Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Telhas partidas=Cerâmica??????

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Alexandre A. Lopes

Membro
Membro

Gostos : 3

MensagemAssunto: Telhas partidas=Cerâmica??????   Sex 21 Dez 2012, 21:56Responder ao tópico

Boas Amigos, após alguma investigação li num fórum que podemos usar cacos de telhas em substituição das cerâmicas comerciais.
Pretendia que alguém opinasse e ou esclarecesse.
Grato desde ja pela disponibilidade

Obs: Caso seja verdade é uma opção bem int€r€ssant€€€€€ não acham?No meu caso poupava já 10€ eheheh

Abraço

cable-man

PatrocinadorPeixeFauna

Nome Real : Adalberto Pereira
Gostos : 40

MensagemAssunto: Re: Telhas partidas=Cerâmica??????   Sex 21 Dez 2012, 22:50Responder ao tópico

As telhas de ebarro podems ser usadas em substituiçao das materias nitrificantes, tal como a leca de construçao, a areia, o coral, a rocha vulcanica e muito mais.

Alexandre A. Lopes

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Telhas partidas=Cerâmica??????   Sex 21 Dez 2012, 22:58Responder ao tópico

ok, mas eu refiro-me a usá-las mesmo no filtro, no meu caso seria na Sump.E como seria o melhor modo de as preparar?Basta parti-las em cacos e por dentro das saquetas de rede?
è que se assim for, eu penso optar por esse sistema, porque tenho telhas com fartura lol!
Abraço

cable-man

PatrocinadorPeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Telhas partidas=Cerâmica??????   Sex 21 Dez 2012, 23:03Responder ao tópico

saquetas?

Alexandre A. Lopes

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Telhas partidas=Cerâmica??????   Sex 21 Dez 2012, 23:10Responder ao tópico

sacos ou lá o que é que se usa para pôr as matérias filtrantes, acho que são de rede.Não conheço porque é o meu 1o aquario.

cable-man

PatrocinadorPeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Telhas partidas=Cerâmica??????   Sex 21 Dez 2012, 23:13Responder ao tópico

eu para por aas filtrantes uso espaço.
Espaço no filtro ou espaço na sump.

Alexandre A. Lopes

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Telhas partidas=Cerâmica??????   Sex 21 Dez 2012, 23:17Responder ao tópico

ok cable-man percebi, eu tenho espaço proprio para as ceramicas no sump.então é so despejar lá dentro e siga? E que acha dessa situação para substituir as ceramicas?
Concorda?

lucasgalvao

Membro
Membro

Nome Real : Lucas
Gostos : 1

MensagemAssunto: Re: Telhas partidas=Cerâmica??????   Sex 21 Dez 2012, 23:34Responder ao tópico

Se eu colocar um caco de telha dentro do aqua, ele servirá como material filtrante? O.o não há perigo de dar um pico de algum mal dentro do aqua?

Alexandre A. Lopes

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Telhas partidas=Cerâmica??????   Sex 21 Dez 2012, 23:45Responder ao tópico

lucasgalvão eu li num outro fórum que eu estava antes de vir para o PFauna que alguem usava telhas partidas como mídia filtrante, mas quis confirmar aqui com nossos amigos.Partindo desse principio do que o cable-man disse e do que li no outro lado, acho que sim que se pode usar.Certo é que as telhas, depois de partidas são bem porosas e dentro do aqua podem proporcionar optimos esconderijos, pra quem não se importar com o sentido estetico

cable-man

PatrocinadorPeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Telhas partidas=Cerâmica??????   Sab 22 Dez 2012, 00:55Responder ao tópico

A telha inteira nao fiunciona igual, porque os poros sao muito fininhos e no interior nao vai haver circulaçao de agua.

ao estarem partidas, tem melhor oxigenaçao das zonas que de outra forma seriam zonas interiores.

Rui Bacelar Oliveira

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Gostos : 217

MensagemAssunto: Re: Telhas partidas=Cerâmica??????   Sab 22 Dez 2012, 01:27Responder ao tópico

Boa noite meus amigos, vamos lá ver o porquê da Telha x)

Como sabem ela é feita de barro, um material muito poroso por natureza.
As cerâmicas comerciais quanto mais porosas são mais caras são, as mais caras regra geral tem maior eficácia porque albergam muito mais bacterias nitrificantes.

Se queres optar pelas telhas sugiro que as partas bastante, aí 3 a 5 mm, cacos mesmo pequenos, e acho que as deves colocar dentro de uma rede plástica para quando quiseres limpar a sump, basta pegar no saco com as matérias, caso contrário terás dificuldades em tirar aquilo tudo.

Uma telha dentro do aquário não faz nada, as bactérias necessitam de oxigénio, de água corrente, por isso convém maximizar a sua área de superfície, partir em bocados pequenos, e tem que haver circulação de água, caso contrário é totalmente ineficaz.

Normalmente não aconselharia o seu uso, mas visto que são para uma sump e aí o volume de filtragem é grande pode ser que resulte.

Espero ter esclarecido algumas dúvidas.

ALVELOS RAMIRO

Membro
Membro

Nome Real : Ramiro
Gostos : 61

MensagemAssunto: Re: Telhas partidas=Cerâmica??????   Sab 22 Dez 2012, 09:40Responder ao tópico

Viva,como disse o Cable-man a rocha vulcânica é a mais usada nesses casos,basta ir a uma jardinaria e comprar um saco de Pozolana tem vários tamanhos e é muito mais baratos que as cerâmicas da JBL ou da SERA.

Alexandre A. Lopes

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Telhas partidas=Cerâmica??????   Sab 22 Dez 2012, 14:48Responder ao tópico

Ora boas, comprei estas pedras vulcânicas hoje, na Leroy Merlin, passe a publicidade, que acham para substituir as ceramicas?

Preço.................1.95€ Saco de 4Kg

Fica uma foto:

Abraço

Vera Santos

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Telhas partidas=Cerâmica??????   Sab 22 Dez 2012, 17:08Responder ao tópico

São porreiras e sai-te muito mais barato sem dúvida!

soulless

Membro
Membro

Nome Real : Tiago Martins
Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: Telhas partidas=Cerâmica??????   Sab 22 Dez 2012, 17:41Responder ao tópico

Eu por acaso no meu filtro uso leca....

cable-man

PatrocinadorPeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Telhas partidas=Cerâmica??????   Sab 22 Dez 2012, 18:10Responder ao tópico

a leca é um caso discutivel...
Efectivamente existe uma leca especifica para funçao de filtragem, que é exactamente igual a normal, mas partida ao meio.

Isto proque?
A LEca é argila expandida, logo no sei interior existem milhoes de buraquinhos maais pequenos e maiores que permitem a fixaçaao de bacterias nas suas paredes.
NO ENTANTO, a porra da leca quando esta inteira, tem poucos poros para o exterior.

ou seja, embora o seu interior seja excelente para a fixaçao de bacterias, a agua tem alguma dificuldade em la chegar.

utilizar leca partida ao meio, creio ser das melhores materias filtrantes que existam.
Leve, barata, muitas cavidades, excelente capacidade de alojamento de bacterias e excelente circulaçao de agua.

Vera Santos

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Telhas partidas=Cerâmica??????   Sab 22 Dez 2012, 18:46Responder ao tópico

Pora acaso não sabia desta da leca, para mim é novidade, sempre a aprender! Wink

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Telhas partidas=Cerâmica??????   Responder ao tópico

Telhas partidas=Cerâmica??????

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Soluções Caseiras ::   DIY-