Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Cuba a desaparecer

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Nuno Jesus

Moderador EspecificoPeixeFauna

Nome Real : Nick - NGOD
Gostos : 49

MensagemAssunto: Cuba a desaparecer   Qui 20 Dez 2012, 23:16Responder ao tópico

Boas um mistério no meu aquário comprei Cuba plantei e agora dos quatros vasos sobra um desapareceu algum dos meus moradores anda a dar conta da Cuba ..... Alguém já teve experiência semelhante qual dos moradores sera?

Tenho escalares, mollys, ramirezi, neons e corydoras, alguma ideia?

Abraços

Rui Bacelar Oliveira

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Gostos : 217

MensagemAssunto: Re: Cuba a desaparecer   Qui 20 Dez 2012, 23:42Responder ao tópico

A cuba é uma planta muito frágil, apenas me ocorre que sejam as corydoras nas suas actividades normais, remexer o fundo, que a desfaçam ou levantem.

mas não encontras folhinhas da planta espalhadas pela água?

José Elias

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: Cuba a desaparecer   Qui 20 Dez 2012, 23:47Responder ao tópico

Cá para mim alguém fez uma salada....

O problema da Cuba e que até ganhar raízes e muito frágil...

Francisco Ramalho

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Francisco Ramalho
Gostos : 407

MensagemAssunto: Re: Cuba a desaparecer   Sex 21 Dez 2012, 00:46Responder ao tópico

Escalares gostam muito de verdura, aposto 90% neles e 10% molys, ora diz qual o resultado.

-- Assinatura --
fjmr123
Francisco Ramalho

AdminístradorPeixeFauna

Nuno Jesus

MensagemAssunto: Re: Cuba a desaparecer   Sex 21 Dez 2012, 10:16Responder ao tópico

Rui Bacelar Olivera escreveu:
A cuba é uma planta muito frágil, apenas me ocorre que sejam as corydoras nas suas actividades normais, remexer o fundo, que a desfaçam ou levantem.

mas não encontras folhinhas da planta espalhadas pela água?

Boas nao Rui, desaparece completamente.....

Nuno Jesus

MensagemAssunto: Re: Cuba a desaparecer   Sex 21 Dez 2012, 10:18Responder ao tópico

Francisco Ramalho escreveu:
Escalares gostam muito de verdura, aposto 90% neles e 10% molys, ora diz qual o resultado.

Boas Francisco acho que tens razao hoje demanha vi um dos escalares de volta dela.....Será que tenho um escalare vegetariano????

Hugo Saldanha

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 286

MensagemAssunto: Re: Cuba a desaparecer   Sex 21 Dez 2012, 10:21Responder ao tópico

Boas,

A cuba é das plantas mais sensíveis que conheço. Se não for convenientemente plantada, se não lhe deres tempo para criar raízes e para se fixar no seu novo ambiente, se existir alguma variação dos parâmetros (temperatura ou pH, por exemplo), ela pura e simplesmente pode desfazer-se de um dia para outro.
E como tens as corydoras sempre a remexer no fundo, é perfeitamente normal que nem dês por isso.

Qual o setup do aquário em que plantaste a cuba?

Abraço

Nuno Jesus

MensagemAssunto: Re: Cuba a desaparecer   Sex 21 Dez 2012, 10:31Responder ao tópico

Hugo Saldanha escreveu:
Boas,

A cuba é das plantas mais sensíveis que conheço. Se não for convenientemente plantada, se não lhe deres tempo para criar raízes e para se fixar no seu novo ambiente, se existir alguma variação dos parâmetros (temperatura ou pH, por exemplo), ela pura e simplesmente pode desfazer-se de um dia para outro.
E como tens as corydoras sempre a remexer no fundo, é perfeitamente normal que nem dês por isso.

Qual o setup do aquário em que plantaste a cuba?

Abraço

Boas Hugo o setup:

aqua jebo r208 80x40x55
Filtro JBL E1501 Greenline
Termo Eheim Jagger 300W
Co2 TMC kit botija 800GR
JBL AQUABASIC
JBL MANADO
Basalto moido

Hoje como disse ao Francisco vi nitidamente um dos meus escalares a fazer uma saladinha dela Smile

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: Cuba a desaparecer   Sex 21 Dez 2012, 10:33Responder ao tópico

Hmm, interessante…
Que comidas costumas dar? Dás algum “suplemento” rico em “vegetais”, tipo pastilhas verdes, ou flocos com spirulina?

Qual a iluminação? E o fotoperíodo?

Abraço

Nuno Jesus

MensagemAssunto: Re: Cuba a desaparecer   Sex 21 Dez 2012, 10:38Responder ao tópico

Hugo Saldanha escreveu:
Hmm, interessante…
Que comidas costumas dar? Dás algum “suplemento” rico em “vegetais”, tipo pastilhas verdes, ou flocos com spirulina?

Qual a iluminação? E o fotoperíodo?

Abraço

Boas costumo dar as pastilhas verdes, flocos da JBL, granulado da JBL especial para os escalares e ramirezi, e artemia congelada, vou veriando conforme os dias mas pastilhas dou todos os dias.

Iluminação é a de origem 3 lampadas de 20W 10000K, das 14h00 às 23h00, co2 das 13h00 às 22H00.

Esta cuba foi plantada à dois dias.

Abraço,

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: Cuba a desaparecer   Sex 21 Dez 2012, 10:48Responder ao tópico

Boas,

Acho que não tens de te preocupar com a fauna. Embora tenhas visto o escalar dar umas “trincas” na cuba, não quer dizer que tenha sido a fauna a responsável. Pode ter sido somente curiosidade por algo novo no aquário.

Se a plantaste à 2 dias é mesmo muito normal que ela se “evapore”. Todas as plantas passam por um processo de adaptação aos novos meios. Umas são mais resistentes do que outras. E cuba, já por si, é uma planta mesmo muito frágil em relação a variações, tal como te disse. A cuba nem sequer teve tempo de criar raízes.
Outra coisa, se a planta vinha de “origem” no estado emerso, ainda pior… A habituação ao estado imerso é muito mais difícil…

Mas por exemplo, as cryptocorines, mesmo sendo consideradas plantas resistentes, têm uma particularidade quando existem mudanças repentinas no seu meio: desfazem-se por completo. Até pode ser somente uma mudança na zona do aquário, é o suficiente.

Abraço

Nuno Jesus

MensagemAssunto: Re: Cuba a desaparecer   Sex 21 Dez 2012, 10:51Responder ao tópico

Hugo Saldanha escreveu:
Boas,

Acho que não tens de te preocupar com a fauna. Embora tenhas visto o escalar dar umas “trincas” na cuba, não quer dizer que tenha sido a fauna a responsável. Pode ter sido somente curiosidade por algo novo no aquário.

Se a plantaste à 2 dias é mesmo muito normal que ela se “evapore”. Todas as plantas passam por um processo de adaptação aos novos meios. Umas são mais resistentes do que outras. E cuba, já por si, é uma planta mesmo muito frágil em relação a variações, tal como te disse. A cuba nem sequer teve tempo de criar raízes.
Outra coisa, se a planta vinha de “origem” no estado emerso, ainda pior… A habituação ao estado imerso é muito mais difícil…

Mas por exemplo, as cryptocorines, mesmo sendo consideradas plantas resistentes, têm uma particularidade quando existem mudanças repentinas no seu meio: desfazem-se por completo. Até pode ser somente uma mudança na zona do aquário, é o suficiente.

Abraço

Ok Hugo obrigado pela ajuda vou andar em cima para ver se a unica que sobrou tambem desaparece.

Obrigado,

Nuno Jesus

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: Cuba a desaparecer   Sex 21 Dez 2012, 11:29Responder ao tópico

Boas,

Estamos cá para isso Wink
Outro exemplo, eu, uma vez, plantei glosso, que na teoria seria mais “simples” do que a cuba. Mas plantei-a mal, resultado: apodreceu toda, praticamente de um dia para outro. E com isto matou-me uma colónia de yellows.

Abraço

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Cuba a desaparecer   Responder ao tópico

Cuba a desaparecer

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Dúvidas e Perguntas-