Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Que fauna escolher ...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

Joãopedrof

Recém chegado
Recém chegado

Gostos : 0

MensagemAssunto: Que fauna escolher ...    Dom 02 Dez 2012, 15:45Responder ao tópico

Boas,

Aquário:50x25x25cm

Queria ajuda sobre escolher a fauna. Pensei em Lebiste (Guppy) ou Neons Cardinais. Podem tambem me dizer outras especies caso prefiram.

Alguem me pode dizer os "prós e contras" de cada especie e aconselhar-me?

Já agora de qual escolher quantos devo colocar?

Outras perguntas:
Os neons se reproduzem facilmente?

Os gupppies,eu sei que se reproduzem muito, os filhotes têm taxa de sobrevivencia sem os por em maternidades?

Acham que deva por uma ampulária ou corydora ou um peixe que limpe o aquário?

Ainda não comprei o filtro e termostato porque primeiro quero informar-me sobre a fauna a colocar e depois sim, preparar o aquário e fazer a ciclagem.

Obrigado.

Miguel Lamy

Membro
Membro

Nome Real : Miguel Lamy
Gostos : 5

MensagemAssunto: Re: Que fauna escolher ...    Dom 02 Dez 2012, 16:06Responder ao tópico

Os guppys reproduzem-se praticamente de mês a mês, os alvins tem uma taxa de sobrevivência sem maternidade, sim, mas essa taxa ira depender se tens um plantado ou não(de modo a eles conseguirem "esconder-se")
Os neons penso que não se reproduzem tão facilmente.
Ambas a espécies que tens em mente se dão bem, e uma ampulária e umas corys fazem sempre bem.
Como deves saber os guppys convém sempre teres mais fêmeas que machos. Os neons convém teres pelo menos uns 5/10, as corys aconselho a que tenhas pelo menos 3 da mesma sub-espécie, pois o seu comportamento é bem mais ativo, pois andam sempre juntos, mas deixa chegar alguém com mais experiência.
Abraço

Joãopedrof

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Que fauna escolher ...    Dom 02 Dez 2012, 16:15Responder ao tópico

Eu não estou a pensar fazer plantado pois nao posso gastar muito dinheiro e não sei tratar das plantas :s
Estou só a pensar em por substrato e umas decorações mas se for preciso ponho uma planta :p

Acham que só com decorações eles não sobrevivam?

Qual especie acham mais interessante no vosso entender e se já tiveram alguma?

Quanto ás ampulárias ou corys, qual acham melhor? Pois só estou a pensar em por uma dessas especies :s
Qual sai mais em conta?

Sim, os guppies eu sei que têm de ser mais femeas que machos , talvez 2-machos-4femeas , e os neons sim, um cardume de uns 10 talvez, quanto às corys nao sabia que eram mais ativas em grupos, as ampulárias pode estar sozinhas ou preferem grupos?

Desculpem as perguntas mas quero-me informar bem antes de cometer algum erro :s

Miguel Lamy

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Que fauna escolher ...    Dom 02 Dez 2012, 16:28Responder ao tópico

Os guppys sobrevivem penso eu, a taxa de sobrevivencia é que sera muito baixa, mas isso tudo depende de peixes para peixes.
Tanto os neons como os guppys são peixes ativos, tenho ambos e gosto igualmente das duas, essa escolha teras de ser tu a faze-la Wink
Eu gosto mais de corys, pois são bem mais ativos que as ampulárias, mas podes ter ambas visto que são muito faceis de manter.
As ampularias podem estar sozinhas sim.
Antes prevenir que remediar, fazes bem em perguntar Wink

Joãopedrof

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Que fauna escolher ...    Dom 02 Dez 2012, 16:37Responder ao tópico

Visto seres criadores de ambas as especies, os teus guppies reproduzem muito?
Quais achas que dão mais "vida" ao aquário?

Eu gosto muito das duas daí ser tanta a indecisão.

Já agora como decoraste o teu aquário para essas especies :s

As corys como são de grupo nao vão superlotar o aquário?
As ampulárias e as corys reproduzem-se muito? :s

Muito Obrigado por toda a disponibilidade Very Happy

Miguel Lamy

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Que fauna escolher ...    Dom 02 Dez 2012, 16:55Responder ao tópico

Não sou criador de nenhum, apenas tenho ambos Wink
Gosto imenso de ambos, a parte que gosto imenso nos guppys são as suas cores muito peculiares, os neons fazem "coreografias" em grupo que também gosto muito.
A decoração depende do gosto de cada um, uns troncos e algumas pedras ficam sempre bem, como não queres gastar muito dinheiro podes por por exemplo um musgo de java e/ou umas anubias que são plantas de baixa necessidade de luz e não precisam de substrato fértil, são muito faceis de manter.
As corys não se reproduzem de uma forma constante, tens de lhes proporcionar certas condições.
As ampulárias não conheço muito sobre a sua reprodução, espera por alguém que saiba mais do assunto.
Se escolheres pelas corys, não utilizes um substrato com arestas vivas, pois pode magoa-las, tenta utilizar um mais "redondo"

Joãopedrof

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Que fauna escolher ...    Dom 02 Dez 2012, 17:02Responder ao tópico

Sim, mas os que tens nao se reproduzem? ( guppies )

Pois eu gosto dos guppies pela variedade de cores, ou seja, nao há nenhum igual, enquanto que os neons são todos iguais , mas em contrário os neons são de cardume e os guppies nao :s

Eu para reproduzir só os guppies ou neons, não queria reproduzir corys nem ampulárias .s

Vera Santos

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Que fauna escolher ...    Dom 02 Dez 2012, 17:12Responder ao tópico

Os neons não se reproduzem normalmente em cativeiro portanto não tens de te preocupar com isso.
As corys não são fáceis de se reproduzir, a não ser que lhes proporciones umas condições especiais para isso, se da tua parte não queres a sua reprodução e não fizeres nada para isso, elas não se reproduzem.
Já as ampulárias reproduzem-se mas se não queres a sua reprodução é só extraíres do aqua os cachos de ovos que normalmente aparecem acima do nível da água.
Portanto destes, os únicos que vão se reproduzir todos os 28 dias são os guppys!
Podes pôr em maternidades as femeas que vires que estão grávidas e fazeres um aproveitamento das reproduções ou simplesmente deixar que a natureza se encarregue do assunto. Sem maternidade vão-se safar apenas alguns e poucos alevins.

Rui Bacelar Oliveira

Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Gostos : 217

MensagemAssunto: Re: Que fauna escolher ...    Dom 02 Dez 2012, 17:12Responder ao tópico

Boa tarde amigo, fizeste bem em perguntar antes de avançares com o quer que seja.

Vou te dar a minha sincera opinião com base naquilo que fui aprendendo.

Ora bem, o teu aquário terá cerca de 31L brutos, para aí uns 25 ou 28litros reais.

Próxima etapa, Filtração, sei que não queres gastar muito portanto aqui ficam as minhas sugestões, Filtros externos ou de Cascata/mochila, aqui ficam os links.

Filtro externo Resun Cy-20 200l/h, é um review que fiz dele, até agora está a funcionar perfeitamente.
Link da loja

Resun cy-20, está muito em conta na minha opinião, e olha que a filtragem é o ponto mais importante de um aqua.

Filtros de cascata, EHEIM LIBERTY 75, qualidade Eheim, nunca ficarias desiludido, um pouco mais caro mas também muito bom.

FILTRO DE CASCATA HBL-501 alternativa mais barata mas desconheço a qualidade.

De qualquer forma volto a dizer, não ponhas filtro interno! São menos eficazes, ocupam espaço e são difíceis de limpar.

Próximo ponto, Termostato um de 50W, aqui ficam as minhas sugestões:

Eheim 50W (13,94€)
BOYU 75W (9,14€)
Evolution 50€ (7,23€)Resun 50w 8,40€

Aqui a minha escolha ia para o Eheim Jagger

Fauna: Os guppy's são giros mas depressa te iam encher o aquário.

Tens os guppy's endler, que são bem mais pequenos e igualmente coloridos e animados.
os neons também são engraçados, fica aqui um link onde tem várias especies para nanos:Peixes para nanos

A minha escolha ia para uns rásbora mosquito, uns 10 juntamente com 6 corydoras pigmeu e umas neritinas, que são mais pequenas que as ampulárias e limpam muito bem, além disso punha um ou 2 ottocinclus para limpeza tb.

Se nãos gostares dos rásboras põe no maximo 9 guppy's endler, as cory's, os ottos e neritinas ou planorbis.

Quanto aos que dão mais vida ao aquário ia para os Endler, os neons não dão muita vida, não andam muito em cardume.

Flora: Umas aúbias não dão trabalho nenhum, feto de java é igualmente simples, cabombas, musgos! ficarias a ganhar e muito com plantas naturais.

Nota: existem mais lojas online, citei as que costumo usar mais e as mais baratas.

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Que fauna escolher ...    Dom 02 Dez 2012, 17:32Responder ao tópico

Eu ia para os Guppy endler, se quiseres ter reprodução compra também umas fêmeas, esta variante é mais pequena, o que faria o teu aquário parecer maior, mas é igualmente colorida, muito mais "viva" que os neons e também pacífica.

Fernando Bagatelas

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Fernando Bagatelas
Gostos : 509

MensagemAssunto: Re: Que fauna escolher ...    Dom 02 Dez 2012, 17:35Responder ao tópico

Boas

Acho que ja te deram bastantes indicaçoes, so queria acreschentar que esse aquario nao é muito grande, logo nao podes meter muita coisa.
O filtro eu metia um de cascata, mas atençao, á filtros de cascata que nao vale a pena eu ia para um Eheim, mas ao contrario do que o Rui sugeriu eu optava pelo Eheim Liberty 100, é um pouco mais caro mas muito melhor.
Quanto a fauna e para começar eu começa-va com Guppys e 2 Corys, mete um pouco de musgo que com o tempo vao aparecendo novos guppys.

Um abraço

-- Assinatura --
FERNANDO BAGATELAS
BAGA
http://viviparos.org

AdminístradorPeixeFauna

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Que fauna escolher ...    Dom 02 Dez 2012, 17:42Responder ao tópico

Como o orçamento é curto recomendei o mais barato dos Eheim x) mas tens razão caro Fernando, nos de cascata mais vale optar por um caudal maior.

Acho que a melhor solução é o resun Cy-20, bem barato na minha opinião e sendo filtro externo é sempre melhor Wink

Fernando Bagatelas

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Fernando Bagatelas
Gostos : 509

MensagemAssunto: Re: Que fauna escolher ...    Dom 02 Dez 2012, 17:53Responder ao tópico

Boas

Eu referi o Eheim porque tenho varios e estou satisfeiro, sao economicos e ainda da para meter mais umas ceramicas la dentro.

Um abraço

-- Assinatura --
FERNANDO BAGATELAS
BAGA
http://viviparos.org

AdminístradorPeixeFauna

Joãopedrof

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Que fauna escolher ...    Dom 02 Dez 2012, 18:04Responder ao tópico

Quero desde já agradecer toda a ajuda. Very Happy

Vera Santos
Obrigado por todas as informações e pelas dicas Very Happy

Rui Bacelar Olivera,

Ele tem estas dimensoes: 50x25x25

Portanto tal como disse deve ficar com uns 28 litros reais.

Os filtros que me recomendou são muito em conta, o que facilita bastante Very Happy
Quanto aos termostatos também penso que um de 50w chega certo ?
Eheim 50W (13,94€)
BOYU 75W (9,14€)

Quanto mais W mais barato? Shocked

Quanto à fauna,

Pesquisei sobre os guppy endler e são muito giros mas vou ser sincero, nunca vi nenhum desses à venda na minha região bem como os rásbora mosquito, também são muito giros mas nunca vi à venda :s

Outra pergunta qual a diferença entre os guppy normal e os endler? Eu vi fotos e sim a morfologia é diferente mas em termos de reprodução/comportamento há diferenças?

Se eu comprar uma planta quais os cuidados a ter?

Fernando Bagatelas,

Obrigado também pela ajuda nos filtros, com tanto escolha vai ser dificil decidir ahaha

O musgo dá muito trabalho? E que substrato teria de usar para isso ?

Última edição por Joãopedrof em Dom 02 Dez 2012, 19:45, editado 1 vez(es)

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Que fauna escolher ...    Dom 02 Dez 2012, 18:14Responder ao tópico

Ora muito bem, vamos por partes outra vez x)

quanto aos termostatos o de 75 é mais barato por causa da marca, a Eheim é de longe melhor se queres que te diga e ao preço que está compensa mais o da eheim, mas a carteira é tua.

Quanto ao filtro ia para o Resun, a 17€, é um filtro externo, fica por fora do aqua portanto, é completamente silencioso e eficiente, apostava é numas boas cerâmicas para lhe por dentro porque trás umas chinocas x)

Os endler são mais raros é verdade mas eram o ideal para o teu aquário.

Tenta encomendar numa das lojas aí perto Wink

Caracteristicas iguais aos guppy's normais em termos de reprodução são igualmente muito activos.

São bastante mais pequenos que os guppys comuns, ia dar a ideia que o teu áqua é maior do que parece.

O musgo basta atares com linha de pesca, fio de costura ou elástico a uma rocha ou a um tronco, as anúbias é igual, ambas espécies não precisam de substrato fertil nem outros cuidados.

Aconselhava um areão não colorido, ou preto ou branco para realçar as cores dos peixes e não muito fino tipo areia de praia ou grão de açucar.

qualquer coisa já sabes

dá uma vista de olhos no meu nano Exclamation

Joãopedrof

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Que fauna escolher ...    Dom 02 Dez 2012, 18:22Responder ao tópico

Só outra pergunta: o musgo precisa de depois ser cortado ou nao cresce?

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Que fauna escolher ...    Dom 02 Dez 2012, 18:22Responder ao tópico

O musgo cresce muito devagar, não te preocupes com isso.

Joãopedrof

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Que fauna escolher ...    Dom 02 Dez 2012, 18:37Responder ao tópico

Estive a ver os seus aquas e adorei ! Very Happy

O nano é parecido com o tamanho do meu Very Happy
Adorei os guppies endler , ficaram muito bem aí, eles nao se reproduziram?

O Betta é mesmo bonito, nunca vi nenhum assim à venda Very Happy

Vi também que desistiu do musgo :s talvez nao seja uma boa opção

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Que fauna escolher ...    Dom 02 Dez 2012, 18:42Responder ao tópico

Obrigado pelos comentários! =)

Também tive que ler bastante e errar um bom bocado para ir aprendendo.

O nano a finalidade dele são mesmo as gambas, pus uns endler mas apenas 3 machos portanto nada de reprodução, aconselho a que cubras o aquário pois os meus saltaram fora.

O musgo é boa opção, eu é que fiz asneira e resultou num crescimento maluco de algas no musgo daí ter que o deitar fora pois não havia maneira de o limpar.

Joãopedrof

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Que fauna escolher ...    Dom 02 Dez 2012, 19:20Responder ao tópico

obrigado por toda a ajuda ! Very Happy

Em principio vou escolher os tais guppies e por um musgo de java, o peixe de fundo ainda tou indeciso ahah

Só uma pergunta, enquanto faço a ciclagem posso já ter o musgo e a ampulária ou corydora no aquário e só depois por os guppies?

Obrigadoo!

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Que fauna escolher ...    Dom 02 Dez 2012, 19:25Responder ao tópico

De nada, sempre ás ordens.

Quanto ao ciclo só deves por uma cory acho que na 2ª ou 3ª semana, quanto ás plantas põe logo mal faças a montagem.

Nunca introduzas muita fauna de uma só vez para evitar picos de amónia fatais.
alem disso durante o ciclo não faças tpa's a não ser uma de 20% na terceira semana do ciclo e ai tb podes por uma cory ou os caracois.

Joãopedrof

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Que fauna escolher ...    Dom 02 Dez 2012, 19:35Responder ao tópico

A ciclagem é um mês?

Não dá para reduzir esse tempo ? :s

Vera Santos

MensagemAssunto: Re: Que fauna escolher ...    Dom 02 Dez 2012, 19:36Responder ao tópico

Normalmente aconselho a adição de peixes depois do ciclo do azoto terminar, acho mais seguro embora outras pessoas aconselhem a introdução de um par de peixes para ajudar ao ciclo. Será uma opção tua. Podes por exemplo adicionar as ampulárias para esse efeito.
As plantas podes colocar desde já.

Vera Santos

MensagemAssunto: Re: Que fauna escolher ...    Dom 02 Dez 2012, 19:40Responder ao tópico

Joãopedrof escreveu:
A ciclagem é um mês?

Não dá para reduzir esse tempo ? :s

É senssilvelmente um mês, 28 dias.
Dá para acelerar o ciclo adicionando um produto químico á base de bactérias para ajudar a formar a colónia de baterias benéfica ao bom funcionamento do aqua. Mas pessoalmente gosto mais das coisas feitas ao natural.

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Que fauna escolher ...    Dom 02 Dez 2012, 19:43Responder ao tópico

Podes reduzir este tempo com a adição de suplementos biológicos tipo:http://www.sera.de/pt/pages/produtos/in_category/1805/product/sera-filter-biostart.html

recomendo também o uso do "Bio-Nitrivec", também tens de outras marcas.

mas vai te ficar mais caro :s

começa a pensar em testes para a água.

Que fauna escolher ...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Iniciação à Água Doce-