbonatos dissolvidos na água, mas os testes de KH existentes medem o potencial alcalino total, ou seja medem também o potencial alcalino de outros compostos, como já foi dito anteriormente.


Fontes: :study:
http://www.aquahobby.com/articles/b_phxkh.php
http://www.thekrib.com/
http://faq.thekrib.com/https://www.google.pt/


Última edição por Rui Bacelar Olivera em Qua 20 Fev 2013, 11:48, editado 15 vez(es) (Razão : Em construção, opiniões são bem vindas)
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Ph/Kh/Gh/C02: Noções Básicas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Dúvidas e Perguntas-