Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.




 
InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto
 

Alimentos vivos-Enquitréias

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Rodolfo Silva
avatar

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna


Nome Real : Rodolfo Silva
Localização : Entroncamento/Caldas da Rainha
Mensagens : 3527
Data de inscrição : 04/01/2009
Gostos : 143


MensagemAssunto: Alimentos vivos-Enquitréias   Sex 31 Jul 2009, 21:47Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

-Enquitréias:

O que são enquitréias?

As enquitréias são pequenos vermes de cor branca que alcançam até 2 cm e constituem provavelmente uma das mais populares formas de alimento vivo criadas por aquaristas.

Elas são altamente nutritivas e especialmente valiosas para colocar os peixes em boas condições alimentares antes da desova, ou para um crescimento rápido e sadio dos alevinos. A enquitréias não devem ser utilizadas como base para uma alimentação diária porque são mais ricas em gorduras sólidas que oleosas e os peixes não podem processar gorduras sólidas de modo eficaz.

Entretanto, oferecidas duas ou três vezes por semana, elas darão aos seus peixes um reforço alimentar importantíssimo. O comportamento dos seus peixes mudarão visivelmente quando virem o movimento desordenado das enquitréias no aquário. O segredo para manter, com sucesso, uma boa cultura de enquitréias é entender suas necessidades particulares e supri-las.

-Criação:

O local mais aconchegante para as enquitréias serem criadas são em caixas de isopor, visto que as mesmas gostam de locais frios, húmidos e escuros.
Ela deve ficar sempre fechada, pois as mesmas não são muito exigentes em relação a oxigenação. Apenas uma rápida abertura da caixa todos os dias já é o suficiente para a renovação do mesmo.

Então, não se aconselha nenhum tipo de respiradouro nem nada apenas abrir a tampa já basta.

Além da caixa deve-se ter também um substrato para que as mesmas possam se locomover e se reproduzirem, elas são hermafroditas com isso a reprodução pode ser acelerada em locais adequados mesmo. Para substrato muitos usam terra preta, mas eu prefiro a utilização de carvão activado, pois é mais barato e fácil de trabalhar e outra! Elas não ficam muito sujas com ele esse para mim é o ponto forte. A vantagem é que não é preciso usar carvão activado ....... pois o carvão que você utilizou no filtro do aquário e pensava em jogar fora .. você agora pode colocá-lo como substrato para suas enquitréias.

Pega-se o carvão activado já usado e ferva durante uns 30 min, depois coloque esse carvão em um recipiente e vá trocando a água durante umas 2 semanas para retirar todas as impurezas. E depois é só colocar esse carvão activado já pronto faça uma camada não muito grande ... eu estou usando uma camada de uns 2cm na caixa de isopor e então, coloque a cultura inicial, espalhe com cuidado para dividi-la correctamente em toda a nova morada e depois coloque a placa de vidro.

Bom a placa de vidro é o local onde elas ficam após comer. Elas ficam grudadas nela e é ali que você vai raspar para retirá-las para dar para seus
peixes.

Dessa forma elas vão se reproduzir muito bem e rápido.

-Alimentação:

A alimentação delas é outra coisa bastante fácil. Você retira a placa de vidro, placa essa que cubra um camada considerável do substrato e para
facilitar cole um berlinde com cola quente ou silicone para facilitar o manuseio.

Retirando essa placa você vai ter acesso a cultura no carvão activado aí e só colocar o alimento em pouca quantidade e depois recolocar a placa de vidro. Só volte a colocar nova comida se não restar absolutamente nenhum traço da original.

Como escrito mais acima elas gostam de ambiente bem húmido, mas não molhado demais, use o bom senso para deixar o local húmido o bastante para a proliferação das mesmas. Você pode usar aquelas bombinhas ou borrifadores com água sem cloro, no meu caso eu pego um pouquinho todo dia do meu aquário e jogo lá dentro!!

A alimentação pode ser tanto ração para peixe, neston, leite em pó, iogurte, farelo de aveia e até farelo de pão. Elas literalmente quadruplicaram de número em uma única noite utilizando o leite em pó.

Verifique os locais que mais existem enquitréias no substrato e faça uns buraquinhos e lá dentro você coloca um pouquinho de leite e aí deixe o resto
que a natureza faz .



Espero que gostem eu achei a informação bastante util e completa
Um agradecimento ao Sr Paulo Jose
http://br.geocities.com/pjbettas/Alimentosvivos.htm
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Alimentos vivos-Enquitréias

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Fichas Técnicas-