Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Plantado Embutido 210L

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte
AutorMensagem

jonnystayle

Membro
Membro

Nome Real : Jonathan
Gostos : 1

MensagemAssunto: Plantado Embutido 210L   Qua 02 Jan 2013, 01:29Responder ao tópico

A critério de exemplo eu tinha este aquário:

Tamanho 120 x 25 x 80 (CxLxA) e construído com vidro 8 mm em uma vidraçaria
por um individuo que se dizia saber muito bem o que fazia. O aquário apresentou
por três vezes problemas quebrando as travas e com a ultima veio o transtorno maior,
o aquário estourou de vez e como ele divida sala e cozinha, estourou o lado da sala e
atingiu meu pai vários pedaços de vidro e ornamentos como pedras. O resultado foi
muito ruim meu pai levou muitos pontos por todo o corpo devido aos cortes e permaneceu
2 meses sem poder trabalhar.

Agradeço hoje a Deus por não ter acontecido nada mais grave e também por não ter estourado
em alguma criança, pois muitas vinham ver meu aquário.

Logo após o acidente fui pesquisar mais sobre o assunto e acabei descobrindo uma série de falhas,
a pior o vidro incompatível que deveria ser 15 mm no minimo. Logo após esse acidente quase desisti
de aquários mas os amigos do fórum me orientaram e não desisti mas deu um longa pausa.

A lição que fica é não tentar mandar alguém que não entenda do assunto fazer seus projetos,
talvez em um lugar especializado saia um pouco mais caro, mas segurança não tem preço, até porquê
um projeto mal feito se torna uma arma em casa e você não querer perto de seus filhos.

Hoje após muita pesquisa eu reformulei o meu projeto porém ainda não o conclui, somente refiz a alvenaria. O próximo será de 120 x 35 x 50 (CxLxA) eu abaixei o projeto para evitar a pressão
absurda da aguá, o visual ainda continua o mesmo somente mais baixo e largo.

Fotos dele quebrado:

*Obs: Esse tópico é de quando o pessoal me orientou e eu não entendia nada sobre o assunto, por isso pode parecer sem sentido para quem o ler. Creio que 90% do meu conhecimento veio dos amigos do fórum.
Abraços.

Meu projeto novo: Aqui!

Última edição por jonnystayle em Dom 01 Nov 2015, 20:21, editado 22 vez(es)

Rui Bacelar Oliveira

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Gostos : 217

MensagemAssunto: Re: Plantado Embutido 210L   Qua 02 Jan 2013, 12:14Responder ao tópico

Olá, antes demais bem vindo ao fórum, podes passar pela área das apresentações e deixar lá a tua.

Quanto ao teu projecto, vou te ser sincero, se queres por peixes de água fria acho má opção, isto por eles crescem muito e sujam muito, o que implicaria TPA's semanais e uma boa filtração.

Quanto ás dimensões, 20cm de profundidade e 70 de altura, vai te dificultar as coisas, seja na montagem do layout seja na manutenção.

E digo te já, qualquer aquário necessita de manutenção pelo menos 1 vez por semana- as TPA's.

Portanto acho que devias por um termostato e ir para espécies tropicais, não precisas de aquecer muito a água, entre 24ºC e 27ºC já te dá para muitas espécies, e quanto a isso recomendo te uns platy's, ou espadas, ou então guppy's, bem tens muito por onde escolher, mas antes de pensares na fauna ainda tens algum trabalho pela frente.

Vai pensando bem, para começar a espessura do vidro e a filtragem, sendo que com essas dimensões terás 168 litros brutos, aproximadamente 150 uteis.

Pensa num filtro externo que faça 1000L/H, quanto melhor for a filtração menor é a necessidade de manutenção frequentes.

Claro que terás sempre as TPA's e alimentação/fertilização.

David Rosario

Membro
Membro

Nome Real : David
Gostos : 30

MensagemAssunto: Re: Plantado Embutido 210L   Qua 02 Jan 2013, 13:22Responder ao tópico

Boas,
Antes de mais,bem vindo ao forum.

Em relação ao projeto:
Também acho que a melhor opção seriam os peixes tropicais (água quente),terias mais opções visto teres pouca profundidade (20cm) e consegues encontrar mais peixes de pequeno porte.

Altura do aquário:
Se esse for o espaço disponivel para encaixar o aquário,não vais poder fazer com os 70cm,já que vais precisar de espaço para a iluminação e para manutenção (no minimo 20cm). Ficarias com 50cm altura.

Filtragem:
A opção "filtro externo" não penso ficar bem,porque não terás espaço para arrumar e vai ficar inestético com filtro,mangueiras e aquecedor a vista. Podes sim optar por uma sump interna com 15*20*50 numa das laterais onde terás todo o material escondido não sendo visivel de nenhum dos lados. Ficarás com 105cm visiveis.

Os peixes de água fria requerem os mesmos cuidados que os peixes de água quente!
Isto se quiseres ter peixes saudaveis!

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Plantado Embutido 210L   Qua 02 Jan 2013, 15:09Responder ao tópico

Ou então uma biobox, neste caso também não ficava mal.

Fernando Bagatelas

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Fernando Bagatelas
Gostos : 509

MensagemAssunto: Re: Plantado Embutido 210L   Qua 02 Jan 2013, 16:55Responder ao tópico

Boas

Tambem sou da opiniao que esse aquario com 20 cm de profundidade é muito curto, mais com peixes de agua fria que ficam um bocadinho grandes e conseguem atingir os 20 cm, quando se quiserem virar nao conseguem, 70 cm de altura tambem é muito alto, para chegares ao fundo do aquario vais precisar de um braço bem grande.
Acho melhor repensares a localizaçao do aquario para um sitio onde possas ter um aquario mais convencional.

Um abraço

-- Assinatura --
FERNANDO BAGATELAS
BAGA
http://viviparos.org

AdminístradorPeixeFauna

José Elias

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: Plantado Embutido 210L   Qua 02 Jan 2013, 17:03Responder ao tópico

Boas...

As dimensões que referis-te não são as ideais. Muita altura e pouca profundidade.

No entanto estamos aqui para ajudar e não para dificultar, por isso vamos por partes.

Vou colocar algumas questões e algumas afirmações, gostaria que responde-se a ambas para toda esta comunidade de pude-se ajudar.

1. Retiras-te uma janela e vais colocar o Aqua no sítio da janela? Mas de uma parede interior? Coloca umas fotos do local para o pessoal perceber do que estamos a falar.

2. Presumo que tenhas falado em peixes de agua fria porque pensas ser mais fácil e dar menos trabalho e isso? Estas enganado, como ja te disseram, e mais fácil manter peixes tropicais e tens mais variedades, inclusive de colocares uma equipa que ajude a limpar o Aqua, e basicamente o único equipamento extra que precisas e um termóstato, que e relativamente barato.

3. Um Aqua que apenas precise de manutenção uma vez por mês e possível, desde que tenhas espécies que sujem pouco e um filtro que faca pelos menos 10x o volume do aqua por hora, isto leva a outra pergunta.

4. Qual e o filtro ou sump que estas a equacionar? Isto e o coração do Aqua, esquece qualquer filtro interno se pretendes manutenções mês a mês, talvez um jbl 1501 seja o ideal.

5. Que iluminação estas a pensar colocar, isto e muito importante, pois vai definir a flora que iras colocar, e tendo o Aqua 70cms de altura, se não tens uma boa iluminação, dificilmente vais conseguir ter plantas saudáveis. Antes que digas que não queres plantas naturais, eu digo-te que são uma peca fundamental para ter um Aqua equilibrado com boa qualidade de agua, pois elas vão consumir parte da carga orgânica produzida pelos peixes, assim como oxigenar a agua e absorver o CO2.

Resumindo, o projecto que queres e viável e se avançares com ele vai ficar fenomenal.
A Malta aqui, iria adorar ver fotos de todo o projecto desde o dia 0.

Mas... Como sempre, existe um mas, e neste caso o mas e que nenhum de nos esta a visualizar exactamente o que pretendes, pois não conhecemos o local onde o Aqua ira ficar.

Sendo assim, o melhor, tal como disse no ponto 1, e colocares umas fotos do local de instalação para ver-nos o que se pode e não pode fazer.

Depois, a Medida que o projecto for avançando, e depois de perceber-mos as varias variantes como filtração, iluminação, disposição do próprio aquário e enquadramento dentro do espaço onde se encontra, pudemos dar outro tipo de ajuda, como o melhor layout, a melhor flora, a melhor fauna, e a melhor manutenção, neste caso, a melhor maneira de te dar menos trabalho...lol

jonnystayle

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Plantado Embutido 210L   Qua 02 Jan 2013, 21:28Responder ao tópico

Amigos as respostas:

1. Retiras-te uma janela e vais colocar o Aqua no sítio da janela? Mas de uma parede interior? Coloca umas fotos do local para o pessoal perceber do que estamos a falar.

R: É isso mesmo é a divisão da cozinha para a sala.

2. Presumo que tenhas falado em peixes de agua fria porque pensas ser mais fácil e dar menos trabalho e isso? Estas enganado, como ja te disseram, e mais fácil manter peixes tropicais e tens mais variedades, inclusive de colocares uma equipa que ajude a limpar o Aqua, e basicamente o único equipamento extra que precisas e um termóstato, que e relativamente barato.

R: Exatamente eu pensei ser mais fácil, não vejo problema em criar um tropical e usar termostato, até porque aqui na minha cidade a média de temperatura é de 39 a 40 graus e até o clima ajuda a manter esse tipo de aquário (que eu nem conhecia).

3. Um Aqua que apenas precise de manutenção uma vez por mês e possível, desde que tenhas espécies que sujem pouco e um filtro que faca pelos menos 10x o volume do aqua por hora, isto leva a outra pergunta.

R: A intenção é a manutenção na média de 30 dias.

4. Qual e o filtro ou sump que estas a equacionar? Isto e o coração do Aqua, esquece qualquer filtro interno se pretendes manutenções mês a mês, talvez um jbl 1501 seja o ideal.

R: Eu gostei daqueles modelos que ficam pendurados em cima do aquário juntos ao vidro, não possuo muito espaço, o único espaço que tem é logo acima do aquário uns 20 cm sobrando fora os 70 cm.

5. Que iluminação estas a pensar colocar, isto e muito importante, pois vai definir a flora que iras colocar, e tendo o Aqua 70cms de altura, se não tens uma boa iluminação, dificilmente vais conseguir ter plantas saudáveis. Antes que digas que não queres plantas naturais, eu digo-te que são uma peca fundamental para ter um Aqua equilibrado com boa qualidade de agua, pois elas vão consumir parte da carga orgânica produzida pelos peixes, assim como oxigenar a agua e absorver o CO2.

R: Quero fazer totalmente em LED rgb (pretendo que ele fique mudando de cor passando pelas tonalidades bem devagar), admiro plantas naturais e não vejo problemas em colocar.

jonnystayle

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Plantado Embutido 210L   Qua 02 Jan 2013, 21:36Responder ao tópico

Rui Bacelar Olivera escreveu:
Ou então uma biobox, neste caso também não ficava mal.

Amigo tem 20 cm sobrando acima dos 70 porém só é visível em um dos lados e vou colocar uma moldura de madeira
com dobradiça para ter acesso ao aquário.

Outra informação amigos é que essas medidas vão fechar o espaço e quando for fazer a manutenção eu retiraria o aquário para efetua-la por isso prefiro de 30 em 30 dias. Ele vai sair para traz somente.

Um exemplo bom do que eu pretendo é esse:

Exatamente a mesma coisa a frente que seria a cozinha totalmente fechada e com uma moldura que pretendo colocar em madeira, e o acesso ao aquário ficaria na parte de traz, em cima nos 20 cm que tem sobrando acima do outro lado da parede.

jonnystayle

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Plantado Embutido 210L   Qua 02 Jan 2013, 22:06Responder ao tópico

Amigos coloquei as fotos.

Última edição por jonnystayle em Qui 21 Fev 2013, 17:16, editado 1 vez(es)

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Plantado Embutido 210L   Qua 02 Jan 2013, 22:55Responder ao tópico

Ora bem, a ideia é boa e ficaria bonito, a sua concretização não será muito fácil mas tudo se consegue Wink

o primeiro passo é definir as zonas de acesso, a espessura do vidro, filtração.

Para zona de acesso vais cortar a parede acima? podes usar o sistema de painel rebativel ou deslizante, como se ve nas lojas de aquariofilia.

Filtração, uma sump ou biobox numa das laterais.

o resto, vamos falando x)

jonnystayle

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Plantado Embutido 210L   Qua 02 Jan 2013, 23:07Responder ao tópico

Um amigo meu que monta aquários veio medir o espaço e falou que 6 mm é o suficiente pois é bem fino.

O acesso vai ser por cima mesmo vou corta a parte de traz, e pensei mesmo em um rebativel.

Um filtro ideal para ele seria com que vazão por hora?

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Plantado Embutido 210L   Qua 02 Jan 2013, 23:11Responder ao tópico

A partir de 1000 litros hora, não poupes na filtragem, é o mais essencial num aquário.

6mm já deve dar, mas tem atenção que a pressão da água é exercida quase toda nas frontais.

Vou acompanhar o projeto =)

José Elias

MensagemAssunto: Re: Plantado Embutido 210L   Qua 02 Jan 2013, 23:34Responder ao tópico

Acho que ja percebi.

Sendo assim, deixa-me so fazer dois reparos as tuas respostas e um ao video.

1. Iluminação, esquece os leds rgb, além de não terem o esperto nem a intensidade de luz necessária para as plantas, a mudança de temperatura de luz constante iria stressar os peixes.

A melhor solução seria uma calha de leds de 1w cada, com o máximo de leds possíveis, sempre com uma temperatura de cor acima dos 4500k e abaixo dos 10000k ou seja branca nas suas varias tonalidades.

2. Um filtro de "pendurar" ou seja de cascata, e insuficiente para o que pretendes, era como colocar um motor de um carocha num camião.

A única solução viável para o teu projecto, seria deitares a parte de baixo da janela abaixo e construir ai uma sump. Ou seja, um segundo aquário que iria servir de filtro, nesse segundo aquário, que estaria dividido quase como um labirinto iria receber a agua do primeiro aquário, filtra-lá, pois estaria cheia de cerâmicas e esponjas filtrantes, aquece-la, pois iria ter o termóstato, e depois enviar novamente a agua para o Aqua principal através de uma bomba de retorno.

Isto pode ter-te assustado um pouco, mas não e complicado, nem mais dispendioso do que um bom filtro externo, que neste caso não tens espaço. O único problema seria teres de deitar a parece abaixo para arranjar espaço para a sump.

Como te digo, não vejo outra solução eficaz, pelo menos se quiseres manutenções espaçadas. Mas pode ser que alguém aqui tenha mais alguma ideia, mas eu não estou mesmo a ver...

José Elias

MensagemAssunto: Re: Plantado Embutido 210L   Qua 02 Jan 2013, 23:40Responder ao tópico

O rui disse para fazeres uma Biobox ou sump na lateral, também pode ser uma ideia, até porque e mais económica, pois não tens de deitar a parede abaixo, mas trás 2 problemas.

1. Menos espaço para filtração

2. Dificuldade de manutenção.

Mas pode ser uma opção.

Não te esqueças que eu estou sempre a pensar no teu requisito de manutenções espaçadas...

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Plantado Embutido 210L   Qua 02 Jan 2013, 23:40Responder ao tópico

A biobox pode se esconder com plantas e leva o termostato dentro.

Podes por 2 biobox's, uma em cada lateral x)

José Elias

MensagemAssunto: Re: Plantado Embutido 210L   Qua 02 Jan 2013, 23:46Responder ao tópico

Mas a manutenção não iria ser nada fácil, e mesmo com duas, não sei se aguentam um mês sem manutenção...

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Plantado Embutido 210L   Qua 02 Jan 2013, 23:48Responder ao tópico

Deviam aguentar, o meu Eheim2213 aguenta 2-3 meses sem manutenção :p

Só quando noto perda de caudal é que o limpo,

José Elias

MensagemAssunto: Re: Plantado Embutido 210L   Qua 02 Jan 2013, 23:52Responder ao tópico

Rui, não podes comparar o tempo de manutenção de um filtro externo a de uma Biobox, como sabes tenho um eheim pro 3 2073 que so lhe faço manutenção 1 vez por mês, e a Biobox que tenho dentro do Aqua que tem praticamente os mesmos cm3 do filtro externo, tenho de fazer todas as semanas...

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Plantado Embutido 210L   Qua 02 Jan 2013, 23:56Responder ao tópico

Hum...eu também já tive um filtro externo e era todas as semanas no dia da TPA, eu bem sei, Biobox é que nunca tinha experimentado.

Sendo assim a melhor opção é mesmo uma Sump, não há volta a dar.

CRISTIAN

Moderador EspecificoPeixeFauna

Nome Real : Cristian Rat
Gostos : 128

MensagemAssunto: Re: Plantado Embutido 210L   Qui 03 Jan 2013, 00:05Responder ao tópico

ola a todos.vocês os 2 (Rui e José)tem razão os dois mas ..em vez de partir a parede abaixo do aquário podia partir só 2 ou 3 tijolos(depende de tamanho do filtro)para fazer um armário embutido na parede para colocar um filtro externo e para a tubagem tinha que partir só um canudo do tijolo+ o reboco,já dava perfeitamente para passagem dos tubos.
esta e a minha ideia,com um bom filtro externo dava para fazer a manutenção que ele quer e com muito menos trabalho do que com o biobox ou um sump.[left]não???

-- Assinatura --
ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Iniciação à aquariófilia / Plantados

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Plantado Embutido 210L   Qui 03 Jan 2013, 00:14Responder ao tópico

Olha que está muito bem pensado, um armário vinha a calhar e já podia por um externo.

Tem é que ter cuidado porque o aquário precisa de apoio, cuidado com os tijolos a retirar, é preciso reforçar a parede.

mas acho que opções não lhe faltam x)

CRISTIAN

Nome Real : Cristian Rat
Gostos : 128

MensagemAssunto: Re: Plantado Embutido 210L   Qui 03 Jan 2013, 00:23Responder ao tópico

não e necessário partir a parede abaixo do aquário.só agora vi nas fotos que ele tem espaço também ao lado,podia fazer o buraco no canto inferior esquerdo..abaixo da tomada e assim já podia puxar um fio de tomada para colocar mais uma tomada no interior do móvel Wink assim ja nao afectava a estabilidade do aquário.

-- Assinatura --
ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Iniciação à aquariófilia / Plantados

jonnystayle

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Plantado Embutido 210L   Qui 03 Jan 2013, 00:49Responder ao tópico

Amigos recomendam algum modelo que se encaixe nas medidas, o biobox é submerso pelo que entendi e poderia esconder entre as plantas.

Não sei a eficiência de nada do que foi citado então estou na mão de vocês. hehe

Não tem problema em ter que fazer a alvenaria pois vou reformar a sala.

Abraços.

José Elias

MensagemAssunto: Re: Plantado Embutido 210L   Qui 03 Jan 2013, 12:04Responder ao tópico

Visto que vais remodelar a sala, e podes fazer obras o ideal seria mesmo contruires uma sump...

Relativamente ao tamanho, quanto maior melhor.

Qualquer coisa deste genero:

Mas tem atenção que este desenho é apenas para perceberes do que estou a falar, o desenho da sump teria de ser feito por um entendido na materia, com tubos ladroes, colunas secas e afins... pois eu não percebo nada de construção de sumps.

O Aquario da sump, ficaria escondido por uma porta de madeira por exemplo.

As vantagens que terias eram...:

1º muito facil de fazer manutenção, pois bastaria mudar a agua da sump

2º a manutenção das materias filtrantes tb seria muito facilitada.

3º não terias qualquer equipamento dentro do aqua, logo fica muito mais bonito..

4º terias uma area enorma de filtração, logo menos manutenção.

5º no total dos dois aquarios, terias muito mais agua, e quanto mais agua se tiver, mais facil é de controlar o aquario, pois o risco de cometer erros é muito menor.

jonnystayle

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Plantado Embutido 210L   Qui 03 Jan 2013, 19:46Responder ao tópico

Alguém possui o projeto desse sump?

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Plantado Embutido 210L   Responder ao tópico

Plantado Embutido 210L

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 8Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Iniciação à Água Doce-