Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

preciso de ajuda sff a agua esta estranha

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem

eguedes

Recém chegado
Recém chegado

Nome Real : Guedes
Gostos : 0

MensagemAssunto: preciso de ajuda sff a agua esta estranha   Sex 30 Nov 2012, 23:43Responder ao tópico

ola boa noite a todos,
estou preocupado com o meu aquario.
comecei a montar o meu aquario esta semana depois de ler algumas coisas e de ter todo o material pra montar o aquario. na 2ºf meti a agua no aquario, na 3ºf ja tinha notado mas formou-se uma camada a tona da agua tipo de gordura, nao sei explicar bem o que é, e que nao sai isto ja ha dois dias. sera normal ? e a agua nao esta a subir mais a temperatura. estagnou nos 24ºc, isto tudo sera normal?
cumprimentos

Fernando Bagatelas

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Fernando Bagatelas
Gostos : 509

MensagemAssunto: Re: preciso de ajuda sff a agua esta estranha   Sex 30 Nov 2012, 23:55Responder ao tópico

Boas

Essa camada de gordura dasse por nao teres circulaçao na superficei do aquario, mete a saida do filtro a sair de maneira que faça alguma agitaçao na superficie, ou se a saida do filtro for de flauta, mete de maneira a que faça tipo chuveiro, vais ver que a gordura desaparece.
Quanto a temperatura 23º/24º esta bom.

Um abraço

-- Assinatura --
FERNANDO BAGATELAS
BAGA
http://viviparos.org

AdminístradorPeixeFauna

eguedes

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: preciso de ajuda sff a agua esta estranha   Sab 01 Dez 2012, 00:58Responder ao tópico

mto obrigado =) eu sou novato na aquarofilia ! por isso as minhas duvidas =)

eguedes

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: preciso de ajuda sff a agua esta estranha   Sab 01 Dez 2012, 01:56Responder ao tópico

e isso tambem me vai resolver o cheiro da agua?

Fábio Joaquim

Membro ativo
Membro ativo

Gostos : 2

MensagemAssunto: Re: preciso de ajuda sff a agua esta estranha   Sab 01 Dez 2012, 02:04Responder ao tópico

A gordura na superfície da água é normal aparecer (eu próprio tenho essa camada no meu aquário) e uma das soluções para eliminá-la como o Fernando disse é agitar a superfície com o fluxo de água do filtro.
Acerca da temperatura 23º/24º somente aconselho para camarões, para peixes na minha opinião (também depende das espécies) subia para os 25º/26º e o facto de não estares a conseguir subir mais a temperatura pode ser por causa do termostato não ter a potência suficiente para a litragem do aquário, ou o aquário estar numa divisão da casa mais fria e o termostato não conseguir aquecer a água.
No meu caso por exemplo, o meu aquário tem 72 litros brutos (cerca de 60 litros úteis) mas como está numa divisão da casa mais fria só o consigo ter a 26º com um termostato de 150W!
Diz qual é a potência do termostato e a litragem do aquário.

eguedes

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: preciso de ajuda sff a agua esta estranha   Sab 01 Dez 2012, 02:11Responder ao tópico

o termostato tem 200w da marca elite (nao sei se é bom) e o aquario tem +/- 95 lt,
a tal gordura a superfície nao faz mal quando eu meter os peixes?
e noto que a agua tem um cheiro a "podre".
nao percebo mto de aquarofilia... =(

Fábio Joaquim

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: preciso de ajuda sff a agua esta estranha   Sab 01 Dez 2012, 02:34Responder ao tópico

eguedes escreveu:
o termostato tem 200w da marca elite (nao sei se é bom) e o aquario tem +/- 95 lt,

Que filtro tens? Quantos litros por hora faz?
Se a água te cheira a podre é porque não tem circulação, águas estagnadas é que acabam por apodrecer pois um aquário com uma boa filtragem/circulação a água não fica a cheirar a podre pois não apodrece...
A "gordura" na superficie não faz mal aos peixes...

Sinceramente esse termostato era para aquecer bem a água, notas que o termostato está constantemente ligado? A divisão onde tens o aquário é fria?

Há quanto tempo tens o aquário montado?

eguedes

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: preciso de ajuda sff a agua esta estranha   Sab 01 Dez 2012, 02:40Responder ao tópico

Fábio Joaquim escreveu:
eguedes escreveu:

Que filtro tens? Quantos litros por hora faz?
Se a água te cheira a podre é porque não tem circulação, águas estagnadas é que acabam por apodrecer pois um aquário com uma boa filtragem/circulação a água não fica a cheirar a podre pois não apodrece...
A "gordura" na superficie não faz mal aos peixes...

Sinceramente esse termostato era para aquecer bem a água, notas que o termostato está constantemente ligado? A divisão onde tens o aquário é fria?

Há quanto tempo tens o aquário montado?

sim tenho um filtro da tetra o 600 que faz 120l/h
sim eu vejo o termostato quaise sempre ligado, mas penso que seja pq ainda nao tem a temperatura que eu meti para ele ficar que foi nos 26ºc,
sim a devisao onde tenho o aquario é um pouco fria pois é uma zona de passagem mas tambem a casa é fria somos so dois eu e a minha mulher, e moro mto perto da serra de sintra... zona fria.

=)

Alvaro Coelho

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Alvaro Coelho
Gostos : 27

MensagemAssunto: Re: preciso de ajuda sff a agua esta estranha   Sab 01 Dez 2012, 02:55Responder ao tópico

Mete o termostato a 28 de temp,com o termómetro no lado oposto ao termostato (sera a zona mais longe do termostato) ai se te der os 26 estará bom.
O filtro deve filtrar por hora 3x os litros que o aquário tiver no minimo.

Fábio Joaquim

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: preciso de ajuda sff a agua esta estranha   Sab 01 Dez 2012, 02:57Responder ao tópico

É esse o problema, com um aquário de 96 litros deverias de ter um filtro que fizesse pelo menos 4 vezes a sua litragem por hora, isto é, devias de ter um filtro que fizesse no mínimo 400 litros por hora! E é por isto que a água cheira a podre pois não tens circulação praticamente nenhuma no aquário! Aconselhava-te a comprares um novo filtro e de preferência externo!

Em relação ao termostato, queres a temperatura para que valores? Na minha opinião 25º é o ideal, portanto mete ele para os 27º mais ou menos e vê a que temperatura te fica a água. É que nem sempre os termostatos estão calibrados e temos que colocar mais temperatura nele para aquecer mais a água, se é que me faço entender... Ainda por cima numa divisão fria... Se fizeres o que eu te digo talvez se resolve o problema com a temperatura...

José Elias

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: preciso de ajuda sff a agua esta estranha   Sab 01 Dez 2012, 09:32Responder ao tópico

So mais uma coisa, o que tens dentro do aquário?

O cheiro a podre não e normal, para não falar que essa agua esta contaminada com alguma coisa. Pois a agua não apodresse em tão pouco tempo.

Faz um resumo do que fizes-te durante a montagem, e especifica tudo o que tens dentro do aquário, como tipo de substrato, plantas, tipo de pedras, tipo de troncos, etc.

Lavas-te tudo muito bem antes de meter dentro do aquário?

Honestamente, se eu tivesse no teu lugar, comprava um filtro em condições, e depois começava do zero. Visto que ainda não tens peixes.

Ou seja, vazava o aquário, lavava o substrato, pedras, troncos, etc, muito bem, e depois fervia tudo.

Depois voltava a montar.

Bruno Cruz

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Bruno Cruz
Gostos : 4

MensagemAssunto: Re: preciso de ajuda sff a agua esta estranha   Sab 01 Dez 2012, 10:54Responder ao tópico

Boas amigo

Retira a água toda faz uma limpeza ao que colocaste no interior tal como disse o cyber.

Aqui na zona tens algumas lojas que costumam ter material até a um preço acessivel aconcelhando-te a procurar um filtro muito mais potente e até mesmo de cascata para te ajudar a oxigenar a água do aqário

eguedes

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: preciso de ajuda sff a agua esta estranha   Sab 01 Dez 2012, 12:19Responder ao tópico

boas pessoal muito obrigado pla ajuda =)
a gordura da superfície ja esta resolvido,
sobre o cheiro a minha mulher diz que nao é a podre,
é a bafio, ela pensa que seja por estar fechado o aquario,
pois o meu aquario tem tampa, os que vejo na loja ja nao costumam ter tampa, e a tampa esta cheia de comdensaçao.

mais uma vez agradeço a ajuda que me dao, pois eu quando estou nunca cena nova e nao precebo sou um pouco chato =)

Pedro Santos

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: preciso de ajuda sff a agua esta estranha   Sab 01 Dez 2012, 13:36Responder ao tópico

Boas!

Concordo com o "diagnóstico" feito!

O filtro é claramente insuficiente!

Eu costumo ir mais longe e aconselhar entre 7x a 10x o volume do aquário!

Sendo que tens pouco mais de 1x é normal esse cheiro e essa gordura.

Abraço!

Vera Santos

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: preciso de ajuda sff a agua esta estranha   Sab 01 Dez 2012, 15:34Responder ao tópico

Esse filtro não é adequado de forma nenhuma ao aquário que tens, vais continuar a ter problemas com a qualidade da água.
Como disse o Pedro e sou da opinião dele o filtro deve ter 7x o volume da água do aqua no mínimo para o aqua funcionar em pleno e usufruíres de todas as suas capacidades.
Aconselho-te a comprares um filtro novo na ordem dos 900l/h, só assim consegues o equilíbrio desejado. Se fores para um filtro externo melhor servido ficas!

Fernando Bagatelas

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Fernando Bagatelas
Gostos : 509

MensagemAssunto: Re: preciso de ajuda sff a agua esta estranha   Sab 01 Dez 2012, 18:47Responder ao tópico

Boas

Tambem concordo que o filtro é insuficiente, ja agora é esterno ou interno.
O cheirom pode ser normal pois o aquario é novo, nao tenhas pressa de meter peixes, vai fazentro TPA.

Um abraço

-- Assinatura --
FERNANDO BAGATELAS
BAGA
http://viviparos.org

AdminístradorPeixeFauna

Rui Bacelar Oliveira

Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Gostos : 217

MensagemAssunto: Re: preciso de ajuda sff a agua esta estranha   Sab 01 Dez 2012, 19:01Responder ao tópico

Boas, já arranjaste um filtro novo?

Fábio Joaquim

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: preciso de ajuda sff a agua esta estranha   Dom 02 Dez 2012, 00:26Responder ao tópico

Boas,

Eu não ia tão longe, 7x a litragem do aquário acho que pode ser um exagero, ou não, também depende das espécies de fauna e quantidade...
No mínimo 4x/5x a litragem já era bom...

Pedro Santos

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: preciso de ajuda sff a agua esta estranha   Dom 02 Dez 2012, 00:37Responder ao tópico

Boas!

Fábio a razão de habitualmente aconselhar mais do que os 5x é muito simples.

Por norma a capacidade anunciada não é a litragem real, mas sim a capacidade da bomba.

É muito comum teres "perdas de caudal" na casa dos 30% a 40%.

Assim recomendo mais para que a capacidade efectiva seja os tais 4x a 5x... Very Happy

Abraço!

Fábio Joaquim

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: preciso de ajuda sff a agua esta estranha   Dom 02 Dez 2012, 01:07Responder ao tópico

Sim, tens razão, perde-se se sempre um pouco de caudal nos filtros...
Exacto, capacidade efectiva a 4x/5x Very Happy

José Elias

MensagemAssunto: Re: preciso de ajuda sff a agua esta estranha   Dom 02 Dez 2012, 13:02Responder ao tópico

O facto do aquário ser fechado nada tem a ver com o cheiro que sentes.

O meu e fechado, e não deita cheiro nenhum.... Quando abro a tampa até escorre agua.

Essa agua, se estagnou, tem de ser trocada.

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: preciso de ajuda sff a agua esta estranha   Dom 16 Dez 2012, 15:25Responder ao tópico

Então que tal anda esse aquário?

eguedes

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: preciso de ajuda sff a agua esta estranha   Seg 17 Dez 2012, 01:05Responder ao tópico

bom de saude =) modifiquei algumas coisas e agora esta a bombar =) preciso é de ter mais tempo (€) para arranjar mais peixes ! =)
obrigado plos conselhos =)

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: preciso de ajuda sff a agua esta estranha   Seg 17 Dez 2012, 01:33Responder ao tópico

Não tens que agradecer Wink

Quanto ao resto, bem que te percebo, mas olha, pelo menos os conselhos são grátis, por isso qualquer dúvida que tenhas já sabes, cá estamos.

Vai postando as actualizações do teu aquário, gostava de acompanhar.

Abraço

José Elias

MensagemAssunto: Re: preciso de ajuda sff a agua esta estranha   Seg 17 Dez 2012, 11:06Responder ao tópico

E o cheiro? Desapareceu?

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: preciso de ajuda sff a agua esta estranha   Responder ao tópico

preciso de ajuda sff a agua esta estranha

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Dúvidas e Perguntas-