Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Orçamento/Nova montagem

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

Miguel Lamy

Membro
Membro

Nome Real : Miguel Lamy
Gostos : 5

MensagemAssunto: Orçamento/Nova montagem   Dom 13 Jan 2013, 23:23Responder ao tópico

Boa noite.
Em principio irei avançar para um aquário para gambas, se assim a carteira deixar , tenho um orçamento perto 70 euros para o "meter a funcionar".
O aquario é o seguinte:

Em principio o termostato irei recorrer a loja online PET4YOU, juntamente com as materias filtrantes.
Andei a ver filtros mas não cheguei a nenhuma conclusão, não queria um filtro interno devido ao pequeno tamanho do aquário(16L brutos, 40x20x20), mas haverá externos ou de mochila que não façam muita perturbação na água?
Em relação á iluminação queria tambem alguma ajuda.
Fico aberto a todas e quais queres sugestões, tanto de material como se o orçamento chega para tal.
Grande abraço a todos Wink

Bruno Dias

Membro
Membro

Nome Real : Bruno Dias
Gostos : 16

MensagemAssunto: Re: Orçamento/Nova montagem   Dom 13 Jan 2013, 23:54Responder ao tópico

Boa noite,

Em relação a iluminação tens nos chineses umas lampadas com calhas já incluída tipo "Gambiarra" é só ligar a tomada até tens de leds e tudo, em relação ao areão tenho para ai meio saco de areão preto que me sobrou duma montagem se quiseres mada MP para combinar em relação ao filtro em Portalegre sei que ah uns mesmo indicados para esse tipo de aquário que agora não sei o preço mas posso ver e dizer algo depois mando por coreio.

abraço

Miguel Lamy

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Orçamento/Nova montagem   Seg 14 Jan 2013, 00:06Responder ao tópico

Boa noite bruno, em termos de areão estava a pensar colocar aqueles mesmo proprios para as gambas, pelas características benéficas para os mesmos que têm, penso que uns 2L chegam, mas muito obrigado na mesma.
Em relação ao filtro podes-me indicar a marca e o modelo?
E pensas que o orçamento que tenho chega para levar o projecto á avante?

Bruno Dias

Membro
Membro

Nome Real : Bruno Dias
Gostos : 16

MensagemAssunto: Re: Orçamento/Nova montagem   Seg 14 Jan 2013, 00:13Responder ao tópico

ok esse areão é melhor claro e 2l chegam em relação ao filtro quando for a Portalegre digo-te

Sim esse orçamento com uma boa procura chega decerteza....

Miguel Lamy

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Orçamento/Nova montagem   Seg 14 Jan 2013, 00:18Responder ao tópico

Muito bem, fico á espero que me digas algo.
Fico á espera de mais opiniões.
Abraço

CRISTIAN

Moderador EspecificoPeixeFauna

Nome Real : Cristian Rat
Gostos : 128

MensagemAssunto: Re: Orçamento/Nova montagem   Seg 14 Jan 2013, 00:41Responder ao tópico

ola Miguel.primeiro vamos aos minhas perguntas Razz vai fazer um plantado ou só mesmo musgo,anubias e outras plantas de fácil manutenção?pergunto por causa de substrato fértil.quais os camarões que queres colocar no aquário?em relação aos filtros os de cascata com um espaço maiorzinho para matérias filtrantes acho que não era mal mas consegues colocar por causa de tampa?há também aqueles filtros exteriores pequenos do boyu ou estas a pensar em filtros de esponja?em relação ao iluminação depende do que queres fazer,plantado ou não?

-- Assinatura --
ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Iniciação à aquariófilia / Plantados

Rui Bacelar Oliveira

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Gostos : 217

MensagemAssunto: Re: Orçamento/Nova montagem   Seg 14 Jan 2013, 01:47Responder ao tópico

Para filtro eu aconselhava te um de cascata, tipo estes
Eheim Liberty, Qualidade Eheim e eficácia comprovada

ou então
Resun cy20, se fosse a ti ia para este, tem um grande volume de filtração, completamente silencioso, não dás por ele a funcionar, acredita em mim pois tenho um e adoro.

Por menos de 20€ tinhas um filtro externo, eu nem pensava duas vezes x)

Tens aqui um review dele:
http://www.peixefauna.com/t11522-resun-cy-20

Para aquecimento vê nos patrocinadores ou procura aqui no fórum, acho que consegues um de 50W por 10 a 15€ na boa.

Substrato inerte podes por areão de xisto moído, simples, barato,boa granulometria e barato, 1€ o kg.

Ou então podes por este Wink
SHRIMP SOIL

Acho que se vais por gambas fazias bem em por este substrato.

Mas fala me quanto ás plantas, que pensas por?

Última edição por Rui Bacelar Olivera em Seg 14 Jan 2013, 12:22, editado 1 vez(es)

José Elias

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: Orçamento/Nova montagem   Seg 14 Jan 2013, 11:53Responder ao tópico

Antes de mais, garanto-te que consegues fazer a festa por 70€, e ainda vai sobrar uns trocos para umas minis...lol

Iluminação: 10 Euros no chineses como já foi dito aqui.
Substrato para camaroes, por exemplo o da fluval: 2kg por volta dos 10€
filtro, tb já aqui referido: 20€

Termo: 15€

E tens a festa feita...

João Rui

Nome Real : João Rui
Gostos : 32

MensagemAssunto: Re: Orçamento/Nova montagem   Seg 14 Jan 2013, 12:01Responder ao tópico

Bom dia. Concordo com a maioria do que te foi recomendado. Com esse orçamento já fazes uma coisa boa para os inverts.

Sem dúvida que o substrato para camarões da fluval será uma boa aquisição.
Quanto à filtragem, filtro externo é sempre melhor do que mochila, mas mochila pelo mesmo preço consegues maior litragem (continuo a aconselhar o externo), o resun como disse o Rui bacelar (também tenho um igual num aqua de 22l) é nice para isso e com um preço jeitoso.
Senão procura por algo que faça entre 200/300 l/h.

Não sei que espécies de camarões vais pôr, mas dentro de tudo o que necessitas, apostava num bom substrato e num bom filtro.

Tens para iluminação umas armações de t5 8w que deve chegar para isso, ou então do genero em leds (se bem que acho que será insuficiente, mas depende das plantas que irás introduzir como é obvio).

Cumps

Miguel Lamy

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Orçamento/Nova montagem   Seg 14 Jan 2013, 18:03Responder ao tópico

Boa tarde, bem vamos tentar responder por partes.

Cristian: Queria uma coisa simples, sem necessidade de CO2, mas fertilizado de forma liquida.Em relação aos camarões, como seria um mundo novo para mim, iria iniciar-me com os reds. E sim, filtros de cascata não é possivel devido á tampa. Penso que em termos de iluminação penso que me bastava 0,5W/L.

Rui: Filtros de cascata como ja disse não é possivel.. Em relação ao resun, não fara muita movimentação na água? Já vem com materias filtrantes? Em relação ao substrato shrimp soil, gostei imenso do preço, 1,5L seria sufeciente? Em relação as plantas, coisas simples sem necessidade de co2, mas penso usar fertilização liquida.

João: obrigado pela ajuda, penso que talvez chegue, para as minias não porque depois tenho de comprar o essencial do aquário, os bichos! Wink

João Rui: Essa iluminação de que falas de 8W, sabes por quanto arranjo isso?

Abraço a todos e obrigado!

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Orçamento/Nova montagem   Seg 14 Jan 2013, 18:22Responder ao tópico

Olá amigo, quanto á iluminação tu com uma lâmpada economizadora de 20w já ficas com cerca de 1,2watts por litro, o que já te dá para qualquer planta que queiras.

Aquelas T5 de 8w que o João falou arranjas nos chineses por cerca de 8w, é uma armação completa, ou então procura também nos chineses umas calhas em inox, só a calha e a lâmpada, por 4 € cada, de 8W também.

Eu punha duas de 8W, ficavas com 1Watt por litro e gastavas 8€.

O resun faz 200l/h e já vem com carvão e umas cerâmicas de treta que eu troquei logo por micromec, vem também com uma esponja grande num dos compartimentos que tens que usar e é porreira.

vê aqui o reviewhttp://www.peixefauna.com/t11522-resun-cy-20

O carvão podes usar no primeiro mês mas aconselhava te a por umas cerâmicas boas, eu no meu tenho metade com micromec e a outra metade(compartimento) com a esponja dele.

Perdes bastante caudal com as matérias filtrantes e aquilo traz uma mini flauta que dispersa bem. Não te preocupes que não agita demasiado,
Eu sinceramente não perdia muito mais tempo a pensar no filtro Wink

Quanto ao substrato, penso 1,5L te chegariam, senão podes mistura-lo com xisto moído até perfazer a quantidade necessária, este substrato tem a duração de 1 ano acho eu, confirma, mas de qq maneira acho que lucravas bastante em usa-lo.

Quanto a plantas, Musgos, Anúbias, Hy. difformis, lilaepsis brasiliens, vê o aquário do Cristian, ele não tem C02 e tem um belo plantado.

Fazes bem em usar fertilização líquida, e se começares com os reds não terás problemas.

Miguel Lamy

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Orçamento/Nova montagem   Seg 14 Jan 2013, 18:38Responder ao tópico

Rui, sim o único problema é mesmo a tampa do aquário, posso retira-lá mas isso fazia-me perder imensa agua por evaporação como no aquário que mantenho atualmente.
Sera que essas calhas que falas dos chineses "cabem" no espaço que tenho na tampa? Vou procurar por aqueles aqui da zona.
O filtro penso que me tinhas dito que o compras-te na trukesfishes, mas fui lá ver e de momento eles não o têm no stock :s
Em termos do substrato, conheces o que me indicas-te? Porque o preço dele é apelativo..
Também tenho numa loja ao pé de casa, com 3L por 20€ da marca: TMC Aquagro Nutrasoil, este conheces? O que dizes sobre ele?
Sim já tinha observado o aquário dele, esta bem e sem Co2.
Esse era o objectivo, começar pelo mais facil Wink

CRISTIAN

Nome Real : Cristian Rat
Gostos : 128

MensagemAssunto: Re: Orçamento/Nova montagem   Seg 14 Jan 2013, 18:51Responder ao tópico

ola Miguel.com este filtro vais ter algumas problemas!!!eu também já andei a ver este filtro mas as lojas online já não os tem com o Boyu ef-05 acontece a mesmo coisa.só os encontrei no Ebay mas anda a volta de 30 e poucos euros.tenta ver em lojas físicas.se nao encontrares a solução mais em conta e este http://www.pet4you.net/peixes/filtragem/filtros-externos/ate-150l/eheim-aquacompact.html.tens que poupar no resto das coisas mas ficas muito bem servido ao nível de filtragem Wink

-- Assinatura --
ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Iniciação à aquariófilia / Plantados

Miguel Lamy

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Orçamento/Nova montagem   Seg 14 Jan 2013, 19:09Responder ao tópico

Boas cristian, obrigado pela tua opinião.
No entanto tenho que realçar que o aquario tem apenas 16L brutos, e com o preço dessa filtro não conseguia fazer o resto do aquário com o orçamento que tenho. Para além de que não é possível esse filtro com a tampa que tenho.
No entanto estou a ver que tenho de retirar a tampa para utilizar um filtro de mochila, que têm um bom espaço para as matérias filtrantes e são até em conta.

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Orçamento/Nova montagem   Seg 14 Jan 2013, 19:09Responder ao tópico

Acho que aquelas calhas que te falei, as que custam 4€ e tem 8W cabem em cima desse vidro, elas são pequenas, mas vai ás grandes lojas de chineses e vê o que por lá tem.

Com a tampa evitas a evaporação e é mais fácil manter a temperatura.

Fala com o Cable-man, o Adalberto da Trukesfishes, mesmo que agora esteja esgotado ele deve receber mais..

O aquacompact da Eheim nem se compara o preço x) O resun chegava perfeitamente para aí.

Quanto aos substratos nunca usei nenhum deles, contudo o que te recomendei já ouvi falar muito bem dele, quem o tem é por exemplo a Solange Sousa aqui no fórum, e muitos mais.

Para inverts é bem porreiro.

Miguel Lamy

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Orçamento/Nova montagem   Seg 14 Jan 2013, 19:13Responder ao tópico

Vou procurar nestas aqui perto no entanto se por acaso fores a uma ai que conheças e la haja, tira uma foto, se não for pedir muito Wink
Vou falar com o cable-man e ver o que se arranja.
O substrato que aconselhas-te é em conta sim, vou averiguar Wink

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Orçamento/Nova montagem   Seg 14 Jan 2013, 19:25Responder ao tópico

Eu tenho 2 destas, aqui fica:

Tem cerca de 35cm

Miguel Lamy

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Orçamento/Nova montagem   Seg 14 Jan 2013, 19:38Responder ao tópico

Sim adequa-se, o aquário tem 40 cm, não sei é como é que as vou apoiar no aquário :s
Falei com o cable ele diz que ja esta á espera de mais filtros desses, logo em principio esta escolhido.
Em termos de matérias filtrantes, quanto achas que necessito, para preencher o filtro?

João Rui

Nome Real : João Rui
Gostos : 32

MensagemAssunto: Re: Orçamento/Nova montagem   Seg 14 Jan 2013, 19:52Responder ao tópico

Boa tarde.

Como o Rui Bacelar disse e muito bem, 200l/h está mais que bom, naõ te preocupes com agitação a mais que não vai acontecer.

Penso que depois do que disseste de filtro estamos arrumados.

Quanto a substrato, penso que o 1,5l será suficiente, não ficas com grande camada mas dá, depois e pelo preço se vires que é pouco podes comprar sempre mais um.

Quanto às calhas, as que o Rui falou inicialmente são as que eu tinha dito. As segundas que eles falou se tens o aqua tapado ainda melhor, mais baratas, e com algum DIY (facilmente compras um perfil em L de pvc (custa cerca de 4 euros) e com cola quente ou silicone fazes uma espécie de luminária com as calhas lá dentro e tapadas para não ir luz para os olhos, e se forrares com papel de alumínio ainda consegues melhor luz, com duas como o Rui disse ficas com luz mais que suficiente, se calhar até a mais, mas se conseguires estabilizar a coisa melhor ainda.

E com isto, nem perto dos 70 euros ainda chegaste, e já sobra dinheiro para bichos e outras coisas.

Cumps

Miguel Lamy

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Orçamento/Nova montagem   Seg 14 Jan 2013, 19:59Responder ao tópico

Tenho de ver essas calhas por aqui, senão terei de pedir ao rui um favor Wink
Em relação ao DIY, tens de me dar umas dicas depois.
Olha que não sei se chega assim tão á vontade, filtro 20€, termo 75w 15€, substrato fica-me pelos 13€, iluminação 10€, ceramicas 8€, termometro 5€, depois ainda falta a fauna e a flora :s

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Orçamento/Nova montagem   Seg 14 Jan 2013, 20:31Responder ao tópico

Termostato de 75w? não precisas de tanto, és capaz de arranjar algo mais barato.

eu apostava numas boas cerâmicas.
procura um micromec ou algo desse género Wink

A fauna se começares pelos reds com 10 euros já tens uns 20 reds.

Quanto á flora, as anubias são mais caras, o musgo depende, bem mas aos poucos vais montando isso.

Miguel Lamy

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Orçamento/Nova montagem   Seg 14 Jan 2013, 20:55Responder ao tópico

O termostato de 25w, 50w e 75w tem o mesmo preço da Eheim, o jagger. Logo pelo mesmo preço opto pelo mais potente.
As cerâmicas que uso são as da Eheim, as "substract pro" e ate agora não tenho tido razão de queixa, penso que irei usar estas.
É com uma colónia parecida que quero começar Wink

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Orçamento/Nova montagem   Seg 14 Jan 2013, 21:28Responder ao tópico

Claro, então nem se discute, se o preço é o mesmo compra o mais potente.

O substrat pro é ainda melhor que o micromec, mas mais caro :s

onde compraste o teu?

Miguel Lamy

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Orçamento/Nova montagem   Seg 14 Jan 2013, 21:36Responder ao tópico

Mando vir da pet4you, 250ml= 5.90 e 1L= 15.88
Sabes quanto necessito para o mesmo filtro?

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Orçamento/Nova montagem   Seg 14 Jan 2013, 23:00Responder ao tópico

1 litro já enche o compartimento. se quiseres enche lo com essas ceramicas.

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Orçamento/Nova montagem   Responder ao tópico

Orçamento/Nova montagem

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Dúvidas e Perguntas-