Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Sump/filtro interno como fazer???

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

putogiro

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos: 243

MensagemAssunto: Sump/filtro interno como fazer???   Qui 27 Set 2012, 22:03Responder ao tópico

Boas
Como a maior parte do pessoal (penso eu), tenho sido bastante afectado pela troica, por isso na hora de comprar um filtro externo, tenho que procurar alternativas, vai daí lembrei-me de fazer uma sump, mas dado o espaço disponível, o único lugar possível é ... dentro do aqua.
Aproveitando o exemplo das biobox's, a tarefa não se afigurava difícil e bem mais acessível do que um filtro externo, só que durante o "projecto, deparei com um problema, como fazer para a água entrar dentro do filtro, já que a "biobox" seria feita em vidro e colada ao aqua, não seria viável fazer aqueles "rasgos" fininhos que as biobox's têm para a água entrar.
Aceitam-se sugestões para resolver esse problema, para que depois possa terminar o projecto e ver se é economicamente viável.

Francisco Ramalho

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Gostos: 387

MensagemAssunto: Re: Sump/filtro interno como fazer???   Qui 27 Set 2012, 22:24Responder ao tópico

Nuno fazes um buraco redondo no vidro com uma broca para vidro, é assim que faço as minhas, depois arranjo algo redondo tipo uma tampa com buracos, em alguns casos uso um vaso das plantas para tapar o buraco do filtro, como tem buraquinhos fica muito porreiro. Se for necessário ponho aqui uma foto.

-- Assinatura --
fjmr123
Francisco Ramalho

AdminístradorPeixeFauna

putogiro

MensagemAssunto: Re: Sump/filtro interno como fazer???   Qui 27 Set 2012, 23:50Responder ao tópico

Boas
Mas olha que seria para uma vazão de uns 2000l/h.
Tinha pensado em algo semelhante, mas com uma rede fina colada com silicone, talvez até segura entre 2 placas de vidro, mas 1º queria ter mais sugestões e queria falar também com o bruno123, penso que já deve ter feito algo semelhante.

gpeixoto80

Membro
Membro

Gostos: 16

MensagemAssunto: Re: Sump/filtro interno como fazer???   Sex 28 Set 2012, 14:13Responder ao tópico

podes usar aquelas tampas que existem nas baterias das loja de animais...

putogiro

MensagemAssunto: Re: Sump/filtro interno como fazer???   Sex 28 Set 2012, 15:08Responder ao tópico

gpeixoto80 escreveu:

Boas

????
Tenho que ver quais são.

cable-man

PatrocinadorPeixeFauna

Gostos: 40

MensagemAssunto: Re: Sump/filtro interno como fazer???   Sex 28 Set 2012, 16:14Responder ao tópico

chaman-se crivos.

David Rosario

Membro
Membro

Gostos: 30

MensagemAssunto: Re: Sump/filtro interno como fazer???   Sex 28 Set 2012, 18:55Responder ao tópico

Nuno Moreira escreveu:
gpeixoto80 escreveu:

Boas

????
Tenho que ver quais são.

Realmente isso seria o ideal,na altura que construi o meu aquario andei a procura e disseram-me para procurar em casas de construcao de piscinas,visto que em lojas de animais nao encontrava nada. Entretanto encontrei no mestre maco (agora izy build) na zona das grelhas de ventilacao umas pecas redondas com +-50mm diametro que serviu na perfeicao,o unico senao e que eram brancas e tive de pinta-las.

Para o caso de nao encotrares esses crivos e uma boa opcao,mas em vez de pintar tenta barra-las com silicone preto.

Fala com os nossos patrocinadores e tenta saber se algum tem esses crivos ou entao indicar quem te possa arranjar. afro

gpeixoto80

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Sump/filtro interno como fazer???   Sex 28 Set 2012, 19:42Responder ao tópico

Boas

????
Tenho que ver quais são.[/quote]

Realmente isso seria o ideal,na altura que construi o meu aquario andei a procura e disseram-me para procurar em casas de construcao de piscinas,visto que em lojas de animais nao encontrava nada. Entretanto encontrei no mestre maco (agora izy build) na zona das grelhas de ventilacao umas pecas redondas com +-50mm diametro que serviu na perfeicao,o unico senao e que eram brancas e tive de pinta-las.

Para o caso de nao encotrares esses crivos e uma boa opcao,mas em vez de pintar tenta barra-las com silicone preto.

Fala com os nossos patrocinadores e tenta saber se algum tem esses crivos ou entao indicar quem te possa arranjar. afro [/quote

mas isso costuma-se arranjar em lojas de animais,pelo menos tambem já estive para fazer uma sump no interior do meu aquario e arranjavam-me isso numa loja aqui em Braga...
acho que é também uma questão de boa vontade por parte dos lojistas...

putogiro

MensagemAssunto: Re: Sump/filtro interno como fazer???   Sex 28 Set 2012, 20:13Responder ao tópico

Boas
Pois é, por vezes não querem ter trabalho, mas por vezes nós também queremos as coisas para ontem, em vez de pensar tudo com antecedência. Eu por enquanto tou apenas a explorar uma ideia que tive, pois pareceu-me ser a melhor maneira de evitar custos de investimento, e deixar de ter o problema de pouca filtração, pois se comprar um filtro de 2000l/h, ao fim de algum tempo ele está a fazer menos de 1500l/h, são as esponjas, as cerâmicas as mangueiras, tudo isto ao ficar sujo vai diminuir e muito o caudal, depois temos ainda o problema que para mim é o facto de as marcas indicarem um caudal, mas esse caudal corresponder ao máx que o filtro é capaz de fazer em condições ideais, ou seja em vazio e ao nivel do aqua, com mangueiras o mais pequenas possivel.

putogiro

MensagemAssunto: Re: Sump/filtro interno como fazer???   Seg 29 Out 2012, 15:10Responder ao tópico

Boas
As coisas estão em andamento, já tenho um orçamento para fazer a "sump" interna, vai-me ficar pouco abaixo dos 30€, em vidro preto com as medidas de 20*20*45, com dois furos de 5cm e respectivas "grelhas" e um outro para saída da tubagem, agora para dar inicio ao projeto, tenho que comprar a bomba, só depois se pode dar inicio à construção da "sump".

gpeixoto80

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Sump/filtro interno como fazer???   Seg 29 Out 2012, 15:24Responder ao tópico

já conseguiste arranjar as grelhas??? se ainda precisares posso ver se um amigo meu que tem uma loja de animais me arranja e envio-te isso. pelo menos há uns tempos atrás arranjava-me,iguais ás das baterias das lojas...

putogiro

MensagemAssunto: Re: Sump/filtro interno como fazer???   Seg 29 Out 2012, 15:37Responder ao tópico

Boas
Obrigado, mas as grelhas já estão incluiodas no preço e já vêm montadas.

David Rosario

Membro
Membro

Gostos: 30

MensagemAssunto: Re: Sump/filtro interno como fazer???   Seg 29 Out 2012, 16:07Responder ao tópico

Boas Nuno,
Essas medidas são 20c×20l×45a? E é para que aquário?

putogiro

MensagemAssunto: Re: Sump/filtro interno como fazer???   Seg 29 Out 2012, 16:14Responder ao tópico

Boas
Para um aqua com 150*60*55 plantado.

José Elias

Gostos: 147

MensagemAssunto: Re: Sump/filtro interno como fazer???   Seg 29 Out 2012, 16:20Responder ao tópico

Boas nuno, a primeira coisa que me veio à cabeça, e a mais economica era um corte na parte superior do vidro em forma de retangulo, e depois uma pequena grelha em aço inox colocado com silicone... Penso que deve resultar...

Acho que vi à venda esse tipo de rede no AKI...

Sump/filtro interno como fazer???

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna ::  :: -