Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Valor de NO3 adequado???

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Mara Silva

Moderador EspecificoPeixeFauna

Gostos : 137

MensagemAssunto: Valor de NO3 adequado???   Ter 30 Out 2012, 21:31Responder ao tópico

Boa noite

Antes de mais vou já adiantar o meu pedido de desculpas por ser chata ao fazer as perguntas que farei, há diversos artigos que falam acerca disso, mas quanto mais leio, mais me atrapalho.

Tenho um aquário de 80x30x30 com tetras e alguns víviparos. Para conforto deles tenho imensas plantas no aquário, no entanto nos últimos tempos as minhas Echinodorus estão a "ir-se abaixo", folhas amarelas, com buracos, bem, calculo que por falta de nutrientes, em especial ferro, o meu substrato já deve estar "velhinho" e a fertilização de micros que faço sei que não é grande coisa, para além da luz fraca.Mas como se aguentaram durante bastante tempo fui deixando ficar.

Como fiquei com dúvidas acerca do motivo que causou a desgraça nas Echinodorus hoje fiz um teste de NO3 (nunca tinha feito). O teste era da Sera e acusava quase 50 mg/l.
Este valor é demasiado alto? Poderá afectar negativamente a minha fauna? Adianto já que amónia=0 ; PH: 7.0 ; NO2 = não está a zero, nunca consegui esse feito, mas está mesmo muito baixinho.

Rui Bacelar Oliveira

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Gostos : 217

MensagemAssunto: Re: Valor de NO3 adequado???   Ter 30 Out 2012, 21:39Responder ao tópico

Boas, os nitritos tenta fazer com que fiquem abaixo de 1mg/L (NO2) o N03, nitratos o valor limite/aconselhável, seria à volta de 25/30mg/l.

As plantas normalmente ajudam a estabilizar estes valores, olha que com 50mg/L podes ter sérios problemas com algas.

Medidas imediatas: reduzir a comida dos peixes, TPA's de 40-50%.

ja agora, que filtro tens?

Abraço

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Valor de NO3 adequado???   Ter 30 Out 2012, 21:58Responder ao tópico

Boas

O filtro não é a origem do problema, tenho a certeza, tenho um interno e um cascata, ambos com esponja, lã e cerâmica e litragem suficiente. Em breve vou adquirir um externo, igual ao que tenho no aqua de água fria, é um investimento puxado mas vale a pena. Faço TPAs semanais de 25%, aspiro o fundo de 15 em 15 dias, não tem resíduos acumulados, tenho bons trabalhadores no fundo. Estive uns dias fora de casa e quando voltei tinha mais de 50 % dos peixes com ictio. Tive que ir a medicamentos, não tive outra hipótese. Na altura tanto a amónia como os nitritos destabilizaram, mas já estão controlados, os nitritos neste aquário raramente passam de 0,3 mg/l. Uma vez que a amónia e os nitritos estão em ordem pensei que os nitratos também deveriam estar. Como nunca tinha feito o teste não faço ideia de como estavam antes. mas vou então seguir o conselho e fazer uma nova TPA amanhã, porque a última foi no Domingo e ainda ontem tirei 10 Lt do aquário e coloquei nova, porque precisei para montar o aquário dos alevinos que nasceram. Será que o facto de ter colocado o medicamento há 3 semans destabilizou o NO3 e ainda não teve tempo de as plantas o controlarem?

José Elias

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: Valor de NO3 adequado???   Qua 31 Out 2012, 09:29Responder ao tópico

Os meus nitratos andam sempre acima dos 50ppm, até porque eu coloco fertilizante liquido com Nitrato de Potassio, não existe qualquer problema.

Pedro Santos

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Valor de NO3 adequado???   Qua 31 Out 2012, 12:16Responder ao tópico

Rui Bacelar Olivera escreveu:
Boas, os nitritos tenta fazer com que fiquem abaixo de 1mg/L (NO2) o N03, nitratos o valor limite/aconselhável, seria à volta de 25/30mg/l.

As plantas normalmente ajudam a estabilizar estes valores, olha que com 50mg/L podes ter sérios problemas com algas.

Boas Rui!

Já te vi dizer em vários posts que valores de nitratos altos originam algas!

Isto é completamente errado!

Os nitratos nada têm a ver com algas, excepto se forem por carência como qualquer outro nutriente!

O valor de 25ppm/30ppm é o mínimo para quem quer seguir o método estimativo e não quer andar a fazer testes!

CyberJ escreveu:
Os meus nitratos andam sempre acima dos 50ppm, até porque eu coloco fertilizante liquido com Nitrato de Potassio, não existe qualquer problema.

Já somos 2! Smile

Não te preocupes com o valor dos nitratos Mara...

Garante apenas que tens pelo menos os 25ppm que o Rui te falou.

Se garantires este valor está descansada, mesmo que estejam muito acima!

Abraço!

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Valor de NO3 adequado???   Qua 31 Out 2012, 13:26Responder ao tópico

Ok. Obrigado pelas informações. Fico mais sossegada quanto ao valor dos nitratos. Entretanto como estou a ter problema com as minhas Echinodorus, talvez por fertilização fraca este fim de semana vou adicionar um novo substrato fertil ao aquário a ver se resolvo o problema e vou dar uma vista de olhos por aqui a ver se encontro uma solução, mas se ficar com dúvidas espero que não se importem, mas vou acabar por chatear a pedir ajuda com fertilização. Mais uma vez obrigado.

ALVELOS RAMIRO

Membro
Membro

Nome Real : Ramiro
Gostos : 61

MensagemAssunto: Re: Valor de NO3 adequado???   Qua 31 Out 2012, 20:50Responder ao tópico

Eu ao ler este tópico fiquei com uma duvida e fui ver ao site da JBL Aqui està o link eles dizem o seguinte:

Nitrate is produced when nitrogen is broken down by nitrobacter bacteria from nitrite under aerobic conditions (with oxygen) and is broken down to nitrogen gas (N2), carbon dioxide (CO₂) and water (H₂O) under anaerobic (oxygen-free) conditions. In contrast to nitrite, nitrate itself is non-toxic, but inhibits fish growth (particularly that of young fish), and the growth of many plant species is limited as a result of high nitrate levels. The main problem of nitrate is its algae-promoting property. Nitrate levels should therefore never exceed the recommended levels.

Alguém me pode traduzir isto para eu entender ao certo???

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Valor de NO3 adequado???   Qua 31 Out 2012, 21:10Responder ao tópico

In contrast to nitrite, nitrate itself is non-toxic, but inhibits fish growth (particularly that of young fish), and the growth of many plant species is limited as a result of high nitrate levels. The main problem of nitrate is its algae-promoting property. Nitrate levels should therefore never exceed the recommended levels.

Bem, o meu inglês já andou melhor. A 1ª parte não consegui perceber muito bem, mas penso que a tradução da parte que selecionei significa:

Ao contrário dos nitritos, os nitratos não são tóxico, mas inibe o crescimento dos peixes (em particular os peixes mais novos), e o crescimento de muitas espécies de plantas pode ser limitado devido a níveis elevados de nitratos. O maior problea dos nitratos é a propriedade de promoverrem o aparecimento de algas. Os níveis de nitrato devem por isso nunca exceder os níveis recomendados.

Penso que está bem traduzido. Aguarda mais opiniões

Pedro Santos

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Valor de NO3 adequado???   Qua 31 Out 2012, 22:38Responder ao tópico

Boas!

A tradução está correcta, mas na minha opinião, está errada parcialmente.

A parte do inibir o crescimento é meia verdade. Não inibe totalmente, mas faz com que seja mais lento.

Razão pela qual os criadores de Discus querem Cubos sem nada para ter esses valores sempre a zero por forma a que os Discus cresçam mais depressa.

Os animais acabam por atingir o seu potencial, apenas demoram mais tempo.

Quanto ás algas é totalmente falso.

Abraço!

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Valor de NO3 adequado???   Responder ao tópico

Valor de NO3 adequado???

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Dúvidas e Perguntas-