Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Festinare docet

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
AutorMensagem

a.ferreira

Membro Ouro
Membro Ouro

Nome Real : Abel Ferreira
Gostos : 128

MensagemAssunto: Re: Festinare docet   Dom 04 Nov 2012, 23:13Responder ao tópico

Boas
Esta a ficar muito bom
É pena não dar para já para esconder o termostato
Quando tirares o filtro de cascata ja deve dar para esconder e fica logo com outro aspeto.

Francisco Ramalho

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Francisco Ramalho
Gostos : 407

MensagemAssunto: Re: Festinare docet   Dom 04 Nov 2012, 23:28Responder ao tópico

Já estava mesmo a ver que te tinhas esquecido de nós, uma ideia original vindo de ti já sabíamos que teria de ser assim. Espero enganar-me quanto à tua escolha, mas a riccia sem CO2 não tenho tido bons resultados já com a minipélia desde que haja boa luz, ela cresce muito bem e saudável. Vamos acompanhado e que fique aí um belo tapete.

-- Assinatura --
fjmr123
Francisco Ramalho

AdminístradorPeixeFauna

gpeixoto80

Membro
Membro

Nome Real : Gonçalo Peixoto
Gostos : 16

MensagemAssunto: Re: Festinare docet   Dom 04 Nov 2012, 23:43Responder ao tópico

eu já usei riccia sem co2 e com fraca iluminação e não tive problemas,pode ter sido sorte...

Rui Bacelar Oliveira

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Gostos : 217

MensagemAssunto: Re: Festinare docet   Seg 05 Nov 2012, 00:49Responder ao tópico

Eu ia para o mini pelia em vez da riccia, pela facilidade de manutenção, nomeadamente não teres que estar sempre a prender a planta e ao podar "sujas" bastante o aqua, ao passo que o pelia não carece de poda e também tem uma textura muito engraçada e homogénea.

João Rui

Nome Real : João Rui
Gostos : 32

MensagemAssunto: Re: Festinare docet   Qui 08 Nov 2012, 09:27Responder ao tópico

Agradeço os comentários, mas (tinhas que vir um mas eheheh) sempre adorei a riccia, visualmente acho que é uma planta lindíssima, e ando a namora-la à muito tempo, por isso tinha mesmo de experimentar. Para além disso a mini pellia é bem mais cara, e como é um aqua low cost, foi desta que tentei a riccia.

Mas como voçês são porreiros e me avisaram, juntei o util ao agradavel, e pus a riccia em pedras, para me dar volumes diferentes em vez de uma zona plana, e para além disso, como está com rede, quando for para podar, posso simplesmente tirar a pedra, podar e voltar a por, ou na fase inicial, tirar a pedra, abrir a rede, espalhar a riccia para completar a pedra e voltar a por a rede. Talvez não seja assim tão simples, mas tentei que fosse o mais simples possível.

Quanto ao aquecedor, vai ser complicado esconde-lo. Primeiro porque é grande, segundo porque atrás do tronco ou ponho as rotala (que já lá estão) ou ponho meio aquecedor (não cabe na vertical). Por isso acho que me vou render e aceitar que é parte contituinte do aqua e aceitar como paisagem.

Entretanto ontem adicionei mais pés de rotala (oferecidos pelo meu irmão) para engrossar a coisa, e já começa a parecer algo decente.

Mais importante de tudo, retirei o filtro de cascata, e entrou o eheim 2213, agora em termos de filtragem estou bem servido.

Deixo umas fotos, ainda com o aquecedor fora do sitio, e os tubos de entrada e saída do filtro provisórios.

Cumps

Pedro Santos

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Festinare docet   Qui 08 Nov 2012, 11:43Responder ao tópico

Boas!

Está a "ganhar corpo"...

Eu enchia a parte traseira toda com Rotala e fazia um V invertido na sua poda, um pouco como está o tronco e como estão agora, mas mais largo.

Não sei se era essa a tua ideia...

Quanto à Ricia, fizeste bem em experimentar... Acho que é uma questão de estares "em cima do acontecimento" e de certo conseguirás manter isso bonito!

Abraço!

gpeixoto80

Membro
Membro

Nome Real : Gonçalo Peixoto

MensagemAssunto: Re: Festinare docet   Qui 08 Nov 2012, 13:38Responder ao tópico

para não estares a tirar a rede para espalhar a riccia,podes utilizar o elástico que se usa na pesca para prender o isco,é assim que o faço e estou satisfeito com o resultado...

Hugo Saldanha

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 285

MensagemAssunto: Re: Festinare docet   Qui 08 Nov 2012, 14:17Responder ao tópico

Pedro Santos escreveu:

Eu enchia a parte traseira toda com Rotala e fazia um V invertido na sua poda, um pouco como está o tronco e como estão agora, mas mais largo.

Boas,

Está aqui muita técnica mesmo, eheh. Mas fora de brincadeiras, também acho que seria a melhor solução para preencher aquela zona.
De resto, boa sorte com essa Riccia (que eu também gostou muito mas nunca experimentei).

Abraço

Fábio Joaquim

Membro
Membro

Gostos : 2

MensagemAssunto: Re: Festinare docet   Qui 08 Nov 2012, 14:47Responder ao tópico

Boas,

O tronco até ficou muito bem, parece mesmo a base de uma árvore, gosto do efeito que deu! Smile
Quando as plantas crescerem vai ficar ainda melhor!!
Continua a actualizar com fotos!!

plisboa

Membro
Membro

Nome Real : Paulo Lisboa

MensagemAssunto: Re: Festinare docet   Qui 08 Nov 2012, 15:19Responder ao tópico

Há qualquer coisa neste layout que me lembra o Senhor do Anéis... :-)

Boa sorte com a riccia. Foi assim que sempre a mantive!

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

Nome Real : Nick : Domm
Gostos : 46

MensagemAssunto: Re: Festinare docet   Qui 08 Nov 2012, 15:54Responder ao tópico

Boas João!

Fico contente por ver que o projecto já está a andar e que está com muito bom aspecto!

Como sempre, agora é esperar pelo desenvolvimento das plantas para que a montagem fique com outro aspecto.

Estive a olhar para a montagem e não consegui perceber se tens as rotalas encostadas ao vidro traseiro ou não. Estava a tentar perceber isso porque, caso tenhas um pouco de espaço livre, talvez possas colocar o termostato na horizontal uns centímetros acima do nivel do substrato. O fio eléctrico poderia ser colocado junto ao sifão do filtro e assim iria ficar bem disfarçado.

Vai mantendo o tópico actualizado. Wink

Abraço

João Rui

MensagemAssunto: Re: Festinare docet   Seg 12 Nov 2012, 22:27Responder ao tópico

Boa noite.

Respondendo as questões, atrás do tronco, mal dá para plantar rotala, termoestato nem pensar, não cabe, o aqua é pequeno.

Hoje fiz uma mudança na calha, estava encontada ao vidro e como tal espalhava mal a luz (porque a pll é mais pequena do que o aqua) e na parte de cima do tronco ficava muito perto, o que me está a criar algas, como tal, um pequeno DIY, uns mini cabos de aço e voilá, calha suspensa.

Entretanto vou ter uns habitantes novos noutro aqua e tive de retirar de lá maior parte da blyxa, que já queria por neste aqua, como tal hoje fiz umas pequenas mudanças, realçando o tal V invertido que foi falado, e dando mais profundidade plantando blyxa nos cantos traseiros.

Introduzi também os primeiros habitantes, primeira parte da equipa de limpeza, 9 corydoras pigmeu (ficam a faltar os reds) e os futuros donos do aqua (quando se decidirem a sair de trás do tronco) os meus platy coral (ficam as faltar apenas as duas espécies de boraras que futuramente vão ser introduzidas)

De referir ainda que a riccia, mesmo sem CO2 está a desenvolver bem, já tenho cabelinhos novos por toda a parte, e daqui aduas semanas já deve ser hora de voltar a repor a rede para espalhar mais.

Deixo as fotos:

Panorâma geral com a nova calha suspensa:

O layout:

As corys a aproveitar a relvinha fresquinha Very Happy

Cumps

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Festinare docet   Seg 12 Nov 2012, 22:38Responder ao tópico

Boas!

Só fica mesmo a faltar a Rotala ganhar um pouco de corpo e essa Ricia se desenvolver!

Muito bom sim senhor!

Andas a aprender umas coisas! Wink

Abraço!

bghserra

Membro
Membro

Nome Real : Bruno Serra
Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: Festinare docet   Ter 13 Nov 2012, 00:46Responder ao tópico

Boas,

Esse tronco tem muito potencial. E está sem duvida uma montagem espetacular. Só não colocava qualquer pedra no aquário tentando fazer um tapete a preencher quase a totalidade do fundo. Mas isto é apenas a minha opinião. E sem duvida que o aquário parece enorme.

Cumps

Fábio Joaquim

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Festinare docet   Ter 13 Nov 2012, 01:37Responder ao tópico

Boas!

As plantas ja estão a ficar com um pouco mais de volume, aos poucos vai-se compondo...
Reparei que estas com um pouco de green dust nos vidros e no tronco (é o que me parece), são as únicas que tens no aquário?
Ta com muito potencial a montagem...

João Rui

MensagemAssunto: Re: Festinare docet   Ter 13 Nov 2012, 09:12Responder ao tópico

bghserra escreveu:
Boas,

Esse tronco tem muito potencial. E está sem duvida uma montagem espetacular. Só não colocava qualquer pedra no aquário tentando fazer um tapete a preencher quase a totalidade do fundo. Mas isto é apenas a minha opinião. E sem duvida que o aquário parece enorme.

Cumps

Boas, quanto ás pedras, o interesse é apenas dar volumes diferentes na riccia, em vez de ter um tapete plano, assim fico com alturas. O interesse é no futuro a riccia tapar as pedras e não se ver.

Fábio Joaquim escreveu:
Boas!

As plantas ja estão a ficar com um pouco mais de volume, aos poucos vai-se compondo...
Reparei que estas com um pouco de green dust nos vidros e no tronco (é o que me parece), são as únicas que tens no aquário?
Ta com muito potencial a montagem...

Cumps
Realmente estou com um pouco de greenspot, que é mais ou menos normal numa montagem nova, e como tinha a luz muito proxima do tronco ganhou algas rapidamente, mas já tratei da calha, e já estou a atacar com excell, deve resolver em breve. Para além disso já adicionei mais flora o que também ajuda, no inicio tinha pouca flora e também não ajudou.

Cumps

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Festinare docet   Ter 13 Nov 2012, 14:46Responder ao tópico

Boas João!

Isso está a ficar cada vez melhor! Belo trabalho.

Abraço

Santiago2six

Membro
Membro

Nome Real : Tiago Santos
Gostos : 15

MensagemAssunto: Re: Festinare docet   Ter 13 Nov 2012, 15:18Responder ao tópico

Muito bom João um video não?

Abraço

Rui Bacelar Oliveira

Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Gostos : 217

MensagemAssunto: Re: Festinare docet   Ter 13 Nov 2012, 15:33Responder ao tópico

Deveras imponente esse tronco, vai ficar muito bom não tenho dúvidas João!

João Rui

MensagemAssunto: Re: Festinare docet   Ter 13 Nov 2012, 15:47Responder ao tópico

Santiago2six escreveu:
Muito bom João um video não?

Abraço

Não é má ideia, pode ser que logo à noite tenha tempo para isso.

Cumps

Santiago2six

Membro
Membro

Nome Real : Tiago Santos
Gostos : 15

MensagemAssunto: Re: Festinare docet   Ter 13 Nov 2012, 16:05Responder ao tópico

Mas é dos melhores aquários que realizas-te até hoje na minha opinião.
Aguardo o video Very Happy

João Rui

MensagemAssunto: Re: Festinare docet   Ter 13 Nov 2012, 22:44Responder ao tópico

Boa noite, a pedido de muitas familias, aqui vai um pequeno video do meu aqua.

cumps

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Festinare docet   Ter 13 Nov 2012, 22:48Responder ao tópico

Muito bom! Um video dá logo outra maneira de ver!

abraço

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Festinare docet   Qua 14 Nov 2012, 00:51Responder ao tópico

Boas!

Só para informar que as coitadas das anúbias ficaram muito sentidas por não aparecerem no genérico... Wink

Abraço!

Fábio Joaquim

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Festinare docet   Qua 14 Nov 2012, 02:10Responder ao tópico

Sim senhora, esse video faz-nos ver o aquário e toda a sua montagem de outra maneira/ponto de vista...
Parece que esta a evoluir num bom caminho...
Continua!!

Festinare docet

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 5Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  As Nossas Montagens :: Plantados-