Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Metro&meio50cinquenta

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem

RCoutinho

Membro
Membro

Nome Real : Rui Coutinho
Gostos : 19

MensagemAssunto: Metro&meio50cinquenta   Dom 30 Set 2012, 16:44Responder ao tópico

Boas a todos

Este meu projeto é um upgrade do meu aquário, que há muito sofria de males horríveis. Entre gastar dinheiro a remendar e fazer algo novo e maior… TXARAM!!! MAIOR!!!

Setup:
Aquário 150x50x50 com tampas em vidro. O anterior era 100x50x50 sem tampas.
Substrato ADA e akadama. É uma junção estranha, eu sei, mas trata-se de um ajuntamento “Troikês”… Foi a melhor solução.
Pedras de basalto rolado, que semeei e depois de crescerem foram colhidas…
Filtragem: JBL e1501 + JBL e900
Iluminação: 6x39w que será um dia alterada.

Fauna e Flora vou atualizando conforme passar do antigo para o novo e dependendo de novas aquisições.

CO2 também já tenho e passará para este.

Os troncos serão colocados após devida desinfeção

Até agora foi assim:
-Lavagem

-Medições ADA style

-Moonlanding site...

-Ainda sem água

-Após já ter enchido com água, feito algumas mexidas nas pedras e metido umas plantas que por aqui andavam

Uns dias depois:
Actualizando o que aconteceu no dia de hoje. Hoje foi dia de desinfectar troncos e um dos filtros, vai tudo passar por uma rigorosa desinfeção e nem o cão escapa... Pera... O cão não era preciso... bem, lixivia nunca fez mal a ninguém...

No aquário propriamente falando aconteceu isto:
Parvula na zona das pedras, foi uma ideia que me deram e gostei. Agora é esperar por raizes e vou podando baixinho.
Se foi dificil de semear aquilo tudo? Foi... Se teria sido melhor a ideia ter aparecido antes das pedras todas metidas? Sim, tinha... Mas não era a mesma coisa Smile

No geral já terraplanei o substrato, já está + alto atrás e a pedra da setinha tem uma coisa bonita que encomendei em França, após meses de procura Vai ficar um espetáculo!! Ou então logo se vê...

As fotos não estão as melhores, mas nas próximas a máquina já será outra :|

Por hoje termino dizendo que tenho noção e que o meu aquário não cumpre qualquer regra artistica ou de estilo, mas é uma ideia que tenho e que irá servir uma intenção Smile
A zona de pedras tem um intuito que não tem nada de estético. Quero ter uma familia de góbios, adoro góbios. Não posso ter todos... Mas posso ter uma espécie ou 2 no mesmo aqua (uma já tenho). Normalmente, não todos, mas regra geral são peixes de riachos, com pedras, corrente e oxigenação. A minha ideia é dentro do possivel da conjugação de factores, ter uma zona que me permita ter um habitat + idêntico. Eu dou menos importância à estética do aquário, do que à fauna. Adoro fauna e ligo menos a plantas e estética. Espero assim conseguir algo que seja agradavel para mim, mas dê à fauna algo com condições onde se sintam melhor.

A razão principal é dar as condições certas a determinado tipo de fauna, ou seja, fazer uma zona que recrie um riacho e ter uma zona plantada.
Quanto às algas (Cladophora), tou a ter um cuidado extremo com tudo
Ainda tenho muito trabalho pela frente, mas no final penso conseguir algo agradável e bom para a fauna.
Espero amanhã já meter os troncos, pois para começar a plantar preciso de os ter já colocados. Porquê? Noção de espaço... comigo se me meto a inventar, sai m... haaaaa.... cenas más Wink

Estejam à vontade :bounce:

hatori

Membro
Membro

Gostos : 33

MensagemAssunto: Re: Metro&meio50cinquenta   Dom 30 Set 2012, 16:53Responder ao tópico

O aquário promete, mas o relato está fascinante XD

Espero actualizações ^^

Abraço

Hatori

Pedro Santos

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Metro&meio50cinquenta   Dom 30 Set 2012, 17:34Responder ao tópico

Boas!

Só faltaram mesmo as fotos do cão com lixívia... Wink

Força nisso!

Abraço!

Vera Santos

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Metro&meio50cinquenta   Dom 30 Set 2012, 18:17Responder ao tópico

Está a ficar interessante, vou acompanhar!

Fernando Bagatelas

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Fernando Bagatelas
Gostos : 509

MensagemAssunto: Re: Metro&meio50cinquenta   Dom 30 Set 2012, 19:26Responder ao tópico

Boas

Tambem estou a achar interessante, vou continuar a acompanhar, por isso ja sabes mete actualizaçoes.

Um abraço

-- Assinatura --
FERNANDO BAGATELAS
BAGA
http://viviparos.org

AdminístradorPeixeFauna

gpeixoto80

Membro
Membro

Nome Real : Gonçalo Peixoto
Gostos : 16

MensagemAssunto: Re: Metro&meio50cinquenta   Dom 30 Set 2012, 19:52Responder ao tópico

sim,actualizações é o que o pessoal precisa,isso promete ficar muito bom!!!!

Nuno Duarte

FundadorPeixeFauna
FundadorPeixeFauna

Nome Real : Nuno Duarte
Gostos : 79

MensagemAssunto: Re: Metro&meio50cinquenta   Dom 30 Set 2012, 21:56Responder ao tópico

Bem eu sou mais de montanhas, vales e ilhas do que rios, mas achei a tua ideia muito engraçada.
E puxando para a minha ideia de layout começei aqui a pensar, se meteres pedras em ambos os lados do aquário da forma como está agora, mas elevando bastante um dos lados isso ficaria ainda melhor eheeh poderia colocar os troncos a sair dessas pedras e ficarias com o meio livre para ver os habitantes a refugiar-se de ambos os lados do aquário.
Quando digo elevar é 30cm de altura tipo margem de rio a pique, ocupando apenas uns 20/25cm do aquário.

Vou acompanhar este teu aquário com imensa curiosidade

-- Assinatura --
Montagens:
DragonRoot II
Voltei novamente
Corysland
Dragonroot I

Se queres que comentem o teu tópico, tenta comentar o dos outros membros Wink
AdminístradorPeixeFauna

putogiro

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: Re: Metro&meio50cinquenta   Dom 30 Set 2012, 22:29Responder ao tópico

Boas
Estou a gostar, não do aqua, porque este é uma ideia tua que ainda não está concretizada, nem dá para ver o que vai acontecer, mas que parece ir a caminho.
Tou a gostar principalmente, porque tiveste uma ideia, e estás a segui-la, sem ligar ao que está estabelecido.
As regras sobre como devem ser os aquas plantados ou semi-plantados, para mim não têm valor, eu monto um aqua conforme as minhas possibilidades e ao meu gosto, não ao gosto de um mestre qualquer.
Para mim a aquariofilia é +/- como a filosofia, não há verdades completas, nem regras absolutas. Se os grandes filosofos fizessem o mesmo exame, sendo escolhido o melhor filosofo de todos os tempos, para atribuir as notas, metade chumbava, porque todos eles defendiam "estilos" diferentes.
Quem diz que não estás a lançar um estilo novo???????
Eu por enquanto estou a gostar, e vou seguir o tópico.
Boa sorte e que desta vez não voltes a ter problemas de algas.

Hugo Saldanha

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 285

MensagemAssunto: Re: Metro&meio50cinquenta   Seg 01 Out 2012, 10:28Responder ao tópico

Boas,

Como te disse, gosto bastante de novas montagens Wink
E fizeste mesmo muito bem em optares uma coisa maior, vais ver que não te irás arrepender.
A tua ideia para a colónia de góbios é mesmo muito porreira e de certeza que eles se vão sentir muito bem nesse cantinho.
Estive a ler a sugestão do Nuno Duarte e, sinceramente, acho que ficaria mesmo muito porreiro. Mas podes ir fazendo isso com tempo, a pouco e pouco.

Ficarei a acompanhar esta montagem.

Boa sorte.

Abraço

RCoutinho

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Metro&meio50cinquenta   Seg 01 Out 2012, 19:42Responder ao tópico

Boas

Hoje deixo uma pequena alteração. De ideia em ideia, vai-se fazendo Smile
As pedras que estavam junto ao vidro foram embora.

Ainda falta troncos e plantas... Plantas estão a caminho (algumas), troncos estão a desinfectar. É tudo lento, mas seguro Smile

hatori

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Metro&meio50cinquenta   Seg 01 Out 2012, 19:51Responder ao tópico

força nisso ^^

esperamos todos contigo ^^

Abraço

Hatori

a.ferreira

Membro Ouro
Membro Ouro

Nome Real : Abel Ferreira
Gostos : 128

MensagemAssunto: Re: Metro&meio50cinquenta   Seg 01 Out 2012, 19:57Responder ao tópico

Boas
Com a nova distribuição das pedras ficou melhor.

RCoutinho

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Metro&meio50cinquenta   Ter 02 Out 2012, 16:32Responder ao tópico

A minha produção na hora de almoço:

Tronco 1:

JBL e1501: Vista lateral Smile

No outro aquário o tronco parecia muito maior lol!

Vera Santos

MensagemAssunto: Re: Metro&meio50cinquenta   Sex 05 Out 2012, 15:12Responder ao tópico

Faz falta uma foto geral para vermos a evolução! A acompanhar!

RCoutinho

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Metro&meio50cinquenta   Sex 05 Out 2012, 19:50Responder ao tópico

Finalmente terminei as desinfecções, falta o e900 que ficou no anterior... Agora é uma TPA grande, ciclo e passar peixes. :cheers:
Depois de tanta lixivia, ácido e água oxigenada, até me admiro como não estraguei roupa, me queimei ou qualquer coisa do género... deve estar algo para acontecer... amanhã nas noticias dizem que o Camboja desapareceu debaixo do mar... Smile

Depois começo a tratar de fazer do 100x50x50 uma tartarugueira... Ora deixa cá ver... Água... umas pedras... a tartaruga... já está!!! Dificil lol!

RCoutinho

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Metro&meio50cinquenta   Qua 10 Out 2012, 11:12Responder ao tópico

Boas

Vai aqui uma actualização Very Happy
Após ter passado a manhã toda de domingo, entre as 11 e o meio dia (Sim, o domingo só amanhece a partir das 11 Smile ), a ciclar o aquário começam a aparecer "novos" habitantes (também eu tenho uma "secret story"... preferia uma Victoria Secrets... um anjo... mas pronto Shocked ).
Tenho Flame Moss e anubias, cortesia do Bruno (Noctal), em visita ao Killies dele. O Flame moss decidi meter dentro de um tronco, com as orelhas de fora. Vou tentar que ele cresça a sair de dentro do tronco. Na minha imaginação, vai ficar espantástico Twisted Evil
Tenho outras plantações, nomeadamente plantas... Rolling Eyes

Fotos? Ok... Razz

O Flame moss a espreitar :cyclops:

A zona das pedras tem habitantes e acho que até já tem uma toca... vamos lá ver se pega o cupido Os meus é mais tipo.... É ela que manda...

Há material técnico-tático que agora se vê colocado, que depois sairá. Por enquanto é necessário, logo existe lol!

Vera Santos

MensagemAssunto: Re: Metro&meio50cinquenta   Qua 10 Out 2012, 11:28Responder ao tópico

Está giro, os meninos têm bom aspecto! Belas fotos!

hatori

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Metro&meio50cinquenta   Qua 10 Out 2012, 11:29Responder ao tópico

^^

está a ficar muito giro ^^

é bastante diferente o que estamos habituados a ver num aquário ^^

ainda lanças uma nova moda XD

Abraço

Hatori

RCoutinho

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Metro&meio50cinquenta   Qua 10 Out 2012, 11:58Responder ao tópico

Uma nova moda... duvido.

Aqui a questão não é o estilo, mas o poder ter esta ou aquela fauna.

Eu não sou capaz de ter fauna sem lhes dar as condições, aprendi que os góbios vivem em riachos, li sobre as necessidades e o que tentei aqui foi juntar 2 em 1 para poder servir toda a fauna que tenho.

Não é que estivessem mal no aquário antigo, mas neste novo a actividade deles tem sido MUITO diferente. Parecem peixes completamente diferentes, em todos os aspectos de comportamento. No antigo era como se "estivessem" lá, coitados, não tinham outro. Neste noto que vivem, interagem, pesquisam, já têm um território.

Não me considero um Aquascaper, gosto de fauna e que o aquário seja de aspecto agradável. Confesso que em termos de decoração, tenho tido bastantes opiniões que sigo, para atingir um nivel visual superior. Pontos visuais, posição de troncos e pedras, são tudo conceitos que para mim não são tão cruciais.

Por isso dificilmente será moda Smile

Um dia farei um aquário grande, uma piscina talvez, com um sistema de ecossistemas e tudo isso lol! Ou então estou só a sonhar Smile

hatori

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Metro&meio50cinquenta   Qua 10 Out 2012, 22:30Responder ao tópico

Boas

Eu não percebo nada de aquascaping, nem pouco mais ou menos, lol mas acho que está muito fixolas ^^

combinar ecossistemas pode ser uma ideia que pegue, era isso que eu estava a dizer ^^

desculpa se não me expressei bem...

Citação :
Um dia farei um aquário grande, uma piscina talvez, com um sistema de ecossistemas e tudo isso Ou então estou só a sonhar

Eu já tenho os meus peixes na banheira...porque não? lol

Abraço

RCoutinho

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Metro&meio50cinquenta   Qui 11 Out 2012, 08:44Responder ao tópico

Não há necessidade para desculpas Smile
Todas as avaliações e opiniões estão correctas até provas em contrário lol!

Eu acho que a malta prefere os estilos que seguem regras especificas, até contas matemáticas existem para pontos focais... para mim não dá Smile
Ou então os biotopos... penso que é mais fácil gerir algo que segue uma regra, onde existam pontos de referência que se pode seguir.

Combinar ecossistemas, num sistema tão pequeno como um aquário só resulta se a fauna também for "adaptavel", ou pouco exigentes.

Mas mesmo sendo algo diferente, também estou a gostar do resultado. Aos poucos ganha forma e no bom caminho Smile

Eu não sei dizer o nome da pessoa, mas existe um individuo no mundo que tranformou a piscina dele num aquário de água salgada. Ele faz mergulho no aquário que tem e é uma verdadeiro espetaculo. Cá em Portugal também temos uma pessoa que teve um lago de água salgada, quase gerido de forma natural (por exemplo a iluminação) e também teve uma taxa de sucesso enorme. O projecto foi desmontado por falta de tempo, porque de saude estava 100%, com corais duros e tudo do mais complexo (quem sabe, sabe Smile ). Se eu tivesse um lago, acho que vivia para o ter, tinha que me reformar Smile

RCoutinho

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Metro&meio50cinquenta   Ter 23 Out 2012, 10:55Responder ao tópico

Após um longo periodo em que fiquei inclusivamente sem o meu portátil... problema de juntas... Eis que hoje já tenho possibilidade de fazer uma actualização:

As plantas vão crescendo, enquanto não chegarem as lampadas adequadas:

Após um longo namoro, tenho 2 L018 Estou fascinado com os bichos Pelo caminho veio também uma rã... Eu sei... eu sei... Está gordinha e não há-de fazer mal Smile

Dancing in the moonlight

Ancistrus Made in algarve Smile

Alguém andou em escavações Evil or Very Mad

Mais uma para para a viagem Smile

A partir de agora é lentamente conseguir aumentar os numeros dos cardumes, mas isso já é projecto para longo prazo Very Happy
Para quem se questionar, a rã não fará mal aos peixinhos. É pacifica e tirei todas as informações antes de a trazer comigo Smile

Mais uma para a viagem lol!

RCoutinho

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Metro&meio50cinquenta   Qui 25 Out 2012, 21:02Responder ao tópico

Boas

Hoje coloco mais umas fotos:

Quem o viu...

Vera Santos

MensagemAssunto: Re: Metro&meio50cinquenta   Qui 25 Out 2012, 21:08Responder ao tópico

Belas fotos! Tens ai um góbio?

RCoutinho

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Metro&meio50cinquenta   Qui 25 Out 2012, 21:37Responder ao tópico

Tenho um casal de Rhinogobius Wuii.

Parte da forma como construi a decoração do aquário deve-se a tê-los e a querer que estejam bem.

Metro&meio50cinquenta

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 4Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  As Nossas Montagens :: Plantados-