Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Betta fêmea doente

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

BeatrizCosta

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Beatriz Costa
Gostos : 18

MensagemAssunto: Betta fêmea doente   Sex 11 Jan 2013, 21:47Responder ao tópico

Boa noite,
Na passada quinta-feira, dia 3 de Janeiro, comprei esta fêmea betta crowntail que aparece no vídeo. Na loja haviam mais umas quantas iguais, julgo que irmãs todas no mesmo aquário, onde duas eram mais pequeninas e as restantes do tamanho da que trouxe. Estas maiores encontravam-se um pouco inchadas no ventre mas nadavam bem e tinham comportamento normal, ao que o vendedor disse tê-las estado a alimentar há pouco tempo e poderia ser essa a razão.
Levei-a para casa e fiz a quarentena toda direitinha. Quando a coloquei no aquário nadava normalmente, era activa e até se alimentava bem (não era esquisita na alimentação e era bem gulosa como me informaram que seria de esperar).
Passados dois dias, no sábado à tarde, notei que ela se escondia muito atrás do aquecedor e ficava nos cantos traseiros do aquário afastada das outras duas fêmeas (maiores que ela). Pensei que por ser mais pequena elas a estivessem a atacar, pois às vezes via umas corridas pelo aquário, e por isto ela se estivesse a esconder das outras. Nesta altura a alimentação já era deficiente, visto que ela já nem reagia à comida para sair dos seus "esconderijos".
No dia seguinte, domingo ao final da tarde, dei com ela no fundo do aquário aparentemente morta, mas para minha surpresa, quando fui para a apanhar com o camaroeiro ela começa a nadar para a superfície para vir respirar. E foi a partir deste momento que ela começou a ter este comportamento estranho. Sempre que parava de nadar, afundava (como se pode ver no vídeo, ainda que ela não vá nenhuma das vezes completamente ao fundo, pois a marota quando eu estava a filmar parece que sabia e esforçava-se para se manter à superfície!).

Estive a pesquisar e não consegui encontrar qual o problema ou doença que ela tinha, e como tal não a consegui salvar. Na segunda de manhã lá estava ela mais uma vez no fundo do aquário, mas desta vez realmente morta.
Gostaria de saber se alguém sabe que problema é este e como se pode tratar/previnir para o caso de voltar a acontecer algum dia.
Cumprimentos,

Beatriz Costa

João Pereira

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : João
Gostos : 68

MensagemAssunto: Re: Betta fêmea doente   Dom 13 Jan 2013, 21:44Responder ao tópico

Boas,

Desculpa só estar a responder agora, mas estas ultimas semanas têm sido um pouco atarefadas.

Acho que o que se passou com a tua fêmea, está relacionado, essencialmente, com duas coisas: Sobre-Alimentação e/ou pouca variedade no alimento; e as Brigas entre as fêmeas.

A doença em causa pode estar relacionada com a Bexiga. Os sintomas são os que presencias-te: perda de equilíbrio, inactividade, flutuação lateral.

Quando isto acontece, o melhor mesmo será separes a fêmea (pode ser numa maternidade dentro do mesmo aquário, não necessita de ser num aquário-hospital), alimentas-a com alguma moderação, e dás ervilha cozida (apenas o miolo). A fêmea por si só, acabará por recuperar. Talvez o mais importante até seja o repouso adequado, pois com as fêmeas, é sempre uma briga desgraçada até se estabelecer a hierarquia entre elas Razz

Espero ter ajudado... Smile

Abraço

BeatrizCosta

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Betta fêmea doente   Seg 14 Jan 2013, 15:26Responder ao tópico

Obrigado, ajudaste imenso.
Não tenho a certeza se poderá ter sido da sobrealimentação ou pouca variedade de alimentação, pois só lhes dou comida 2 vezes por dia, uma de manhã e outra à noite (não sei se faço bem nisto, mas tento dar comida igual a todas) e dou intercalado ou flocos (2 ou 3 para cada), ou ração para bettas (3 a 4 bolinhas), ou bloodworms/mysis/daphnia (2 ou 3 larvas). Quando disse que era gulosa era no sentido de ir logo comer mal punha no aquário.
Mas realmente elas são um pouco másinhas umas para as outras e esta como era pequenina se calhar estava a levar pancada de mais Mad
Obrigado pela dica, agora já sei como tratar as minhas meninas quando tal acontecer para que mais nenhuma me morra, pois fiquei mesmo deprimida com a situação (era a minha primeira fêmea CT e deixar morrer um animal por não saber o que fazer deixa-nos sempre assim).
Já agora ouvi dizer que eles gostam de microvermes de aveia, mas é necessário uma cultura de arranque pelo que me informei, como é que consigo arranjar?

João Pereira

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : João
Gostos : 68

MensagemAssunto: Re: Betta fêmea doente   Seg 14 Jan 2013, 20:20Responder ao tópico

Os microvermes de aveia não servem para os Bettas adultos, apenas para os alevins até 4 semanas Wink

Mais uma dica: como as fêmeas têm a "mania" de criar hierarquias entre elas, uma solução pode ser adicionares mais fêmeas, para que esta hierarquia seja composta de maneira diferente, sem que tenha que ser apenas uma fêmea a suportar as perseguições características dessa formação hierárquica.
No meu comunitário, tenho 6 Bettas fêmeas (mães, filhas, etc...) e não tenho tido grande problema.
Há que ver bem uma coisa, se forem poucas, haverá mais lutas entre elas... Se forem "muitas", acabam por se entender melhor e não haverá tantas guerras entre elas...

Mas uma coisa não podes contrariar: haverá sempre perseguições de tempos a tempos. Rolling Eyes

Espero ter ajudado Wink Sempre que for preciso alguma coisa, já sabes Razz

Abraço

BeatrizCosta

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Betta fêmea doente   Seg 14 Jan 2013, 23:57Responder ao tópico

Ok! Mais uma vez obrigado pela informação.
Neste momento tenho um aquário só para as meninas e tenho 6 (o dobro que tinha quando aquela morreu). A luta anda mais calma, mas mesmo assim tenho duas mais masinhas, embora agora sejam todas praticamente do mesmo tamanho, portanto penso que se saberão "defender".

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Betta fêmea doente   Responder ao tópico

Betta fêmea doente

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Anabantideos :: Bettas-