Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Reprodução Natural / Caixa de Água

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

twiist

Membro
Membro

Gostos : 0

MensagemAssunto: Reprodução Natural / Caixa de Água   Qua 10 Out 2012, 19:45Responder ao tópico

I - Introdução

Boas pessoal, venho aqui com o meu primeiro tutorial sobre reprodução de Bettas.
Como todos sabem, a reprodução de Bettas é descrita em livros, revitas e fóruns como uma coisa bem complicada.
Sifonagem todo o dia, mudanças de água, eclosão de artémia, enfim, um TRABALHÃO.

Aqui apresento-vos um método de reprodução bem simples e acima de tudo, natural.
Este método consiste em construir um ambiente semelhante ao do Betta no seu habitat natural, não necessitando de alimentar, filtrar ou sinfonar a água. A própria "Caixa" se encarregará de criar infusório, larvas e tudo o que os peixes necessitarem.

II - Tutorial

1º Passo - Arranjar um sitio para a caixa de água. Condições : Ar livre, protegido da chuva e que apanhe Sol.

2º Passo - Encher a caixa de água, com água de mangueira mesmo (se encher com água da mangueira, deixem pousar uma semana).

3º Passo - Comprar aquelas telas de metal que se põem em viveiros de periquitos, largas (NUNCA mas NUNCA redes mosquiteiras pois isso irá impedir que os insetos depositem os seus ovos na água).

Exemplos :

(de outra pessoa, a minha ainda está em preparação)

4º Passo - Esperar a água ficar "ciclada", ou seja, ficar bem escura:

5º Passo - Colocar o casal, ou casais de Bettas, aí esperar uns meses, já deve ter alevinos.

Pergunta: É assim tão simples ? Não se faz mais nada ?
Resposta: Não. A água já está repleta de alimento e esconderijo para os Bettas, como no seu habitat natural. Eles vão se reproduzir e há espaço e lugar para a femêa e os alevinos se esconderem e crecerem livremente.

É importante, ao fim de 4 ou 5 meses se separar os Bettas, pois eles vão crescer e vão ocupar facilmente o espaço da caixa de água, encontrando-se facilmente e causando brigas e mortes.

Resultados pessoais e de outrem em breve, deêm as vossas opiniões.

Fonte e mais informações em: http://www.aquahobby.com/phpBB2/viewtopic.php?t=54827

Fernando Bagatelas

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Fernando Bagatelas
Gostos : 509

MensagemAssunto: Re: Reprodução Natural / Caixa de Água   Qua 10 Out 2012, 19:48Responder ao tópico

Boas

Parece simples e facil.
Sera que da resultado?

Um abraço

Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna

Gostos : 501

MensagemAssunto: Re: Reprodução Natural / Caixa de Água   Qua 10 Out 2012, 19:59Responder ao tópico

Era isso também que estava a pensar. Rolling Eyes

twiist

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Reprodução Natural / Caixa de Água   Qua 10 Out 2012, 20:08Responder ao tópico

Dá sim, leiam o tópico que coloquei na fonte. Os resultados são incriveis, Bettas bonitos e resistentes ^^.

santosfs

Membro
Membro

Nome Real : Sérgio Santos

MensagemAssunto: Re: Reprodução Natural / Caixa de Água   Qua 10 Out 2012, 20:33Responder ao tópico

Bem isso no Brasil até pode dar resultado mas cá em Portugal duvido, pois as temperaturas de Inverno são demasiado baixas.
Outro inconveniente dessa técnica é que o macho pode começar a lutar ou mesmo matar os filhos machos.

twiist

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Reprodução Natural / Caixa de Água   Qua 10 Out 2012, 21:02Responder ao tópico

Isso não importa, basta ter algum cuidado no Inverno e consegue-se ultrapassar essa dificuldade, por exemplo aquecer um pouco de água e colocar antes da noite cair.
Com isso, o Sol também ajuda, batendo diretamente na caixa.
Quanto às lutas, não acontecem pois os esconderijos e a turvidão da água ajudam, mesmo assim, coloquei no tópico principal para separá-los aos 4/5 meses.

santosfs

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Reprodução Natural / Caixa de Água   Qua 10 Out 2012, 21:08Responder ao tópico

twiist escreveu:
Isso não importa, basta ter algum cuidado no Inverno e consegue-se ultrapassar essa dificuldade, por exemplo aquecer um pouco de água e colocar antes da noite cair.
Com isso, o Sol também ajuda, batendo diretamente na caixa.
Quanto às lutas, não acontecem pois os esconderijos e a turvidão da água ajudam, mesmo assim, coloquei no tópico principal para separá-los aos 4/5 meses.
Aquecer a água que está no exterior rapidamente a temperatura baixa, lembra-te que em Portugal as temperaturas no inverno podem chegar a ser negativas, e durante o dia há dias que nem os 10/13º ultrapassam.
Quanto ás lutas elas são muito fáceis de acontecer e nem o facto de teres a água turva e muitos esconderijos o evita, pois o Betta é agressivo por natureza e vai querer assumir o domínio do território, agora pensa em teres dezenas de Bettas a lutarem pelo mesmo território! eles em estado selvagem chegam a ter territórios por betta superiores a 1 km2 e mesmo assim lutam.

twiist

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Reprodução Natural / Caixa de Água   Qua 10 Out 2012, 21:30Responder ao tópico

Lembra-te que não serão dezenas, já que muitos alevinos morrerão, mas já vi muitos exemplos desta técnica e poucas vezes aconteceu.
Claro que tem fundamento o que dizes, mas apenas falo por experiência e observação .

twiist

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Reprodução Natural / Caixa de Água   Qua 10 Out 2012, 21:35Responder ao tópico

Lembrei-me agora de uma coisa para combater a temperatura, termóstato.
Isso para quem estiver disposto a gastar mais dinheiro, mas concerteza eliminará o problema da temperatura.

Fernando Bagatelas

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Reprodução Natural / Caixa de Água   Qua 10 Out 2012, 21:47Responder ao tópico

Boas

Essa tecnica so podera dar resultado ai entre Maio e Setembro que é quando as temperaturas sao boas.
Fazer isso de inverno acho uma loucura, pois os custos de electricidade seriam astronomicos, meter uma caixa dessas no esterior com um termostato, teria de ser um bem potente, pois as temperaturas baixam bastante e ainda por cima uma caixa destapada, o termostato estaria sempre a trabalhar, acho os custos demasiado elevados.

Um abraço

hatori

Membro ativo
Membro ativo

Gostos : 33

MensagemAssunto: Re: Reprodução Natural / Caixa de Água   Qua 10 Out 2012, 23:07Responder ao tópico

Boas

é assim, não vou dizer que não resulta...nunca experimentei...mas eu tenho um lago do tamanho de uma banheira, ciclado,com termostato, agua escura, muitas plantas, 4 fêmeas bettas e tinha um macho...ele nunca fez ninho, nunca acasalaram, a fêmea maior matou-mo(ele esteve lá durante o Verão)...tenho guppys e embora os adultos andem muito bem, os bebés são quase todos comidos á nascença...

não tenho larvas de insectos no meu lago, talvez porque as bettas e os guppys dêem conta deles, mas todos os dias os alimento com flocos e comida congelada.

Numa quantidade de água tão pequena como a que tens na imagem, dois bettas machos iam acabar por se confrontar, pois não há espaço suficiente para os dois, no caso de um casal, assim que a fêmea acabasse de desovar, o macho ia atacá-la igual ao que faria com um macho rival, e provavelmente ela ia morrer, fosse do ataque directo do macho, ou das feridas que ele lhe havia de fazer, que não seriam tratadas...

O macho, por sua vez, na falta de abundância de alimento, ia começar a caçar os filhotes, e ficaria uma percentagem muito pequena de crias, se é que ia sobreviver alguma...

No fim disto tudo, se ao fim de 4/5 meses houvessem bebés para serem separados, como não houve TPA´s, a concentração de hormonas anti-crescimento seria tal, que a essa idade a maior parte dos bebés seriam ainda muito pequeninos, e provavelmente já não iam atingir
o tamanho "normal" e um adulto.

As condições da água também não seriam as melhores para qualquer um ds peixes, portanto, muitos ficariam doentes...

Penso que o método "tradicional" seja muito mais rentável, em termos de tempo, numero de crias, e aproveitamento dos progenitores...não sei porque se hão-de sujeitar os bichos a essas condições por preguiça de ter trabalho a fazer TPA´s e isso.

Pessoalmente, cuidar dos alevins e vê-los a crescer,ou seja, ter trabalho com eles, é o que me dá mais prazer em criar bettas...agora se for pa os atirar para um balde e ir lá colher os resultados ao fim de 5 meses, mais me vale ir criar cogumelos...não tenho tantas baixas...

Não leves a mal o comentário, mas penso que há muita coisa aí que foi negligenciada, e não é rentável para o criador nem saudável para os bettas...

Claro que isto é a minha opinião e vale o que vale, se de alguma forma eu estiver errada em alguma coisa, por favor corrijam-me...

No fim de tudo só tenho a dizer que esta partilha foi uma óptima iniciativa e é sempre bom mostrar coisas diferentes, nem que seja serem melhoradas...até nem acho má ideia, é só questão de melhorar um bocado o projecto Wink

Abraço

Hatori

twiist

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Reprodução Natural / Caixa de Água   Qui 11 Out 2012, 21:56Responder ao tópico

Antes de mais hatori, obrigado pela tua resposta.
Eu publiquei este tópico não por experiência própria, mas por ver noutros fóruns.
A minha intenção era mostrar algo diferente ^^.

hatori

Membro ativo
Membro ativo

Gostos : 33

MensagemAssunto: Re: Reprodução Natural / Caixa de Água   Qui 11 Out 2012, 22:41Responder ao tópico

Boas

Fazes bem em partilhar ^^

abraço

Hatori

João Pereira

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : João
Gostos : 68

MensagemAssunto: Re: Reprodução Natural / Caixa de Água   Sab 13 Out 2012, 18:43Responder ao tópico

Só agora é que reparei no tópico. Rolling Eyes

Antes demais, quero deixar bem claro que o que se está a tentar fazer nesse "projecto", supostamente, é deixar a natureza funcionar, isto é, deixar os bettas acasalarem e aumentarem a sua população naturalmente.

Contudo, acho que existem imensas falhas, a começar pelas temperaturas, "habitat" e a forma como estão a querer fazer as coisas:

i) Em Portugal não seria possível fazer isso, como já disseram.
ii) Meter mais do que um casal? Se já com uma fêmea existem brigas e acaba (por vezes) ser um pouco "complicado", ainda mais será com dois machos á bulha e nem sequer ligariam ás fêmeas.
iii) A ideia não está bem formulada relativamente ao espaço e muito menos relativamente a retirar a fêmea e o macho nas diferentes fases da reprodução. Se quiseres sacrificar uma fêmea, assim como todos os alevins (se chegar a haver alguma coisa), tudo bem, mas continuo a achar um erro tentar dar as condições naturais desse modo. Caso não saibas, os Bettas reproduzem-se nas épocas de chuva, nos arrozais da Ásia (acho que é desnecessário estar aqui a dar lições de História ao pessoal), pelo que não conseguirias de maneira alguma, nem de perto, reproduzir este habitat, natural dos bettas.
iv) Separar apenas passados 4 a 5 meses?! Cá em casa tenho que os separar aos 2 meses (mais coisa menos coisa), devido ás diferenças de tamanho e ás brigas, e queres apenas separá-los apenas quando estão quase a atingir a maturidade? Discordo completamente.

Apesar de tudo, não devo de deixar de agradecer pela partilha Wink

Espero que não te sintas "ofendido" pelas críticas aqui feitas... Smile

Abraço

twiist

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Reprodução Natural / Caixa de Água   Sab 13 Out 2012, 18:46Responder ao tópico

Claro que não, criticas construtivas sempre bem-vindas ! Very Happy
A minha ideia foi mesmo partilhar ^^.

João Pereira

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : João
Gostos : 68

MensagemAssunto: Re: Reprodução Natural / Caixa de Água   Dom 14 Out 2012, 10:20Responder ao tópico

E lá nisso a Hatori tem razão: para quê criar Bettas se depois não tiras o proveito de os veres crescer? Acho que a parte mais interessante de todo o processo é veres como uns simples "rabinhos" transparentes crescem de tal forma e se desenvolvem a olhos vistos, isso sim, é algo que (me dá) prazer em continuar a reproduzir Bettas, não pela venda ou obtenção de lucros, mas pela beleza de todo o processo envolvente. Smile

Um dia, verás que temos razão acerca deste assunto. Wink

Fernando Bagatelas

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Reprodução Natural / Caixa de Água   Dom 14 Out 2012, 10:43Responder ao tópico

João Pereira escreveu:
E lá nisso a Hatori tem razão: para quê criar Bettas se depois não tiras o proveito de os veres crescer? Acho que a parte mais interessante de todo o processo é veres como uns simples "rabinhos" transparentes crescem de tal forma e se desenvolvem a olhos vistos, isso sim, é algo que (me dá) prazer em continuar a reproduzir Bettas, não pela venda ou obtenção de lucros, mas pela beleza de todo o processo envolvente. Smile

Um dia, verás que temos razão acerca deste assunto. Wink

Boas

Concordo plenamente, o que da gosto é noz irmos vendo o resultado daquilo que reproduzi-mos, acompanhar passo a passo o creschimento dos alevins.

Um abraço

santosfs

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Reprodução Natural / Caixa de Água   Ter 16 Out 2012, 22:14Responder ao tópico

Só para que possam ter uma ideia, o território de um betta macho na natureza pode estender-se por um raio superior a 1 km, nunca podendo existir outro macho no seu território, as fêmeas não têm território andando a "passear-se pelo território dos machos com quem acasalam.

Também ou da opinião que dá imenso gozo ver os bettas a crescer

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Reprodução Natural / Caixa de Água   Responder ao tópico

Reprodução Natural / Caixa de Água

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Anabantideos :: Bettas-