Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

montar aquario Bettas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

Panicador

Recém chegado
Recém chegado

Nome Real : Ricardo
Gostos : 0

MensagemAssunto: montar aquario Bettas   Dom 23 Dez 2012, 21:55Responder ao tópico

olá a todos

como alguns de vocês ja poderão ter lido, tenho tido problemas com os bettas.

como há horas de sorte, hoje por acaso achei no sotão dos meus avós um aquario e 50litros cheio de parafusos, sacos de porcarias, etc.

neste não vou perdoar, penso lavar, limpar, equipar com o minimo e esperar mais ou menos um mes ate introduzir bettas para não haver stress nenhum com a agua.

o meu objectivo é mesmo apenas e só bettas, portanto em 50 litros posso ter quantas femas para um macho? será dificil de manter a coisa estavel?

(não penso em reprodução obviamente, para isso qualquer dia uso o cubo da vodafone que ainda devo ter por aqui por casa)

boas festas e obrigado

Última edição por Panicador em Dom 23 Dez 2012, 22:23, editado 1 vez(es) (Razão : 50 litros, não 100, sry)

Miguel Lamy

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Miguel Lamy
Gostos : 5

MensagemAssunto: Re: montar aquario Bettas   Seg 24 Dez 2012, 13:06Responder ao tópico

Não consegui perceber muito bem a tua "duvida".
Estas a perguntar quantas femeas consegues manter com um macho nesse aqua de 50L?
Se for isso não te aconselho.

Panicador

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: montar aquario Bettas   Seg 24 Dez 2012, 13:35Responder ao tópico

exactamente, é o que queria saber...

dá mau resultado?

tive 3 femeas com 1 macho no aquario comunitario de 80 litros...nunca andaram à cacetada.

Rui Bacelar Oliveira

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Gostos : 217

MensagemAssunto: Re: montar aquario Bettas   Seg 24 Dez 2012, 14:03Responder ao tópico

AS fêmeas estabelecem uma hierarquia entre elas, mas até essa ordem estar estabelecida é normal haver brigas.

nesse aquário já podes ter várias.

lucasgalvao

Membro
Membro

Nome Real : Lucas
Gostos : 1

MensagemAssunto: Re: montar aquario Bettas   Seg 24 Dez 2012, 15:05Responder ao tópico

Nessa litragem eu não colocaria mais que 8 fêmeas.

Queres mesmo colocar macho? A proporção de x fêmeas para y machos não é tão saudável assim para bettas. Os machos vão se matar. Por que não colocas só bettas fêmeas ( entre 6 e 8 ) e não coloca alguns guppys, corydoras, acistrus ou otocinclus ?? Vais ter um abiente mais saudável e harmonioso.

Os bettas são muito territoriais e agressivos. Mesmo entre as fêmas. Se colocar um macho, só vai aumentar a agressividade delas. E se colocar mais de um macho será uma carnificina, creio eu.

Mas vá em frente, meu palpite já dei Very Happy

Rui Bacelar Oliveira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: montar aquario Bettas   Seg 24 Dez 2012, 19:25Responder ao tópico

O que acontece é que passado algum tempo o macho perde o interesse nas femeas, concordo plenamente com o que o Lucas disse, eu seguia o seu conselho.

O macho fica meio pasmacento, perde um pouco a graça.

lucasgalvao

Membro
Membro

Nome Real : Lucas

MensagemAssunto: Re: montar aquario Bettas   Seg 24 Dez 2012, 19:58Responder ao tópico

A característica mais marcante dos bettas é a agressividade, penso que se é pra ter um betta macho submisso à outros peixes, murcho e sem coloração, é melhor nem ter.

Dá gosto acordar pela manhã e tirar o papel que coloco entre uma betteira e outra. Só faltam atravessar os vidros Razz

Panicador

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: montar aquario Bettas   Qua 26 Dez 2012, 00:26Responder ao tópico

nunca pensei em por mais de uma macho... vou pensar bem no assunto, ainda tenho muito tempo até a agua ciclar em condições.

neste momento estou inclinado para 4 ou 5 femeas...da quase 10 litros para cada peixe (sem contar com um macho. tenho medo de super povoar o aquario.

espero que tenham tido um grande dia de Natal.

cumps

Panicador

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: montar aquario Bettas   Ter 22 Jan 2013, 20:41Responder ao tópico

boas,

ainda em relação a este topico, os meus planos eram colocar as primeiras bettas a meio deste mes, mas a gua tornou-se turva, cor de chá, pelo que acobardei-me.

so tenho cascalho (areia por baixo), 2 ou 3 pedras vulcanicas apanhadas nas ilhas à alguns anos e algumas conchas (muito velhas e fervidas). não coloquei nenhum peixe desde que montei o aquario em dezembro.

e agora? recomeço?

o pH esta estavel perto dos 7.5
não tenho cloro digno de registo.

tudo o que está la dentro foi fervido previamente

Rui Bacelar Oliveira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: montar aquario Bettas   Ter 22 Jan 2013, 20:53Responder ao tópico

TEns que ver os outros parâmetros, o ph nao está muito mau, as conchas sobem te um pouco o ph, enquanto que folhas e troncos descem.

Agora, falta saber é de onde é que vem essa cor.

José Elias

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: montar aquario Bettas   Ter 22 Jan 2013, 20:59Responder ao tópico

Não tens Madeira dentro do Aqua?

O que tens dentro o filtro?

Panicador

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: montar aquario Bettas   Ter 22 Jan 2013, 21:03Responder ao tópico

José Elias escreveu:
Não tens Madeira dentro do Aqua?

O que tens dentro o filtro?

não tenho madeira nenhuma, o filtro é daqueles normais da elite, com a caixa de paletes normal.

não sei de onde vem a cor de chá... suspeito das rochas, mas não deviam fazer isso à agua.

penso em adicionar um tronco, mas nessa altura será normal a tonalidade da agua escurecer... (faz mal aos peixes?nesse caso apenas)

Última edição por Panicador em Ter 22 Jan 2013, 21:06, editado 1 vez(es) (Razão : falta de info)

José Elias

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: montar aquario Bettas   Ter 22 Jan 2013, 21:22Responder ao tópico

Se a cor viesse dos troncos não faria mal nenhum...

Mas isso cheira-me a ferrugem, não disses-te que o Aqua tinha parafusos lá dentro...

Bastava um pouco de ferrugem agarrada a um borda do Aqua...

Eu não arriscava, despejava o Aqua e lavava tudo novamente, de preferencia na banheira com o chuveiro no máximo para fazer pressão.

Panicador

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: montar aquario Bettas   Ter 22 Jan 2013, 21:44Responder ao tópico

pois se calhar é o melhor.

mais um mes também não é assim nada por ai alem.

ob

José Elias

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: montar aquario Bettas   Ter 22 Jan 2013, 21:54Responder ao tópico

A ferrugem e toxica para os peixes, mais vale não arriscar.

No0bster

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: montar aquario Bettas   Qua 23 Jan 2013, 11:58Responder ao tópico

olá sou novo por estas bandas.
estava a pesquisar sobre o assunto e encontrei este forum.

Quero montar um aquario de 50l com bettas imitando o habitat natural até certo ponto.

Gostava de ter a água com essa tal cor de chá, posso usar madeira seca (2 anos a secar na pratica) depois de fervida para colorir a agua ou faria mal aos animais?
já sei que para usar madeira tem de se esperar com ela de molho que saia a coloração da agua.

a minha ideia é, ter um aquario com agua turva com obstaculos para as femeas não se verem muito. de inicio sem macho.

neste momento tenho um aquario com agua de ph perto de 8 27ºC com Espadas e gupys sem baixas há meses(excepto um gupy que saltou para cima da parte não submersa do filtro) serve para bettas ou é alcalina demais?

Rui Bacelar Oliveira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: montar aquario Bettas   Qua 23 Jan 2013, 12:56Responder ao tópico

Bom dia amigo, sugiro que passes pela área das Apresentações e deixes lá a tua.

Quanto ao aquário de bettas, fico contente por quereres dar-lhes condições semelhantes ao seu habitat natural
Quanto ao tronco dá uma olha neste tópico: http://www.peixefauna.com/t1913-como-tratar-troncos-e-quais-se-podem-usar-num-aquario?highlight=troncos

está muito bom.

Quanto aos parâmetros ideais dos bettas basta procurar no google mas recomendo te este tópico, tem tudo o que precisas de saber.
http://www.peixefauna.com/t6374-betta-combatente-betta-splendens

recomendo te um pH entre 6,4 e 7 para os bettas, facilmente consegues com as folhas e troncos que fazem descer o ph.

quanto aos outros habitantes vê aqui:http://www.peixefauna.com/t3-espada-xiphophorus-helleri

Quanto á cor da água também sou um adepto da cor de chá, e olha que tem muitas vantagens.
Para dares essa cor podes usar Turfa no filtro, Folhas de Carvalho e muitas mais, vê aqui:
http://www.peixefauna.com/t9058-tipos-de-folhas-que-podemos-colocar-nos-nossos-aquarios-de-invertebrados?highlight=folhas
podes também usar folhas de laranjeira.
Tem cuidado com as folhas que apanhares da natureza, convém que sejam apanhadas numa zona sem poluição, além disso dá lhes uma escaldadela com agua a fercer, só para te certificares que estão ok.

Tens muitas soluções naturais e sem custos para dares essa cor à água.

Qualquer dúvida já sabes:

Panicador

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: montar aquario Bettas   Qua 23 Jan 2013, 19:27Responder ao tópico

os meus tb estão em ph alto, que ando a tentar baixar gradualmente, até agora não tive problemas excepto com os bettas.

mas olha os meus (desta vez) foram comprados na agriloja de Torres Novas perto da minha terra, portanto a agua será muito diferente dos que adquiri em tomar... nota-se no comportamento, estão muito mais alegres e activos que os outros...nos mesmo aquario nas mesmas condições.

com a minha pouca experiencia (mais erros que sucesso) aconselharia a comprar peixes (bem de saude) numa zona perto da tua. a não ser que uses agua engarrafada.

há uma coisa que tmbém ainda não percebi, temos de esperar que o tronco perca a tinta? ela é prejudicial para os peixes?

José Elias

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: montar aquario Bettas   Qua 23 Jan 2013, 20:02Responder ao tópico

A tainha, ou seja o que e libertado pelo tronco e torna a agua amarela não e prejudicial para os peixes, muitos deles até gostam....

Panicador

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: montar aquario Bettas   Sex 25 Jan 2013, 11:38Responder ao tópico

olá de novo,

descobri a possível origem da cor de chá:

terra de vasos mandada para dentro do aquário. viva a miudagem! lol

como a terra de jardim tem pedaços de madeira, é quase de certeza que a cor vem de lá.

a ser essa a razão, pelo que vocês disseram, não deve ser prejudicial, e já tenho o efeito que queria sem usar um tronco.

ainda não tive tempo de desmontar o aquário, so retirei a agua... vou experimentar por um peixe de agua fria para ver se o bicho se aguenta.

tenho pena de mandar fora, substrato, e cascalho que fervido... que já têm obrigação de ter colónias de bactérias formadas.

depois dou noticias.

abraço

Rui Bacelar Oliveira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: montar aquario Bettas   Sex 25 Jan 2013, 11:52Responder ao tópico

Terra de vasos?

há quem use algo desse género como susbstrato fértil, o húmus de minhoca, se bem que não é a mesma coisa.

Escolhe um areão que gostes, bonito, pessoalmente gosto do xisto moído, barato e eficaz.

Panicador

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: montar aquario Bettas   Sex 25 Jan 2013, 12:06Responder ao tópico

sim, não tenho muitas duvida, ontem despejei a água para começar tudo de novo e lá estava um montinho.

como o aquário está no sótão, a única fonte de terra disponível para uma brincadeira dessas é mesmo a dos vasos das flores. A agua não cheirava a ferrugem nem nada metálico, portanto ou era das pedras vulcânicas ou de uma coisa que não teria sido eu a colocar.

eu tenho areão de rio bem fervido por cima do substrato... com algumas conchas espalhadas a dar um ar piroso à coisa, que provavelmente retirarei assim que decidir que plantas usar.

Rui Bacelar Oliveira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: montar aquario Bettas   Sex 25 Jan 2013, 14:07Responder ao tópico

Lol lol!

Força nisso Wink

Panicador

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: montar aquario Bettas   Sab 26 Jan 2013, 21:49Responder ao tópico

ainda bem que não cheguei a mandar nada fora... a agua continuava dentro de um jerrican (é assim que se escreve?) para regar. na altura coloquei dentro do aquario um peixe de agua fria para ciclar melhor a agua, e ele continua vivo dentro de um jarro na cozinha.
ontem voltei a colocar o peixe no aquario, hoje de manha estava optimo e comilão.

hoje passei por uns desgraçados de uns bettas dentro copos em santarem. resolvi trazer 3 (2 femeas e um macho). uma das femeas estava em mau estado, muito quieta.

estão todos no aquario, muito mais activos a explorar o espaço todo.
nada importados com a cor da agua, e comiloes.

ponto de situação:
agua do pingo doce ciclada durante mais de mes e meio.
agua da nascente de ulme (ph 6.5) adicionada hoje para aumentar o volume de agua
terra de um pinhal (que a minha mulher usa nos vasos)
areao de rio fervido em dezembro
tronco fervido com sal, seco no forno, fervido de novo e lavado com agua corrente.

terça vou medir o ph

Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna

Gostos : 501

MensagemAssunto: Re: montar aquario Bettas   Dom 27 Jan 2013, 00:10Responder ao tópico

Coloca mas é umas fotos! Razz

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: montar aquario Bettas   Responder ao tópico

montar aquario Bettas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Anabantideos :: Bettas-