Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

nitritos, nitratos e 2 peixes mortos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

pedromiguel

Membro
Membro

Nome Real : Pedro Miguel
Gostos : 7

MensagemAssunto: nitritos, nitratos e 2 peixes mortos   Sab 29 Dez 2012, 11:32Responder ao tópico

Ora vamos la explicar isto tudo. Ontem chego a casa do trabalho e qual nao e o meu espanto quando vejo uma platy morta no fundo do aqua. Como ja era um peixe antigo nao liguei. Hoje de manha acordo e tenho mais uma platy morta. Ha uma semna atras tinha limpo o aquário e mudado cerca de 18 litros num aquario de 60 pelo que nao pensei em substancias toxicas. Hj como achei estranho fiz os testes e tinha tanto os nitritos como os nitratos altissimos. Tpa de 50% da agua sera bio nitrivec para dentro do aqua. Agr a questao e: sera suficiente? Vou ter mais baixas?

Obrigado e bom ano.!!!!!

ALVELOS RAMIRO

Membro
Membro

Nome Real : Ramiro
Gostos : 61

MensagemAssunto: Re: nitritos, nitratos e 2 peixes mortos   Sab 29 Dez 2012, 11:50Responder ao tópico

viva,voltas-te a fazer um teste depois da TPA?????
Tens teste de amónia?????

pedromiguel

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: nitritos, nitratos e 2 peixes mortos   Sab 29 Dez 2012, 12:06Responder ao tópico

fiz o teste mas mesmo assim ainda pareceu que estavam altos por isso mesmo è que meti o produto da sera. o teste que tenho faz tudo de uma vez è um da tetra (um 6 em 1, sao umas tiritas de plastico). agr estou a ver se o sera faz efeito para voltar a fazer o teste novamente

ALVELOS RAMIRO

Membro
Membro

Nome Real : Ramiro
Gostos : 61

MensagemAssunto: Re: nitritos, nitratos e 2 peixes mortos   Sab 29 Dez 2012, 12:19Responder ao tópico

podes fazer um tpa de 20% logo à noite e outro tpa de 20% amanhá e testas de novo,vê se tens filtração biológica que chegue para a tua fauna.Nao falhou a luz de noite nem nada para teres assim um pico derrepente????

pedromiguel

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: nitritos, nitratos e 2 peixes mortos   Sab 29 Dez 2012, 12:30Responder ao tópico

que eu desse conta nao se passou nada com a luz, estive a ver tv ate as 2 e ate essa hora nada aconteceu.

os peixes tendem a comportar se de maneira diferente quando ha muitos produtos toxicos na agua?

putogiro

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: Re: nitritos, nitratos e 2 peixes mortos   Sab 29 Dez 2012, 12:35Responder ao tópico

Boas
Não tens caracois no aqua? Especialmente ampulárias ou mesmo neritinas, se tens vê lá se não estará alguma morta.

pedromiguel

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: nitritos, nitratos e 2 peixes mortos   Sab 29 Dez 2012, 12:38Responder ao tópico

nao tenho caracois, so mesmo os peixes, agr estou a ver se o sera bionitrivec faz efeito, è suposto aquilo ter bacterias que ajudam na decomposicao dos compostos quimicos.

RCoutinho

Membro
Membro

Nome Real : Rui Coutinho
Gostos : 19

MensagemAssunto: Re: nitritos, nitratos e 2 peixes mortos   Sab 29 Dez 2012, 12:41Responder ao tópico

Boas

E qual a origem desses valores?
Num aquário ciclado, se não houver grandes mexidas (substrato, ou introdução de muitos peixes de uma só vez, por exemplo) não é normal esses valores dispararem assim.

Cumps

Pedro Santos

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: nitritos, nitratos e 2 peixes mortos   Sab 29 Dez 2012, 12:47Responder ao tópico

Boas!

Não mexeste no substrato?

O areão acumula sempre amónia que quando se mexe vai para a coluna de água dando origem a nitritos.

Abraço!

pedromiguel

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: nitritos, nitratos e 2 peixes mortos   Sab 29 Dez 2012, 12:48Responder ao tópico

nao faco ideia de onde possam ter vindo os valores tao altos, o aqua esta montado a cerca de 3 meses, so fiz a introducao dos primeiros peixes quando o homem da loja fez os testes todos a agua e disse que estava tudo em ordem para por os peixes. a unica razao que encontro pode ter sido a ultima tpa que fiz em que limpei o filtro (na agua que tinha tirado do aquario). de resto nao estou a ver de onde possam ter vindo valores tao altos. quando posso voltar agr a fazer tpa? para ver se os valres baixam

pedromiguel

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: nitritos, nitratos e 2 peixes mortos   Sab 29 Dez 2012, 12:49Responder ao tópico

fiz aspiracao do fundo na semana passada. eu ate estou para mudar o area do fundo pq è muito grande e acmulua muita porcaria, ja me lembrei de o tirar agr e deixar o aquario sem nada...

putogiro

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: Re: nitritos, nitratos e 2 peixes mortos   Sab 29 Dez 2012, 13:09Responder ao tópico

Boas
Que água utilizas nas TPA's, já lhe fizeste testes. Por vezes a própria água, já tem valores de nitritos e de nitratos muito altos.

Mara Silva

Moderador EspecificoPeixeFauna

Gostos : 137

MensagemAssunto: Re: nitritos, nitratos e 2 peixes mortos   Sab 29 Dez 2012, 13:13Responder ao tópico

Concordo com a parte da água já poder ter valores altos, já me aconteceu.
Que filtro tens? Composição do filtro e litragem?

pedromiguel

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: nitritos, nitratos e 2 peixes mortos   Sab 29 Dez 2012, 13:17Responder ao tópico

uso a agua da torneira, nunca fiz testes a essa agua, e so agr è que deu problemas, tenho o filtro que veio com o aqua, faz a volta de 400 l por hora, o aqua tem 60 litros. quanto a filtragem a unica coisa que o filtro tem è uma esponja azul que diz nas informacoes que e boa para as bacterias...

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: nitritos, nitratos e 2 peixes mortos   Sab 29 Dez 2012, 13:27Responder ao tópico

Bem, para uma opinião mais concreta faltam ainda alguns dados.
Para teres mais ajuda acho que deverias descrever melhor o aquário.
Litragem: 60 Lt.
Plantas naturais, há?
A principal, quantos peixes tens no aquário? Tens peixes de fundo? Não terás excesso de fauna?

Quanto ao filtro alerto que não está devidamente equipado, principalmente se fôr interno. Esponja só é pouco. Falta-te filtragem biológica para acumulação de bactérias. Se tiveres pouco espaço no filtro, aconselho-te a arranjar maneira de lá colocares essa filtragem, podes sempre optar por sera siporax mini, ou outro semelhante. São bolas pequenas mas a siporax mini faz um bom trabalho.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Viviparos

pedromiguel

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: nitritos, nitratos e 2 peixes mortos   Sab 29 Dez 2012, 13:35Responder ao tópico

nao tenho plantas naturais. tenho 5 barbos tigre, 5 barbos cereja, 2 barbos verdes, 3 platy (tinha 5) e um otocinclus affinis. ter espaco tenho, se apertar a esponja um pouco ou se a cortar. tambem ja pensei em arranjar um filtro externo que faca mais litragem por hora e com mais materias filtrantes. eu em portugal tenho mais dois filtros, um so de esponja e outro com esponja e carvao activo. tenho de ver se da proxima vez os trago tambem

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: nitritos, nitratos e 2 peixes mortos   Sab 29 Dez 2012, 13:51Responder ao tópico

Aguarda mais opiniões, mas pessoalmente acho que a grande causa do disparo desses parametros é a ausência de filtragem biológica. O teu aquário não deve ter tantas bactérias como deveria. A esponja não é suficiente. Se fosse comigo substitui-a a esponja por lã de vidro e colocava sera mini. Os meus filtros internos estão equipados assim. A lã ajuda a reduzir o volume ocupado no filtro permitindo a colocação de filtragem biológica. Mas logo que possas opta por filtro externo, é outra segurança.
Quanto ao nitrivec, ajuda, mas não te esqueças de colocá-lo directamente na esponja.

A grande destabilização penso que terá sido produzida pela lavagem da esponja. Embora em água do aquário deves ter reduzido ainda mais as poucas bactérias que ela continha.

Vai medindo valores, quando subirem faz as TPA's. Com o nitivec é bem provável que consigas estabilizá-lo um pouco. E sempre que lavares a esponja, coloca nitrivec se não optares por pôr a filtragem biologica

Mas esta opinião, aguarda a de quem sabe mais do que eu que ando nisto há pouco tempo.

pedromiguel

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: nitritos, nitratos e 2 peixes mortos   Sab 29 Dez 2012, 14:02Responder ao tópico

obrigado, foste bastante esclarecedora. e ja agr es do distrito onde nasci :p

José Elias

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: nitritos, nitratos e 2 peixes mortos   Sab 29 Dez 2012, 17:53Responder ao tópico

O problema e que as poucas bactérias que o filtro tinha morreram...

Se puderes, compra um filtro externo ou de cascata.

pedromiguel

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: nitritos, nitratos e 2 peixes mortos   Sab 29 Dez 2012, 18:11Responder ao tópico

de manha quando mudei a agua pus sera bionitrivec para ver se voltava a reactivar tudo, vale de alguma coisa?

Pedro Santos

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: nitritos, nitratos e 2 peixes mortos   Sab 29 Dez 2012, 19:48Responder ao tópico

Boas!

Para mim está explicado!

Não tendo nada que decomponha/consuma a amónia libertada pelo remexer do fundo, inevitavelmente vais ter picos de nitritos!

O Nitrivec ajuda, mas pontualmente, já que tens muito pouco onde elas se fixem!

Arranja umas plantas naturais que ajudam a consumir isso e de preferência coloca cerâmicas (boas não é das dos ""chineses"...) no filtro.

Abraço!

Francisco Ramalho

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Francisco Ramalho
Gostos : 407

MensagemAssunto: Re: nitritos, nitratos e 2 peixes mortos   Sab 29 Dez 2012, 20:20Responder ao tópico

Concordo, quase de certeza com a aspiração do fundo libertaste amónia acumulada no fundo, esse filtro é fraco e tem pouca capacidade de alojamento para a colónia de bacterias, tenta compensar com tpas diárias ou de dois em dois dias, 10 a 30%, até os valores estabilizarem, depois pensa num filtro melhor ou que ajude esse na filtragem biológica.

Falaram em lã de vidro, atenção que a lã utilizada no nossos filtros não é lã de vidro, nem de rocha, é apenas lã, parecida com o algodão.

-- Assinatura --
fjmr123
Francisco Ramalho

AdminístradorPeixeFauna

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: nitritos, nitratos e 2 peixes mortos   Sab 29 Dez 2012, 20:33Responder ao tópico

Francisco peço desculpa pelo termo lã de vidro, foi assim que me disseram que se chamava, mas pronto, eu queria dizer lã própria para os aquários.

Pedro Miguel. Nesse caso (se és de Viseu) és de boas origens, sem ofensa para os restantes membros. Penso que já tens as respostas ás tuas dúvidas. Fitragem biológica urgente. É essencial. E quando optares por um novo filtro, certifica-te que tem bastante espaço para a colocação de cerâmicas. Para já se puderes colocar algumas no filtro seria mais fácil. Há filtros que vêm equipados com uma caixinha que contém no interior carvão, como o carvão geralmente não é necessário, é mais apropriado no caso de doenças para retirar a medicação, se o teu tiver essa caixinha tenta colocar lá umas cerâmicas. Mas aposta num filtro externo logo que possível, é muito melhor.
Eu tenho um aquário com um filtro externo e outro aquário com 2 filtros, um cascata e um interno (ambos com siporax mini). Não tem nada a ver. O filtro externo é muito melhor.

nitritos, nitratos e 2 peixes mortos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Dúvidas e Perguntas-