Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Libelulas, donzelinhas e efémeras

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

João Rui

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : João Rui
Gostos : 32

MensagemAssunto: Libelulas, donzelinhas e efémeras   Qui 06 Dez 2012, 11:12Responder ao tópico

Bom dia, encontrei um espéci-me estranho no meu aquário, pedi ajuda na identificação e foi-me dito que é uma ninfa de libelula, prejudicial aos meus inverts. Pois que entretanto encontrei mais dois exemplares, e retirei os 3 do meu aqua.

Deixo a foto:

Abri este tópico porque estive a pesquisar umas coisas, e no caso de alguém ter disto, é mais facil encontrar aqui ajuda.

O caro membro Fábio Joaquim que me identificou isto como ninfa de libelula, foi quem me conseguiu ajudar a descobrir realmente o que é e a encontrar info.
Pela foto parecia uma coisa, mas eu que vi ao vivo consigo agora saber que é uma efémera, muito parecida com ninfa de libelula, apenas diferente na causa e lateral.

Deixo o link de outro site com info muito precisa e fotos, e abro a discussão para pedir ajuda de como eliminar isto, se basta apanhar o que se ve e deitar fora. Ou se vou ter problemas de futuro.

Site sobre libelulas, donzelinhas e efémeras

Cumps

Bruno Cruz

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Bruno Cruz
Gostos : 4

MensagemAssunto: Re: Libelulas, donzelinhas e efémeras   Qui 06 Dez 2012, 12:34Responder ao tópico

nao conhecia tive a ver o link que colocas-te e nao sei se teras problemas com eles no aquario

RCoutinho

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Rui Coutinho
Gostos : 19

MensagemAssunto: Re: Libelulas, donzelinhas e efémeras   Qui 06 Dez 2012, 12:55Responder ao tópico

Boas

Sendo insectos, poderiam ser extreminados com qualquer produto que mate animais de sangue frio. Mas que matariam por sua vez todo o aquário.

Algum insecto apanhou o aquário desprevenido e meteu ovos. Janela aberta, aquário sem tampa, plantas, é o habitat perfeito. O melhor é tirares os que aparecerem, pois o ciclo de vida normal dessas larvas é alimentarem-se de forma voraz, até atingirem a fase adulta.

São caçadores e vorazes.

Carlos Couceiro

Criador

Nome Real : Carlos Couceiro
Gostos : 79

MensagemAssunto: Re: Libelulas, donzelinhas e efémeras   Qui 06 Dez 2012, 14:26Responder ao tópico

garantidamente sao larvas de efemeras, convem tirares o quanto antes, mas o problema é que ao contrario das larvas de libelula, estas sao muito rapidas

uma curiosidade, sao excelentes a comer algas....

Fábio Joaquim

Membro ativo
Membro ativo

Gostos : 2

MensagemAssunto: Re: Libelulas, donzelinhas e efémeras   Qui 06 Dez 2012, 15:14Responder ao tópico

Pois, agora que vejo bem e pelo site que postaste, trata-se efectivamente de uma larva de efemera... Mas como ja tinha visto ninfas de libelula no meu aquário e é parecida a essa, deduzi que fosse de libelula...
Mas pelo que parece, não são carnívoras portanto não são prejudiciais para a fauna, mas pelo sim pelo não retira todas as que encontrares...

João Rui

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : João Rui
Gostos : 32

MensagemAssunto: Re: Libelulas, donzelinhas e efémeras   Qui 06 Dez 2012, 15:19Responder ao tópico

Fábio Joaquim escreveu:
Pois, agora que vejo bem e pelo site que postaste, trata-se efectivamente de uma larva de efemera... Mas como ja tinha visto ninfas de libelula no meu aquário e é parecida a essa, deduzi que fosse de libelula...
Mas pelo que parece, não são carnívoras portanto não são prejudiciais para a fauna, mas pelo sim pelo não retira todas as que encontrares...

Tal como disse, agradeço a tua prontidão a identificar o bixo, sem isso não tinha chegado lá, e como o vi ao vivo é sempre diferente de uma foto apenas e meia desfocada. Os que lá vi retirei pelo sim pelo não.. Espero que não andem lá mais.

Cumps

Fábio Joaquim

Membro ativo
Membro ativo

Gostos : 2

MensagemAssunto: Re: Libelulas, donzelinhas e efémeras   Qui 06 Dez 2012, 15:59Responder ao tópico

zaratrusca escreveu:
Fábio Joaquim escreveu:

Tal como disse, agradeço a tua prontidão a identificar o bixo, sem isso não tinha chegado lá, e como o vi ao vivo é sempre diferente de uma foto apenas e meia desfocada. Os que lá vi retirei pelo sim pelo não.. Espero que não andem lá mais.

Cumps

Não tens de agradecer amigo, estamos cá para isso mesmo, ajudarmo-nos uns aos outros neste que é o nosso hobby. Wink

Joao_Costa

Moderador EspecificoPeixeFauna
Moderador EspecificoPeixeFauna

Nome Real : João Costa
Gostos : 40

MensagemAssunto: Re: Libelulas, donzelinhas e efémeras   Qui 06 Dez 2012, 23:24Responder ao tópico

Boas,

Bom tópico João.

@Carlos sempre conseguiste fazer o ciclo das larvas que tinhas há uns tempos falado. Ainda me recordo de ler qq coisa que escreveste sobre isso ha uns bons bons tempos hehehe

@Grd Fábio o caçador de larvas Wink

Abraço

João

Carlos Couceiro

Criador

Nome Real : Carlos Couceiro
Gostos : 79

MensagemAssunto: Re: Libelulas, donzelinhas e efémeras   Sex 07 Dez 2012, 14:34Responder ao tópico

boas Joao, acabei por nao o fazer por falta de condiçoes para tal, pois foi uma epoca de muito trabalho e horarios descompensados

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Libelulas, donzelinhas e efémeras   Responder ao tópico

Libelulas, donzelinhas e efémeras

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Doenças e Pragas-