Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Ajuda para aquário de 73 litros!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte
AutorMensagem

Martins90

Membro
Membro

Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: Ajuda para aquário de 73 litros!   Sex 21 Set 2012, 19:05Responder ao tópico

Os valores que dei foi com base no que está escrito no manual do SERA sobre manutenção do aquário!

Refere que o máximo de nitratos é 20mg

Pedro Santos

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Ajuda para aquário de 73 litros!   Sex 21 Set 2012, 20:00Responder ao tópico

j-santos escreveu:
nao é bem assim ,depende das especies que vais manter .................

Que espécies é que não são assim?

Martins90 escreveu:
Os valores que dei foi com base no que está escrito no manual do SERA sobre manutenção do aquário!

Refere que o máximo de nitratos é 20mg

Admiravas-te com a quantidade de asneira que se vê escrita e recomendada por muitas marcas...

Sabes que eles precisam de vender produtos que ajudam a descer os nitratos e outros semelhantes....

Abraço!

Martins90

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ajuda para aquário de 73 litros!   Sex 21 Set 2012, 20:37Responder ao tópico

Concordo!

Já estou é um pouco confuso.. se comprar testes individuais de amonia e nitritos será suficiente para saber se o ciclo já esta "feito"?

José Elias

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: Ajuda para aquário de 73 litros!   Sex 21 Set 2012, 20:49Responder ao tópico

Sim.

Mas eu pessoalmente aconselho um kit que existe da nutrifin que trás logo na mesma caixa os testes de ph, amónia, nitritos e nitratos e sai mais barato do que comprares um a um.

Quando acabar um dos testes compras apenas o que necessitas.

Martins90

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ajuda para aquário de 73 litros!   Sex 21 Set 2012, 21:49Responder ao tópico

Obrigado pelo esclarecimento!

Martins90

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ajuda para aquário de 73 litros!   Dom 23 Set 2012, 21:48Responder ao tópico

Espero que não apaguem este tópico uma vez que tem informação importante para a montagem do meu aquário! E como vai demorar a montar devido a falta de tempo... tenho cá vir rever o tópico na altura da montagem!

Vera Santos

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Ajuda para aquário de 73 litros!   Dom 23 Set 2012, 21:55Responder ao tópico

Podes estar descansadissimo!

Martins90

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ajuda para aquário de 73 litros!   Ter 02 Out 2012, 16:29Responder ao tópico

Boas novamente!

Alguém me sabe dizer as cerâmicas RESUN tem qualidade? Comprei no Jumbo em Alfragide e são realmente baratas, mas fiquei a pensar... :bounce:

MiguelAngelo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ajuda para aquário de 73 litros!   Ter 02 Out 2012, 18:51Responder ao tópico

Quanto custaram? Também preciso de comprar para o meu filtro.

Martins90

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ajuda para aquário de 73 litros!   Qua 03 Out 2012, 12:44Responder ao tópico

À volta dos 3 euros. Mas quando a esmola é grande... o pobre desconfia!
lol!

davii

Membro
Membro

Gostos : 3

MensagemAssunto: Re: Ajuda para aquário de 73 litros!   Qua 03 Out 2012, 13:48Responder ao tópico

3€ quantas?

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Ajuda para aquário de 73 litros!   Qua 03 Out 2012, 14:12Responder ao tópico

Boas!

O problema com essas cerâmicas mais baratas (não conheço essas em particular) é que por norma são muito pouco porosas.

Quanto mais porosas são as cerâmicas, mais e melhor as bactérias se fixam.

Abraço!

davii

Membro
Membro

Gostos : 3

MensagemAssunto: Re: Ajuda para aquário de 73 litros!   Qua 03 Out 2012, 15:07Responder ao tópico

bgd pela ajuda

Martins90

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ajuda para aquário de 73 litros!   Qua 03 Out 2012, 17:56Responder ao tópico

Obrigado pela resposta!

250g!

Martins90

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ajuda para aquário de 73 litros!   Qua 03 Out 2012, 18:19Responder ao tópico

Alguém me sabe indicar o que usar em vez das esponjas azuis e verdes ( que neste momento estão muito caras) para filtro eheim liberty 2042? Sendo que a parte do carvão após o mês de ciclo vai ser substituído pelas cerâmicas acima referida. (Já que as comprei.. vou usar) :bounce:

José Elias

MensagemAssunto: Re: Ajuda para aquário de 73 litros!   Qua 03 Out 2012, 20:00Responder ao tópico

Não convém retirar as esponjas, pois são um excelente filtro mecânico, mas porque os queres substituir? Já não dão para lavar?

Rui Bacelar Oliveira

Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Gostos : 217

MensagemAssunto: Re: Ajuda para aquário de 73 litros!   Qua 03 Out 2012, 20:47Responder ao tópico

Boas, só agora é que vi o tópico, quanto as esponjas, não precisas de as trocar, lava as mensalmente e chega.

O carvão passado um mês tira e não precisas de voltar a usar a não ser que faças tratamento no aqua.

As cerâmicas, tens que perceber uma coisa, elas servem de "casa" para as bacterias nitrificantes! bactérias que decompõem o lixo dos peixes em componentes inofensivos.

Desde logo vemos que quantas mais bactérias tivermos melhor, ora aí está o segredo das cerâmicas e dos vários tipos de cerâmicas, umas sao pouco porosas, logo, albergam menos bactérias, as mais baratas logicamente tem espaço para menos bactérias.

já um material filtrante tipo o micromec da jbl ou o substrat pro da eheim tem uma superfície útil de 1500m2 por L penso eu, enquanto que as cerâmicas de marca tem uma superfície á volta dos 800m2, e por aí abaixo, quanto menos porosas menor será a sua eficiência!

Espero ter esclarecido qualquer duvida.

Abraço

Martins90

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ajuda para aquário de 73 litros!   Qui 04 Out 2012, 15:14Responder ao tópico

Entendido! Deixarei então as esponjas de origem e troco apenas o carvão após o mês.

Vou lavar as esponjas mensalmente com agua do aquário ate que já não dê mais, comprando depois assim esponjas novas.

Relativamente à cerâmica o que posso fazer? Mais vale não colocar estas e comprar uma melhores tipo da Sera?

Em media quanto tempo duram as cerâmicas lavando-as mensalmente? Como vejo que já estão gastas?

Tem alguma preparação antes de colocar no filtro pela primeira vez?

Agradecido! :cheers:

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Ajuda para aquário de 73 litros!   Sex 05 Out 2012, 08:00Responder ao tópico

Boas!

As cerâmicas duram uma vida! Smile

Se te compensa ficar com essas ou comprar outras é uma decisão que só tu podes tomar...

Os filtros habitualmente vêm preparados para ser postos a funcionar de imediato. A única coisa que podes fazer é adicionar um pouco de bactérias liquidas (tipo NITRIVEC) para ajudar no ciclo de azoto, mas não é imperativo.

Abraço!

Martins90

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ajuda para aquário de 73 litros!   Seg 08 Out 2012, 20:04Responder ao tópico

Boas!

Pois bem, passei o fim-de-semana fora e aproveitei para tentar arranjar uns troncos de oliveira. Retirei toda aquela casca de fora (que deu bastante trabalho) e já as fervi 2 vezes o que deixou a água completamente chalada. Neste momento encontram-se de molho para ver se aquela cor desaparece e para ver se afundam!

Tenho andado a pensar no que colocar como areão no aquário, tendo em conta a informação que aqui me deram tenho como hipóteses: areia de rio, basalto moído e xisto moído. Perante isto, e tendo em conta que também quero ter corydoras, qual será a melhor hipótese tirando a areia de praia ou a sílica? Basta lavar e ferver uma vez o areão antes de a colocar no aquário?

No que toca a pedras… não está fácil! Tenho muitas, mas dá-me ideia que todas são calcarias menos uma de xisto…

:cheers:

Vera Santos

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Ajuda para aquário de 73 litros!   Seg 08 Out 2012, 23:09Responder ao tópico

Por mim, basalto ou xisto moído fica bem melhor esteticamente!
Sim lavas bem e podes ferver antes de pores no aqua.

Martins90

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ajuda para aquário de 73 litros!   Ter 09 Out 2012, 09:06Responder ao tópico

A minha duvida prendia-se pelo facto das cory muitas vezes perderem os bigodes devido ao areao. sempre ouvi dizer isso pelo menos..!

Obrigado!

José Elias

MensagemAssunto: Re: Ajuda para aquário de 73 litros!   Ter 09 Out 2012, 11:30Responder ao tópico

Eu tenho Basalto moido e até à data as minhas corys continuam com belos bigodes...

relativamente aos troncos, não os arrancas-te directamente da oliveira certo? Porque os troncos tem de estar bem secos antes do tratamento..

Martins90

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ajuda para aquário de 73 litros!   Ter 09 Out 2012, 12:08Responder ao tópico

Não! Era de uma oliveira já caída e velha!

Então vou mesmo optar por basalto ou xisto!

Martins90

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ajuda para aquário de 73 litros!   Qua 10 Out 2012, 13:46Responder ao tópico

Boas!

Andei por todas as lojas de animais existentes em Campolide e Campo de Ourique e nada de xisto ou basalto moido. Numa das lojas ate me disseram que este tipo de areão não é recomendado para os peixe de fundo uma vez que podem ser cortantes :bounce: ! De qualquer forma será que 10kg chegam para o meu aquário?

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Ajuda para aquário de 73 litros!   Hoje à(s) 01:38Responder ao tópico

Ajuda para aquário de 73 litros!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 10Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Iniciação à Água Doce-