Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

A minha fêmea parece doente após 1ª tentativa de procriação

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

MymiPT

Recém chegado
Recém chegado

Gostos : 0

MensagemAssunto: A minha fêmea parece doente após 1ª tentativa de procriação   Sab 20 Out 2012, 13:35Responder ao tópico

Bom dia.
Há três dias atrás comecei a fazer a minha primeira tentativa de procriação de Bettas. Segui todos os passos direitinhos, apenas me esqueci da parte em que só após 12 a 24 horas do macho e a fêmea estarem juntos (altura em que em vez de uma bolinha branca no ventre ela passou a ter uma espécie de abcesso rosado que achei serem "ovas") é que se dava o abraço, logo este ocorreu durante a noite e não consegui vê-lo. De manhã quando acordei a fêmea já estava naquele estado de cansaço normal que é descrito em todos os tópicos de reprodução e o ninho parecia ter imensos ovinhos.

Decidi então que era altura de a retirar do aquário. Na manhã seguinte o ninho estava desfeito e sem ovos e ela continuava com o tal "abcesso" rosado no ventre e muito inchada. Notei ainda que estava a perder a coloração, estando cada vez a ficar mais clarinha. Já passaram dois dias e ela continua com aquilo no ventre , inchada e completamente branca, será que está doente? Estou assustada pois ela nunca mais recuperou desde a primeira noite.

hatori

Membro ativo
Membro ativo

Gostos : 33

MensagemAssunto: Re: A minha fêmea parece doente após 1ª tentativa de procriação   Sab 20 Out 2012, 17:45Responder ao tópico

Boas

A tua menina está com hidrophisia, tenta tratar com esha 2000, mas vai ser difícil, visto que já passou algum tempo...tenta que ela coma alguma comida viva ou congelada e toma muita atenção á qualidade da água...

outra coisa, tira as conchas do aquário de reprodução, elas alteram os parametros da água e dificultam ao macho a recolha dos ovos.

Como é que fizeste depois de ela ter largado os ovos? tiras-te só a fêmea? ou tiras-te os dois? os aquas têm termostato?

Como está o macho? está saudável ou também está doente?

Abraço

Hatori

MymiPT

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: A minha fêmea parece doente após 1ª tentativa de procriação   Sab 20 Out 2012, 19:28Responder ao tópico

Obrigado pela dica. Pois, bem me pareceu que ela estava doentinha mas como era a minha primeira vez nestas coisas demorei algum tempo a perceber, se calhar devia te-la tirado logo mal apareceu aquilo na barriga dela, o macho deve-a ter deixado ainda mais debilitada depois do "acasalamento". Quanto às conchas foi teimosia do meu namorado que quis deixa-las lá, mas a nossa próxima tentativa vai ser feita noutro aquário diferente, com o mesmo formato, mas sem conchas nem substrato, visto que aquele é onde temos normalmente as nossas fêmeas e elas ate gostam para se esconderem e dormir.
Depois de ela ter largado os ovos tirei apenas a fêmea e deixei lá o macho mas ele deve-se ter chateado connosco, pois de manhã quando acordá-mos o ninho estava todo destruído e sem ovos... e sim temos termostato, a água está sempre nos 27ºC mais ou menos.
Quanto ao macho ele parece bem e come normalmente, basicamente está igual a antes de tudo isto se passar, mas a fêmea não se alimenta. tento dar lhe comer mas ela nada para longe dele...

lucasgalvao

Membro
Membro

Nome Real : Lucas
Gostos : 1

MensagemAssunto: Re: A minha fêmea parece doente após 1ª tentativa de procriação   Sab 20 Out 2012, 20:22Responder ao tópico

O macho está bem? E os ovos? O que causa a hidrophisia?

MymiPT

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: A minha fêmea parece doente após 1ª tentativa de procriação   Sab 20 Out 2012, 20:53Responder ao tópico

O macho está óptimo e é lindíssimo, continua comilão, agressivo, basicamente com o temperamento normal de um betta saudável. Espero que ele não esteja contaminado, pois é o meu favorito. Já coloco uma foto dele para verem.
Os ovos pelo que li o macho deve ter comigo por ter sido mal alimentado antes do acasalamento, visto que não lhe dei o tal "alimento vivo" mas já tratei desse assunto...

MymiPT

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: A minha fêmea parece doente após 1ª tentativa de procriação   Sab 20 Out 2012, 21:03Responder ao tópico

Aqui está o meu macho cor de barro, aparentemente está tudo bem com ele como podem ver pela foto

hatori

Membro ativo
Membro ativo

Gostos : 33

MensagemAssunto: Re: A minha fêmea parece doente após 1ª tentativa de procriação   Sab 20 Out 2012, 21:43Responder ao tópico

A hidrophisia aparece geralmente por má qualidade da água, penso que são as bactérias em excesso que põem o peixe doente, mas também há casos que é contagiosa...essas conchas não deviam estar nos aquarios onde tens bettas, porque alteram o PH da água e penso que a dureza também.

Abraço

lucasgalvao

Membro
Membro

Nome Real : Lucas
Gostos : 1

MensagemAssunto: Re: A minha fêmea parece doente após 1ª tentativa de procriação   Dom 21 Out 2012, 12:46Responder ao tópico

MymiPT escreveu:
O macho está óptimo e é lindíssimo, continua comilão, agressivo, basicamente com o temperamento normal de um betta saudável. Espero que ele não esteja contaminado, pois é o meu favorito. Já coloco uma foto dele para verem.
Os ovos pelo que li o macho deve ter comigo por ter sido mal alimentado antes do acasalamento, visto que não lhe dei o tal "alimento vivo" mas já tratei desse assunto...

Belo peixe, bom saber que ele está bem. Tens notícias da fêmea? Algum sinal de melhora?

Abraço

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: A minha fêmea parece doente após 1ª tentativa de procriação   Responder ao tópico

A minha fêmea parece doente após 1ª tentativa de procriação

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Anabantideos :: Bettas-