Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Construção de Aquário do 0-Meu primeiro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte
AutorMensagem

David Rosario

Membro
Membro

Nome Real : David
Gostos : 30

MensagemAssunto: Re: Construção de Aquário do 0-Meu primeiro   Sex 14 Dez 2012, 00:38Responder ao tópico

Boas,
Eu sei que estamos todos ansiosos para mais desenvolvimentos e passar á parte "interessante",mas acho que deviamos deixar este tópico sò para o DIY.
Entretanto o Alexandre jà podia abrir um tòpico na iniciação á aquariofilia para essas questões

Sò para não haver mistura de informação e não haver necessidade de dividir o tòpico.

CRISTIAN

Moderador EspecificoPeixeFauna

Nome Real : Cristian Rat
Gostos : 128

MensagemAssunto: Re: Construção de Aquário do 0-Meu primeiro   Sex 14 Dez 2012, 00:40Responder ao tópico

tens toda a razão mas fomos levado pelo entusiasmo Razz

-- Assinatura --
ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Iniciação à aquariófilia / Plantados

Alexandre A. Lopes

Membro
Membro

Gostos : 3

MensagemAssunto: Re: Construção de Aquário do 0-Meu primeiro   Sex 14 Dez 2012, 00:43Responder ao tópico

David tens razão, eu pretendia que este tópico fosse tipo um manual de orientação para quem viesse a precisar e até uma recordação.
Pessoal vou abrir um tópico do outro lado, agora não se vão embora lol! gosto de vos ver aqui a conversar comigo eheh

Alexandre A. Lopes

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Construção de Aquário do 0-Meu primeiro   Sex 14 Dez 2012, 14:31Responder ao tópico

Boas a todos, David, fiquei a pensar na conversa de ontem a propósito dos travamentos e como cautela e caldos de galinha nunca são demais lol! saquei as tabuas do fundo e reforçei com barras de ferro.Arranjei 2 cantoneiras, cortei de modo a ficar uma barra e siga..
Ficou muito mais resistente ( com o fundo madeira abanava um cadito kk) sem dúvida, eis o resultado :

Pormenor do interior, em branco pois vou pôr luz por dentro, para as limpezas:

CRISTIAN

MensagemAssunto: Re: Construção de Aquário do 0-Meu primeiro   Sex 14 Dez 2012, 14:37Responder ao tópico

já estou mais aliviado já pensei que largou o projecto porque já são quase 3 de tarde e não havia novidade Razz Razz Razz mas agora a serio e bem feita o reforço e melhor prevenir do que remediar.

-- Assinatura --

Alexandre A. Lopes

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Construção de Aquário do 0-Meu primeiro   Sex 14 Dez 2012, 14:39Responder ao tópico

Rui Bacelar ontem não agradeci o comentário pá, peço desculpa.Obrigado Very Happy
Abraço

Alexandre A. Lopes

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Construção de Aquário do 0-Meu primeiro   Sex 14 Dez 2012, 14:40Responder ao tópico

Cristimoni looool já agora devo dizer que o aqua não verte água :cheers:

CRISTIAN

MensagemAssunto: Re: Construção de Aquário do 0-Meu primeiro   Sex 14 Dez 2012, 15:00Responder ao tópico

claro que não verte!!!isto esta a correr como planeado não? Wink já agora depois a parte traseira de móvel vai levar alguma coisa ou fica aberta?eu não percebo nada do sumps mas aquilo não gera condensação?a minha sugestão era tapar aquelas juntas entre os barrotes e tábuas e depois dar mais uma camada bem dada de esmalte para proteger mais a madeira.espero que não leva a mal a minha sugestão

-- Assinatura --

Alexandre A. Lopes

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Construção de Aquário do 0-Meu primeiro   Sex 14 Dez 2012, 15:12Responder ao tópico

cristimoni claro que não levo a mal que é isso? kkkk
pelo que tenho visto, quem usa sump deixa sempre alguma abertura para respiração mesmo para evitar condensação, portanto eu optei por deixar tudo aberto, é menos esse trabalho de abrir furos para respiração.Quantos aos espaços entre tábuas, eu até gosto de ver assim, tá mais rústico, mas vou apreciar melhor, só que isso implica algum trabalho a mais, porque a tampa vai ser no mesmo estilo mas com tábuas e não sei se me apetece esse trabalho kkkkkkkkk mas ficará muito melhor se o fizer, é verdade.Bem visto

CRISTIAN

MensagemAssunto: Re: Construção de Aquário do 0-Meu primeiro   Sex 14 Dez 2012, 15:16Responder ao tópico

o exterior esta bom assim eu só falei de parte interior que já esta pintado de branco.mas a frente leva uma porta não?

-- Assinatura --

Alexandre A. Lopes

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Construção de Aquário do 0-Meu primeiro   Sex 14 Dez 2012, 15:19Responder ao tópico

sim leva 2 portas, ah ok percebi , mas isso resolve-se bem com silicone branco na junta e é só passar o dedo pra acertar.Boa dica kkk

CRISTIAN

MensagemAssunto: Re: Construção de Aquário do 0-Meu primeiro   Sex 14 Dez 2012, 15:57Responder ao tópico

mas o silicone com a passagem de tempo por causa de humidade não vai ficar preto?mas mesmo assim acho que vale a pena tentar.e mais rápido de que pintar outra-vez tudo porque leva meses ate ficar preto Wink

-- Assinatura --

Júlio Maia

Membro Ouro
Membro Ouro

Nome Real : Júlio Maia SHARKman
Gostos : 35

MensagemAssunto: Re: Construção de Aquário do 0-Meu primeiro   Sex 14 Dez 2012, 16:31Responder ao tópico

nao costuma ficar preto...

-- Assinatura --
Aquele Abraço
Júlio Maia SHARKman

www.nadaveiro.pt

Administrador do Núcleo Aquariofilia Distrito Aveiro

Alexandre A. Lopes

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Construção de Aquário do 0-Meu primeiro   Sex 14 Dez 2012, 21:29Responder ao tópico

Ora boas, trago mais umas fotos pra animar a malta lol!
Começei a fazer a tampa do aqua, amanha ja deve ficar pronta.
Material usado, cola branca, tábuas, lixa redonda (rebarbadora) parafusos e umas peças de madeira que ficam dentro a fazer o encaixe(não sei o nome), as tábuas estavam uma lástima mas lá se conseguiu recuperar:
Pormenor da tábua antes e depois:

Aqui falta uma parte da tampa mas já era de noite...

Mais uma....

Alexandre A. Lopes

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Construção de Aquário do 0-Meu primeiro   Sex 14 Dez 2012, 21:35Responder ao tópico

Já agora porque temos que ser justos, para fazer a tampa do aquario baseei-me aqui neste link, pois eu pensava fazer este tipo de movel, mas teria que comprar a madeira e depois mudei de ideias, mas mantive este design da tampa, pelo que agradeço aqui publicamente ao autor deste belo projecto:

http://www.aquaonline.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=121%3Am-para-aquo-passo-a-passo&catid=17%3Afaca-voce-mesmo-fvm&Itemid=45

Abraço

P.S.-Mas tinha que ser feito por um Alexandre .... lol!

Vera Santos

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Construção de Aquário do 0-Meu primeiro   Sab 15 Dez 2012, 00:21Responder ao tópico

Bom tópico esse que descobriste! Wink

Alexandre A. Lopes

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Construção de Aquário do 0-Meu primeiro   Sab 15 Dez 2012, 00:47Responder ao tópico

Vera kkkk olá, nem imaginas o que já corri na net desde que decidi fazer o aquario lol!
e agora vim das soluções caseiras para fazer fertilizantes e estou com a cabeça á roda kkkk

CRISTIAN

MensagemAssunto: Re: Construção de Aquário do 0-Meu primeiro   Sab 15 Dez 2012, 00:58Responder ao tópico

ola Alexandre.gosto de tampa e bem grande da para meter muitas lâmpadas Smile em relação ao fertilizantes depois de sistema de filtragem estiver pronta depois de substrato fértil e inerte tiver colocado depois de algumas decorações colocadas e depois de as primeiras plantas estar no agua e no decorrer do ciclo tens muuuito tempo de procurar fertilizantes Razz

-- Assinatura --

Alexandre A. Lopes

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Construção de Aquário do 0-Meu primeiro   Sab 15 Dez 2012, 01:03Responder ao tópico

cristimoni ja estava a estranhar não apareceres kkkkk
ja que estas aí tenho 1 duvida, o aqua esta em teste agua, e reparei hoje que esta cheio de condensação no exterior do vidro.É normal?
E esta tampa não será pesada para o aqua?É que vai ficar assente no topo dele

Última edição por Alexandre A. Lopes em Sab 15 Dez 2012, 01:06, editado 1 vez(es)

CRISTIAN

MensagemAssunto: Re: Construção de Aquário do 0-Meu primeiro   Sab 15 Dez 2012, 01:04Responder ao tópico

esta numa divisão mais fria?

-- Assinatura --

Alexandre A. Lopes

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Construção de Aquário do 0-Meu primeiro   Sab 15 Dez 2012, 01:08Responder ao tópico

Não muito mais fria, mas hoje tem chovido, pode ser por isso não?
Mas se ficar assim depois de montado fica feio Sad

CRISTIAN

MensagemAssunto: Re: Construção de Aquário do 0-Meu primeiro   Sab 15 Dez 2012, 01:17Responder ao tópico

não vai ficar assim porque vai levar um termostato e a temperatura de agua penso eu que vai rondar a volta dos 26 graus,o do vidro também e então vai estar bem seco.em relação a tampa só umas sugestões :scratch: primeiro antes de começar a colocar a parte eléctrica eu forrava a caixa toda por dentro com algum material reflectira a luz(ex:aquelas fita colas tipo alumínio),segundo eu deixava uns buracos para a ventilação,a minha tampa veio com o aquário e tem 2 furos bem grandes na parte traseira e mesmo assim há uma diferença de 1-2 graus na temperatura de agua de dia para a noite e tenho fluorescentes que não aquecem tanto.

-- Assinatura --

David Rosario

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Construção de Aquário do 0-Meu primeiro   Sab 15 Dez 2012, 01:19Responder ao tópico

Boas,
Hehe! Ficas com a sensação que está com fugas por todo lado não é?
Isso è normal mas depois de montado,passa!
Quando passas a mão não ficas com a mão molhada,mas sim com uma sensação de humidade,è isso não è?

Alexandre A. Lopes

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Construção de Aquário do 0-Meu primeiro   Sab 15 Dez 2012, 01:27Responder ao tópico

cristian quando fiz a tampa era pra ter deixado aberto atras como fiz no móvel mas esqueci-me Embarassed o interior tinha pensado pintar com esmalte branco(??)

David é que fico com a mão mesmo molhada, mas não é fugas, não estou preocupado com isso, porque é no vidro todo, tipo como os vidros de casa ficam(ficavam) quando não havia vidros duplos

Última edição por Alexandre A. Lopes em Dom 16 Dez 2012, 01:18, editado 1 vez(es)

David Rosario

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Construção de Aquário do 0-Meu primeiro   Sab 15 Dez 2012, 01:31Responder ao tópico

Provavelmente por a temperatura estar tão baixa è que deixa a mão molhada,mas não te preocupes com isso.

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Construção de Aquário do 0-Meu primeiro   Responder ao tópico

Construção de Aquário do 0-Meu primeiro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 3 de 6Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Soluções Caseiras ::   DIY-