Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Festinare docet

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
AutorMensagem

João Rui

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : João Rui
Gostos : 32

MensagemAssunto: Festinare docet   Seg 01 Out 2012, 21:08Responder ao tópico

Boa noite. Estou a preparar uma nova montagem.

Para começar devo explicar o nome do aqua, uma expressão em Latim, que foi escolhida face a todos os erros que cometi no passado em outros aquas, e que me impossibilitaram (apesar de ter gostado de algumas montagens) de ter o aqua com que sempre desejei. Posto isto a expressão Festinare docet, significa: a pressa é inimiga da perfeição.

Como tal, juntando o desejo de fazer uma nova montagem com esta nova premissa, tenho pensado bastante no que fazer e nos erros a não repetir.

A primeira coisa que quero fazer é comprar um filtro externo decente, e os gastos (tirando fauna) não vão passar muito daqui. Em principio será um eheim 2213. Mas isso fica mais para adiante.

A segunda questão, é a escala, como se trata de um aqua pequeno, vou introduzir plantas com folhagem pequena, e fauna bem mais pequena que contrastando com o grande tronco, talvez me dêem a sensação de o aqua ser maior, ou pelo menos que as proporções me pareçam mais acertadas.

Sendo assim a primeira ajuda que peço, é opiniões, o tronco encontreio aqui perdido em casa, e foi a razão principal desta mudança e de todo este planeamento, nas fotos não é tão visível, mas parece mesmo um tronco de uma árvore e vai ser a base de todo o layout. Deixo então duas hipoteses de layout para me dizerem qual gostam mais (o aqua é mais alto do que o cartão, o tronco fica todo dentro de água.

Basicamente a decisão é se o viro de frente ou da "outra frente" Very Happy

Mas levantando um pouco o véu, deixo um setup com o que já está decidido:

Aqua
60X30X35 (54l)

Luminária
PLL 36w

Filtro
Por decidir

CO2
pressurizado com valvula solenoide

Fauna:
Platys coral (o peixe maior que terei, apesar de adulto só ter 3 cm)
Boraras brigittai (já encontrei, só falta a montagem para as poder comprar)
Boraras maculatus (também já encontrei, só falta a montagem para as poder comprar)

corydoras pigmeu (já as tenho comigo)
Red cheries

(mais uma vez peixes pequenos para a escala ser melhor com o tamanho do aqua)

Flora

A grande indecisão (mas pensei em)

Moita de cabomba
riccia fluitans a fazer tapete
anubias var nana a fazer a transição do tapete com a base do tronco.

Qualquer sugestão será bem vinda. De momento estou a preparar tudo com calma, por isso é possivel que este projecto só esteja montado daqui a um mês, até porque tenho de arranjar casa nova para os peixes que cá tenho entretanto. Mas assim as ideias assentam, e é um bom começo para depois tudo correr bem.

Cumps

David Rosario

Membro
Membro

Nome Real : David
Gostos : 30

MensagemAssunto: Re: Festinare docet   Seg 01 Out 2012, 21:41Responder ao tópico

Boas,
Na segunda foto,se inclinares o tronco para tras (na sei se aquela ponta mais pequena consegue segurar o tronco) mas com a ponta mais comprida para a frente a apontar para o canto esquerdo,na diagonal. Como e que fica? :scratch:

Hugo Saldanha

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 285

MensagemAssunto: Re: Festinare docet   Seg 01 Out 2012, 21:51Responder ao tópico

Boas,

Vou entrar já a matar Wink Escolho a posição 1. Porque? Porque é mais uniforme e não tem aquela saliência "estranha". E também porque nessa posição dá a sensação de que o tronco está a avançar para a frente. Correcto? Confirmas?

Com essa flora e com essa fauna esse aquário vai parecer gigante, eheh Wink

Fico a acompanhar, certamente.

Abraço

a.ferreira

Membro Ouro
Membro Ouro

Nome Real : Abel Ferreira
Gostos : 128

MensagemAssunto: Re: Festinare docet   Seg 01 Out 2012, 22:13Responder ao tópico

Boas
Gosto mais da primeira foto.

Rui Bacelar Oliveira

Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Gostos : 217

MensagemAssunto: Re: Festinare docet   Seg 01 Out 2012, 22:14Responder ao tópico

Também sou da opinião do Hugo, prefiro a posição da 1ª foto.

Os rasbora mosquito não são muito fáceis de encontrar, eu optei por endler's, 3 no meu caso.

O nome do aqua esta bem escolhido Wink

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

Nome Real : Nick : Domm
Gostos : 46

MensagemAssunto: Re: Festinare docet   Seg 01 Out 2012, 23:08Responder ao tópico

Boas Joao.

Relativamente ao tronco, parece que a opiniao é unanime! Tendo em conta que a base do mesmo se aproxima da forma em V, faz todo sentido ficar com a abertura do mesmo para a frente pois irá dar mais profundidade ao aquario.

Relativamente à fauna, nada a apontar...quanto mais pequenos, maior parecerá o aquario.

No que toca à flora, nao sei se a cabomba nao irá "cortar" um pouco a profundidade. Talvez apostando em plantas de folhagem mais fina, atinjas o teu objectivo. Nao será a HZ uma possibilidade? Em relacao às anubias, deverias optar pela var. Petite. Para o tapete, a ricia é uma boa opçao mas com as condiçoes que tens, poderis optar pela cuba.

Para a filtragem, ficas bem servido com o 2213 ou ate com o 2211. ( eu tenho um 2213 para o meu aqua de 54Le apesar dos problemas que estou a ter com ele, filtraçao nunca foi problema).

Vou acompanhar de perto este projecto.

Abraço

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Festinare docet   Seg 01 Out 2012, 23:20Responder ao tópico

A HZ ´e capaz de conjugar bem com a Blyxa, em termos de comprimento das folhas, digo eu.

alguém tem uns pés para venda?

João Rui

MensagemAssunto: Re: Festinare docet   Ter 02 Out 2012, 08:36Responder ao tópico

Bom dia, para começar, obrigado a todos pelas ajudas.

Quanto á posição do tronco, também gostei mais da primeira hipotese, porque se asemelha muito a uma árvore, e com o substrato a tapar e a subir para o tronco, acho que dará um ar bem natural, vou, em principio fazer alguma mudanças, de modo a que o tronco "encaixe" melhor no fundo do aqua, e talvez tirar-lhe uma saliência que tem atrás para comseguir fazer uma moita compacta e sem falhas.

Segundo, a fauna, aí não houve discussão, e também já estou decidido, até porque consigo bons preços dos peixes que falei e a segunda permissa deste projecto é não gastar muito dinheiro.

Terceiro, flora, aqui reside a maior duvida, não sei bem o que faça para já, a riccia é uma planta que adoro, facil de manter e que quero introduzir para fazer o tapete (gosto muito da cuba, mas parece-me um voo maior do que aquele que consigo dar, prefiro jogar pelo seguro neste projecto, estou farto de tentar voar e depois aterrar mal Very Happy )

O resto das plantas ainda não sei bem, falei em anubias var nana e não nas petit, porque as nana já tenho, e como tal não iria gastar dinheiro, o mesmo acontecendo com a cabomba, se bem que também tenho HZ, mas para ser sincero, tanto uma como a outra me parecem grandes demais para o que pretendo.
Depois de pensar um pouco, fiquei mais virado para por rotala indica (que também possuo muitos pés) e como tem a folhagem mais pequena, me aumentaria a escala ainda mais.

Quarta e ultima indecisão, é mesmo o filtro, estou muito inclinado para o eheim 2213, mas o t€mpo não ajuda muito, a ver vamos o que se consegue.

Cumps

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: Festinare docet   Ter 02 Out 2012, 08:37Responder ao tópico

Boas,

Para mim, o grande problema da HZ é que, em boas condições cresce mesmo muito e acaba por se tornar muito grande para o tamanho deste aquário. Ou melhor, acaba por se tornar desproporcional Wink

Abraço

plisboa

Membro
Membro

Nome Real : Paulo Lisboa
Gostos : 16

MensagemAssunto: Re: Festinare docet   Ter 02 Out 2012, 10:16Responder ao tópico

No que respeita ao tronco, não tenho opção preferida...
Já no que respeita à riccia, desaconselho totalmente a ideia de fazer um tapete com ela!
Ficará bonito, numa primeira fase mas, tratando-se de uma planta que não tem raízes, terás de colocar uma qualquer rede a envolvê-la de forma a que não venha à tona de água.
Para além disso, com o tempo os detritos vão acumular-se em cima dela e, quando a levantares para a podar, vai ser uma sujeira de todo o tamanho.

Há ainda o problema mais comum da riccia. Cortar aquilo é como cortar cabelo. Vai espalhar-se por todo o lado e não conseguirás apanhar tudo com um camaroeiro à tona de água...

Sugiro que reconsideres essa opção...

De resto, acho o conceito muito interessante mas parece-me que só 36w para 35cm de altura é escasso para pensares em plantas de tapete mais exigentes...

Seja como for, desejo-te o maior sucesso! :-)

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Festinare docet   Ter 02 Out 2012, 10:40Responder ao tópico

Retomando o tema da carpete, quais são os prós e os contras de um tapete de aegagropila Cladophora?

João Rui

MensagemAssunto: Re: Festinare docet   Ter 02 Out 2012, 11:08Responder ao tópico

plisboa escreveu:
No que respeita ao tronco, não tenho opção preferida...
Já no que respeita à riccia, desaconselho totalmente a ideia de fazer um tapete com ela!
Ficará bonito, numa primeira fase mas, tratando-se de uma planta que não tem raízes, terás de colocar uma qualquer rede a envolvê-la de forma a que não venha à tona de água.
Para além disso, com o tempo os detritos vão acumular-se em cima dela e, quando a levantares para a podar, vai ser uma sujeira de todo o tamanho.

Há ainda o problema mais comum da riccia. Cortar aquilo é como cortar cabelo. Vai espalhar-se por todo o lado e não conseguirás apanhar tudo com um camaroeiro à tona de água...

Sugiro que reconsideres essa opção...

De resto, acho o conceito muito interessante mas parece-me que só 36w para 35cm de altura é escasso para pensares em plantas de tapete mais exigentes...

Seja como for, desejo-te o maior sucesso! :-)

Nunca usei riccia, por isso não posso saber como é, agradeço a opinião de quem já teve e tem experiência. Apenas tive outros musgos, vou repensar o assunto.

Como disse, não me vou aventurar por coisas complicadas como Cuba que já foi sugerida, por isso, penso que a luz não será um problema para plantas de facil manutenção.

Rui Bacelar Oliveira escreveu:
Retomando o tema da carpete, quais são os prós e os contras de um tapete de aegagropila Cladophora

Já fiz essa experiência, e a inicio fica muito bem, mas depois como não está em bola, começa a ganhar fios por todo o lado e a ficar feia. Não aconselho.

Cumps

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Festinare docet   Ter 02 Out 2012, 11:32Responder ao tópico

Compreendo...eu utilizei na minha recente montagem um pouco dessa alga para preencher um vale entre duas rochas, gosto bastante da textura e da cor, mas se futuramente ficar feio mais vale tirar agora ou esperar e depois ata-la em forma de bola?

desculpa o off-topic

Pedro Santos

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Festinare docet   Ter 02 Out 2012, 11:46Responder ao tópico

Boas!

Um pouco tarde, mas cá vai a minha opinião!

Quanto ao tronco penso que a 1ª hipótese é sem dúvida a que fica melhor, desde que, obviamente subas o substrato a fazer monte e tape a parte de baixo.

Quanto à fauna nada a dizer! Teimoso como és e, sabendo a vontade que tens de ter esses rapazes, nem vale a pena dizer nada! Wink

Quanto à flora...

Se pedires com jeitinho arranjam-se 3 pés com cerca de 5cm de rizoma de Anúbia Nana Var. Petite! Wink

Depois, e tendo em conta que a ideia é dar ideia de "grandeza" ao aqua, esquecia as plantas de caule, pois acabam por roubar muito espaço.

Porque não optar por umas moitas de Blyxa e Helfery, com as Anúbias na base do tronco e um tapete de Lilaeopsis Novae-Zelandiae?

Fica a ideia! Wink

Abraço!

João Rui

MensagemAssunto: Re: Festinare docet   Ter 02 Out 2012, 12:49Responder ao tópico

Rui Bacelar Olivera escreveu:
Compreendo...eu utilizei na minha recente montagem um pouco dessa alga para preencher um vale entre duas rochas, gosto bastante da textura e da cor, mas se futuramente ficar feio mais vale tirar agora ou esperar e depois ata-la em forma de bola?

desculpa o off-topic

Quanto ao musgo, não sei como funciona depois de aberto, se dá para voltar a fazer bola. Deixarei para alguém que sabe.

Quanto ao resto, se está com bom aspecto, deixa estar, pode ter sido apenas a minha.

Pedro Santos escreveu:
Boas!

Um pouco tarde, mas cá vai a minha opinião!

Quanto ao tronco penso que a 1ª hipótese é sem dúvida a que fica melhor, desde que, obviamente subas o substrato a fazer monte e tape a parte de baixo.

Quanto à fauna nada a dizer! Teimoso como és e, sabendo a vontade que tens de ter esses rapazes, nem vale a pena dizer nada!

Quanto à flora...

Se pedires com jeitinho arranjam-se 3 pés com cerca de 5cm de rizoma de Anúbia Nana Var. Petite!

Depois, e tendo em conta que a ideia é dar ideia de "grandeza" ao aqua, esquecia as plantas de caule, pois acabam por roubar muito espaço.

Porque não optar por umas moitas de Blyxa e Helfery, com as Anúbias na base do tronco e um tapete de Lilaeopsis Novae-Zelandiae?

Fica a ideia!

Quanto ao tronco, parece-me unânime, e juntando á minha ideia que também e a opção 1 acho que a coisa está arrumada, agora mais para a esquerda ou direira, logo se vê.

A parte da flora, estou bastante indeciso, mas aceito esses pés de anubias Petite (mesmo sem pedir com jeitinho Very Happy )

A ideia da rotala está a agradar-me por ter a folhagem pequena, e com podas consegue-se controlar bem, mas a ver vamos, quanto as blyxa, já me tinha lebrado delas, bem como a helferi.

O unico senão que vejo, é que são tudo plantas baixinhas, e não vou ter nada maior atrás, se calhar até era o ideal para parecer mesmo um tronco com vegetação rasteira em volta.

Cumps

Nuno Duarte

FundadorPeixeFauna
FundadorPeixeFauna

Nome Real : Nuno Duarte
Gostos : 79

MensagemAssunto: Re: Festinare docet   Ter 02 Out 2012, 12:50Responder ao tópico

Olá.
Vou deixar aqui uma opinião sobre o tronco.
Um dos maiores defeitos na aquariofilia no que diz respeito à disposição de troncos, tem muito com o facto de queremos insistir em comprar um troco e quer usa-lo tal e qual como o compramos.
Esse troco não tem de necessariamente de ficar dessa forma, pois podes parti-lo em 2 ou 3 partes de forma a conseguires algo diferente que não seja virado para cima ou para qualquer um dos lados.
Deixo com imagens um exemplo que aconteceu comigo:

o tronco era assim

ficou assim, após vários cortes

e desta vez teve de levar mais uns cortes de modo a conseguir o que pretendia

o ideal quando se olha para um tronco é tentar ver qual a melhor forma de ele encaixar naquilo que pretendemos fazer e isso por vezes requer esquecer o tronco como um todo mas sim como uma parte do nosso layout.

-- Assinatura --
Montagens:
DragonRoot II
Voltei novamente
Corysland
Dragonroot I

Se queres que comentem o teu tópico, tenta comentar o dos outros membros Wink
AdminístradorPeixeFauna

João Rui

MensagemAssunto: Re: Festinare docet   Ter 02 Out 2012, 14:14Responder ao tópico

Nuno Duarte escreveu:
Olá.
Vou deixar aqui uma opinião sobre o tronco.
Um dos maiores defeitos na aquariofilia no que diz respeito à disposição de troncos, tem muito com o facto de queremos insistir em comprar um troco e quer usa-lo tal e qual como o compramos.
Esse troco não tem de necessariamente de ficar dessa forma, pois podes parti-lo em 2 ou 3 partes de forma a conseguires algo diferente que não seja virado para cima ou para qualquer um dos lados.

o ideal quando se olha para um tronco é tentar ver qual a melhor forma de ele encaixar naquilo que pretendemos fazer e isso por vezes requer esquecer o tronco como um todo mas sim como uma parte do nosso layout.

Caro Nuno, agradeço o teu comentário, e tal como referes isso estava mais ou menos previsto, vou fazer algumas modificações no tronco de modo a encaixa-lo melhor no aqua, agora a parte de dividir.... Estou a usar este tronco exactamente porque se parece com a parte de baixo de uma árvore, e a fazer os possíveis para manter essa escala e dar esse ar aqua, em vez de seguir pelos habituais e na modo red moor wood, ou troncos de videira entrelaçados nas plantas.
Por isso sou da mesma opinião que tu, os troncos devem ser moldados á nossa maneira e não introduzidos da mesma forma que os compramos/encontramos, mas neste caso em específico, apenas vou fazer pequenos ajustes.

Agradeço na mesma o conselho e subscrevo por baixo o que disseste.

Cumps

plisboa

Membro
Membro

Nome Real : Paulo Lisboa
Gostos : 16

MensagemAssunto: Re: Festinare docet   Qua 03 Out 2012, 23:24Responder ao tópico

Lembrei-me de ti :-)
Faz algo assim. Mas em melhor! LOL

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: Festinare docet   Qui 04 Out 2012, 08:03Responder ao tópico

Boas,

Eheh, concordo com a sugestão do Paulo. Acho que está aí um bom ponto de partida.

E também concordo com o Nuno, os troncos, na loja enganam sempre muito e depois para os colocarmos no aquário como pensávamos, torna-se muito complicado.

Abraço

João Rui

MensagemAssunto: Re: Festinare docet   Qui 04 Out 2012, 09:02Responder ao tópico

plisboa escreveu:
Lembrei-me de ti :-)
Faz algo assim. Mas em melhor! LOL

Tks, está aí um layout engraçado, com algumas ideias a tirar, mas vai ficar diferente desse.

O que falta decidir é a planta que vou usar como "tapete". Pensei na Riccia,, também já me passou a mini pellia agarrada a rochas, mas estive a ler, e se há sitios que dizem que é facil de manter mesmo sem co2, no site da tropica por exemplo diz que é dificil, precisa de muito co2 e muita luz.

Entendidos nestas duas plantas que me digam algo.

Pensei na mini pellia porque pelo que sei o crescimento é mais lento, e não cresce muito em altura, o que em termos de podas seria bem mais simples que a riccia, que precisa de manutenção.

Cumps

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: Festinare docet   Qui 04 Out 2012, 09:35Responder ao tópico

Boas,

A malta das gambas costuma usar Pelia/mini Pelia pois, para além de ser bonita, é uma fonte de alimento para os pequenos camarões.
Tenta ver se eles aparecem por aqui.

Eu nunca utilizei nenhuma dessas plantas, por isso não te consigo ajudar.

Abraço

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Festinare docet   Qui 04 Out 2012, 10:43Responder ao tópico

http://www.tropica.com/en/plants/plantdescription.aspx?pid=003D

Este é o topico referente á mini-pelia, de facto parece exigente em termos de luz e C02.

Gostava de a experimentar, parece muito bonita.

Joao_Costa

Moderador EspecificoPeixeFauna
Moderador EspecificoPeixeFauna

Nome Real : João Costa
Gostos : 40

MensagemAssunto: Re: Festinare docet   Qui 04 Out 2012, 10:46Responder ao tópico

Viva,

Nunca usei co2 na mini pellia nem na pellia Wink
Luz sim é preciso boa luz.

Abraço

João

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Festinare docet   Qui 04 Out 2012, 11:00Responder ao tópico

Estava a pensar usa-la como alternativa á aegagropila Cladophora.

João Rui

MensagemAssunto: Re: Festinare docet   Dom 04 Nov 2012, 23:02Responder ao tópico

Boa noite.

Para quem já pensava qu me tinha esquecio deste tópico, ou que tinha desistido, a resposta é não, ainda nao desisti.

A montagem vai devagar, mas já a começei à cerca de duas semanas, e começa a compor-se.

O tronco já teve os devidos ajustes, e inicialmente apenas plantei as rotala e as anubias. Hoje chegou a riccia, e foi hora de a por nas pedras. Ainda está longe do que idealizei, e ainda faltam algumas espécies de flora e principalmente maturação, mas começa a ver-se qualquer coisa.

Sendo assim deixo o setup:

Aqua 60X30X35 (54 litros)
Filtro Eheim 2213 (provisóriamente tem um de cascata, mas para a semana entra o eheim)
Iluminação Pll 36w

Substrato inerte preto
Harscape tronco de oliveira (acho eu Very Happy )
Vários calhaus rolados (apenas para servir de suporte para a riccia e lhe dar volume)

Flora:
Anubias Var Nana
Anubias Var Nana Petite
Rotala Indica
Riccia Fluitans

Fauna (tudo ainda por introduzir mas em breve estará povoado)

Coridoras pigmeu
Boraras Maculatos
Boraras Brigittaei
Platy coral
Red Cherie

Deixo apenas uma foto para verem. Com noção de que a riccia terá de crescer para formar tapete e taar as os calhaus rolados, bem como a rotala ainda tem de "engrossar". Mais para a frente quero fazer a transição com helferi, mas para já ainda não tenho pés.

Cumps

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Festinare docet   Responder ao tópico

Festinare docet

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 5Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: As Nossas Montagens :: Plantados-