Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Ajuda para aquário de 73 litros!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte
AutorMensagem

Vera Santos

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Ajuda para aquário de 73 litros!   Qua 10 Out 2012, 13:48Responder ao tópico

Chega pois! Podes também optar por substrato preto desde que não seja pintado!

Pedro Santos

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Ajuda para aquário de 73 litros!   Qua 10 Out 2012, 15:55Responder ao tópico

Boas!

O único cuidado que tens de ter para as corydoras e outros peixes de fundo como os camarões é garantir que o inerte é moído e não lascado.

Sendo lascado tem arestas vivas que podem de facto cortar e / ou magoar os animais.

Sendo moído as arestas são meias boleadas naturalmente, pelo que não tens esse problema.

Como a Vera te disse tem é atenção se não são pintados...

Abraço!

Martins90

Membro
Membro

Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: Ajuda para aquário de 73 litros!   Qui 11 Out 2012, 15:13Responder ao tópico

Muito obrigado pelo esclarecimento. Vou então continuar quase desesperadamente a procura Very Happy

Martins90

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ajuda para aquário de 73 litros!   Sex 12 Out 2012, 14:45Responder ao tópico

Por curiosidade retirei hoje do saco as cerâmicas da resun e quando abri verifiquei que largam muito pó branco. Será bom ou mau? Poderei coloca-las assim assim mesmo no filtro sem tratamento?

Pois bem, a minha ideia como já tinha dito era retirar a esponja de carvão e colocar as cerâmicas no seu lugar deixando as duas esponjas azuis e a verde no mesmo local, mas o que acontece é que tirando apenas o carvão fica um espaço muito reduzido para as cerâmicas.. e agora?! e o pacote apenas tem 250g

Quanto ao xisto moído... ainda não encontrei!

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Ajuda para aquário de 73 litros!   Sex 12 Out 2012, 14:48Responder ao tópico

Boas!

Eu lavava bem as cerâmicas e dava-lhes uma fervidela rápida pelo sim, pelo não...

Quanto ao espaço que tens para as colocar podes sempre apertar um pouco mais as esponjas ou mesmo tentar arranjar umas que sejam mais finas!

Abraço!

Martins90

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ajuda para aquário de 73 litros!   Sex 12 Out 2012, 21:18Responder ao tópico

So encontro esponjas desta grossura para a eheim 2042... vou ter que por poucas... o espaço é mesmo limitado.

Se calhar vou ter que optar por areia no meu aquário uma vez que é aquilo que mais se encontra. Há algum cuidado especial na sua manutenção? Haverá o risco de entupir o filtro? Qual recomendam?

Hoje comprei um côco e vou pesquisar agora como tratar Very Happy

:cheers:

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Ajuda para aquário de 73 litros!   Sex 12 Out 2012, 21:52Responder ao tópico

Boas!

As esponjas não precisam de ser específicas para a EHEIM...

Há muitas lojas (mesmo sem ser de aquariofilia...) que vendem esponjas a metro! É uma questão de escolheres uma ou duas com a porosidade que queres e recortar um bocado para o teu filtro!

Quanto à areia, a manutenção é igual a qualquer substrato! Uma boa sifonagem de vez em quando para limpar os resíduos superficiais é tudo quanto é preciso!

Tem só em atenção a granulometria!

Para as plantas o ideal é algo que varie entre 1mm e 4mm! Para os peixes tudo o que não seja lascado, por ter arestas vivas, serve!

O Côco creio que basta ferver para ficar pronto a entrar no aqua! Preferencialmente retirar os "fios" mais soltos para não sujar o aqua. Mas como nunca usei deixa pessoal com experiência nesse ponto particular que se pronuncie!

Abraço!

Rui Bacelar Oliveira

Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Gostos : 217

MensagemAssunto: Re: Ajuda para aquário de 73 litros!   Sab 13 Out 2012, 00:51Responder ao tópico

Boas, quanto ás ceramicas da Resun, o meu Cy-20 também veio com elas, mas aquilo tem pouca porosidade, não são muito eficazes em termos de capacidade biológica.

Se as quiseres usar, ferve-as, caso possas, compra algo melhorzinho, de marcas tipo jbl, sera, eheim, etc...acho que vale a pena apostar nesse aspecto.

Esponjas é como o Pedro diz, nem penses em comprar especificas para o filtro, até o sr. de uma loja me disse o mesmo x)

Abraço

Martins90

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ajuda para aquário de 73 litros!   Sab 13 Out 2012, 09:48Responder ao tópico

Bom dia!

Haverá cerâmicas dessas marcas que foram referidas de 250g? É que a capacidade do filtro para as receber é mesmo pequena e não queria desperdiçar, uma vez que me disseram que as cerâmicas podem durar uma vida..!

Em relação as esponjas alguém sabe aqui por Lisboa onde as posso comprar para substituir as azuis?

Alguém tem uma foto de um exemplo de esponja boa para o efeito?

Ou seja a única coisa que tem que ser mesmo especifica são as cerâmicas e a esponja verde certo?

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Ajuda para aquário de 73 litros!   Sab 13 Out 2012, 11:49Responder ao tópico

Boas, já que queres e precisas de poupar espaço opta pelo micromec da jbl ou pelo subsrat pro da eheim, quanto a quantidades, sei que da eheim há em formato 250 ml, seguem se os links.
http://wate-r-evolution.com/loja/biologicas/638-eheim-ehfisynth.html

http://www.anamilandia.com/product.php?id_product=2305

http://www.pet4you.net/peixes/filtragem/materiais-filtrantes/ceramicas/eheim-substract-pro.html

sendo o mais barato o último link, pelo mesmo artigo e mesma quantidade.
Com isso dentro do teu filtro, alem das bolinhas ocuparem pouco tens "a melhor" filtragem biológica possível.

Quanto ás esponjas é questão de procurares pelas lojas, ve a porosidade das esponjas que tens e tenta encontrar uma parecida Wink

Abraço

Martins90

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ajuda para aquário de 73 litros!   Sab 13 Out 2012, 14:24Responder ao tópico

Muito obrigado pelo esclarecimento!! :cheers:

Não será melhor retirar também a esponja verde do meu filtro? E ficaria apenas com duas esponjas azuis e com as tais bolinhas da EHEIM ganhando assim espaço??!!

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Ajuda para aquário de 73 litros!   Sab 13 Out 2012, 15:33Responder ao tópico

Boas!

A função das esponjas é fazer filtragem mecânica, ou seja, reter impurezas e "lixos" que estejam na água.

Por isso se conseguires manter 2 esponjas com diferentes densidades, vais ter um filtro mais eficaz!

Abraço!

Martins90

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ajuda para aquário de 73 litros!   Sab 13 Out 2012, 21:34Responder ao tópico

Entendido, deixarei então a esponja verde.

Hoje fui a uma loja de animais perguntar se tinham areia e perguntar qual a manutenção necessária para a mesma. A resposta do vendedor deixou-me um pouco dizendo que como a areia não dava para aspirar, o que ele fazia era remexer o fundo ficando a agua turva e fazendo com que o filtro entrasse em acção. Esta técnica vai contra tudo aquilo que já li Shocked Terá algum fundo de verdade?

Esta loja vende um saco de areão de 10kg por 14 euros. Acham que esta demasiado cara? Não sei qual é, só sei que é cinzenta e inerte...!

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Ajuda para aquário de 73 litros!   Sab 13 Out 2012, 22:18Responder ao tópico

Boas!

Para ser simpático o senhor que te disse isso é um assassino...

Um dos locais onde se acumula muita amónia (altamente letal para os peixes) é exactamente no substrato.

Ao remexer assim a areia a probabilidade que tens de matar alguns ou mesmo todos os teus peixes é considerável...

Além disso quando se fala em sifonagem nunca é de todo o substrato (especialmente para quem usa fértil devia ser engraçado...), mas sim da camada superficial para apanhar os resíduos que lá se acumulam...

Quanto ao preço ainda agora comprei 40kg de substrato inerte preto moído (não te sei dizer que tipo de pedra é, mas é igual ao que tenho no Simple Shrimp) em que cada saco de 10Kg me custou 6,00€...

Abraço!

Martins90

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ajuda para aquário de 73 litros!   Dom 14 Out 2012, 20:08Responder ao tópico

E o que mais assusta é que se trata de uma loja, embora pequena, bem conceituada de Lisboa! Pelo menos em tempos foi...

Bem, penso que em Lisboa não me safo no que toca a substrato... é tudo a esses preços tirando a areia branca fina que encontrei em Benfica por 50cent o kg se bem me lembro.

Estou neste momento ainda a tratar dos tais troncos de oliveira, já é a terceira vez que os fervo e a agua sai escura. Vamos ver se consigo por aquilo bom.

O côco já o parti, descasquei e fervi, agora está de molho. Alguém sabe se o coco altera o ph?

Penso que para o próximo fim-de-semana começo a construir a tampa do aquário..!

Haja paciência para por isto tudo a funcionar!

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Ajuda para aquário de 73 litros!   Dom 14 Out 2012, 21:20Responder ao tópico

Boas!

O deixar a agua escura não te preocupes!

Não é mais do que o tronco a libertar taninos! E isso até ajuda as defesas dos peixes! O único inconveniente é que deixa a água escura, mas até há quem goste!

Com o tempo e as TPA isso passa!

Abraço!

Vera Santos

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Ajuda para aquário de 73 litros!   Dom 14 Out 2012, 22:28Responder ao tópico

Martins90 escreveu:
O côco já o parti, descasquei e fervi, agora está de molho. Alguém sabe se o coco altera o ph?

O coco não é preciso por de molho, põe-se directamente no aqua depois de fervido! E não altera o ph.

Martins90

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ajuda para aquário de 73 litros!   Qui 18 Out 2012, 08:09Responder ao tópico

Boas..!

Realmente depois de ver fotos por aqui, gostava de colocar musgo de java no aquario agarrado aos troncos. ja andei a pesquisar mas ha muitas informacoes contraditorias..!

O que me podem dizer sobre o assunto? Para ja so quero musgo...

Necessario fertlizantes?

Que luz usar? Penso que a minha apesar de pequena e forte.

obrigado!

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Ajuda para aquário de 73 litros!   Qui 18 Out 2012, 08:46Responder ao tópico

Boas!

Não precisas de fertilizantes nenhuns e a luz chega.

Mas investiga outros musgos... Nem só de Java vive a aquariofilia! Smile

Tens o Wipping, Christmas, Flame, etc...

Abraço!

Martins90

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ajuda para aquário de 73 litros!   Qui 18 Out 2012, 15:15Responder ao tópico

Posso colocar a planta em qualquer altura no aquário?

Relativamente às possíveis algas, como as devo combater?

Para plantar basta amarrar o musgo com fio de pesca ao tronco?

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Ajuda para aquário de 73 litros!   Qui 18 Out 2012, 18:34Responder ao tópico

Boas!

Não precisas de fertilizante para os musgos!

Plantas é outra conversa...

O musgo basta prenderes com fio de pesca sim.

As algas é uma questão de equilíbrio entre nutrientes, CO2 e luz.

Abraço!

Martins90

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ajuda para aquário de 73 litros!   Sab 20 Out 2012, 14:19Responder ao tópico

Boas!!

Alguem me pode esclarecer se a lã de vidro filtrante branca pode ser uma boa alternativa as espnjas azuis?

Obrigado!

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Ajuda para aquário de 73 litros!   Sab 20 Out 2012, 14:30Responder ao tópico

As esponjas azuis tem muita ou pouca porosidade?

São esponjas finas ou grossas?

se forem finas sim é uma boa alternativa!

Martins90

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ajuda para aquário de 73 litros!   Sab 20 Out 2012, 14:56Responder ao tópico

http://imageshack.us/photo/my-images/708/133822773526174bv11.jpg/

É exactamente esta!

Martins90

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ajuda para aquário de 73 litros!   Sab 20 Out 2012, 14:57Responder ao tópico

A imagem nao ficou... calma.. Shocked

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Ajuda para aquário de 73 litros!   Responder ao tópico

Ajuda para aquário de 73 litros!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 3 de 10Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Iniciação à Água Doce-