Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.




 
InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto
 

Alimentos vivos-Drosophilas e Larva negra de mosquito

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Rodolfo Silva
avatar

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna


Nome Real : Rodolfo Silva
Localização : Entroncamento/Caldas da Rainha
Mensagens : 3527
Data de inscrição : 04/01/2009
Gostos : 143


MensagemAssunto: Alimentos vivos-Drosophilas e Larva negra de mosquito   Sex 31 Jul 2009, 01:46Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

-Drosophilas:

Drosophila melanogaster (mosca da fruta), é um díptero de pequenas dimensões, de ciclo de vida rápido, e de reprodução fácil, o que faz que sejam um bom alimento para nossos peixes. A variedade sem asas tem a vantagem de ser mais manejável já que não voa.

Para sua criação basta introduzir 20 moscas em um pote de 1 a 2 L. de capacidade e provido de meio de cultivo no fundo. As moscas põem ovos no meio e nascem umas vorazes larvas que posteriormente empolam e geram os novos exemplares. Este ciclo a 25-28º não supera os 15 dias.

O meio de cultivo pode ser o resto de uma cultura de micro vermes, em que deixado o pote aberto, as drosóphilas colocarão seus ovos.
Para sua utilização se recomenda recolher as moscas em um tubo de ensaio através de um funil (assim não escapam) e uma vez abafado com uma mecha de algodão colocar na geladeira alguns minutos. Já podemos distribuir estas moscas, adormecidas pelo frio, em nossos aquários e desfrutar da visão de nossos peixes caçando as presas vivas.

-Larva negra de mosquito:

O mosquito que habitualmente nos pica nas noites do verão é o Culex, e sua larva é fácil de obter sempre que fizer calor. A fêmea deposita uma balsa flutuante de ovos negros sobre a superfície de águas paradas, ricas em nutrientes. Desses ovos nascem centenas de larvas de apenas 3 mm. que vivem penduradas de cabeça para abaixo na superfície da água e que rapidamente se escondem no fundo a menor ameaça. Alimentam-se por filtração de microrganismos e em torno de uma semana adquirem um bom tamanho, próximo aos 2 cm. Essas larvas são fáceis de colectar com um passador e constituem um excelente alimento para qualquer predador aquático.

Resulta apropriado, em caso de conseguir essas balsas flutuantes de ovos do Culex, as depositar sobre nossos cultivos de alevinos, deste modo assim que eclodirem, as larvas de mosquito ficam a disposição dos mesmos.

Para a criação em casa, basta deixar no exterior uns recipientes com água velha de aquário, que inclusive possua detritos. Logo aparecerão micro algas e microrganismos e os Culex se animarão a desovar nela.

Em época fria não é fácil conseguir essas larvas, a menos que alguma loja de aquariofilia as possua congeladas.



Espero que gostem eu achei a informação bastante util e completa
Um agradecimento ao Sr Paulo Jose
http://br.geocities.com/pjbettas/Alimentosvivos.htm
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Alimentos vivos-Drosophilas e Larva negra de mosquito

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Fichas Técnicas-