Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

O meu aquario da Sala

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4
AutorMensagem

Myudinho

Recém chegado
Recém chegado

Nome Real : Ricardo Ferreira
Gostos : 1

MensagemAssunto: Re: O meu aquario da Sala   Seg 11 Mar 2013, 09:59Responder ao tópico

E onde arranjas sensores desses?

Já procurei mas não encontrei nada..

José Elias

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: O meu aquario da Sala   Seg 11 Mar 2013, 10:40Responder ao tópico

Sabem o que vos digo, os meus conhecimentos de electronica são minimos...

Os de programação.... bem, já lá vai uns bons anos que escrevi a ultima linha de codigo, e mesmo assim, só mesmo C e C++ como tal, não tenho os conhecimentos para contruir um sistema deste, nem eu, nem 90% dos aquariofilistas.

Aqui estava um belo negocio em prespectiva.... já pensas-te nisso?

ViPeR5000

Membro
Membro

Nome Real : Rui Melo
Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: O meu aquario da Sala   Seg 11 Mar 2013, 11:04Responder ao tópico

E porque não partilhar o que vou fazendo para que assim todos possam fazer Smile de uma forma mais económica =)

Myudinho

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: O meu aquario da Sala   Seg 11 Mar 2013, 15:31Responder ao tópico

ViPeR5000 escreveu:
E porque não partilhar o que vou fazendo para que assim todos possam fazer Smile de uma forma mais económica =)

Sim, tal como eu, mesmo pensamento Wink

Até porque as coisas são tão simplistas e com tantos exemplos na internet como fazer, não é como inventar a roda novamente Smile

Uma coisa Viper5000, onde arranjas-te os teus sensores? Em alguma loja física ou online? ou já tinhas? Estava interessado em montar um sistema parecido Wink

ViPeR5000

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: O meu aquario da Sala   Seg 11 Mar 2013, 17:00Responder ao tópico

Ebay

Já agora Myudinho ideias para fazer uma boia de nível Smile não usando um switch, sabendo a que "nível" de água tenho Smile
Saber a posição real do nível e não em 1 / 2 /3 / ou 4 pontos

Myudinho

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: O meu aquario da Sala   Seg 11 Mar 2013, 18:03Responder ao tópico

ViPeR5000 escreveu:
Ebay

Já agora Myudinho ideias para fazer uma boia de nível Smile não usando um switch, sabendo a que "nível" de água tenho Smile

Boa pergunta.. xD

De momento pensei através do peso do aquário porque sabendo os kg, sabes os litros, o problema é que isso era aceitável fazer com o aquário montado sem água e sem peixes mas ao fim de um tempo isso não ia bater certo.. as plantas crescem, os peixes também contam, não era um método exacto mas foi isso que me passou pela cabeça.

Acho que podes fazer uma espécie de bobina, um iman lá dentro que ao subir ou descer consoante o nível da água no aqua ia gerando campo magnético diferente na bóbina e o arduino só tinha que ler esse valor.. Não sei se me fiz entender muito bem mas vou investigar e se chegar a alguma conclusão digo-te algo mas não me parece impossível Wink

José Elias

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: O meu aquario da Sala   Seg 11 Mar 2013, 20:10Responder ao tópico

Não está mal pensado... Então venda dai um DYI...

ViPeR5000

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: O meu aquario da Sala   Ter 12 Mar 2013, 13:47Responder ao tópico

Myudinho escreveu:
ViPeR5000 escreveu:
Ebay

Boa pergunta.. xD

De momento pensei através do peso do aquário porque sabendo os kg, sabes os litros, o problema é que isso era aceitável fazer com o aquário montado sem água e sem peixes mas ao fim de um tempo isso não ia bater certo.. as plantas crescem, os peixes também contam, não era um método exacto mas foi isso que me passou pela cabeça.

Acho que podes fazer uma espécie de bobina, um iman lá dentro que ao subir ou descer consoante o nível da água no aqua ia gerando campo magnético diferente na bóbina e o arduino só tinha que ler esse valor.. Não sei se me fiz entender muito bem mas vou investigar e se chegar a alguma conclusão digo-te algo mas não me parece impossível Wink

Sobre essa solução ainda a forma mais simples para fazer com medidores de fluxo de agua(entra X litros) sai X litros embora não seja certo devido a evaporação.

Myudinho

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: O meu aquario da Sala   Ter 12 Mar 2013, 14:28Responder ao tópico

Tenho uma ideia mas ainda tenho que a estudar e como agora estou no trabalho não dá muito jeito.. xD

Logo ou amanhã dou novidades. Acho que tens uma maneira relativamente fácil de criar algo que te serve para isso. algo que envolve uma boia, uma espécie de tubo e ou tubo á volta amarrado á boia (que está dentro do aquário) para me medir o nivel. Depois esquematizo a minha ideia e ficas a perceber acho Wink

ViPeR5000

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: O meu aquario da Sala   Ter 12 Mar 2013, 15:21Responder ao tópico

Myudinho escreveu:
Tenho uma ideia mas ainda tenho que a estudar e como agora estou no trabalho não dá muito jeito.. xD

Logo ou amanhã dou novidades. Acho que tens uma maneira relativamente fácil de criar algo que te serve para isso. algo que envolve uma boia, uma espécie de tubo e ou tubo á volta amarrado á boia (que está dentro do aquário) para me medir o nivel. Depois esquematizo a minha ideia e ficas a perceber acho Wink
sim isso foi o que tinha pensado um um Microswitch só que ele só tem duas posições 1/0 :S logo só dá dois níveis

Myudinho

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: O meu aquario da Sala   Ter 12 Mar 2013, 22:30Responder ao tópico

Não percebes-te o que quis dizer. Fiz aqui em casa um exemplo com o arduino de algo que pode ser adaptado a uma boia e ter o mesmo funcionamento e consegues saber se a boia se mexeu ou não.

Vou fazer umas imagens para perceberem melhor e já coloco aqui a execução técnica de como se pode saber se o aquario esta cheio ou não, ou calcular os litros que o aquário tem (sem contar com plantas e substrato e peixes e afins).

Myudinho

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: O meu aquario da Sala   Ter 12 Mar 2013, 23:09Responder ao tópico

Pois aqui vai a esplicação.

Para começar temos a seguinte imagem (sim, eu sei que sou uma nódoa com o paint):

Do lado esquerdo temos um aquário com a boia a azul. No canto inferior esquerdo o arduino ou o raspberry pi (no meu caso experimentei com arduino). Iremos ter uma resistencia feita com um tubo e fio á volta em expiral que no extremo inferior colocamos 5V e no extremo superior colocamos o negativo (GND). irá existir um anel que tem um fiozinho ou patilha, algo que faça contacto na resistencia, ou seja, ao fio que está á volta do tubo, anel esse que estará preso a duas coisas, á boia do aquario e a um peso mais leve que a boia mas de peso aproximado para fazer descer o anel caso o nível suba, caso o nível desça o peso da boia tem que ser suficiente para fazer subir o anel.

Agora vou falar do arduino porque não tenho conhecimentos sobre a maneira de programação no raspberry Pi. No arduino o que eu vou fazer é ler constantemente o valor analógico do fio verde, ou seja, do fio do anel e esse valor vai variar entre 0 e 1023. Vai-me dar 0 se a boia descer até ao fim do aquário e por sua vez o anel encostar na parte superior do tubo ou vai-me dar o valor de 1023 se a boia subir até ao máximo do aquário o que faz que por sua vez o anel desça até ao fim do tubo.

Imagina que tens um aquário de 54L (meu caso e ainda ando para montar).

Com ele cheio, o valor que vou ler, vai-me dar 1023 (atenção que isto é só um exemplo que para isto acontecer é preciso que as medidas do tubo da resistencia estejam ao milimetro mas dá uma coisa aproximada). E eu sei que quando ele está cheio leva 54L (sei que não é verdade por causa do substrato e das plantas, portanto a estes 54L vou retirar 4L, portanto, sei que com o aquário "cheio" tenho 50L), logo á medida que a água vai evaporando ao longo do tempo, a boia vai descendo, elevando o anel, e o valor lido no anel vai passar a ser de 900. É só fazer uma regra de 3 simples e sabemos quanto temos. Se com 1023 = 50L, então 900 equivale a 43,98L (900*50/1023) - Usando a regra dos 3 simples.

Desta forma á medida que a boia sobe ou desce, sabemos quase exatamente e digo quase, porque é dificil saberes ao certo a litragem útil do teu aquário, mas apartir do valor máximo que definas (no meu caso 50L), sei quanto tenho Smile

Espero que tenhas percebido Smile

Envio também 3 fotos com uma resistencia semelhante à necessária fazer para isto em que se ve o arduino, a resistencia ligada a 5V (em baixo) e ao negativo (em cima) e um fio verde, utilizado para leitura dos valores. E peço desculpa pela qualidade mas foi com o telemóvel e é só para ficarem com uma ideia do funcionamento.

O valor lido pelo arduino situa-se perto do 0 porque está quase a tocar directo no negativo, ou seja, o aquário está quase vazio.

Aqui estou a ler o valor a meio, ou seja, a boia estaria a meio do aquario e o valor lido seria por volta de metade de 1023 (valor máximo), ou seja, 511.

Aqui o valor seria quase de 1023 porque estaria quase a tocar no ponto dos 5V, logo o aquário estaria quase cheio.

Chamo a atenção que o facto de ter colocado os 5V em baixo e o negativo em cima, não foi propositado.. Pode-se inverter, bastando só fazer as contas ao contrário, ou seja, o valor lido perto do 0 significa que o aquário está quase cheio, perto dos 1023 está quase vazio.

E pronto, dou por concluído o meu 1º contributo a sério para o fórum.
Espero que possam surgir mais oportunidades Smile

Qualquer coisa é só dizer.

ViPeR5000

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: O meu aquario da Sala   Qua 13 Mar 2013, 11:06Responder ao tópico

só não entendo e como o nivel da agua vai mexer o anel? a volta da resistencia. visto caso seja um "iman" dentro de aquário a "atracção" que ira fazer será superior na horizontal que a vertical, para alem de efectuar muito atrito no vidro acabando por o riscar

ontem fiz um teste com um medidor de laser a ver se ele media o nível que se tinha de agua e ele baralha-se a efectuar a leitura 80% das vezes lia-me a profundidade total do aquário

Myudinho

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: O meu aquario da Sala   Qua 13 Mar 2013, 13:23Responder ao tópico

ViPeR5000 escreveu:
só não entendo e como o nivel da agua vai mexer o anel? a volta da resistencia. visto caso seja um "iman" dentro de aquário a "atracção" que ira fazer será superior na horizontal que a vertical, para alem de efectuar muito atrito no vidro acabando por o riscar

ontem fiz um teste com um medidor de laser a ver se ele media o nível que se tinha de agua e ele baralha-se a efectuar a leitura 80% das vezes lia-me a profundidade total do aquário

Uma boia estilo do que existe nos autoclismos das sanitas.. xD uma boia com um peso de 2kg. Amarras uma corda à boia que flutua no aquario e ligas a corda ao anel à volta da resistência. No anel marras um peso de 1.8kg. Com isto a agua ao subir, a boia sobe e o peso preso ao anel ajuda a que o anel venha para baixo, e se a agua descer, a boia desce o que faz subir o anel. Não tem iman nem tubos dentro do áqua. Apenas uma boia com um pesozito para contrabalançar com o peso do anel para caso a agua suba, o anel tenha "força" para descer. A boia controla o anel, e o anel devolve-te o valor para usares nos cálculos para saberes quanta água tens.

ViPeR5000

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: O meu aquario da Sala   Qui 16 Maio 2013, 13:56Responder ao tópico

Bem mais uns upgrades

Sonda de PH

Electrode Properties
Electrode Type Combination Single-Junction
pH Measurement Range 0 to 14
Electrode Response Time Max 10 s
Operating Temperature Min 0 °C
Operating Temperature Max 80 °C

Physical Properties
Exterior Tube Material Impact Resistant Plastic
Connector Type BNC
Length 120 mm
Diameter 12 mm
Cable Length 1 m

e Etape

Sensor Length: 10.1" (257 mm)
Width: 1.0" (25.4mm)
Thickness: 0.015" (0.208 mm)
Resistance Gradient: 140Ω / inch (56Ω / cm), ± 10%
Active Sensor Length: 8.4" (213 mm)
Substrate: Polyethylene Terephthalate (PET)
Sensor Output: 1500Ω empty, 300Ω full, ± 10%
Actuation Depth: Nominal 1 inch (25.4 mm)
Resolution: 0.01 inch (0.25 mm)
Temperature Range: 15°F - 140°F (-9°C - 60°C)

e Etape para saber o nível da agua baseia-se no sistema que exemplifica-te ai em cima

The_Vortex

Membro
Membro

Gostos : 2

MensagemAssunto: Re: O meu aquario da Sala   Qui 16 Maio 2013, 16:35Responder ao tópico

Eish!! projecto do diabo!! continua q estou a gostar de ver Very Happy

rsmash

Membro
Membro

Nome Real : Rui Lopes
Gostos : 8

MensagemAssunto: Re: O meu aquario da Sala   Qui 16 Maio 2013, 16:56Responder ao tópico

Sem duvida um grande projeto... Pena ser um pouco "baixo" senão colocavas aí uns 7 ou 8 discus e ficava algo do outro mundo... Vai colocando fotos da evolução do projeto!

ViPeR5000

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: O meu aquario da Sala   Sex 17 Maio 2013, 17:07Responder ao tópico

Tenho lá 4 discus pequenino Smile

A ver se este fim de semana faço uma contagem a população Smile e atualizo as fotos visto já ter feito algumas mexidas no layout assim como iluminação

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: O meu aquario da Sala   Hoje à(s) 21:18Responder ao tópico

O meu aquario da Sala

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 4 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Iniciação à Água Doce-