| Construção de Aquário do 0-Meu primeiro | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
Alexandre A. Lopes
 Membro ativo

Localização : Silves-Algarve Mensagens : 231 Data de inscrição : 10/12/2012 Gostos : 3

| Assunto: Construção de Aquário do 0-Meu primeiro Ter 11 Dez 2012, 22:38 | |
| Boa noite a todos, venho postar a minha primeira experiência no Aquariofilismo. De início pesquisei preços de todo o material que necessitaria, e das duas uma, ou esquecia o assunto ou atrevia-me a tentar fazer tudo.Optei pela segunda opção (desistir, nunca).Como tal, este tópico vai servir para expôr as minhas dúvidas, e espero conseguir algum "feedback" dos amigos, se algum moderador entender que devo estar na secção DiY por favor mude-me, eu pensei abrir tópico lá mas como vou precisar de ajuda também para o plantado achei melhor aqui. Ora bem, objectivo : Aquário Plantado, medidas 90x45x45, filtro apoio sump.Vidro para o sump, tirei de uma janela que tinha aqui parada com vidro 3mm, dessa janela aproveitei o aluminio e fiz as cantoneiras de reforço para o Aqua e o sump. O aqua tem vidro fundo 8mm e laterais 6mm.Isto permitiu-me usar vidro com expessura inferior pois fica bem reforçado, estas decisões foram tomadas após muita pesquisa de net.Vou postar algumas fotos do trabalho ja efectuado, neste momento o sump esta em teste de agua, e o aqua vai secar mas um ou dois dias, enquanto faço o movel.

Última edição por Alexandre A. Lopes em Sab 15 Dez 2012, 23:12, editado 2 vez(es) |
|
 | |
Alexandre A. Lopes
 Membro ativo

Localização : Silves-Algarve Mensagens : 231 Data de inscrição : 10/12/2012 Gostos : 3

| |
 | |
CRISTIAN
 PeixeFauna

Nome Real : Cristian Rat Localização : Alter do Chao Mensagens : 3042 Data de inscrição : 26/09/2012 Gostos : 128

| |
 | |
Alexandre A. Lopes
 Membro ativo

| Assunto: Re: Construção de Aquário do 0-Meu primeiro Ter 11 Dez 2012, 22:58 | |
| Terminei o aqua e o sump no sabado e andava aqui doido sobre como fazer o móvel sem gastar dinheiro, não sei se repararam, o projecto tem o nome de troika e é pra fazer com o que há à mão, se não der, adapta-se.Foi então que descobri aqui umas vigas daquelas de obra que se usam pra segurar a cofragem das placas de betão, isto deve ser bem forte pro aquario eheheh, siga.A foto seguinte é um móvel....está é em bruto
https://redcdn.net/ihimg/a/img546/1553/aquatroika008.jpg
cortei com as medidas e parti daí, aqui ja se parece ter uma ideia de qualquer coisita...
 O aquario tem um overflow com 20x12x40 saida e retorno, os furos ficaram com 35mm, aqui é estou com duvida se é suficiente para saida, mas ja está... e pronto, amanha é continuar, espero incentivar alguem a fazer o seu aquario, nos tempos dificeis que correm é importante pensar que é possivel sem gastar muito. Abraço agradeço uma opinião pois estou a fazer tudo na base da investigação que fiz.
Última edição por Alexandre A. Lopes em Qua 27 Fev 2013, 22:48, editado 1 vez(es) |
|
 | |
David Rosario
 Membro ativo

Nome Real : David Localização : barreiro Mensagens : 589 Data de inscrição : 06/10/2009 Gostos : 30

| Assunto: Re: Construção de Aquário do 0-Meu primeiro Qua 12 Dez 2012, 00:05 | |
| Boas Alexandre, Tens aí um projeto muito bem pensado. Sò foi pena não teres deixado esse overflow do lado de fora ou então num dos cantos do aquário,para não perderes volume. Os furos penso que 20mm eram suficientes,porque assim vais ter um fluxo demasiado grande de agua a cair na sump,mas isso resolve-se com um registro. Para o vidro do fundo podes utilizar umas placas de polipropileno que existem no aki/leroy na zona dos acrilicos. Colas por dentro.
Este topico deveria estar na secção soluções caseiras,depois abres um topico nesta secção para o resto.(foi sò um reforço do que disseste no inicio). Envia mp ao moderador.
|
|
 | |
Alvaro Coelho
 Membro ativo

Nome Real : Alvaro Coelho Localização : barreiro Mensagens : 491 Data de inscrição : 12/03/2012 Gostos : 27

| |
 | |
David Rosario
 Membro ativo

Nome Real : David Localização : barreiro Mensagens : 589 Data de inscrição : 06/10/2009 Gostos : 30

| Assunto: Re: Construção de Aquário do 0-Meu primeiro Qua 12 Dez 2012, 00:29 | |
| Boas Alvaro, Jà não sou moderador,mas estou sempre disponivel para ajudar no que puder. |
|
 | |
Alexandre A. Lopes
 Membro ativo

| Assunto: Re: Construção de Aquário do 0-Meu primeiro Qua 12 Dez 2012, 00:32 | |
| Ok amigos agradeço a força.
David essa placa, a ideia é colar no interior do Aqua?No fundo?O Overflow eu deixei no eixo do aqua de modo que eu possa visualizar o aqua de modo equilibrado, esteja á esquerda ou direita do aquario, foi essa a ideia, tendo em conta que vai ser um plantado achei isso importante.Não gosto de ver fios e tubos e consigo uma visão limpa em 180*.Ainda vou a tempo de alterar, achas mesmo importante?
Alvaro ok fica registado.Eu sou novo no forum, posso mandar MP??
|
|
 | |
Alexandre A. Lopes
 Membro ativo

| Assunto: Re: Construção de Aquário do 0-Meu primeiro Qua 12 Dez 2012, 00:36 | |
| David, entretanto percebi lol.Eu estava a entender fundo, de fundo lá em baixo e referiste-te ao fundo atras, certo?! Grato |
|
 | |
Alvaro Coelho
 Membro ativo

Nome Real : Alvaro Coelho Localização : barreiro Mensagens : 491 Data de inscrição : 12/03/2012 Gostos : 27

| Assunto: Re: Construção de Aquário do 0-Meu primeiro Qua 12 Dez 2012, 00:38 | |
| oi david nem tinha reparado que entretanto já tinhas postado neste topico.
Alexandre, o membro que te falava já respondeu ao teu topico é o David Rosario. |
|
 | |
David Rosario
 Membro ativo

| |
 | |
Alexandre A. Lopes
 Membro ativo

| Assunto: Re: Construção de Aquário do 0-Meu primeiro Qua 12 Dez 2012, 00:55 | |
| David agora já me puseste a puxar pela moleirinha lol.Amarelo...??? Será o amarelo do primário para proteger o aluminio?? :scratch: |
|
 | |
David Rosario
 Membro ativo

| |
 | |
Francisco Ramalho
 PeixeFauna

Nome Real : Francisco Ramalho Localização : Tomar Mensagens : 4440 Data de inscrição : 13/04/2009 Gostos : 407

| Assunto: Re: Construção de Aquário do 0-Meu primeiro Qua 12 Dez 2012, 01:07 | |
| Um projecto interessante, sim senhor bem descrito, dei um jeito nas imagens para aparecerem directas, basta ires ao bonequinho da imagem onde diz Imagem ao passares com o rato por cima e colocas o link e fica feito. Realmente o único senão foi essa sump interna, eu colocava-a de lado e mais pequena, para ocupar menos espaço e ficar estéticamente mais agradável, agora está feito colocaria um fundo preto e tentava que a sump também ficasse preta para não se ver no fundo.
Tópico movido para a area correcta. |
|
 | |
Alexandre A. Lopes
 Membro ativo

| |
 | |
AiRMaX
 Membro ativo

Nome Real : Tiago Henriques Localização : Dublin, Ireland Mensagens : 244 Data de inscrição : 14/10/2012 Gostos : 0

| |
 | |
Alexandre A. Lopes
 Membro ativo

| |
 | |
Carlos Mota
 Membro ativo

Nome Real : Carlos Mota Localização : Soutelo/Vila Verde Mensagens : 746 Data de inscrição : 26/04/2008 Gostos : 31

| |
 | |
Alexandre A. Lopes
 Membro ativo

| |
 | |
Vera Santos
 PeixeFauna

Localização : Estoril, Portugal Mensagens : 11609 Data de inscrição : 27/12/2009 Gostos : 501

| Assunto: Re: Construção de Aquário do 0-Meu primeiro Qua 12 Dez 2012, 14:49 | |
| Vai aqui uma grande obra, vou acompanhar! |
|
 | |
Alexandre A. Lopes
 Membro ativo

| Assunto: Re: Construção de Aquário do 0-Meu primeiro Qui 13 Dez 2012, 19:17 | |
| Obrigado Vera, espero que estejas a gostar. Entretanto algumas novidades, acabei o móvel (faltam uns pormenores) deixo as fotos para partilhar com voçes, acho que ficou porreiro, porque começei sem uma ideia delineada. Material utilizado: -Vigas das obras;Pregos(encaixes);Cola branca;1 Disco cortar madeira(usado na rebarbadora);3 Lixas redondas(de rebarbadora);Bondex Mogno ( nem 1/2 litro usei em 1 demão);Esmalte branco(interior) Começei por marcar alguns efeitos pois a madeira é grossa e convinha ficar bonito, ou ficaria tipo caixote. https://redcdn.net/ihimg/a/img534/2130/aquatroika011.jpg Estes cortes cuidado... https://redcdn.net/ihimg/a/img801/1035/aquatroika012.jpg https://redcdn.net/ihimg/a/img24/1562/aquatroika013.jpg https://redcdn.net/ihimg/a/img40/9044/aquatroika014.jpg Experimentei, gostei, siga.... https://redcdn.net/ihimg/a/img62/1928/aquatroika015.jpg as laterais cortei varias peças por igual e fixei-as assim... https://redcdn.net/ihimg/a/img405/828/aquatroika016.jpg Pormenor do movel, antes de lixar... https://redcdn.net/ihimg/a/img825/4926/aquatroika017.jpg Aqui ja pronto, não se ve mas o fundo é com fórmica branca, todo branco interior para se ver melhor a sump... https://redcdn.net/ihimg/a/img703/6411/aquatroika018.jpg |
|
 | |
CRISTIAN
 PeixeFauna

Nome Real : Cristian Rat Localização : Alter do Chao Mensagens : 3042 Data de inscrição : 26/09/2012 Gostos : 128

| |
 | |
Alexandre A. Lopes
 Membro ativo

| |
 | |
CRISTIAN
 PeixeFauna

| |
 | |
Alexandre A. Lopes
 Membro ativo

| Assunto: Re: Construção de Aquário do 0-Meu primeiro Qui 13 Dez 2012, 20:06 | |
| ok mas encho metade hoje e o resto amanha? ou vou enchendo devagar mas de uma vez?
|
|
 | |
Conteúdo patrocinado

| Assunto: Re: Construção de Aquário do 0-Meu primeiro  | |
|
|
|
 | |
| Construção de Aquário do 0-Meu primeiro | |
|