Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

...:::The Green Plain:::...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte
AutorMensagem

Pedro Santos

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: ...:::The Green Plain:::...   Qua 10 Out 2012, 16:00Responder ao tópico

Domm escreveu:
A única vez que não usei a flauta, tive logo os bichos de boca de fora a apanhar ar (é certo que não tinha tantas plantas como agora o que pode/deve fazer toda a diferença)!

Boas!

Não percebi o teu comentário... Sad

Não tendo flauta tens algo parecido com o bico de pato ou similar.

Isto cria-te uma corrente mais concentrada e logo uma maior agitação da superfície da água o que promove, na teoria, maior troca gasosa e logo maior oxigenação...

Além disso está provado que uma agitação mínima da película superficial é o suficiente para oxigenar tudo quanto os peixes precisam...

O facto de eles irem ao cimo de água não tá tido a ver com a injecção excessiva de CO2?

Abraço!

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

Nome Real : Nick : Domm
Gostos : 46

MensagemAssunto: Re: ...:::The Green Plain:::...   Qua 10 Out 2012, 19:06Responder ao tópico

Boas Pedro.

Talvez nao me tenha feito entender... Razz

No inicio da montagem do aquario, optei por nao colocar a flauta, ou seja, ficou apenas o curvo a introduzir agua de forma concentrada. Nesse dia reparei que os dois neons chineses que coloquei para ajudar a ciclar estavam sempre à superficie a tentar respirar. Dado que o a ponta do curvo ficava totalmente submersa e numa posição em que a água nao era injectafa contra a superficie, deduzi que as trocas gasosas necessarias nao estavam a acontecer.

Em relação ao CO2, na altura, ainda nao estava a adicionar o excel por isso, essa questao nem foi colocada.

Tudo isto para dizer que o JBL so me tem dado dores de cabeça devido à sua leveza. Lol E de notar que os meus pés de HZ estao a crescer de lado pela corrente...

Dito isto, parece-me que a unica solução será restringir o fluxo atraves das torneiras, o que me parece nao ser muito bom para o filtro.

Fábio, desculpa o off-topic. Wink

Abraço

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: ...:::The Green Plain:::...   Qua 10 Out 2012, 20:26Responder ao tópico

Fábio desculpa o off-topic... é o último! Wink

Ai ai ai Sr. João Marujo...

Quais são as razões para que os peixes venham à superfície respirar? Falta de oxigenação / Excesso de CO2 e amónia...

Se foi numa montagem nova qual delas acha que foi??? Wink lol!

Quanto à questão do fluxo em excesso porque não colocares o fluxo contra o vidro? Reduz-te a corrente junto ao substrato...
Em alternativa podes também baixar mais a flauta e apontares a saída mais na vertical para cima.

Abraço!

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: ...:::The Green Plain:::...   Qua 10 Out 2012, 22:15Responder ao tópico

Pedro Santos escreveu:
Fábio desculpa o off-topic... é o último! Wink

Prometo que este é mesmo o último! Very Happy

Pedro Santos escreveu:
Ai ai ai Sr. João Marujo...

Quais são as razões para que os peixes venham à superfície respirar? Falta de oxigenação / Excesso de CO2 e amónia...

Se foi numa montagem nova qual delas acha que foi??? Wink lol!

Eu juro que não sabia que a amónia fazia os peixes vir à superfície respirar mas sendo assim, estou esclarecido! Razz Sempre a aprender...

Pedro Santos escreveu:
Quanto à questão do fluxo em excesso porque não colocares o fluxo contra o vidro? Reduz-te a corrente junto ao substrato...
Em alternativa podes também baixar mais a flauta e apontares a saída mais na vertical para cima.

Abraço!

Neste momento, reduzi o fluxo ao fechar um pouco a torneira e parece-me que não está muito mal...só continuo com a ideia que restringir o fluxo desta forma, não é muito bom para o filtro.
Em relação à primeira hipótese que colocas, não sei se é possível. se ficar com os furos para cima, é capaz de mandar água "fora" do aquário! lol Se apontar para baixo, é capaz de ir remexer demasiado o substrato que está junto ao vidro onde a flauta está colocada.
Em relação à 2ª, não posso baixar mais a flauta pois a base do curvo já está assente no vidro. :\

Eu logo coloco umas fotos no meu tópico para veres melhor.

Fábio, mais uma vez desculpa a intrusão no teu tópico. Ficamos à espera de novidades! Wink

Abraço

Fábio Joaquim

Membro
Membro

Gostos : 2

MensagemAssunto: Re: ...:::The Green Plain:::...   Qui 11 Out 2012, 00:46Responder ao tópico

Pedro Santos escreveu:
Boas!

Continua com um excelente aspecto apesar do apagão!

Certamente vais recuperar isso rapidamente!

Só não concordo é com o fertilizares menos do que a dose recomendada...

O que provoca as algas são as carências de nutrientes e NUNCA o seu excesso...

Eu a fazer algo diferente do recomendado faria um pouco mais e depois ajustaria se visse que isso era necessário...

Abraço!

Boas, sim tens razão é sempre melhor por excesso que por defeito, ja estou a dar um pouquinho a mais que a dose recomendada mas não muito, tou a por 0,7ml de cada produto...

Domm escreveu:

Boas!

O aquário continua com muito bom aspecto! Parabéns!

Em relação à fertilização, concordo com a sugestão do Pedro. É preferível fertilizar por excesso de modo a que não haja nenhuma carência e por consequência, aparecimento de algas!

Queria perguntar-te se não tens problemas com o JBL Manado no que respeita à sua movimentação por causa do fluxo do filtro. No meu plantado, também tenho esse substrato e é impossível manter qualquer desnivel no substrato por causa do fluxo (eu tenho um eheim 2217 nesse aquário).
No entanto, reparei que não tens a flauta. Nunca reparaste se os peixes vão respirar à superfície? A única vez que não usei a flauta, tive logo os bichos de boca de fora a apanhar ar (é certo que não tinha tantas plantas como agora o que pode/deve fazer toda a diferença)!

Estou tentado em experimentar a retirar a flauta do meu para ver ou então restringir o caudal com as torneiras, embora ache que isso não dá muita saúde ao filtro...

Abraço

Em relação ao Manado ate agora não tive qualquer problema, adoro a sua granulometria e a sua cor, mas sim é um pouco leve mas nada de mais, o fluxo de água provocada pelo filtro não afecta em nada o manado, para os desniveis coloquei tiras de plastico enterradas para não perder o desnivel e mesmo assim ja perdi um pouquinho, mas isso também acontece com qualquer areao.
Não tenho flauta pois assim com a curva da eheim consigo criar uma corrente giratória por todo o aquário e projectar o jacto para o difusor empurrando as bolhas para baixo, aproveitando ao máximo o Co2. Não nunca tive ate agora problemas com os peixes ofegantes pois se quiser coloco o bocal da curva mais perto da superficie fazendo com que a superfície da água esteja sempre em movimento e se ela tem movimento ha trocas gasosas fazendo com que a água não fique saturada de CO2.

Estejam à vontade com os off-topic estamos aqui todos para aprender e os off-topic podem ser bastantes uteis, por isso estejam à vontade não ha problema Very Happy

cumprimentos
Fábio Joaquim

Fábio Joaquim

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: ...:::The Green Plain:::...   Ter 16 Out 2012, 11:28Responder ao tópico

Boas,

Bem, isto não anda nada famoso, parece que tudo me acontece com este aquário, agora decidiram aparecer outras algas, ou bactérias como queiram, as cianobactérias!
Nunca no meu tempo de aquariofilia (5 anos) me tinha aparecido estas algas, mas como dizem ha sempre uma primeira vez para tudo... Este aquário so me esta a dar dores de cabeça, ja pensei em retirar o tapete todo pois anda sempre na mesma ja ha mais de 1 mês e as outras plantas também andam na mesma não andam nem desandam...
Vou ver se faço um tratamento para as cianobactérias com a ERIMOTRICINA, agora so preciso é de encontrar este medicamento, ninguem tem algum que me possa vender?
enfim, vamos la ver no que isto vai dar...

Fábio Joaquim

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: ...:::The Green Plain:::...   Qua 24 Out 2012, 06:49Responder ao tópico

Boas,

Finalmente parece que o aquário está num bom caminho!
Ja consegui eliminar as cianobactérias com o tratamento de eritromicina (durante o tratamento tive algumas algas filamentosas) e as plantas parece que estão a arrebitar! Todas elas, a cuba então finalmente depois de 2 meses de montagem ja esta a crescer a um ritmo mais rápido e ja se vê uns runners valentes e aparentam estar a crescer saudáveis e bem verdinhos, tal como a staurogyne e a helferi que estão bem verdinhas (sem o tal problema que tinha tido de as plantas estarem esbranquiçadas).
Depois de uma ajuda de um grande aquariófilo nacional, parece que ja acertei nas doses dos fertilizantes da Elos mas o tempo é que me dará essa resposta...
Portanto esta para breve uma actualização com fotos!!

Cumprimentos
Fábio Joaquim

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: ...:::The Green Plain:::...   Qua 24 Out 2012, 10:37Responder ao tópico

Boas Fábio.

Ainda bem que conseguiste resolver esses problemas!

Venha de lá a reposrtagem fotográfica! Very Happy

Abraço

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: ...:::The Green Plain:::...   Qua 24 Out 2012, 11:09Responder ao tópico

Boas!

Excelentes notícias!

Venham daí essas fotos! Very Happy

Abraço!

CRISTIAN

Moderador EspecificoPeixeFauna
Moderador EspecificoPeixeFauna

Nome Real : Cristian Rat
Gostos : 128

MensagemAssunto: Re: ...:::The Green Plain:::...   Sex 26 Out 2012, 09:24Responder ao tópico

esta muito bonito,gosta muito de pedras

-- Assinatura --
ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Iniciação à aquariófilia / Plantados

Fábio Joaquim

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: ...:::The Green Plain:::...   Qua 31 Out 2012, 00:24Responder ao tópico

Boa noite pessoal,

Bem, ao fim de algum tempo sem actualizações (o que eu peço desculpas a todos os seguidores desta montagem), venho aqui dar as poucas novidades desta montagem...
Não esta a ser fácil "domar" este aquário, desde o inicio que tenho tido muitos obstáculos e várias algas pelo caminho. Ao longo desta montagem ja tive algas castanhas, cianobactérias, green dust e por fim BBA. Tem sido um desafio controlar isto tudo, mas penso que ja estou num bom caminho e que o aquário ja está a ficar estabilizado.

Neste momento tenho as rochas com BBA, o que ja estou a tentar resolver com banhos de H2O2 (água oxigenada) e ja vejo algumas a mudar de côr, o que penso que estejam a morrer. Também tenho no vidro traseiro green dust mas estão la de propósito, é que tive preguiça de as limpar do vidro traseiro, pois o resto dos vidros e plantas não têm esta alga pois está controlada e não vejo o seu aparecimento nos vidros laterais e frontal, como podem ver pelo areão que está limpinho e livre de algas (e não é sinfonado)!

Portanto penso que depois deste alguedo todo até estou a ir finalmente num bom caminho, as plantas ja apresentam estarem com um crescimento mais significativo e saudáveis.
A cuba penso que finalmente está-se a desenvolver bem, pelo menos ja vejo uns bons runners, espero que ela continue assim, tal como a pogostemon helferi que quase a perdi (melting) e também a staurogyne está a ir nun com caminho.

Estou a levar este aquário com calma, sem pressas pois ja vi que com o tempo hei de conseguir ter aquilo que imaginei neste aquário, até estou a gostar do aquário tem dado para aprender algumas coisitas sobre a fertilização e algas.

E tenho também nova fauna, adicionei hoje 1 ramirezi german blue macho para a minha fêmea viuva, adicionei 3 otocilclus sp. "negros", que também me vão ajudar a controlar as algas e também mais 2 pygmaeus para aumentar o carduminho (6 no total). Ainda esta semana vou tentar tirar fotos aos habitantes para vos mostrar as belezas.

Chega de paleio e aqui vão as fotos:

Espero que gostem e que comentem!!

Solange Sousa

Gostos : 56

MensagemAssunto: Re: ...:::The Green Plain:::...   Qua 31 Out 2012, 00:30Responder ao tópico

Olá Fábio, antes de mais parabéns pela bonita montagem que tens!!essas pedras são um mimo Very Happy
Foi pena teres esses tropeços pelo caminho, mas vê-se que está tudo a recuperar bem e as plantas estão verdinhas.
Fazes muito bem em levar o aquário com calma, pois por experiência própria sei que queremos fazer de mais e depois o entusiasmo e dedicação é em excesso e acabamos por não conseguir o desejado. Sad
A fêmea ramirezi está sem dúvida agradecida o macho é bem bonito!
venham daí fotos! :cheers:

Fábio Joaquim

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: ...:::The Green Plain:::...   Qua 31 Out 2012, 00:39Responder ao tópico

Boas,

Obrigado Solange pelo comentário!
Exactamente com calminha é que isto vai ao sitio. Wink
Ve aqui uma foto do Rami poucas horas depois de ser adicionado no aquário:
(foto está desfocada mas ja da para ver o potencial e beleza do bicho!!)

Ainda esta semana vou dedicar uma sessão fotográfica só aos moradores do aquário.

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: ...:::The Green Plain:::...   Qua 31 Out 2012, 12:31Responder ao tópico

Boas!

Ainda bem que estás a conseguir levar isso "ao sítio"!

O potencial disso é imenso e os novos habitantes só vieram ajudar!

Continua a ir mostrando a evolução que nós agradecemos! Very Happy

Abraço!

Rui Bacelar Oliveira

Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Gostos : 217

MensagemAssunto: Re: ...:::The Green Plain:::...   Qua 31 Out 2012, 14:02Responder ao tópico

Esta é uma das minhas montagens preferidas, fico contente por isso finalmente esta a endireitar Wink

Já pensaste em por algumas plantas na parte de trás, até para tapar o termostato?

A nível de fauna estás a pensar acrescentar algo mais?

Abraço

Fábio Joaquim

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: ...:::The Green Plain:::...   Qua 31 Out 2012, 18:46Responder ao tópico

Boa tarde!

Antes de mais, obrigado a todos pelos comentários!

Pedro Santos escreveu:
Boas!

Ainda bem que estás a conseguir levar isso "ao sítio"!

O potencial disso é imenso e os novos habitantes só vieram ajudar!

Continua a ir mostrando a evolução que nós agradecemos! Very Happy

Abraço!

Finalmente parece que sim Pedro, que isto esta a andar para a frente, agora é so manter o mesmo ritmo para não haver mais nenhuma surpresa...
Também acho que os peixes que tenho também ajudam na beleza do aquário...
Sim, sempre que puder vou fazendo actualizações para o pessoal ver!!

Rui Bacelar Oliveira escreveu:

Esta é uma das minhas montagens preferidas, fico contente por isso finalmente esta a endireitar

Já pensaste em por algumas plantas na parte de trás, até para tapar o termostato?

A nível de fauna estás a pensar acrescentar algo mais?

Sinceramente ja pensei em colocar alguma planta de caule mas penso que acabariam por não ficar muito bem na montagem, mas se pusesse alguma planta de caule era sem duvida a AMMANIA SP. BONSAI, adoro esta planta. Mas não sei se irei por alguma planta de altura, é questão de ver as possibilidades e de ver se ficam ou não bem...
Em termos de fauna penso que ja está tudo, não quero acrescentar muitos mais peixes, pois não quero sobre-popular o aquário, ja tenho a fauna (espécies) com que eu no inicio pensei em adquirir, agora é so manter da melhor maneira possivel os que tenho...

Não hesitem em comentar pessoal e a darem opiniões! Wink

Cumprimentos
Fábio Joaquim

gpeixoto80

Membro
Membro

Nome Real : Gonçalo Peixoto
Gostos : 16

MensagemAssunto: Re: ...:::The Green Plain:::...   Qua 31 Out 2012, 19:40Responder ao tópico

Palavras para quê ???? a beleza retratada nas fotos já fala por si só... Parabéns e boa sorte com o desenvolvimento do projecto !!!
Abraço

Fábio Joaquim

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: ...:::The Green Plain:::...   Qui 01 Nov 2012, 18:34Responder ao tópico

gpeixoto80 escreveu:
Palavras para quê ???? a beleza retratada nas fotos já fala por si só... Parabéns e boa sorte com o desenvolvimento do projecto !!!
Abraço

Obrigado gpeixoto80! Wink

Pessoal ja ando aqui a magicar uma planta para o fundo! E que tal fazer tipo de uma "barreira" na parte de trás do aqua de eleocharis vivipara? Adoro o seu efeito! Será que iria ficar bem? O que acham?
É tipo isto que eu estou a falar: Clicar aqui

O que acham da ideia?

José Elias

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: ...:::The Green Plain:::...   Qui 01 Nov 2012, 18:57Responder ao tópico

Este aquário esta lindo... Continua... Os meninos novos são 5*

Fábio Joaquim

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: ...:::The Green Plain:::...   Sab 03 Nov 2012, 15:46Responder ao tópico

CyberJ escreveu:
Este aquário esta lindo... Continua... Os meninos novos são 5*

Obrigado! Wink

Bem, depois de pensar um bocado, decidi que vou pôr plantas novas no meu aquário, nomeadamente, hemianthus micranthemoides para o lado direito atrás das staurogynes e uma planta vermelha, a Alternanthera reineckii 'Mini' para o lado esquerdo atrás das pogostemon helferi.
O que acham? Vou tentar fazer umas moitas mas o mais rasteiras possivel...
Ontem olhei para o aquário e achei-o demasiado vazio e despido, portanto optei por adicionar estas 2 plantas.
Agora preciso da vossa opinião, o que acham das plantas que escolhi? Eu penso que ficarão bem da maneira que eu estou a pensar coloca-las, agora é esperar que elas venham e ver se fiz uma boa opção se não...

Cumprimentos
Fábio Joaquim

Vera Santos

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: ...:::The Green Plain:::...   Sab 03 Nov 2012, 16:17Responder ao tópico

Escolheste plantas muito bonitas e devem de ir ficar muito bem, fico a aguardar fotos novas!

dr_caos

Membro
Membro

Gostos : 30

MensagemAssunto: Re: ...:::The Green Plain:::...   Sab 03 Nov 2012, 16:44Responder ao tópico

1 projecto intersante para aconpanhar de perto parabens esta bonito Very Happy

Fábio Joaquim

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: ...:::The Green Plain:::...   Qua 07 Nov 2012, 09:28Responder ao tópico

Bom dia pessoal,

Bem, hoje trago mais uma actualização do meu aquário, com algumas novidades!! Very Happy
Ontem deu a entrada de 2 novas espécies de plantas, a hemianthus micranthemoides e a ammania sp. "Bonsai", infelizmente não coloquei a Alternanthera reineckii 'Mini' como tinha dito pois só a conseguia arranjar daqui a 2 semanas, e como eu acho que o aquário tinha pouca massa vegetal e que precisava de mais plantas, resolvi trocar pela ammania sp. "Bonsai", que também acho uma planta lindíssima!
Portanto, coloquei a hemianthus micranthemoides no lado esquerdo ligeiramente atrás da pedra principal (para criar uma moita não muito grande, que irá resultar num certo contraste entre a planta e a rocha) e a ammania sp. "Bonsai" coloquei no lado direito no canto atrás das rochas, também para criar ali uma espécie de mini moita.
Também podei as staurogynes e as helferis, retirando as folhas velhas que tinham algumas algas e também "puxei-as" um pouco para a frente para dar espaço às novas plantas, o que eu acho que ficou muito melhor em relação ao que estava...
E é assim, com estas aquisições em termos de flora, espero ter conseguido melhorar o aspecto geral do aquário.
E para vocês verem tudo aquilo que eu estou aqui a falar, aqui vão umas fotos:

Nas fotos ja da para ver em relação às anteriores, o crescimento da CUBA, pode não ser muito mas ja da para ver algum crescimento numa semana para a outra.
E como nem sempre são boas noticias, pareçe que tenho uma iriatherina com hidropsia, não sei porque, mas ja é o 3º peixe que fica com hidropsia neste aquário e não sei qual é a causa, alguêm sabe o porque de isto estar constantemente a acontecer? Pelo que li, não é contagioso e a causa é ma qualidade da comida, mas eu dou flocos da tetra, microvermes e artemia, não vejo onde está a má qualidade, até dou uma alimentação bem variada... Mas pelo sim pelo não, ja tenho o uv ligado, que vou deixar ficar durante uns dias.

Comentem pessoal!! Digam o que acham das modificações...

Cumprimentos
Fábio Joaquim

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: ...:::The Green Plain:::...   Qui 08 Nov 2012, 16:15Responder ao tópico

Boas Fábio!

Vejo que o projecto continua excelente! Parabéns! Wink

Ainda bem que conseguiste controlar o alguedo...com paciência, tudo vai ao sítio!

Gostei das novas adições, sejam elas fauna ou flora. Posso perguntar-te onde compraste as plantas e o rami?

Abraço

Vera Santos

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: ...:::The Green Plain:::...   Qui 08 Nov 2012, 22:11Responder ao tópico

Está fantástico, só mudava de sitio o termostato, talvez para um dos lados, ficava mais bonita a parte frontal do aqua!

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: ...:::The Green Plain:::...   Responder ao tópico

...:::The Green Plain:::...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 3 de 6Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: As Nossas Montagens :: Plantados-