Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Calha Fluval Edge 15W LED

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

cable-man

PatrocinadorPeixeFauna

Nome Real : Adalberto Pereira
Gostos : 40

MensagemAssunto: Calha Fluval Edge 15W LED   Qua 31 Out 2012, 15:18Responder ao tópico

Um cliente encomendou-me uma calha de 120LED/m com 16cm...
Ao falar com a pessoa, cheguei a conclusao que a calha nao servia, entao propus-me a fazer uma calha que enquadrasse bem no pretendido.

Basicamnete o que se pretendia era aumentar a luz disponivel num Fluval Edge, aguario muito bom de estetica mas com 0 de funcionalidade, sem modificar a estetica do mesmo.

A minha ideia foi criar uma calha que entrasse dentro do bordo do aquario e que pousasse nos topos do mesmo.

Creio que consegui:

Resumo:
1 Ventoinha
5 LED 3W
5 Disipadores
28 parafusos Inox A4, M2.5*6, M3*10 e M4*20
200*200mm de acrilico de 10mm, transparente
20 Horas de CNC... tenho mesmo de arranjar uma a serio Smile

Vera Santos

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Calha Fluval Edge 15W LED   Qua 31 Out 2012, 15:22Responder ao tópico

Ficou com otimo aspecto!

Hugo Saldanha

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 285

MensagemAssunto: Re: Calha Fluval Edge 15W LED   Qua 31 Out 2012, 15:41Responder ao tópico

Boas,

Muito fixe, sim senhor Wink Está aí muita skill.
E fotos da calha a funcionar?

Abraço

gpeixoto80

Membro
Membro

Nome Real : Gonçalo Peixoto
Gostos : 16

MensagemAssunto: Re: Calha Fluval Edge 15W LED   Qua 31 Out 2012, 19:33Responder ao tópico

espetaculo!!! era uma assim que eu precisava mas em ponto grande(para um aqua de 170 x 70 x 70),mas certamente teria de vender o aquário para comprar a calha... lol! lol! lol!

cable-man

PatrocinadorPeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Calha Fluval Edge 15W LED   Qui 01 Nov 2012, 03:00Responder ao tópico

Nem por isso.
se utilizar estes leds, isso fica barato.

claro que para fazer uma tampa de 170*70 em acrilico, fica uma pipa de massa.
mas possivelmente o aquario tem travessas,e ate da para fazer varias tampas em vez de apenas 1 e por isso ja pode ser mais fino o acrilico, logo mais barato.

cable-man

PatrocinadorPeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Calha Fluval Edge 15W LED   Qui 01 Nov 2012, 03:02Responder ao tópico

Fotos da calha a funcionar so quando chegar ao proprietario, que ja a pagou, se ele tiver a gentileza de o fazer Smile

Joao_Costa

Moderador EspecificoPeixeFauna
Moderador EspecificoPeixeFauna

Nome Real : João Costa

MensagemAssunto: Re: Calha Fluval Edge 15W LED   Qui 01 Nov 2012, 07:40Responder ao tópico

Boas,

Super bom aspecto Cable Wink

Abraço

João

Rui Bacelar Oliveira

Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Gostos : 217

MensagemAssunto: Re: Calha Fluval Edge 15W LED   Qui 01 Nov 2012, 17:02Responder ao tópico

Boas, estava a pensar encomendar te uma calha dessas para o meu aqua, tem 40 cm de frente: http://www.peixefauna.com/t11554-tiger-tank-nano

Neste momento tenho uma lampada pl de 26W ,mas acho que não distribui bem a luz e além disso os meus pés de helferi estão a crescer mais em altura do que largura.

Tenho uma calha da resun, do género desta:http://www.trukesfishes.com/loja/196-iluminacao-para-aquariuo-5w-plc.html á qual troquei o balastro, de momento tem um de 28W creio eu.

Seria possivel arranjar uma calha que respeitasse a regra de 1w/l, sendo leds é diferente mas em termos de preços como ficaria?

cable-man

PatrocinadorPeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Calha Fluval Edge 15W LED   Qui 01 Nov 2012, 18:27Responder ao tópico

Essa regra de 1W/l é tao valida como a de 1cm de peixe por litro de agua.
E, para que nao haja duvidas, estou a afirmar que é absolutamente ridicula.

A potencia dos LEDs normalmente utilizados para iluminaçao considera-se a sua potencia equivalente ao dobro de uma T5 HO.
Ou seja, 15W LED serao equivalentes, mais coisa menos coisa, a uma lampada 30W T5HO.

Dito isto, para fazer um orçamento preciso de saber a potencia pretendida, o valor que esta disposto a gastar, e como pretende que a calha se pareça.

gpeixoto80

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Calha Fluval Edge 15W LED   Qui 01 Nov 2012, 18:59Responder ao tópico

gostaria que me desse um orçamento para uma calha de leds para um aqua de 170cm x 70cm x 70cm com trave francesa e inglesa,sendo que tenho várias plantas. eu vi estes na net

http://www.ebay.com/itm/10W-LED-IC-High-Power-LED-1000LM-Lamp-Blub-Cool-White-10000K-For-aquarium-9-12V-/330806332608?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item4d05980cc0

ou estes,que têm apenas um angulo menor e são mais baratos...

http://www.ebay.com/itm/1pcs-New-10W-LED-Cool-White-High-Power-900LM-10000K-LED-Lamp-SMD-Chip-9-12V-DC-/330793781106?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item4d04d88772

julgo que 5 leds chegariam.

cable-man

PatrocinadorPeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Calha Fluval Edge 15W LED   Qui 01 Nov 2012, 20:00Responder ao tópico

mas quer que faça isso com esses LEDs baratos?

que tipo de calha quer? uma tampa para o aquario, ou calha como as que eu tenho de 120 e 240LED/m, so pousada nas pontas do aquario?

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Calha Fluval Edge 15W LED   Qui 01 Nov 2012, 21:11Responder ao tópico

Boas, eu referi a regra do 1W/L por ser a mais frequente, desconhece se tem algum fundamento ou não.

Bom, eu vou arranjar uma tampa em vidro para o aqua, pois já perdi 2 endler por ser destapado, portanto podia ser dessas de pousar no vidro.
Outra opção seria aproveitar a calha que tenho, e aparafusar a calha dos leds.

O aqua tem 26L brutos mas queria uma iluminação forte para plantas exigentes.

Quanto ficaria uma igual a essa que apresentou?

cumprimentos

gpeixoto80

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Calha Fluval Edge 15W LED   Qui 01 Nov 2012, 21:34Responder ao tópico

cable-man escreveu:
mas quer que faça isso com esses LEDs baratos?

que tipo de calha quer? uma tampa para o aquario, ou calha como as que eu tenho de 120 e 240LED/m, so pousada nas pontas do aquario?

acha que serão de fraca qualidade??? eu disto não percebo nada,o que tinha em mente seria uma calha das que se colocam apoiadas nas laterais do aquário com 5 leds dos que estão no link que lhe enviei espaçados 26cm entre eles,agora para ser sincero tenho dúvidas quanto á distribuição da luz... conto com a sua experiência para juntos tentarmos criar algo de baixo custo e com um baixo consumo energético. se quiser ver fotos do aqua em questão pode ver no tópico "o meu aquario plantado de 600litros"

cable-man

PatrocinadorPeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Calha Fluval Edge 15W LED   Sex 02 Nov 2012, 03:46Responder ao tópico

A calha apresentada em cima é para tentar resolver um problema isolucionavel, transformar um fluval edge num aquario minimamente aceitavel sem alterar a estetica.
é que os aquarios efectivamente sao muito bonitos... mas funcionalidade é zero.

Para um aquario de 26 litros "normal" para plantas exigentes em termos de luz, precisa de uns 25W de luz LED, 50W T5HO
Da para fazer uma tampa com a iluminaçao dentro da tampa.

Preciso saber as medidas exactas do aquario, para conseguir dar um valor.

cable-man

PatrocinadorPeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Calha Fluval Edge 15W LED   Sex 02 Nov 2012, 03:57Responder ao tópico

5 LEDs de 10W sao 50W.
50W LED sera equivalente a algo a roda dos 100W T5 HO

para 600 litros, plantado, eu apontaria ai para os 300W T5 HO.
depnde do que entende por plantado, mas entre os 200 e os 300W ja da uma boa iluminaçao para a maior parte das plantas.

Relativamente a qualidade dos LEDs mencionados...
Nao sei se sao bons ou maus. Nunca experimentaei.
Se me disser que quer uma calha com aqueles LEDs, eu mando vir e faço.

Eu costumo usar LEDs CREE ou Nichia.
um Cree de 10W, MC-E, custa 12.90 euro, com 560 Lumen a 500mA

Com uma calha do tipo corrido, a apoiar so nas pontas do aquario, nao acresce muito mais ao valor dos LEDs.
Fica uma calha em aluminio, com os dissipadores e ventoinhas colocadas dentro da calha, se necessario.

gpeixoto80

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Calha Fluval Edge 15W LED   Sex 02 Nov 2012, 10:15Responder ao tópico

a minha ideia seria não ter um consumo energético superior a 50/60 watts (que a troika não me permite mais),e dentro disso optar pelos leds que proporcionem o maior número de Lúmens e Kelvins possível... por isso e´que mencionei aqueles... em termos de luminosidade parecem-me dos melhores que já vi,mas como disse também não percebo muito...
e como tenho a calha que se vê no tópico até poderia ser algo que fosse depois só aparafusar lá dentro...

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Calha Fluval Edge 15W LED   Sex 02 Nov 2012, 12:33Responder ao tópico

Boas, o aquário tem 40cm de frente, 23 cm de profundidade e 25 cm de altura, tem cantos redondos á frente.

Precisa de mais algum dado?

cable-man

PatrocinadorPeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Calha Fluval Edge 15W LED   Sex 02 Nov 2012, 16:03Responder ao tópico

Bem, temos de fazer opçoes.
50W de iluminaçoa num aquario de 600 litros plantado... ou as nossas noçoes de plantado sao muito diferentes, ou nao é exequivel.

De qualquer forma, se o que pretende é uma calha com 5 desses LEDs, eu ja faço as contas e mando uma MP com os valores.

Hugo Saldanha

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 285

MensagemAssunto: Re: Calha Fluval Edge 15W LED   Sex 02 Nov 2012, 16:06Responder ao tópico

Boas,

Leds Cree... Nem é preciso dizer mais nada Wink
São das melhores marcas do mercado (em pé de igualdade com a Osram).

Abraço

cable-man

PatrocinadorPeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Calha Fluval Edge 15W LED   Sex 02 Nov 2012, 16:10Responder ao tópico

Em relaçoa ao aquario de 40cm.
Reparei agora que esta disposto a alterar a calha que ja tem.

nesse caso seria a opçao mais barata, uma vez que toda a estrutura de suporte ja esta feita, seria so alterar o interior da calha.

outro problema que tem é o crescimento e altura da pogostmon. Isso deve-se a estar a usar lampadas com temperatura de cor muito baixa, ou ter pouca luz.
Quanto mais para o azul estiver a cor, mais baixas crescem as plantas.

Assim, se calhar seria uma boa opçao meter uns 15 ou 20W em LED branco e a volta de 5W em LEd azul.
Se quizeres posso fazer um orçamento para isto com os LED que costumo utilizar.
tambem podes escolher o LED no ebay, toyotas, e eu mando vir e faço a calha.

cable-man

PatrocinadorPeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Calha Fluval Edge 15W LED   Sex 02 Nov 2012, 16:15Responder ao tópico

Por norma uso LEDs CREE de alta potencia e LEDs Nichia de alto rendimento.

Osram so uso um LED em particular, para aplicaçoes especificas..

os Zeoul tambem nao sao maus, mas nao gosto to tipo de fixaçao dos gajos, nao me parece que tenham tao boa trasmissao de calor para o dissipador como os Cree.
Admito que pode ser so preconceito meu... mas tenho-me dado bem com estes pressupostos, ate me provarem o contrario, continuo com eles Smile

gpeixoto80

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Calha Fluval Edge 15W LED   Sex 02 Nov 2012, 16:35Responder ao tópico

uma vez que no meu aquario tenho 98 watts (lampadas T8),16500 k e cerca de 700 lumens e as plantas desenvolvem bem,não me parece que ficando com 5000 lumens e 50000k fiquem pior...
e acho que echinodorus,sagittaria subulata,cabombas,anùbias,riccia,hygrophila,rotala são plantas... por isso melhor ou pior,dentro das minhas possibilidades tenho um aquario plantado,quer os outros utilizadores deste fórum gostem dele ou não...
mesmo assim se puder fazer o orçamento agradecia...

Última edição por gpeixoto80 em Sex 02 Nov 2012, 17:14, editado 1 vez(es)

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Calha Fluval Edge 15W LED   Sex 02 Nov 2012, 16:51Responder ao tópico

cable-man escreveu:
Em relaçoa ao aquario de 40cm.
Reparei agora que esta disposto a alterar a calha que ja tem.

nesse caso seria a opçao mais barata, uma vez que toda a estrutura de suporte ja esta feita, seria so alterar o interior da calha.

outro problema que tem é o crescimento e altura da pogostmon. Isso deve-se a estar a usar lampadas com temperatura de cor muito baixa, ou ter pouca luz.
Quanto mais para o azul estiver a cor, mais baixas crescem as plantas.

Assim, se calhar seria uma boa opçao meter uns 15 ou 20W em LED branco e a volta de 5W em LEd azul.
Se quizeres posso fazer um orçamento para isto com os LED que costumo utilizar.
tambem podes escolher o LED no ebay, toyotas, e eu mando vir e faço a calha.

Boas, se desse para aproveitar a estrutura da calha que já tenho seria muito bom!
nem que na altura a envie por correio.
Os leds deixo á sua escolha, aqueles que tiverem melhor relação qualidade/preço.
já que falou nos azuis, será que poderia po-los a ligar alternadamente, para efeito moonlight?

Durante o dia ligavam os brancos e os azuis, e depois á noite(com recurso a temporizador) ligava os azuis, assim acho que fica ainda melhor servido em termos de possibilidades.

A pogostemon está um pouco alta e uso uma lampada pl de 26W com luz de 6700K e cerca de 1300 lúmens.

Faça me um orçamento então amigo!

Abraço

cable-man

PatrocinadorPeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Calha Fluval Edge 15W LED   Sex 02 Nov 2012, 19:31Responder ao tópico

gpeixoto80 escreveu:
uma vez que no meu aquario tenho 98 watts (lampadas T8),16500 k e cerca de 700 lumens e as plantas desenvolvem bem,não me parece que ficando com 5000 lumens e 50000k fiquem pior...
e acho que echinodorus,sagittaria subulata,cabombas,anùbias,riccia,hygrophila,rotala são plantas... por isso melhor ou pior,dentro das minhas possibilidades tenho um aquario plantado,quer os outros utilizadores deste fórum gostem dele ou não...
mesmo assim se puder fazer o orçamento agradecia...

Nao é uma questao de gostar ou deixar de gostar.
Eu tenho meia duzia de morangeuiros e umas alfaces em cutura aquaponica, e nem por isso digo que sou agricultor.

Um aquario plantado, por definiçao, é diferente de um aquario com plantas.

Repare que nao o estou a julgar!!
cada um sabe de si, e se gosta do aquario como ele esta, e quer utilizar esses LEDs para o iluminar, nao vou ser eu que vou dizer que nao o deve fazer.

O vendedor dos LEDs diz alguma coisa em relaçao a que dissipadores se devem utilizar?
Preciso saber essa informaçao por causa do orçamento. Ou entao dou-lhe o orçamento so do suporte, e costruçao, e tudo o resto fica por sua conta, como quizer.

cable-man

PatrocinadorPeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Calha Fluval Edge 15W LED   Sex 02 Nov 2012, 19:37Responder ao tópico

6700 ja nao devia subir muito... mas creio que o azul va resolver isso.

Em relaçoa a ligar os azuis independentes dos brancos, sem problema nenhum.
a unica quetsao é que acrescenta valor ao orçamento por causa do alimentador extra.

Ja faço umas contas e mando isso.

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Calha Fluval Edge 15W LED   Responder ao tópico

Calha Fluval Edge 15W LED

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Patrocinadores :: TrukesFishes-