Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.




 
InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto
 

Alimentos vivos-Artêmia salina

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Rodolfo Silva
avatar

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna


Nome Real : Rodolfo Silva
Localização : Entroncamento/Caldas da Rainha
Mensagens : 3527
Data de inscrição : 04/01/2009
Gostos : 143


MensagemAssunto: Alimentos vivos-Artêmia salina   Sex 31 Jul 2009, 01:19Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

- Artêmia salina:

Trata-se de um crustáceo de pequeno tamanho, de 10 a 15 mm, que habita nas salinas, mas que tem a particularidade de poderem reproduzir-se em casa visto ser fácil de obter seus ovos ou cistos.

Este crustáceo tem duas formas de reprodução, ovovivípara e ovípara. Se em seu meio a salinidade baixa, devido ao aumento de água de chuva, por exemplo, reproduzem-se de forma ovovivípara; quer dizer, as fêmeas dão a luz náuplios de artêmia.

Os náuplios têm um valor nutricional muito maior que os adultos, e por isso são utilizados sistematicamente para a criação de alevinos. Todos os criadores deveriam cultivar náuplios de artêmia.
Prosseguindo; se no meio natural em que vive a artêmia, aumenta a salinidade por causa da evaporação, esta produz uns ovos resistentes chamados cistos, ovos que estão preparados para suportar longos anos de seca e inclusive gelados. Esses cistos são comercializados, possibilitando que os aquaristas possam dispor deles com relativa facilidade.



- Como manusear os cistos:

Para fazê-los eclodir, devemos colocá-los em uma solução salina. Para isso se mistura 30 gramas de sal puro, livre de aditivos em um litro de água, em uma vasilha tubular onde haverá um constante fluxo de bolhas de ar (aeração) vindo do fundo. O fluxo manterá a água e os cistos em movimento, que eclodirão 24 horas depois. Manter uma lâmpada acesa a 15 cm do cultivo, favorecerá a eclosão e manterá uma temperatura cálida, adequada para nossos fins.

Uma vez eclodidos, deverão ser separadas as cascas vazias dos cistos, que são algo indigestas. Para isso será desligado o compressor que produz o fluxo, os cistos flutuarão e os náuplios ocuparão o fundo da vasilha. Resta então sinfonar ou sugar os náuplios para um filtro adequado que os retenha, então poderemos colocá-los em um recipiente com água desclorada, em seguida utilizar como alimento para os alevinos; se a água tiver alguma salinidade, os náuplios durarão muito, mas se for doce, a duração se limita a uma hora aproximadamente.

- "Artêmias" de água doce:

Na água doce podemos encontrar crustáceos que poderiam confundir-se por sua forma e comportamento com a Artêmia salina: por exemplo, os Chirocephalus e os Branchyopoda (branchoneta), ou o que em Inglês chamam "Fairy shrimp", a qual se reconhece por ter os olhos vermelhos. Estes também produzem ovos resistentes ao secar o biótopo onde vivem, ovos que eclodem depois de uma dia pausa, ao chegar novamente às chuvas, mas seu ciclo está sujeito a essas condições climáticas e não se chegou realmente a trabalhar sobre o método para as reproduzir em grande escala em cativeiro (exceptuando em pisciculturas ao ar livre, por exemplo, mas neste caso são para uso interno).



Espero que gostem eu achei a informação bastante util e completa
Um agradecimento ao Sr Paulo Jose
http://br.geocities.com/pjbettas/Alimentosvivos.htm
Voltar ao Topo Ir em baixo 

mja_mauro
avatar

Membro
Membro


Localização : Amadora
Mensagens : 90
Data de inscrição : 06/11/2009
Gostos : 0


MensagemAssunto: Re: Alimentos vivos-Artêmia salina   Dom 22 Nov 2009, 17:37Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Os discus adoram Very Happy
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Fernando Bagatelas
avatar

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna


Nome Real : Fernando Bagatelas
Localização : Portalegre
Mensagens : 7438
Data de inscrição : 03/07/2009
Gostos : 509


MensagemAssunto: Re: Alimentos vivos-Artêmia salina   Seg 23 Nov 2009, 18:36Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Boas Rodolfo

Mais um excelente artigo.

Um abraço
Fernando Bagatelas
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Marquesdiscus
avatar

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Faro - Algarve
Mensagens : 7
Data de inscrição : 23/11/2009
Gostos : 0


MensagemAssunto: Re: Alimentos vivos-Artêmia salina   Qui 26 Nov 2009, 12:30Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Um alimento fundamental na criação de qualquer alevin.

Cump
Marques
Voltar ao Topo Ir em baixo 

dirceu
avatar

Recém chegado
Recém chegado


Localização : brodoswki-sp
Mensagens : 1
Data de inscrição : 11/01/2010
Gostos : 0


MensagemAssunto: Re: Alimentos vivos-Artêmia salina   Seg 11 Jan 2010, 14:45Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

gostaria de saber quem tem artemia para vender digo aquelas criadas em caixa para alimentar passaros saudações dirceu
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Alimentos vivos-Artêmia salina

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Fichas Técnicas-