Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.




 
InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

 

Fotografando o aquário plantado e os peixes

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Chantal
avatar

Convidado Especial


Nome Real : Chantal Wagner Kornin
Localização : Curitiba - Paraná - Brasil
Mensagens : 65
Data de inscrição : 28/07/2009
Gostos : 0


MensagemAssunto: Fotografando o aquário plantado e os peixes   Qui 06 Ago 2009, 01:55Responder ao tópico

Agradeço sugestões e dicas para aperfeiçoar o artigo, espero que gostem!
Não se acanhem em perguntar o significado de algumas das palavras do texto, tentei adaptar alguns termos para o português europeu.

Olá pessoal, decidi compartilhar neste artigo o pouco dos meus conhecimentos de fotografia, algumas dicas podem ser usadas em qualquer tipo de aquário, mas é voltado a plantados e closes de peixe.

Depois de meses de preparação, podas, infinitas TPAs e cuidados chegou a hora de eternizar o melhor momento do aquário, e por que não enviar a foto para um concurso?

A preparação do aquário

- Faça TPA no dia anterior, para evitar imprevistos e água turva.
- Não faça podas em cima da hora da fotografia, deixe as plantas se recuperarem por pelo menos 7 dias (para as mais rápidas).
- Limpe bem todos os vidros externamente e internamente.
- Retire todos os equipamentos do aquário, como aquecedor, filtro, termômetro, difusor...
- Retire todas as folhas e restos de plantas que estejam boiando.
- Retire os animais que podem ficar grudados no vidro frontal,
ottos e caramujos. Se desejar mantê-los no aquário certifique-se de que não haja nenhum grudado no vidro no momento da foto.


A preparação do ambiente e da câmera

- Um tripé é fundamental para evitar borrões e fotos tortas, deixe a câmera na mesma altura do aquário e no ângulo mais frontal possível.
- Desligue a luz ambiente, feche as janelas e use roupas escuras para evitar reflexos.
- Coloque cartolina ou panos pretos ao redor do aquário, ou na parte de cima para evitar que vaze luz para o ambiente e cause reflexos.
- Desligue o flash embutido da câmera, reflete no vidro e a iluminação fica muito artificial.
- Nunca deixe a lente aberta demais, para evitar desfocamento. As câmeras compactas que não tem este tipo de ajuste manual costumam não ter muitos problemas com isso, mas algumas lentes - ou o zoom no caso das compactas de lente fixa - podem causar desfocamento em algum dos planos no aquário.
- Talvez seja necessário colocar um reforço na iluminação do tanque para a velocidade de obturador não ficar lenta demais e o movimento dos peixes ficar borrado. Usar um flash remoto em cima do aquário é uma opção.

Efeitos que valorizam um aquário

Fundo

O fundo preto combina com muitas montagens, mas ao mesmo tempo que faz as plantas aparecerem mais pode fazer pedras e peixes escuros praticamente desaparecerem. Dependendo da montagem pode causar um efeito dramático que nem sempre é bem-vindo.


O pedragismo não recebeu o merecido destaque com este fundo.
Ah, e lembram-se quando eu disse que não é bom usar uma abertura grande para a foto geral? Vejam como o primeiro plano e os peixes perderam o foco com abertura 4.5, assim como todas as fotos desta sequência.



Um fundo claro e iluminado causa um bom efeito e há alguns meios de conseguir isto, como a iluminação refletida. A iluminação do fundo não pode interferir na iluminação interna do aquário pois pode fazer com que você perca definição do contorno das plantas e estoure as cores.
Se você tem bastante espaço, pode colocar um material difusor semi-transparente como acrílico branco ou papel vegetal no vidro traseiro e uma fonte de luz atrás, a uma distância suficiente para produzir uma iluminação suave e uniforme.
Outra opção é um fundo branco colocado a certa distância do aquário e a fonte de iluminação voltada diretamente para o fundo.
Estes dois métodos resultam em uma iluminação bastante uniforme mas precisam de espaço e podem interferir demais com o aquário, especialmente o segundo.
Para pouco espaço, coloque um fundo branco fosco atrás do aquário a alguns centímetros do vidro traseiro e coloque as fontes de iluminação paralelas ao vidro do aquário: duas nas laterais ou uma em cima ou embaixo - o que produzirá um efeito degradê. Para minimizar a influência na iluminação dentro do aquário você pode colocar um material difusor encostado no aquário.


Aqui um foam (esferovite revestido de papel) a alguns centímetros do aquário e uma lâmpada fluorescente paralela ao foam em cima. Vejam o efeito degradê branco para cinza.


Um papel vegetal encostado no vidro do aquário e uma pequena lâmpada PL embaixo do aquário fazem este efeito \"amanhecer\", mas uma mancha de sombra em cima não ficou boa.

As fontes de iluminação podem ser flashes remotos ou lâmpadas fluorescentes.
Para colorir o seu fundo à gosto pode ser usado papel colorido diretamente no fundo ou celofane/gelatina própria para iluminação fotográfica encostada na fonte de luz, produzindo uma luz colorida.
Azul e amarelo sempre produzem resultados interessantes.


Um papel crepom na frente da lâmpada fluorescente causou um efeito azul para cinza.

Ondas
Já notou que a grande maioria das fotos dos aquários tem ondulações na superfície da água?
Isto agrega um dinamismo à imagem, como se aquele aquário fosse um pedacinho de um lago com o vento agitando sua superfície ou um rio turbulento.
Para conseguir esse efeito é usado um secador de cabelos comum, colocado a uma certa distância do aquário. Mudando-se a distância e o ângulo, conseguimos efeitos diferentes: desde leves ondas até um verdadeiro maremoto.

Ângulos diferenciados
Todo aquário deve ter pelo menos uma foto frontal, mas ângulos diferenciados também ficam muito interessantes.


Ao mostrar seu aquário para outras pessoas ou postar em fóruns eu recomendo colocar sempre uma foto perfeitamente frontal para depois explorar outros ângulos interessantes. Por mais que fique bonito, não podemos ter uma vista clara do interior e layout do aquário.


O Momento da Foto

- O melhor momento para tirar fotos é quando as plantas estão \"acordadas\" com as folhas abertas e fotossintetizando.
- Aguarde o posicionamento perfeito dos peixes ou invertebrados, em um local onde eles fiquem bem destacados. O melhor tipo de peixe são os que fazem \"schooling\", ou seja, um cardume bem coordenado. Todos de uma espécie só e em quantidade sempre maior que 5.


Fotografando Peixes

Para fotografar peixes são necessárias duas coisas: luz e paciência.
A luz em um aquário geralmente é fraca comparada à luz do sol ou à potência de um flash e lâmpadas especiais para fotografia. Quanto mais fraca, mais tempo a luz tem que entrar na câmera para a foto ser corretamente exposta. No caso de um assunto que se move, como o peixe, o resultado são imagens borradas e o fotógrafo imaginando que sua câmera é ruim.
Mas vou pular a extensa explicação de fotografia básica e deixá-la para estes links:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Câmera_digital - Câmera Digital
http://pt.wikipedia.org/wiki/Velocidade_do_obturador - Velocidade de Obturador
http://pt.wikipedia.org/wiki/Abertura_%28óptica%29 - Abertura
http://pt.wikipedia.org/wiki/Valor_de_exposição - Valor de exposição
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sensibilidade_ISO - Sensibilidade ISO


Hum, que chato, a foto saiu desfocada! Há pouca luz, não tenho como aumentá-la e o peixe se mexeu. Paciência... respire... ou melhor, prenda a respiração, qualquer movimento pode estragar sua foto... espere o peixe dar aquela paradinha crucial... pronto!


Bem melhor, não? Esta é a parte paciência da história.

Agora a parte luz:
Conseguir um reforço de luz com lâmpadas extra ou um flash externo são boas opções se a iluminação do aquário é muito fraca. Não confunda flash externo com o flash embutido da sua câmera, este não deve ser usado. Salvo em macros de peixes, se bem utilizado pode ser bastante útil como \"fill light\" ou para destacar a cor e detalhes do animal. Mas na maioria das fotos gera sombras indesejáveis e reflexos no vidro.
Se você tiver controles manuais coloque sua câmera em prioridade de velocidade (modo S). O que permitirá a você escolher uma velocidade de no mínimo 1/30 e a câmera escolher automaticamente a abertura para uma exposição adequada. A abertura pode ser a maior possível, aqui o que importa é capturar apenas o peixe e não todos os detalhes como na fotografia geral do aquário.
Quando maior a velocidade do obturador melhor para capturar os peixes sem o movimento gerar um borrão. Nos meus aquários dificilmente consigo velocidade acima de 1/60, que é suficientemente boa para tirar fotos de peixes parados ou se movimentando lentamente.
Se aumentarmos o ISO da câmera, que é a sensibilidade do sensor à luz, poderemos aumentar também a velocidade de obturador, mas eu evito usar valor ISO acima de 200 em câmeras compactas ou 400 em DSLR por causa do excessivo ruído.
Não tem Flash externo, câmera DSLR, lentes top de linha? Calma, não é necessário um super equipamento para tirar fotos de peixes. Mesmo que a sua câmera não tenha nenhum ajuste manual, apenas colocar uma lâmpada extra no aquário pode melhorar bastante o resultado final.

Outro modo de tirar fotos de peixes que se movimentam rápido é o método \"panning\", ou seja, seguir a velocidade do peixe com a câmera. O que resultará em um peixe devidamenete focado e o fundo desfocado. Este método é bastante utilizado em fotografia de esportes.


Era um desafio fotografar este peixe, não parava quieto nunca, literalmente.
O método panning foi o único possível para capturar essa criaturinha, com a luz disponível no momento. São muitos e muitos disparos até conseguir um bom, é praticamente uma questão de sorte. Com dedicação é possível cominar a técnica.


Espere o momento perfeito para a fotografia, quando o peixe está se exibindo, saindo se sua toca favorita, disputando território com seu desafeto...
Se o peixe se assusta com a câmera e você tiver um zoom, faça uso desta função e se coloque a uma boa distância do aquário, isto costuma funcionar melhor se sua câmera possui a função tele-macro (zoom+macro).
Ou fique parado um tempo com a câmera na frente do aquário até o animal se acostumar, evitando fazer movimentos bruscos e o principal, nunca use flash.


É, eu até fico bonito assim...

Mas por que não ficar assim?


Outros ângulos também podem ficar interessantes, embora para mostrar a espécie o ideal seja tirar uma foto o mais lateralmente possível.



Photoshop (e semelhantes), o mito

Não vou me aprofundar muito agora no assunto tratamento de imagens pois esta é outra história, um tanto extensa. O que eu tenho a dizer é que o photoshop faz parte de 2% da fotografia, 98% deve ser feito na hora de fotografar.
Antes de publicar sua imagem é bom que se faça pequenos ajustes na cor, contraste, nitidez e um corte... Porém, esses programas não salvam uma foto mal batida nem \"produzem\" resultados maravilhosos.
Além do mais, modificação de fotografias com adição de elementos, exagero das cores, só é louvável para fins artísticos.

Fóruns

Postar em fórum faz parte do hobby para muita gente, e todo fórum tem uma sala dedicada a fotos. Eu sempre faço questão de me atentar a detalhes ao postar em fóruns para tornar agradável a outras pessoas a visualizacão das minhas fotos.
Por isto vou colocar este páragrafo especial aqui, embora seja um pouco fora do assunto.
-Deixo sempre a resolução que o fórum pede, máximo de 640 pixels de altura/largura para a maioria.
-Salvo todas as fotos em modo jpeg, de modo que o tamanho do arquivo não seja maior do que 200kb, nem todos tem internet rápida.
-Evito colocar milhares de fotos iguais, se já tem uma frontal do aquário, ou uma lateral do meu peixinho favorito, não preciso colocar 50 de cada. É maçante, e pesa a página. Não custa nada uma seleção antes, escolha apenas as melhores.
-Informo sobre o que está fotografado.

Bom, é isso aí pessoal, espero que tenham gostado e achado útil. Smile

Referência: CAU Aqua (em inglês)

Original no Sekai.

Abraços,
Chantal

-- Assinatura --
Abraço!


Última edição por Chantal em Qui 06 Ago 2009, 05:18, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Rodolfo Silva
avatar

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna


Nome Real : Rodolfo Silva
Localização : Entroncamento/Caldas da Rainha
Mensagens : 3527
Data de inscrição : 04/01/2009
Gostos : 143


MensagemAssunto: Re: Fotografando o aquário plantado e os peixes   Qui 06 Ago 2009, 04:29Responder ao tópico

Viva Chantal

Bom artigo, de certesa que vai dar bastante ajuda... a mim principalmente que não acerto uma Very Happy

Abraço
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Cláudia Araújo
avatar

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna


Nome Real : Cláudia Araújo
Localização : Ponte de Lima
Mensagens : 1686
Data de inscrição : 10/04/2008
Gostos : 114


MensagemAssunto: Re: Fotografando o aquário plantado e os peixes   Qui 06 Ago 2009, 12:30Responder ao tópico

Olá Chantal
Artigo muito bom, gostei...vamos lá ver se é agora se é desta que tiro fotos decentes.
O pior é a paciência, que não é uma das minhas virtudes Very Happy
ABraços
Voltar ao Topo Ir em baixo 

catxafire
avatar

Membro
Membro


Nome Real : Ricardo Urbano
Localização : barreiro/baixa da banheira
Mensagens : 687
Data de inscrição : 23/04/2009
Gostos : 34


MensagemAssunto: Re: Fotografando o aquário plantado e os peixes   Qui 06 Ago 2009, 12:56Responder ao tópico

muito bom artigo gostei imenso.

bom trabalho :cheers:
Voltar ao Topo Ir em baixo 

AquaBen
avatar

Criador


Nome Real : José Bentes
Localização : Amora
Mensagens : 812
Data de inscrição : 01/03/2009
Gostos : 39


MensagemAssunto: Re: Fotografando o aquário plantado e os peixes   Qui 06 Ago 2009, 23:28Responder ao tópico

Chan “you rock mi world”…”non comments” affraid

Beijos, até breve

-- Assinatura --
José Bentes
APC"134"; APK "214"
https://sites.google.com/site/aquabenfriends/home
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Nuno Duarte
avatar

FundadorPeixeFauna
FundadorPeixeFauna


Nome Real : Nuno Duarte
Localização : Soalheira e Viseu
Mensagens : 3372
Data de inscrição : 25/05/2008
Gostos : 79


MensagemAssunto: Re: Fotografando o aquário plantado e os peixes   Sex 07 Ago 2009, 06:21Responder ao tópico

Olá Chan,
Depois de ler este excelente artigo, espero conseguir melhorar as minhas fotografias.
Obrigado pela partilha dessa informação.

-- Assinatura --
Montagens:
DragonRoot II
Voltei novamente
Corysland
Dragonroot I

Se queres que comentem o teu tópico, tenta comentar o dos outros membros Wink
AdminístradorPeixeFauna
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Joel Bonifácio
avatar

Membro
Membro


Localização : Covilhã
Mensagens : 122
Data de inscrição : 28/05/2008
Gostos : 10


MensagemAssunto: Re: Fotografando o aquário plantado e os peixes   Qua 14 Out 2009, 22:34Responder ao tópico

Mais um Excelente POST Chan Smile

Obrigadaooo dá sempre jeitoo Wink
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Ricardo Monteiro
avatar

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna


Localização : Porto/Vila Real
Mensagens : 821
Data de inscrição : 02/04/2008
Gostos : 2


MensagemAssunto: Re: Fotografando o aquário plantado e os peixes   Qui 15 Out 2009, 13:05Responder ao tópico

Bom tópico !

Estou com um pouco de pressa e só deu para uma olhada na diagonal mas acho que posso acrescentar aqui alguma informação relevante, para que possamos fazer deste tópico uma referência para quem se quiser iniciar neste tipo de fotografia.

Cumprimentos
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Francisco Ramalho
avatar

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna


Nome Real : Francisco Ramalho
Localização : Tomar
Mensagens : 4440
Data de inscrição : 13/04/2009
Gostos : 407


MensagemAssunto: Re: Fotografando o aquário plantado e os peixes   Qua 04 Nov 2009, 17:47Responder ao tópico

Muito bom o artigo, acho que foca os pontos principais para umas boas fotos.


Obrigado e continuação de bom trabalho



Francisco Ramalho
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Conteúdo patrocinado





MensagemAssunto: Re: Fotografando o aquário plantado e os peixes   Responder ao tópico

Voltar ao Topo Ir em baixo 

Fotografando o aquário plantado e os peixes

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Destaques PeixeFauna :: Sekaiscaping-