Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Construção de Aquário do 0-Meu primeiro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte
AutorMensagem

Alexandre A. Lopes

Membro
Membro

Gostos : 3

MensagemAssunto: Construção de Aquário do 0-Meu primeiro   Ter 11 Dez 2012, 22:38Responder ao tópico

Boa noite a todos, venho postar a minha primeira experiência no Aquariofilismo. De início pesquisei preços de todo o material que necessitaria, e das duas uma, ou esquecia o assunto ou atrevia-me a tentar fazer tudo.Optei pela segunda opção (desistir, nunca).Como tal, este tópico vai servir para expôr as minhas dúvidas, e espero conseguir algum "feedback" dos amigos, se algum moderador entender que devo estar na secção DiY por favor mude-me, eu pensei abrir tópico lá mas como vou precisar de ajuda também para o plantado achei melhor aqui.
Ora bem, objectivo : Aquário Plantado, medidas 90x45x45, filtro apoio sump.Vidro para o sump, tirei de uma janela que tinha aqui parada com vidro 3mm, dessa janela aproveitei o aluminio e fiz as cantoneiras de reforço para o Aqua e o sump. O aqua tem vidro fundo 8mm e laterais 6mm.Isto permitiu-me usar vidro com expessura inferior pois fica bem reforçado, estas decisões foram tomadas após muita pesquisa de net.Vou postar algumas fotos do trabalho ja efectuado, neste momento o sump esta em teste de agua, e o aqua vai secar mas um ou dois dias, enquanto faço o movel.

Última edição por Alexandre A. Lopes em Sab 15 Dez 2012, 23:12, editado 2 vez(es)

Alexandre A. Lopes

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Construção de Aquário do 0-Meu primeiro   Ter 11 Dez 2012, 22:45Responder ao tópico

Agora vou postar algumas fotos do trabalho do Sump, medidas 52x40x28

aqui com reforços aluminio no sump:

aqui com reforços alumínio no áqua:

CRISTIAN

Moderador EspecificoPeixeFauna

Nome Real : Cristian Rat
Gostos : 128

MensagemAssunto: Re: Construção de Aquário do 0-Meu primeiro   Ter 11 Dez 2012, 22:56Responder ao tópico

e um projecto interessante,vou ficar atento a evolução.parabéns e força com isto Wink

-- Assinatura --
ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Iniciação à aquariófilia / Plantados

Alexandre A. Lopes

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Construção de Aquário do 0-Meu primeiro   Ter 11 Dez 2012, 22:58Responder ao tópico

Terminei o aqua e o sump no sabado e andava aqui doido sobre como fazer o móvel sem gastar dinheiro, não sei se repararam, o projecto tem o nome de troika e é pra fazer com o que há à mão, se não der, adapta-se.Foi então que descobri aqui umas vigas daquelas de obra que se usam pra segurar a cofragem das placas de betão, isto deve ser bem forte pro aquario eheheh, siga.A foto seguinte é um móvel....está é em bruto

http://imageshack.us/a/img546/1553/aquatroika008.jpg

cortei com as medidas e parti daí, aqui ja se parece ter uma ideia de qualquer coisita...

O aquario tem um overflow com 20x12x40 saida e retorno, os furos ficaram com 35mm, aqui é estou com duvida se é suficiente para saida, mas ja está...
e pronto, amanha é continuar, espero incentivar alguem a fazer o seu aquario, nos tempos dificeis que correm é importante pensar que é possivel sem gastar muito.
Abraço agradeço uma opinião pois estou a fazer tudo na base da investigação que fiz.

Última edição por Alexandre A. Lopes em Qua 27 Fev 2013, 22:48, editado 1 vez(es)

David Rosario

Membro
Membro

Nome Real : David
Gostos : 30

MensagemAssunto: Re: Construção de Aquário do 0-Meu primeiro   Qua 12 Dez 2012, 00:05Responder ao tópico

Boas Alexandre,
Tens aí um projeto muito bem pensado.
Sò foi pena não teres deixado esse overflow do lado de fora ou então num dos cantos do aquário,para não perderes volume.
Os furos penso que 20mm eram suficientes,porque assim vais ter um fluxo demasiado grande de agua a cair na sump,mas isso resolve-se com um registro.
Para o vidro do fundo podes utilizar umas placas de polipropileno que existem no aki/leroy na zona dos acrilicos. Colas por dentro.

Este topico deveria estar na secção soluções caseiras,depois abres um topico nesta secção para o resto.(foi sò um reforço do que disseste no inicio).
Envia mp ao moderador.

Alvaro Coelho

Membro
Membro

Nome Real : Alvaro Coelho
Gostos : 27

MensagemAssunto: Re: Construção de Aquário do 0-Meu primeiro   Qua 12 Dez 2012, 00:20Responder ao tópico

tou a gostar do projeto troika,está a ficar interessante. parabens mesmo á tuga.

se estiveres alguma duvida ou algum conselho contacta o mosso moderador diY David Rosario poder ser que ajude.

David Rosario

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Construção de Aquário do 0-Meu primeiro   Qua 12 Dez 2012, 00:29Responder ao tópico

Boas Alvaro,
Jà não sou moderador,mas estou sempre disponivel para ajudar no que puder.

Alexandre A. Lopes

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Construção de Aquário do 0-Meu primeiro   Qua 12 Dez 2012, 00:32Responder ao tópico

Ok amigos agradeço a força.

David essa placa, a ideia é colar no interior do Aqua?No fundo?O Overflow eu deixei no eixo do aqua de modo que eu possa visualizar o aqua de modo equilibrado, esteja á esquerda ou direita do aquario, foi essa a ideia, tendo em conta que vai ser um plantado achei isso importante.Não gosto de ver fios e tubos e consigo uma visão limpa em 180*.Ainda vou a tempo de alterar, achas mesmo importante?

Alvaro ok fica registado.Eu sou novo no forum, posso mandar MP??

Alexandre A. Lopes

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Construção de Aquário do 0-Meu primeiro   Qua 12 Dez 2012, 00:36Responder ao tópico

David, entretanto percebi lol.Eu estava a entender fundo, de fundo lá em baixo e referiste-te ao fundo atras, certo?!
Grato

Alvaro Coelho

Membro
Membro

Nome Real : Alvaro Coelho
Gostos : 27

MensagemAssunto: Re: Construção de Aquário do 0-Meu primeiro   Qua 12 Dez 2012, 00:38Responder ao tópico

oi david nem tinha reparado que entretanto já tinhas postado neste topico.

Alexandre, o membro que te falava já respondeu ao teu topico é o David Rosario.

David Rosario

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Construção de Aquário do 0-Meu primeiro   Qua 12 Dez 2012, 00:48Responder ao tópico

Pois,devia ter dito vidro traseiro Very Happy
Não é importante,mas se ficasse por fora ficavas com mais espaço dentro do aqua.
Podes mandar mp para o João Pereira.

Alexandre,falta aí a côr amarela Wink

Alexandre A. Lopes

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Construção de Aquário do 0-Meu primeiro   Qua 12 Dez 2012, 00:55Responder ao tópico

David agora já me puseste a puxar pela moleirinha lol.Amarelo...???
Será o amarelo do primário para proteger o aluminio?? :scratch:

David Rosario

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Construção de Aquário do 0-Meu primeiro   Qua 12 Dez 2012, 00:59Responder ao tópico

Peço desculpa ,estava a falar com o Alvaro sobre a côr do meu nome. È que os moderadores têm o nome a amarelo,mas como deixei de o ser passou outra vez a verde. Razz

Francisco Ramalho

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Francisco Ramalho
Gostos : 407

MensagemAssunto: Re: Construção de Aquário do 0-Meu primeiro   Qua 12 Dez 2012, 01:07Responder ao tópico

Um projecto interessante, sim senhor bem descrito, dei um jeito nas imagens para aparecerem directas, basta ires ao bonequinho da imagem onde diz Imagem ao passares com o rato por cima e colocas o link e fica feito. Realmente o único senão foi essa sump interna, eu colocava-a de lado e mais pequena, para ocupar menos espaço e ficar estéticamente mais agradável, agora está feito colocaria um fundo preto e tentava que a sump também ficasse preta para não se ver no fundo.

Tópico movido para a area correcta.

-- Assinatura --
fjmr123
Francisco Ramalho

AdminístradorPeixeFauna

Alexandre A. Lopes

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Construção de Aquário do 0-Meu primeiro   Qua 12 Dez 2012, 01:26Responder ao tópico

Ok Francisco obrigado por posicionar o topico correctamente.
O meu problema com o Overflow foi pensar que no futuro poderia precisar de la mexer em baixo, sei lá, tipo trocar uma junta e foi o mínimo para caber uma mão com alguma chave.Eu vi imagens de Overflow`s em forma de bota mas se por qualquer motivo for necessário fazer uma reparação torna-se necessário vazar o àqua tirando tudo fora. affraid
Foi esse o raciocínio, mas fazer essa troca é facil, um vidro colado tapa os furos e um x-acto corta o silicone Cool vou estudar isso melhor

AiRMaX

Membro
Membro

Nome Real : Tiago Henriques
Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: Construção de Aquário do 0-Meu primeiro   Qua 12 Dez 2012, 02:04Responder ao tópico

Estou a acompanhar. Grande projecto. Smile

Alexandre A. Lopes

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Construção de Aquário do 0-Meu primeiro   Qua 12 Dez 2012, 02:22Responder ao tópico

Airmax obrigado amigo, qualquer ideia é só postar aí, afinal, o aqua vai ser um "cadinho" vosso tambem Very Happy
Abraço

Carlos Mota

Membro
Membro

Nome Real : Carlos Mota
Gostos : 31

MensagemAssunto: Re: Construção de Aquário do 0-Meu primeiro   Qua 12 Dez 2012, 11:04Responder ao tópico

Olá Alexandre,parabéns pelo projeto esta porreiro só não gosta do aro de aluminio em volta do aquario,mas gostos são gostos Very Happy não leves a mal.

Alexandre A. Lopes

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Construção de Aquário do 0-Meu primeiro   Qua 12 Dez 2012, 11:18Responder ao tópico

Boas Carlos, eu percebo, mas é o primeiro que tenho, e logo com este "arcaboiço" a minha mulher já me conseguiu por com receio e então reforçei. Também pelo facto de ter usado vidro inferior (6mm).Mas o móvel vai tapar as zonas do aluminio, com um pouco mais de trabalho.E assim consigo dormir mais descansado e não tenho a "voz" lol! da minha mulher sempre a "buzinar" com medo.
Abraço

Vera Santos

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Construção de Aquário do 0-Meu primeiro   Qua 12 Dez 2012, 14:49Responder ao tópico

Vai aqui uma grande obra, vou acompanhar!

Alexandre A. Lopes

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Construção de Aquário do 0-Meu primeiro   Qui 13 Dez 2012, 19:17Responder ao tópico

Obrigado Vera, espero que estejas a gostar.
Entretanto algumas novidades, acabei o móvel (faltam uns pormenores) deixo as fotos para partilhar com voçes, acho que ficou porreiro, porque começei sem uma ideia delineada.
Material utilizado:
-Vigas das obras;Pregos(encaixes);Cola branca;1 Disco cortar madeira(usado na rebarbadora);3 Lixas redondas(de rebarbadora);Bondex Mogno ( nem 1/2 litro usei em 1 demão);Esmalte branco(interior)
Começei por marcar alguns efeitos pois a madeira é grossa e convinha ficar bonito, ou ficaria tipo caixote.
http://imageshack.us/a/img534/2130/aquatroika011.jpg
Estes cortes cuidado...
http://imageshack.us/a/img801/1035/aquatroika012.jpg
http://imageshack.us/a/img24/1562/aquatroika013.jpg
http://imageshack.us/a/img40/9044/aquatroika014.jpg
Experimentei, gostei, siga....
http://imageshack.us/a/img62/1928/aquatroika015.jpg
as laterais cortei varias peças por igual e fixei-as assim...
http://imageshack.us/a/img405/828/aquatroika016.jpg
Pormenor do movel, antes de lixar...
http://imageshack.us/a/img825/4926/aquatroika017.jpg
Aqui ja pronto, não se ve mas o fundo é com fórmica branca, todo branco interior para se ver melhor a sump...
http://imageshack.us/a/img703/6411/aquatroika018.jpg

CRISTIAN

MensagemAssunto: Re: Construção de Aquário do 0-Meu primeiro   Qui 13 Dez 2012, 19:42Responder ao tópico

mas que móvel forte.quantas mil litros vai levar o aquário? Razz Razz Razz mas agora a serio e um grande móvel gosto imenso do teu projecto.tem o nome de troika mas por acaso tem um andamento bem acelerado,todos os dias novidades :cheers: .força com isto ate ao natal temos aquário? santa

-- Assinatura --

Alexandre A. Lopes

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Construção de Aquário do 0-Meu primeiro   Qui 13 Dez 2012, 19:50Responder ao tópico

Cristimoni obrigado amigo, eh pá, era o que havia á mão kkkk tinha pensado em comprar madeira mas nunca gastaria menos de 100€.Assim...custo zero, todos os materias usados eu tinha de resto de outras actividades.
Eu gostaria imenso de ter aqua até ao natal mas depende dos preços das materias filtrantes, e da bomba....e do termostáto... e do susbtrato é muita coisa junta e eu não tenho nada. Sad
Amanha vou tratar das portas, canalização ja tenho tudo.Preciso pensar na iluminária que acho que vai ser o meu stress, derivado a ser muito tecnico(lumens etc...).
O Aqua já seca a 6 dias achas que posso pôr em teste?Abraço

CRISTIAN

MensagemAssunto: Re: Construção de Aquário do 0-Meu primeiro   Qui 13 Dez 2012, 19:59Responder ao tópico

6 dias?eu acho que chega.o tempo normal de secagem total do silicone e 48h mas com o nível de humidade no ar que esta agora pode prolongar-se mas 6 dias já deve chegar.vá enchendo com calma depois vamos ver:P mas pelo sim pelo não,não ponhas ao pé de televisor ou computador amanha então esperamos mais novidades

-- Assinatura --

Alexandre A. Lopes

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Construção de Aquário do 0-Meu primeiro   Qui 13 Dez 2012, 20:06Responder ao tópico

ok mas encho metade hoje e o resto amanha? ou vou enchendo devagar mas de uma vez?

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Construção de Aquário do 0-Meu primeiro   Responder ao tópico

Construção de Aquário do 0-Meu primeiro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 6Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Soluções Caseiras ::   DIY-