Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Ajuda sobre ovos nos vidros

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Mara Silva

Moderador EspecificoPeixeFauna

Gostos : 137

MensagemAssunto: Ajuda sobre ovos nos vidros   Qua 19 Set 2012, 01:44Responder ao tópico

Peço desculpa pela hora tardia e pelo desespero, mas preciso de conhecimentos por favor.

estou habituada a reprodução de viviparos, mas nunca de oviparos.

acabei de detectar uma série de ovos colados no vidro do meu aquario.

digam-me por favor o que fazer.

desde já os meus agradecimentos

Francisco Ramalho

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Francisco Ramalho
Gostos : 405

MensagemAssunto: Re: Ajuda sobre ovos nos vidros   Qua 19 Set 2012, 03:02Responder ao tópico

Que peixes tens no aquáio? O mais comum se for de coridora tens de retirá-los com uma lamina de barbear ou chizato, colocas num aquário/recipiente à parte com pedra difusora. Se tiveres caracois Helena, é provavel que os ovos sejam deles, deixa ficar e ver no que dá. Tal como disse depende dos peixes que tens no aquário.

-- Assinatura --
fjmr123
Francisco Ramalho

AdminístradorPeixeFauna

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Ajuda sobre ovos nos vidros   Qua 19 Set 2012, 08:21Responder ao tópico

Pois, tenho corydoras sim, 3 limpa vidros e vários tetras, neons, serpae, pristelas e hasemania. Mas Tetras não me parece que seja, porque a reprodução é complicada. Talvez seja mesmo das Corys. Talvez deva deixar ficar, logo se vê no que dá.

Hugo Saldanha

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 285

MensagemAssunto: Re: Ajuda sobre ovos nos vidros   Qua 19 Set 2012, 09:21Responder ao tópico

Boas,

Certamente serão os ovos das corydoras. Tens aqui no Fórum, muita (e boa) informação que deverás pesquisar atentamente. Basta passares na área dos Peixe-gato. Ou então fala com o Moderador Nuno Moreira que ele certamente te ajudará.

Agora um pequeno reparo que não poderei deixar de comentar. Os “limpa-vidros” não existem!! Existem sim, os Otocinclus Affinis, os Gyrinocheilus aymonieri (Comedor de Algas Chinês) ou os Crossocheilus siamensis (Comedor de Algas Sismês), só para salientar os mais conhecidos/comuns.
Pesquisa sobre estas espécies e verifica se alguma se enquadra naquelas que manténs.
A denominação “limpa-vidros” é muito usada por lojas (na minha opinião de fraca qualidade) para rotularem todo um conjunto de peixes que se alimentam essencialmente de algas e que, nos nossos aquários, se encontram constantemente colados ao vidro. É uma denominação com a qual eu não concordo nada e que induz em erro que se está a iniciar no hobby.
Basicamente, é como aquela dos “limpa-fundos” Razz

Edit: Alterei o título do tópico para que se identifique o assunto mais facilmente e obtenhas ajuda.

Abraço

Última edição por Hugo Saldanha em Qua 19 Set 2012, 09:24, editado 1 vez(es) (Razão : Adição de informação)

psi20

Membro
Membro

Nome Real : João F.
Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: Ajuda sobre ovos nos vidros   Qua 19 Set 2012, 09:42Responder ao tópico

atenção que se forem ovos de coridora demoram cerca de 3 a 4 dias a eclodir. e é conveniente que seja adicionado umas gotas de azul metileno ao recipiente onde estão os ovos pois estes têm tendência a criar fungos o que origina a morte dos ovos.

boa sorte

putogiro

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: Re: Ajuda sobre ovos nos vidros   Qua 19 Set 2012, 10:34Responder ao tópico

Boas
Os ovos de corydora podem eclodir ao fim de 2,5 dias, depende da espécie e da tempª.
Não te preocupes, que se forem de corydora, não vai dar em nada pois os restantes habitantes do aqua vão comê-los, se não agora, depois de eclodirem, mas elas costumam ser regulares nas posturas, após a 1ª vez, o que te dá tempo para aprenderes.
Há diversos tópicos sobre isso o que te vai facilitar a tarefa.
Quanto à forma de retirar os ovos dos vidros, eu acho que o melhor metodo é com o dedo, dentro da 2ª meia hora após a postura. Com cuidado, eles colam-se ao dedo e depois ao recipiente.

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Ajuda sobre ovos nos vidros   Qui 20 Set 2012, 00:33Responder ao tópico

Bem, obrigado pelas informações e pelos conselhos. Tendo em conta que ainda dá um bocadito de trabalho tratar dos ovos e posteriormente após a eclosão, acabei por decidir não fazer nada. Actualmente não tenho tempo disponível para tal, e nem preciso de mais corydoras, pois o meu aquário já está suficientemente lotado. De qualquer modo muito obrigado. Já agora peço desculpa ao Hugo pela minha ignorância naqueles a que chamei limpa vidros. Tenho-os há pouco tempo e ainda não tinha tido tempo para pesquisá-los, mas acho que já descobri a espécie, acho!!! Pela cor amarelada e fotos que vi são comedores de alga chinês ( espécie Gyrinocheilos aymonieri).
Obrigado a todos pela ajuda

Rui Bacelar Oliveira

Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Gostos : 217

MensagemAssunto: Re: Ajuda sobre ovos nos vidros   Qui 20 Set 2012, 03:11Responder ao tópico

So um pequeno conselho, cuidado com esses limpa vidros, crescem muito e tem tendência para serem territorialistas e mesmo agressivos caso não tenham alimento.

putogiro

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: Re: Ajuda sobre ovos nos vidros   Qui 20 Set 2012, 10:23Responder ao tópico

Boas
Concordo com o Rui no que diz respeito aos comedores de algas chineses. São peixes que atingem os 28cm, que se habituam facilmente à comida que damos, esquecendo as algas, e que normalmente são muito territoriais, só devendo haver um por aqua, para evitar as guerras. No entanto pode haver casos em que se deêm bem e que possam coesistir mais do que um espécime.
No meu caso tenho 4 comedores de algas siameses, que apesar de se costumarem dar bem, não são um peixe de cardume, no entanto os meus teêm um comportamento de cardume, andam sempre juntos.

dezinha

Recém chegado
Recém chegado

Gostos : 1

MensagemAssunto: Re: Ajuda sobre ovos nos vidros   Qua 07 Maio 2014, 14:50Responder ao tópico

oi.....
queria estar no seu lugar e poder tentar pla milesima vez cuidar desses levinos que irao nascer.....
boa sorte! Wink

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Ajuda sobre ovos nos vidros   Responder ao tópico

Ajuda sobre ovos nos vidros

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Dúvidas e Perguntas-