Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Uma curiosidade acerca de consumo de electricidade em aquecedores

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

plisboa

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Paulo Lisboa
Gostos : 16

MensagemAssunto: Uma curiosidade acerca de consumo de electricidade em aquecedores   Seg 10 Dez 2012, 17:15Responder ao tópico

Boas,

hoje passei numa loja de chineses aqui perto de mim e vi que tinham lá aquecedores de 50W, ou seja, aquilo que eu queria para meter nos quatro aquários da minha bateria.

Eram pequenos e baratos (4,5 euros).
Trouxe quatro e fui testar a ver se funcionavam bem.
Todos eles estão a funcionar bem mas lembrei-me de ir buscar o meu medidor de consumo de electricidade para ver como se portavam.
Liguei-o e pude ler no mostrador que, apesar de serem de 50W de potência, puxam 66 watts quando estão ligados.

Perante isto, pensei: "deixa cá ver quanto consome o Jagger de 75W que tenho no aqua mais pequeno da sala..."

Liguei o medidor e estava nos 70W quando ligado.

Tendo em conta que cada aquecedor Jagger de 50W custa quase 15 euros + portes, e que os aquecedores chineses custam 4,5W mas consomem mais 16W que a sua expectável potência, qual será a melhor opção a médio/longo prazo?

É que a diferença de preço é muita! (pelo preço de um Jagger, comprei 4 chineses...)

Fábio Joaquim

Membro ativo
Membro ativo

Gostos : 2

MensagemAssunto: Re: Uma curiosidade acerca de consumo de electricidade em aquecedores   Seg 10 Dez 2012, 17:27Responder ao tópico

Aqui está uma boa questão...
Eu é que não sei responder mas fico a aguardar a ver quem tem uma resposta para esta questão bem interessante e útil...

José A. Campos

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : nick - jadsc
Gostos : 72

MensagemAssunto: Re: Uma curiosidade acerca de consumo de electricidade em aquecedores   Seg 10 Dez 2012, 17:42Responder ao tópico

existe um tópico que aborda o consumo "electricidade-contas", mas cá pra mim a médio prazo o da Jagger vai-te ficar mais barato que o dos chinocas

Nuno Jesus

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Nick - NGOD
Gostos : 49

MensagemAssunto: Re: Uma curiosidade acerca de consumo de electricidade em aquecedores   Seg 10 Dez 2012, 17:44Responder ao tópico

Para mim outra questão muito importante também se coloca que é e a fiabilidade e durabilidade desse material dos chinocas? Será que um dia entras em casa e tens a fauna toda cozida?

David Rosario

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : David
Gostos : 30

MensagemAssunto: Re: Uma curiosidade acerca de consumo de electricidade em aquecedores   Seg 10 Dez 2012, 17:45Responder ao tópico

Boas,
Teres mais potencia não è mau,desde que esses 16W sejam bem aproveitados para aquecimento. Se tem mais potencia não està tanto tempo ligado pois aquece a àgua mais depressa. A questão aqui prende-se pela qualidade dos materiais,se durar um bom tempo a trabalhar em condições e não eletrocutar os peixes,não vejo razão para não usar!

Esta é sò a minha opinião!

putogiro

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: Re: Uma curiosidade acerca de consumo de electricidade em aquecedores   Seg 10 Dez 2012, 19:16Responder ao tópico

Boas
Tenho aquecedores dos chineses a funcionar há +/- ano e meio, sem qualquer problema, mas já pensei que podem consumir mais do que os outros.
o ano passado num aqua de 400l uteis, tinha um aquecedor de 300w comprado a um dos patrocinadores aqui do forum, e quando a frio chegou deixou de conseguir manter a tempª acima dos 26º, como tinha um dos chineses (300w) comprado para uma emergência, decidi ligá-lo, algum tempo depois já a tempª estava nos 29º, por experiência decidi desligar um e deixar só o dos chineses, com surpresa, vi que chegava para manter a tempª nos 29º.
O mesmo termostato, este ano já está com mais dificuldade em manter a tempª nos mesmos valores.
Quanto ao consumo, é algo que tenho andado para verificar, mas tenho-me esquecido, de pedir para virem medir (familiar).

cable-man

PatrocinadorPeixeFauna

Nome Real : Adalberto Pereira
Gostos : 40

MensagemAssunto: Re: Uma curiosidade acerca de consumo de electricidade em aquecedores   Seg 10 Dez 2012, 22:57Responder ao tópico

Os cosumos nos aquecedores soa uma falsa questao.

Os aquecedores teem rendimentos muito altos, perto dos 100%, ceramente acima dos 98%, por pior que seja o aquecedor.

Se consome mais, tem mais potencia para aquecer.
Se consome menos, tem menos potencia para aquecer.

O unico porblema que pode surgir com aquecedores em que a potencia declarada é diferente da real é no caso de dimensionamentos electricos.
Se eu tiver uma sala com 20 aquecedores de 50W, terei uma potencia total estimada de 1000W, e vou aplicar um disjuntor apropriado.
Se esses aquecedores em vez de 50W teem 75, o que acontece é que vou ter uma potencia real de 1500W, e o meu disjuntor vai estar sempre a disparar.

Fora estaa situaçao, nao ha problema nenhum.

plisboa

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Uma curiosidade acerca de consumo de electricidade em aquecedores   Seg 10 Dez 2012, 23:05Responder ao tópico

Adalberto, muito obrigado pelo esclarecimento.
És uma mais-valia para este espaço!

David Rosario

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : David
Gostos : 30

MensagemAssunto: Re: Uma curiosidade acerca de consumo de electricidade em aquecedores   Seg 10 Dez 2012, 23:20Responder ao tópico

Pois!!!

Joao_Costa

Moderador EspecificoPeixeFauna
Moderador EspecificoPeixeFauna

Nome Real : João Costa

MensagemAssunto: Re: Uma curiosidade acerca de consumo de electricidade em aquecedores   Ter 11 Dez 2012, 08:52Responder ao tópico

Boas,

Tb uso desses aquecedores Paulo.

Os de 50W são até bem mais pequenos que a maioria das marcas europeias que vendem por cá os seus de 50W.

Foi mais por ai que os comprei. Já os tenho vai para 2 anos e sem problemas.

Sei que consomem mais mas n vi um problema nisso, até porque se atingem bem o seu objectivo, passam depois mais tempo desligados.
Acho que os termostatos consomem quando tentam chegar à temperatura desejada. Se chegam lá mais rapidamente o consumo posterior é menor porque se desligam. Sempre pensei assim e se falou assim em alguns outros tópicos.

AB

João

plisboa

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Uma curiosidade acerca de consumo de electricidade em aquecedores   Ter 11 Dez 2012, 10:20Responder ao tópico

Eu percebo todo o vosso raciocínio mas ainda tenho algumas dúvidas se o maior consumo será mesmo usado num aumento de calor emitido.

Rui Bacelar Oliveira

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Gostos : 217

MensagemAssunto: Re: Uma curiosidade acerca de consumo de electricidade em aquecedores   Ter 11 Dez 2012, 10:35Responder ao tópico

Realmente em termos de eficiência energética os aquecedores andam muito perto dos 100%, tudo o que consomem transforma-se em calor, gaste poucos watt's ou muitos é um consumo útil.

Sendo que normalmente a energia dissipada sobre a forma de calor é uma ineficiência, no caso dos motores, dos rotores dos filtros, é energia que se perde, neste caso essa ineficiência é nula, convém apenas dimensionar o aquecedor consoante o aquário para evitar estar sempre ligado.

manant

Recém chegado
Recém chegado

Nome Real : Manuel
Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: Uma curiosidade acerca de consumo de electricidade em aquecedores   Qui 13 Dez 2012, 14:53Responder ao tópico

Independentemente do aquecedor a utilizar, o objectivo essencial é controlar a temperatura da água do aquário de forma eficaz. Aqui o ser eficaz entenda-se como obter uma temperatura estável, com variações minimas e reduzido risco de avarias.

Em termos electrotécnicos a potência levanta várias questões, logo no aparelho e medida e que tipo de potência estamos a medir. O aparelho além da medida também dá o factor de potência (relação entre a potência útil e não útil) ?

No entanto, partindo do principio que a eficiência é semelhante, a qualidade dos materias poderá ser muito importante. Por exemplo, eu também valorizo o seguinte numa resistência:
- Protecção em caso de avaria (caso a avaria seja ficar sempre ligado existir mecanismos tipo fusível)
- Redução do impacto visual (cores e uso de reflexos que minizem o impacto visual
- Facilidade de configurar/corrigir a temperatura desejada.
- Qualidade os materiais, qualidade da electrónica, qualidade do termoestato (que é o equipamento mais provável de falhar)
- Garantia de estanquicidade (pois quero reduzir o risco de choques e curtos circuitos)

Qual dos aquecedores dá mais garantias nos diversos pontos ? Espero estar enganado, mas os aquecedores chineses poderão não aguentar tanto, especialmete se o termosestato começar a ligar e desligar muito frequentemente.
E aí, se acontecer, espero que exista o mecanismo de fusão. É que às vezes o barato sai caro.

Em termos de consumo de electricidade, o mesmo depende dos factores que são importantes no dimensionamento do aquecedor, que são :
-O tamanho do aquário;
-A temperatura da sala, no Inverno, onde está o aquário.
O ter o aquededor de 50 W em vez de 75W não significa menor consumo. Significa sim que o termoestato vai ligar/desligar mais vezes. Este ligar/desligar mais frequente poderá provocar uma avaria mais cedo se o material não for bom.

cable-man

PatrocinadorPeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Uma curiosidade acerca de consumo de electricidade em aquecedores   Qui 13 Dez 2012, 14:56Responder ao tópico

Sabendo que os aquecedores sao resistencias...
Existe factor de potencia????

manant

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Uma curiosidade acerca de consumo de electricidade em aquecedores   Qui 13 Dez 2012, 15:10Responder ao tópico

Não existem resistência perfeitas. Em qualquer circuito electrico existem sempre outros efeitos além da resistência pura (indução e capacitância, por ex: o fio da resistência é enrolado, logo igual a uma bobina). Daí a eficiência nunca ser 100%. Um aquecedor bem desenhado estará próximo.

cable-man

PatrocinadorPeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Uma curiosidade acerca de consumo de electricidade em aquecedores   Qui 13 Dez 2012, 15:14Responder ao tópico

Smile
efectivamente nao existem maquinas perfeitas...

Hugo Saldanha

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 286

MensagemAssunto: Re: Uma curiosidade acerca de consumo de electricidade em aquecedores   Qui 13 Dez 2012, 15:26Responder ao tópico

Boas amigo Paulo,

Uma questão efetivamente muito pertinente.
De qualquer das formas, dá uma olhadela a este tópico:
http://www.peixefauna.com/t10356-o-termostato-topico-de-discussao?highlight=termostato+++-+t%F3pico

Em termos de consumos, os vários tipos de materiais com que são construídos os termostatos irão influenciar, principalmente o tempo de funcionamento para manter a água à temperatura que nós queremos. Em termos de custos isso pode ter diferenças um significativas, a médio prazo. Isto numa fase em que a malta tem de começar a controlar os gastos dos aquários, ainda por cima tendo em conta os aumentos brutais que teremos nos próximos anos (extinção do mercado regulado da energia eléctrica).

Assim, em termos de potência útil, acaba por ser “indiferente”, mas o que conta é mesmo o tempo de funcionamento (economicamente falando).

Abraço

manant

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Uma curiosidade acerca de consumo de electricidade em aquecedores   Qui 13 Dez 2012, 16:00Responder ao tópico

Atenção que, se o objectivo é manter a temperatira da água, mudar de aquecedor não irá poupar na factura de electricidade. Reduzir os espaços abertos na tampa e colocar material isolante por baixo e por trás do aquário, e ter en atenção à temperatura da sala, isso sim, poderá reduzir consumo (bem se aquecermos a sala poupamos no aquário, mas gastamos na sala). A termodinâmica está sempre contra nós !

Hugo Saldanha

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Uma curiosidade acerca de consumo de electricidade em aquecedores   Qui 13 Dez 2012, 16:05Responder ao tópico

Boas,

Aí discordo. A troca de termostatos pode ajudar a reduzir os encargos com energia.
Então se tivermos um termostato construído com materiais com um baixo nível de condutividade térmica, face a um com materiais com maior condutividade térmica? (por alguma razão o preço dos termostatos não é todo semelhante).
E quanto ao tamanho do termostato? Um equipamento maior irá facilitar o aquecimento da água, em detrimento de um equipamento mais pequeno (salientando que a potência é menor). Assim, estará menos tempo ligado, logo deverá gastar menos, em termos de kWh (e de euros).

Mas concordo plenamente quando é afirmado que um bom isolamento é meio caminho andado para reduzir os custos com energia eléctrica.

Abraço

manant

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Uma curiosidade acerca de consumo de electricidade em aquecedores   Sex 14 Dez 2012, 11:39Responder ao tópico

Viva,

Correndo o risco de ser chato, permita-me que apresenta a seguinte argumentação.

Concordo em absoluto na importância dos materiais num bom aquecedor e sei porque razão tem que custar mais e eu sou daqueles que pago para ter essa qualidade. No entanto, isso não é relevante na poupança dos encargos de energia. Não chega ter um boa aquecedor é necessário olhar para outras questões. Como o aquecedor está mergulhado em água toda a energia produzida passa para a água, logo a maior condutividade térmica e o tamanho do aquecedor tem importância na rapidez com que a energia do aquecedor passar para a água. Tem ainda uma outra vantagem, o termóstato (interruptor que controla o funcionamento do aquecedor de acordo com a temperatura desejada) é pouco influenciado pela própria resistência do aquecedor e reage melhor, e apenas, à temperatura da água. Estes dois factos garantem uma melhor estabilização da temperatura e reduzem em muito a oscilação da temperatura do aquário com o funcionamento ON/OFF que é típico dos aquecedores com termóstatos.

Resumindo, com um bom aquecedor não poupa em encargos de energia, ganha em ter uma temperatura mais estável, que responde rapidamente a perturbações na temperatura do aquários (por exemplo se a temperatura da sala descer num dia mais frio à noite e quando as luzes do aquários estão desligadas) garantido o bem estar dos habitantes do aquário.

O aquário poderá ser visto como um sistema térmico (um volume) em que introduzimos energia pelo aquecedor e que perde energia pelas suas paredes. Quando a temperatura está estabilizada no valor pretendido, significa que estamos em equilíbrio entre a quantidade de energia que introduzimos (aquecedor) e a energia que se perde (paredes de vidros, ar no topo). Quando há um desequilíbrio, por exemplo a temperatura da sala desce, o sistema regulador de temperatura (aquecedor/termóstato) reage introduzindo mais energia, (liga mais vezes ou durante tempo) voltado a equilibrar o sistema.

Para poupar energia temos que desequilibrar o sistema a nosso favor. Ou seja, reduzir as perdas, pois desse modo o equilíbrio será obtido com menor introdução de energia, logo menos encargos na factura da electricidade.

Adicionalmente, se olharmos para as nossas casas podem extrapolar para um sistema maior. Ao minimizar as perdas de calor (por exemplo calafetado as portas e janelas) teremos de gastar menos energia para ter a casa com uma determinada temperatura. Aliás provadamente, a redução de energia e da factura d electricidade será maior se olharmos para a casa como um todo do que apenas para o aquário. E no final, o aquário também será beneficiado indirectamente.

1Abraço.

Hugo Saldanha

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Uma curiosidade acerca de consumo de electricidade em aquecedores   Sex 14 Dez 2012, 11:56Responder ao tópico

Boas,

Chato?
Claro que não Wink Muito pelo contrário. Estas discussões são bastante importantes para o fórum e para todos os que cá andam para tentar aprender qualquer coisa.

Entendo perfeitamente as tuas ideias/questões.

Mas ao termos uma temperatura mais estável, isso não quer dizer que o termostato ligue menos vezes, consumindo menos?

Deixa-me adivinhar, és professor? Wink

Abraço

manant

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Uma curiosidade acerca de consumo de electricidade em aquecedores   Seg 17 Dez 2012, 11:44Responder ao tópico

Viva,

Para responder a questão tenhos que diferenciar entre eslabilidade e oscilação da temperatura.

Ao definir uma temperatura mais estável estou a dizer que a variação de temperatura está limitada a mais ou menos um valor (T= +/- x ºC), quanto menor este "x" mais estável é.
O equipamento de aquecimento (dentro dos seus limites e caractetisticas de funcionamento) será responsável por manter essa estabilidade,
fornecendo a energia necessária para que isso aconteça. Se ligar com mais frequência então a oscilação dentros os limites de estabilidade será maior e claro também o consumo.
O contrário também é válido, se ligar com menos frequência, a oscilação dentros dos limites de estabilidade é menor e também o consumo é menor.

Na situação mais desfavorável ao consumo irá ligar mais vezes, mas mesmo assim conseguir manter a temperaura dentros dos limites de variação.
Na situação mais favorável o sistema irá manter a mesma estabilidade mas ligando poucas vezes. Em ambos os casos, a temperatura mantém-se dentro dos mesmos limites.

Eu não sou professor. Sou engenheiro.
1Abraço

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Uma curiosidade acerca de consumo de electricidade em aquecedores   Responder ao tópico

Uma curiosidade acerca de consumo de electricidade em aquecedores

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Equipamentos e Manutenção-