Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Coleta de viviparos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Aoki

ConsultorPeixeFauna
ConsultorPeixeFauna

Gostos : 0

MensagemAssunto: Coleta de viviparos   Sex 31 Jul 2009, 03:36Responder ao tópico

Olá!

Venho por aqui reportar um acontecimento muito bom ocorrido comigo. Certa vez, um grupo de amigos convidou-me para um passeio em um parque de uma cidade vizinha à minha. Fui e a primeira coisa que notei por lá foi um sistema de 5-6 lagos de tamanhos variados e em níveis diferentes, os quais eram conectados por pequenas cascatas e rodeados por "corpos d'água acidentais" ou, mais apropriadamente, poças :lol:.

Fiquei mais ainda surpreso quando vi que, não importando profundidade, correnteza, transparência ou local: todos os lagos e poças estavam infestados de "guarús":

Poça com cerca de 10cm de profundidade, sendo povoada por vivíparos e algumas Heteranthera reniformis.

Já fui avisando meus amigos (que não são aquaristas) que iríamos voltar o mais rápido possível... Sendo que eu estaria armado de equipamento para coleta e que eles iriam me ajudar Twisted Evil .

Passado o tempo em questão, voltei lá e, com minha "poderosa" rede, consegui capturar algumas coisas corriqueiras, mas mesmo assim fantásticas:

De todos os guppies, o dourado desse último foi o que mais me chamou a atenção.

Trouxe, depois de algumas outras idas, alguns exemplares muito legais de P. reticulata para casa:

Porém, o tesouro que tive a oportunidade de encontrar em tais coletas não foram os coloridíssimos guppies mostrados acima, mas um coabitante do mesmo sistema que até tais coletas era completamente ignorado e menosprezado pela minha pessoa: a espécie Poecilia vivipara.

Muito comuns em praticamente qualquer corpo d'água artificial da região em que vivo, a maioria de seus exemplares é completamente parda, apresentando um simples ocelo negro rodeado por escamas claras e metálicas na parte média do corpo. Porém, leigo eu, não sabia que poderia haver uma enorme diferença entre diferentes populações de determinada espécie, o que me fez ignorar completamente os primeiros exemplares menores capturados:

Assim que via o ocelo, já jogava de volta. Afinal, estava mais atrás de guppies Razz até que, olhei de relance um exemplar macho jovem capturado e pensei "são listras?!":

Olhei mais de perto, vi que era um macho juvenil ainda... Fui atrás de alguns maiores:

Achei simplesmente incrível a coloração... Corpo dourado e azul metálico com listras verticais escuras e ainda por cima o ocelo... Já estava ficando tarde, portanto peguei o que tinha capturado e voltei para o lar.

Infelizmente, a densidade de bactérias em tal sistema aquático artificial é bem alta e a maioria dos peixes, ao passarem pelo stress da viagem nos saquinhos, desenvolvia infecções bacterianas graves, vindo a morrer poucos dias depois de introduzidos ao aquário (no saquinho já se apresentavam bem debilitados). Mas, por muita sorte, ganhei há pouco menos de um mês alguns comprimidos de um anti-biótico muito eficiente, próprio para aquários (agradeço de coração à minha amiga Chantal pelo mesmo) e agora creio que terei bem mais sorte na manutenção de tais animais.

Vou fechando esse tópico por aqui (já está ficando gigantesco Shocked ) com fotos da penúltima leva de P. vivipara que coletei. Esses infelizmente foram coletados antes de eu ganhar o remédio, e desse lote apenas um macho sobreviveu...

O macho que estrela as fotos não foi o sobrevivente 😢 , mesmo aparentando estar sadio, as pequenas infecções foram se alastrando (tentei tratar com medicamentos mais gerais, não deu certo) e ele morreu.. Uma pena.. suas listras eram extramamente bem definidas. Uma foto do defunto:

Se até morto é belo.. Imaginem vivo e em fotos decentes hehehehehe.

Um abraço a todos! E logo posto uma ficha sobre a espécie, com informações detalhadas e fotos melhores.

Até!

Última edição por Aoki em Sex 31 Jul 2009, 04:28, editado 1 vez(es)

Rodolfo Silva

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Rodolfo Silva
Gostos : 143

MensagemAssunto: Re: Coleta de viviparos   Sex 31 Jul 2009, 04:19Responder ao tópico

Viva Aoki

Só tenho a dizer Excelente, que vontade que tinha de estar aí a apanhar umas coisas dessas tenho impressão que nem de noite escapavam Smile

Mais uma vez muito bom, belo relato e magnificos exemplares

Cumprimentos

Aoki

ConsultorPeixeFauna
ConsultorPeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Coleta de viviparos   Sex 31 Jul 2009, 04:24Responder ao tópico

Boas, Rodolfo!

Agradeço muito pelos elogios, mas devo dizer que essa é apenas uma pequena parcela do que pretendo explorar em relação a vivíparos (e não só a eles por serem meus favoritos... Há uma gama enorme de outras possibilidades tabém)! Isso, como disse no tópico, é em um parque urbano com toda a fauna introduzida. Quero ver o que poderei achar mais futuramente, em biótopos naturais do grande Brasil.

Abraços!

Rui Rocha

Gostos : 68

MensagemAssunto: Re: Coleta de viviparos   Sex 31 Jul 2009, 09:16Responder ao tópico

Em que zona foi feita essa colecta?

Gostei da reportagem, muito interessante. Smile

Cláudia Araújo

Nome Real : Cláudia Araújo
Gostos : 114

MensagemAssunto: Re: Coleta de viviparos   Sex 31 Jul 2009, 18:12Responder ao tópico

Realmente espécimens fantásticos, lindos!! Obrigado por partilhar
Pena foi as fatalidades..
Excelente artigo, vai-nos mostrando para nos "roermos" de inveja pois muito dificilmente iremos poder apreciar cá essas beldades.
Continuação
Abraços

Aoki

ConsultorPeixeFauna
ConsultorPeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Coleta de viviparos   Sex 31 Jul 2009, 19:46Responder ao tópico

Saudações! Very Happy

Fico muito contente por meu tópico ser tão apreciado! Vos agradeço muito pelos elogios!

Rui,

Estás a perguntar em que zona do país foi feita a coleta? Vivo em São Paulo, no sudeste do Brasil. Clima semi-tropical 😉

Cláudia,

Não tens que se "roer" de inveja :lol: as leis de entrada de espécies em teu país são bem mais brandas que no meu. Se eu conseguir algum sucesso na criação dessa maravilhosa população de P. vivipara e, claro, se o pessoal daí tiver interesse, ficarei mais que feliz ao enviar marizes Very Happy .

Vou fechando a mensagem por aqui, abraços a o todos!

Nuno Duarte

FundadorPeixeFauna
FundadorPeixeFauna

Nome Real : Nuno Duarte
Gostos : 79

MensagemAssunto: Re: Coleta de viviparos   Sex 31 Jul 2009, 20:11Responder ao tópico

Olá Felipe, acho que nunca tinha visto umas fotografias de guppies selvagens tão boas como estas, fiquei impressionado com a vivacidade das cores, apesar de ter tido algumas centenas de guppies nunca consegui ter nenhum desses, ou melhor até tenho mais não são tão coloridos.

Podes enviar umas matrizes desses Guppies? eu fico com uma dezenas deles e pago-te todos os portes... até parece um sonho Very Happy

Poecilia vivipara -- pena não terem resistido pois eram também dos mais lindo que vi.. continua a colocar umas fotografias pois adoro viviparos Very Happy

-- Assinatura --
Montagens:
DragonRoot II
Voltei novamente
Corysland
Dragonroot I

Se queres que comentem o teu tópico, tenta comentar o dos outros membros Wink
AdminístradorPeixeFauna

Aoki

ConsultorPeixeFauna
ConsultorPeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Coleta de viviparos   Sex 31 Jul 2009, 23:44Responder ao tópico

Boas, Nuno!

Fico lisonjeado com teus elogios, mas devo dizer que tirar um peixe da água e tirar uma foto em macro não é difícil... Tenho que montar um "set" de fotografia de peixes com uma boa iluminação e tirar fotografias decentes deles em aquário, se comportando o mais naturalmente possível.

Sobre o envio, ficarei te devendo informações pois ainda não sei quase nada sobre a legislação para exportação de peixes. Pesquisarei mais a fundo e, qualquer coisa, tento mandar via exportador credenciado.

Quanto aos vivipara, assim que eu montar uma estrutura decente para criá-los aqui, irei ao parque armado de uma tarrafa designada a camarões Twisted Evil . Fico louco nas margens dos lagos vendo vários exemplares machos com a região peitoral em laranja, listras muito bem definidas e dorsal mais colorida ainda (cheguei a ver alguns com a dorsais em preto e vermelho-alaranjado). Sendo um parque onde a pesca é permitida e o sistema de lagos é artificial com fauna introduzida, a tarrafa não é ilegal. Há também fêmeas com certa coloração (tenho uma aqui com a dorsal amarela). Creio que conseguirei no futuro uma boa seleção dessa magnífica espécie.

Não se preocupe, quando se trata de vivíparos, meu entusiasmo sobe ao teto e sempre que encontrar algo novo, estarei fotografando e postando aqui. Wink

Aoki

ConsultorPeixeFauna
ConsultorPeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Coleta de viviparos   Ter 11 Ago 2009, 01:22Responder ao tópico

Olá a todos!

Como prometido, umas fotos de um macho que tenho aqui. Esse mostra uma belíssima coloração, mas ainda creio que há mais belos me esperando no lago Twisted Evil .

Saudações!

Nuno Duarte

FundadorPeixeFauna
FundadorPeixeFauna

Nome Real : Nuno Duarte
Gostos : 79

MensagemAssunto: Re: Coleta de viviparos   Ter 11 Ago 2009, 09:45Responder ao tópico

Olá Felipe.
De facto é mesmo bonito, obrigado pelas fotografias.
Se tiveres mais fotografias dessa coleta coloca para a gente ver.

-- Assinatura --
Montagens:
DragonRoot II
Voltei novamente
Corysland
Dragonroot I

Se queres que comentem o teu tópico, tenta comentar o dos outros membros Wink
AdminístradorPeixeFauna

Cláudia Araújo

Nome Real : Cláudia Araújo
Gostos : 114

MensagemAssunto: Re: Coleta de viviparos   Ter 11 Ago 2009, 12:11Responder ao tópico

Sim, sim queremos mais :cheers:
Abraço

korreia

Membro
Membro

Gostos : 5

MensagemAssunto: Re: Coleta de viviparos   Ter 11 Ago 2009, 17:30Responder ao tópico

eu tenho tbm limias no meu aqua e se alguem precisar eu vendo pq ja ive postura por isso e so dizer sao muito lindos

aquaoli

Membro Plus
Membro Plus

Nome Real : antonio oliveira
Gostos : 57

MensagemAssunto: Re: Coleta de viviparos   Ter 11 Ago 2009, 23:35Responder ao tópico

Boas
que inveja amigo tens na mão o sonho de qualquer aquarista,belezas raras para poderes dar largas a
imaginação de criares e apurares só te peço respeita a natureza para poderes desfrutar dela.
continua a tua expedição não te esqueças de nós.
abraço

Carlos Mota

Membro
Membro

Nome Real : Carlos Mota
Gostos : 31

MensagemAssunto: Re: Coleta de viviparos   Qua 12 Ago 2009, 10:13Responder ao tópico

um artigo destes numca e longo e essas belesas e de cair p'ro lado parabems

jpcenoura

Recém chegado
Recém chegado

Gostos : -4

MensagemAssunto: Re: Coleta de viviparos   Qui 20 Ago 2009, 16:47Responder ao tópico

ola oaki

acho muito bacano,ta muito bom,adorava e acho que muito aquariofilista tambem que era ter um peixinho deses que sao tao lindos,guppys os meus peixes favoritos

mja_mauro

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Coleta de viviparos   Dom 22 Nov 2009, 17:47Responder ao tópico

Sao bonitos realmente

Fernando Bagatelas

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Fernando Bagatelas
Gostos : 509

MensagemAssunto: Re: Coleta de viviparos   Seg 23 Nov 2009, 16:14Responder ao tópico

Boas Aoki

Ja vi estas fotos diversas vezes e nao me canso, fico e com inveja de nos aqui nao termos acesso as essas especies lindas.
Nao avera uma maneira de fazer-mos uma inportaçao atraves do membro Aoki.

Um abraço
Fernando Bagatelas

Aoki

ConsultorPeixeFauna
ConsultorPeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Coleta de viviparos   Ter 24 Nov 2009, 23:58Responder ao tópico

Olá!

Baga, infelizmente uma importação é algo bem complicado que leva tempo a ser pesquisado e organizado quando feito em moldes legais. Estou meio sem tempo, pois estou estudando muito para conseguir uma vaga em uma boa universidade, portanto não venho me esforçado muito encima disso, apesar de tal idéia já ter surgido. Assim que tiver tempo, com certeza correrei atrás disso para verificar, junto com amigos meus destas bandas, se é realmente possível fazer tal sonho se realizar. Wink

Abraço!

Fernando Bagatelas

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Fernando Bagatelas
Gostos : 509

MensagemAssunto: Re: Coleta de viviparos   Qua 25 Nov 2009, 08:23Responder ao tópico

Boas

Em primeiro lugar quero-te dejejar que consigas os teus objectivos pessoais e proficionais.
Depois se a tal importaçao for possivel comta comigo.

Um abraço
Fernando Bagatelas

Freire

Membro
Membro

Gostos : 30

MensagemAssunto: Re: Coleta de viviparos   Sab 24 Abr 2010, 11:12Responder ao tópico

Como disse BAGA lá em cima, vocês têm sorte no Brasil. Cá em Portugal o máximo, no que toca a vivíparos, que se conseque numa recolha são as pouco atractivas Gambusia affinis.

miguelbrs

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Coleta de viviparos   Dom 25 Abr 2010, 11:10Responder ao tópico

Em Portugal quando se quer um peixinho temos que ir a uma loja e nem sempre tem o que queremos.
No Brasil quando querem um peixinho, vão a um lago ou rio apanhar peixinhos.
Que sorte. Eu quero ir para o Brasil

Rikardo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Coleta de viviparos   Seg 21 Fev 2011, 18:40Responder ao tópico

boas Aoki para quando uma actualizaçao com fotos?

abraço

MaryR

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Coleta de viviparos   Ter 08 Mar 2011, 16:46Responder ao tópico

Shocked BRUTAL MESMO !

Que inveja Sad

Miguel Andrade

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Coleta de viviparos   Qui 10 Mar 2011, 22:14Responder ao tópico

Olá Felipe !!!!

Finalmente um encontro aqui no fórum.
Faço minhas as palavras do Ricardo - quando é que nos dás o prazer e o gosto de recebermos mais notícias destas e algumas fotos ?

A outra razão que me fez participar neste tópico foi uma pequena informação apenas para rectificar um equívoco, certamente involuntário, do Freire, até porque idêntica correcção que lhe fiz noutra altura, foi posterior a esta sua intervenção.
A denominação científica correcta do único Poeciliídeo introduzido em Portugal é Gambusia holbrooki.
Inicialmente a espécie foi de facto mal identificada como Gambusia affinis por muitos autores em Portugal e Espanha.
Foi também, durante muito tempo, considerada uma subespécie da primeira - Gambusia affinis holbrooki - mas até agora, segundo me tem revelado o microscópio, não temos aparentemente nenhuma população de G. affinis no nosso país ( nem tão-pouco híbridos ).
Noutros países da Europa, como Itália, foram introduzidas ambas as espécies e presume-se que ainda existam populações de G. affinis.
Prometo-vos para breve uma ficha dedicada à G. holbrooki no meu sítio. Só está dependente de umas fotos ( as quais espero poder tirar já no final da Primavera ou início de Verão ) e, claro está, da tradução para Inglês uma vez que os conteúdos são bilingues.
De toda a forma, tenho alguns pormenores interessantes para divulgar nessa oportunidade.
Noutro tópico do Freire, intitulado Gambusia affinis, já dei umas contribuições sobre o assunto - http://www.peixefauna.com/t3412p24-gambusia-affinis, por isso não me vou repetir.
Não vou por essa razão dizer o que penso obre as Gambusias, mas vou informar-vos, para quem não sabe, que há mais espécies de Poeciliídeos introduzidos na Europa.

Um abraço

Miguel Andrade

Coleta de viviparos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Viviparos-