Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.




 
InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

 

Betta fêmea doente

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

BeatrizCosta
avatar

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Beatriz Costa
Localização : Lisboa e Aveiro
Mensagens : 332
Data de inscrição : 17/11/2012
Gostos : 18


MensagemAssunto: Betta fêmea doente   Sex 11 Jan 2013, 21:47Responder ao tópico

Boa noite,
Na passada quinta-feira, dia 3 de Janeiro, comprei esta fêmea betta crowntail que aparece no vídeo. Na loja haviam mais umas quantas iguais, julgo que irmãs todas no mesmo aquário, onde duas eram mais pequeninas e as restantes do tamanho da que trouxe. Estas maiores encontravam-se um pouco inchadas no ventre mas nadavam bem e tinham comportamento normal, ao que o vendedor disse tê-las estado a alimentar há pouco tempo e poderia ser essa a razão.
Levei-a para casa e fiz a quarentena toda direitinha. Quando a coloquei no aquário nadava normalmente, era activa e até se alimentava bem (não era esquisita na alimentação e era bem gulosa como me informaram que seria de esperar).
Passados dois dias, no sábado à tarde, notei que ela se escondia muito atrás do aquecedor e ficava nos cantos traseiros do aquário afastada das outras duas fêmeas (maiores que ela). Pensei que por ser mais pequena elas a estivessem a atacar, pois às vezes via umas corridas pelo aquário, e por isto ela se estivesse a esconder das outras. Nesta altura a alimentação já era deficiente, visto que ela já nem reagia à comida para sair dos seus "esconderijos".
No dia seguinte, domingo ao final da tarde, dei com ela no fundo do aquário aparentemente morta, mas para minha surpresa, quando fui para a apanhar com o camaroeiro ela começa a nadar para a superfície para vir respirar. E foi a partir deste momento que ela começou a ter este comportamento estranho. Sempre que parava de nadar, afundava (como se pode ver no vídeo, ainda que ela não vá nenhuma das vezes completamente ao fundo, pois a marota quando eu estava a filmar parece que sabia e esforçava-se para se manter à superfície!).

Estive a pesquisar e não consegui encontrar qual o problema ou doença que ela tinha, e como tal não a consegui salvar. Na segunda de manhã lá estava ela mais uma vez no fundo do aquário, mas desta vez realmente morta.
Gostaria de saber se alguém sabe que problema é este e como se pode tratar/previnir para o caso de voltar a acontecer algum dia.
Cumprimentos,

Beatriz Costa
Voltar ao Topo Ir em baixo 

João Pereira
avatar

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : João
Localização : Santarém
Mensagens : 1360
Data de inscrição : 23/08/2011
Gostos : 68


MensagemAssunto: Re: Betta fêmea doente   Dom 13 Jan 2013, 21:44Responder ao tópico

Boas,

Desculpa só estar a responder agora, mas estas ultimas semanas têm sido um pouco atarefadas.

Acho que o que se passou com a tua fêmea, está relacionado, essencialmente, com duas coisas: Sobre-Alimentação e/ou pouca variedade no alimento; e as Brigas entre as fêmeas.

A doença em causa pode estar relacionada com a Bexiga. Os sintomas são os que presencias-te: perda de equilíbrio, inactividade, flutuação lateral.

Quando isto acontece, o melhor mesmo será separes a fêmea (pode ser numa maternidade dentro do mesmo aquário, não necessita de ser num aquário-hospital), alimentas-a com alguma moderação, e dás ervilha cozida (apenas o miolo). A fêmea por si só, acabará por recuperar. Talvez o mais importante até seja o repouso adequado, pois com as fêmeas, é sempre uma briga desgraçada até se estabelecer a hierarquia entre elas Razz

Espero ter ajudado... Smile

Abraço
Voltar ao Topo Ir em baixo 

BeatrizCosta
avatar

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Beatriz Costa
Localização : Lisboa e Aveiro
Mensagens : 332
Data de inscrição : 17/11/2012
Gostos : 18


MensagemAssunto: Re: Betta fêmea doente   Seg 14 Jan 2013, 15:26Responder ao tópico

Obrigado, ajudaste imenso.
Não tenho a certeza se poderá ter sido da sobrealimentação ou pouca variedade de alimentação, pois só lhes dou comida 2 vezes por dia, uma de manhã e outra à noite (não sei se faço bem nisto, mas tento dar comida igual a todas) e dou intercalado ou flocos (2 ou 3 para cada), ou ração para bettas (3 a 4 bolinhas), ou bloodworms/mysis/daphnia (2 ou 3 larvas). Quando disse que era gulosa era no sentido de ir logo comer mal punha no aquário.
Mas realmente elas são um pouco másinhas umas para as outras e esta como era pequenina se calhar estava a levar pancada de mais Mad
Obrigado pela dica, agora já sei como tratar as minhas meninas quando tal acontecer para que mais nenhuma me morra, pois fiquei mesmo deprimida com a situação (era a minha primeira fêmea CT e deixar morrer um animal por não saber o que fazer deixa-nos sempre assim).
Já agora ouvi dizer que eles gostam de microvermes de aveia, mas é necessário uma cultura de arranque pelo que me informei, como é que consigo arranjar?
Voltar ao Topo Ir em baixo 

João Pereira
avatar

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : João
Localização : Santarém
Mensagens : 1360
Data de inscrição : 23/08/2011
Gostos : 68


MensagemAssunto: Re: Betta fêmea doente   Seg 14 Jan 2013, 20:20Responder ao tópico

Os microvermes de aveia não servem para os Bettas adultos, apenas para os alevins até 4 semanas Wink

Mais uma dica: como as fêmeas têm a "mania" de criar hierarquias entre elas, uma solução pode ser adicionares mais fêmeas, para que esta hierarquia seja composta de maneira diferente, sem que tenha que ser apenas uma fêmea a suportar as perseguições características dessa formação hierárquica.
No meu comunitário, tenho 6 Bettas fêmeas (mães, filhas, etc...) e não tenho tido grande problema.
Há que ver bem uma coisa, se forem poucas, haverá mais lutas entre elas... Se forem "muitas", acabam por se entender melhor e não haverá tantas guerras entre elas...

Mas uma coisa não podes contrariar: haverá sempre perseguições de tempos a tempos. Rolling Eyes

Espero ter ajudado Wink Sempre que for preciso alguma coisa, já sabes Razz

Abraço
Voltar ao Topo Ir em baixo 

BeatrizCosta
avatar

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Beatriz Costa
Localização : Lisboa e Aveiro
Mensagens : 332
Data de inscrição : 17/11/2012
Gostos : 18


MensagemAssunto: Re: Betta fêmea doente   Seg 14 Jan 2013, 23:57Responder ao tópico

Ok! Mais uma vez obrigado pela informação.
Neste momento tenho um aquário só para as meninas e tenho 6 (o dobro que tinha quando aquela morreu). A luta anda mais calma, mas mesmo assim tenho duas mais masinhas, embora agora sejam todas praticamente do mesmo tamanho, portanto penso que se saberão "defender".
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Conteúdo patrocinado





MensagemAssunto: Re: Betta fêmea doente   Responder ao tópico

Voltar ao Topo Ir em baixo 

Betta fêmea doente

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Anabantideos :: Bettas-