Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Iniciação à aquariofilia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

Mariana Clemente

Recém chegado
Recém chegado

Gostos : 0

MensagemAssunto: Iniciação à aquariofilia   Qui 20 Set 2012, 16:43Responder ao tópico

Boa tarde!

Por indicação coloco aqui as minhas dúvidas quanto ao meu aquário Smile

Tenho um aquário de 54L e ontem coloquei o substrato fertil e o areão por cima(não o fervi, só passei por água várias vezes, era importante fervê-lo?). Coloquei também algumas plantas:

1 cabomba caroliniana
1 Egeria densa
1 valisnéria spiralis
1 alternanthera reinikii
1 limnophila sessiflora
1 feto de java(acho que é isto)
2 fetos (que não conheço o nome e que já pesquisei e não encontro mesmo o nome).

Posso colocar a foto destes três últimos e podem ajudar-me à identificação para saber as condições de luz?

A minha egeria densa parece que tem algumas folhas a desfazerem-se e a alternanthera reinekii tem duas que parecem estar a ficar podres e já deixou cair umas quatro ou cinco folhas, sabem dizer-me porquê?

Tenho um tronco que comprei numa loja e fiz trocas regulares de água conforme me explicaram na loja durante três dias e hoje resolvi fervê-lo e a água ficou castanha.
Posso colocá-lo já no aquário?

Desculpem tantas perguntas!

Obrigado pela paciência e pela ajuda!

Mariana Clemente

hatori

Membro
Membro

Gostos : 33

MensagemAssunto: Re: Iniciação à aquariofilia   Qui 20 Set 2012, 16:54Responder ao tópico

Boas

Põe as fotos dos fetos para tentarmos identificar ^^

Abraço

Hatori

David Rosario

Membro
Membro

Nome Real : David
Gostos : 30

MensagemAssunto: Re: Iniciação à aquariofilia   Qui 20 Set 2012, 17:04Responder ao tópico

Boas Mariana,
Que tipo de tronco compraste?
Tambem ja tive esse problema,resolvi o problema ao utilizar uma escova (daquelas pequenas das "unhas") para limpar toda a sujidade,depois fiz trocas de agua "automaticas" ao deixa-lo dentro do autoclismo durante varios dias (se couber) e depois fervi-o com sal sem sal sei la quantas vezes.

Nao e a maneira mais correta mas resultou!

Mariana Clemente

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Iniciação à aquariofilia   Qui 20 Set 2012, 17:11Responder ao tópico

Quando conseguir coloco as fotos das plantas Smile

O tronco é de videira e é grande de mais para pôr no autoclismo mas obrigado pela dica!
Então acho que vou experimenar fervê-lo novamente com sal e depois sem sal.
Fervo-o até deixar de pôr a água castanha?

Mariana Clemente

hatori

Membro
Membro

Gostos : 33

MensagemAssunto: Re: Iniciação à aquariofilia   Qui 20 Set 2012, 17:32Responder ao tópico

O_o gostei da ideia do autoclismo O_o

Abraço

Hatori

David Rosario

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Iniciação à aquariofilia   Qui 20 Set 2012, 17:33Responder ao tópico

Se o tronco tiver casca convem retira-la primeiro.
Procura por "tronco de videira" que de certeza hao-de aparecer varios topicos de tratamento de troncos.

Mariana Clemente

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Iniciação à aquariofilia   Qui 20 Set 2012, 17:47Responder ao tópico

Obrigado pelas dicas quanto ao tronco Smile

Mariana Clemente

Pedro Santos

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Iniciação à aquariofilia   Qui 20 Set 2012, 17:49Responder ao tópico

Boas!

O tronco foi cortado recentemente ou estava seco?

Podes, e deves, ferver em água com sal 2 ou 3 vezes e igual número depois sem sal para retirar excessos.

Depois disto podes dar uma ligeira cosedura no forno para ajudar a secar.

O areão deve ser sempre fervido e bem, para retirar qualquer componente, bactéria, fungo, etc que posso vir lá alojado.

Relativamente ás plantas qual a fertilização que estás a fazer além do substrato fértil? Que substrato fértil é?

Abraço!

Mariana Clemente

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Iniciação à aquariofilia   Qui 20 Set 2012, 17:58Responder ao tópico

O tronco estava seco. Vou fazer isso então.
Obrigado Smile

O substrato fertil é o sera floradepot e quanto à outra fertilização tenho o flourish normal e o flourish exel.

Como coloco aqui as fotos? É que já tentei e não consigo!

Desculpem a maçada!

Mariana Clemente

Mariana Clemente

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Iniciação à aquariofilia   Qui 20 Set 2012, 18:03Responder ao tópico

Outras dúvidas que tenho é quanto à iluminação e à água.
Eu tenho uma lâmpada grolux T8 de 15W num aquário de 54L. É pouca iluminação não é?
Quanto à àgua, eu coloquei-a ontem e ela hoje está turva. É normal em aquários novos ou é preciso fazer uma TPA?

Mariana Clemente

Vera Santos

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Iniciação à aquariofilia   Qui 20 Set 2012, 18:20Responder ao tópico

Mariana Clemente escreveu:

Como coloco aqui as fotos? É que já tentei e não consigo!

http://www.peixefauna.com/t2837-como-colocar-uma-imagem-no-forum, podes tentar colocar as fotos atravez daqui deste tópico, se continuares com dúvidas diz!

Vera Santos

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Iniciação à aquariofilia   Qui 20 Set 2012, 18:26Responder ao tópico

Eu tenho uma lâmpada grolux T8 de 15W num aquário de 54L. É pouca iluminação não é?
Quanto à àgua, eu coloquei-a ontem e ela hoje está turva. É normal em aquários novos ou é preciso fazer uma TPA?

A iluminação não é muito forte mas dependendo das plantas que queiras manter até pode ser suficiente, se escolheres plantas mais difíceis e obriguem a uma exposição de luz forte, tens de fazer um upgrade!

Quanto á água é normal, alias o não teres fervido e se calhar lavado o areão pode ter provocado levantamento de poeira, portanto não vale a pena fazeres tpa's agora, deixa o ciclo decorrer normalmente e depois ao fim de poucos dias tensa água cristalina!

Mariana Clemente

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Iniciação à aquariofilia   Qui 20 Set 2012, 21:00Responder ao tópico

Olá Smile

Envio em anexo os links das imagens, espero que consigam vizualizá-las, se não avisem!
Não consegui carregar as imagens como vocês aconselham, não aparecem as opções que vi na expliacação.
Os links são:

Se me poderem ajudar na identificação das plantas agradecia Smile
Gostava de saber as necessidades de luz de cada uma e se precisam de CO2, é que não tenho o sistema de CO2 no meu aquário.

Vera poderias explicar-me como poderia fazer o upgrade da luz? Desculpa mas sou uma naba nestes assuntos!

A fertilização que uso é boa ou aconselham outra?

A minha egeria densa tem algumas folhas a desfazerem-se, podem ajudar-me a perceber porquê?

Desde já agradeço a todos os que me tem ajudado com as minhas dúvidas, foram muito esclarecedores!

Mariana Clemente

David Rosario

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Iniciação à aquariofilia   Qui 20 Set 2012, 21:11Responder ao tópico

Olá Smile
Vera poderias explicar-me como poderia fazer o upgrade da luz? Desculpa mas sou uma naba nestes assuntos!
Podes trocar essa lampada por uma ou mais lampadas T5L8 24W que tem o mesmo tamanho que essa,para isso tens de trocar o balastro e os suportes.
Procura nas seccoes de DIY,tem la alguns projetos.

David Rosario

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Iniciação à aquariofilia   Qui 20 Set 2012, 21:14Responder ao tópico

Em relacao as fotos fizeste tudo,so faltava copiares o "direct link" e colar na janela ao lado da que abriste para iniciar o processo.
Tenta editar e fazer isso.

Mariana Clemente

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Iniciação à aquariofilia   Qui 20 Set 2012, 21:21Responder ao tópico

Obrigado a todos Smile

Vou já ver Vera, obrigado!

Quando poderem esclareçam-me as outras dúvidas que tenho.

Mariana Clemente

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Iniciação à aquariofilia   Qui 20 Set 2012, 21:23Responder ao tópico

Boas!

Quanto à fertilização quando dizes Flourish normal deves estar a falar de Flourish Trace certo? Creio que falta aí alguma coisa...

Lê umas coisas sobre fertilização na área dos plantados, e depois as dúvidas que tiveres cá estaremos para ajudar! Smile

Quanto ás plantas, a primeira parece-me uma Echinodorus, e as outras não consigo perceber o que são!

Quanto ao CO2, não tens de garrafa, mas tens carbono líquido que é um substituto! Smile É o Flourish Excel.

Quanto à luz ou colocas mais lâmpadas T8, ou fazes o upgrade para as T5. Mas com as plantas que tens não tens grande necessidade de luz... Mais não faria mal mas não é problemático!

Acho que primeiro deves rever a fertilização antes de te preocupares com isso!

Abraço!

Mariana Clemente

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Iniciação à aquariofilia   Qui 20 Set 2012, 23:05Responder ao tópico

Boa noite!

O flourish não diz mais nada, só diz mesmo flourish no frasco :/
Vou já rever a parte dos plantados e vou tentar que me ajudem lá com as plantas então!
Daqui a duas semanas já posso colocar alguns corydoras ou posso colocar antes?
Queria ir com calma com o aquário para não fazer asneiras.

Obrigado pela ajuda!

Mariana Clemente

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Iniciação à aquariofilia   Sex 21 Set 2012, 00:27Responder ao tópico

Boas!

Não diz nada mas é o trace... Very Happy

Trace é o nome que habitualmente se dá à mistura de micro-nutrientes.

No teu caso estás a fertilizar com um substituto de CO2, o carbono, através do EXCEL e com micronutrientes com o TRACE.

Faltam aí os macro nutrientes!

Abraço!

Mariana Clemente

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Iniciação à aquariofilia   Sex 21 Set 2012, 00:32Responder ao tópico

Boa noite!

Obrigado pelo esclarecimento! Então o que me recomenda como fornecedor de macro nutrientes? O floradepot da sera não tem a função de fornecer os micros e macros no inicio do aquário?
Será a falta de macro nutrientes que está a deixar as folhas da egeria densa a desfazerem-se?

Mariana Clemente

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Iniciação à aquariofilia   Sex 21 Set 2012, 00:37Responder ao tópico

Boas!

Os substratos ajudam mas precisam de ser complementados com fertilização líquida.

Apenas precisas, além do TRACE e EXCEL, dos elementos macro da fertilização: N, P e K.

A SEACHEM tem excelentes produtos com que podes completar isso. Nitrogen, Phosphorus e Pothasium.

Abraço!

Mariana Clemente

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Iniciação à aquariofilia   Sex 21 Set 2012, 13:00Responder ao tópico

Boa tarde!

Obrigado pela explicação Pedro! Smile
Vou verificar já os produtos então. Mas o flourish trace diz que na sua conposição tem o N, P e K. As quantidades que tem não são suficientes para o fornecimento às plantas?

Outra questão que tenho é quanto aos condicionadores de água...se deixarmos a àgua que iremos colocar no aquário dois dias antes a repousar num garrafão com tampa aberta, não há necessidade de usar um condicionador de água com as TPAs?

E quanto ao liquido que ajuda a produzir as bactérias depuradoras, esse é para usar sempre que se faz TPA ou só é necessário no inicio do aquário?

Obrigado pela paciência!

Mariana Clemente

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Iniciação à aquariofilia   Sex 21 Set 2012, 13:16Responder ao tópico

Boas Mariana,

Antes de mais não tens nada que agradecer! É para isso que cá estamos! Very Happy

Em relação aos químicos cada um faz como acha melhor. Pessoalmente não uso nada e faço as minhas TPAs directamente da torneira com a água com temperatura igual ao do aquário.

Em relação ás bactérias, depois da colónia estar devidamente instalada e o ciclo terminado não necessitas de voltar a colocar.

Em relação ao Flourish agora baralhaste-me... Se tem N, P e K não é Trace...

Mas o único Seachem Flourish que conheço é apenas de micro elementos... Olha uma transcrição da descrição do produto:

"FLOURISH é um estimulador de crescimento para as plantas de aquário. Contem uma extensa gama de oligoelementos essenciais, vitaminas e aminoácidos. Flourish é rico em ferro, manganésio, cálcio, magnésio, potássio, inositol, choline, B12, biotina, e outros factores determinantes benéficos para as plantas aquáticas."

O teu diz alguma coisa diferente?

Abraço!

Mariana Clemente

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Iniciação à aquariofilia   Sex 21 Set 2012, 14:50Responder ao tópico

Obrigado pelo esclarecimento! Very Happy

Nem imagina a quantidade de asneiras que eu já fiz com o aquário antigamente... Shocked

Antes quando fazia as TPAs que eram de 30% ou mais num aquário de 54 litros(o que agora depois de ler os posts acho em demasia) de duas em duas semanas ou de trê em três(já vi que também é uma grande asneira!), colocava sempre um condicionador de água e uma dose de bactérias! Foi isso que me foi dito nas lojas e eu nunca pesquisei a sério sobre isso e andava a gastar dinheiro desnecessário com estas coisas! Realmente quando as pessoas não sabem das coisas são facilmente enganadas e acabam por gastar mais dinheiro do que deviam! Agradeço imenso pela explicação!

Agora depois de ler alguns tópicos no vosso site já aprendi imenso e vocês tem-me esclarecido em muitas outras coisas Smile

Eu tenho carvão activo agora no aquário porque ele está a começar o ciclo e adicionei as bactérias. Daqui a um mês retiro o carvão e estou a pensar adicionar as cerâmicas e quando as adicionar não preciso de fornecer mais bactérias pois não? E quando retirar o filtro para uma limpeza mais profunda também não é necessário?

O flourish que eu tenho tem uma anúbia na frente e o meu diz: Fourish é um amplo suplemento para aquários plantados. Contém uma rica variedade de micronutrientes importantes...Não é igual ao seu. Mas eu fui ao site da seachem ver e é o primeiro, o que diz só Flourish. Então para fornecer às plantas o N, K, P tenho que os comprar à parte certo? eu andei a ler um post aqui no site sobre a criação do nosso próprio fertilizante para o aquário, ficando mais em conta. Eu só vi assim muito por alto o post mas para calcularmos a necessidade de cada um para o tipo de aquário que temos como se faz?

Reparei que faço verdadeiros testamentos...omg

Mariana Clemente

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Iniciação à aquariofilia   Sex 21 Set 2012, 15:25Responder ao tópico

Boas!

Os fertilizantes DIY são muito mais simples do que se possa pensar! Smile

Dá uma leitura neste tópico.

Acho que está bem explicado como calcular isso.

Qualquer dúvida que tenhas "apita"! Wink

Quanto ao teu Flourish é mesmo TRACE... São só micros! Smile
Conseguiste baralhar-me! lol!

Em relação ás asneiras que fizeste, infelizmente é normal... As lojas muitas vezes o que querem mesmo é vender. Em muitas delas o pessoal que lá está não percebe patavina de aquariofilia....

As TPA de 30% não são exagero. Água nova é sempre bom! Se podes fazer menos? Sim podes! Tens é de ter em atenção o tipo de peixes que tens!

Eu até há bem pouco tempo fazia TPAs semanais de 50%... Tinha guppys, neons e Raboras. Desde que adicionei os Discus (e tirei os guppys) faço apenas cerca de 20% dia sim, dia não porque os Discus são peixes mais sensíveis e não gostam de grandes mudanças.

Relativamente ao adicionares as cerâmicas podes dar uma ajudinha extra e colocar bactérias se ainda aí as tiveres porque isso tem um prazo de validade reduzido depois de aberto... Se não tiveres não compres porque grande parte da colónia se fixa no substrato e com a circulação de água rapidamente colonizas isso.

Quanto à limpeza do filtro, as esponjas podes limpar com água da torneira, mas as cerâmicas não deves.
As cerâmica não devem ser lavadas. Apenas passar com água retirada da TPA para limpar a sujidade maior. Se lavares com água da torneira (que contém cloro...) matas a colónia instalada.

Para terminar não te preocupes com os testamentos... Depois tens é de compensar isso com fotos! Wink

Abraço!

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Iniciação à aquariofilia   Responder ao tópico

Iniciação à aquariofilia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Iniciação à Água Doce-