Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

...:::The Green Plain:::...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte
AutorMensagem

Fábio Joaquim

Membro
Membro

Gostos : 2

MensagemAssunto: ...:::The Green Plain:::...   Dom 16 Set 2012, 08:57Responder ao tópico

Boas,

Bem, após a minha última montagem (......::::::Real Test:::::::......) andei a planear com tempo uma montagem diferente de todas as que eu ja fiz. O ponto focal nesta montagem foi mais o aquascaping, uma montagem mais técnica e também pelo desafio de manter com sucesso uma flora mais exigente.
Fiz mais pesquisa sobre os tipos de aquascaping existentes e optei pelo Iuagumi!
Sendo assim aqui vai o setup do dito:

Setup:

Data de Montagem: 30-08-2012

Dimensões: 60Cx40Lx30A (72l)

Filtragem: Eheim 2213 com torneiras duplas + Filtro UV 5W da Boyu

Aquecimento: Eheim Jagger 150W

Iluminação: 3x24W (calha 60 cm da boyu) ligada 9h por dia

CO2: Garrafa de 2Kg com redutor de pressão de 2 manómetros + válvula solenoide + válvula de agulha

Substracto:
JBL Aquabasis plus
JBL Manado

Hardscape:
Dragon Stone

Fertilização:
Estimative Index

Flora:
Hemianthus callitrichoides "Cuba"
Pogostemon Helferi
Staurogyne sp.
Fissidens fontanus

Fauna:
Ottocinculus affinis
Iriatherina werneri
Corydoras pygmaeus
Ramirezi "German Blue"

Então aqui vão as fotos:
O aqua 2 dias depois de montado;

Nestas fotos o aqua tinha sido montado recentemente, agora com 2 semanas de vida, ja adicionei mais cuba e adicionei a fauna (1 casal de ramirezis "German Blue", 2 otocinculus affinis, 13 iriatherinas werneri e 4 corydoras pygmaeus, que fui adicionando ao longo de 1 semana) mas tou com um problema de algas!! Tou com algas castanhas por toda a parte, areão, plantas enfim nunca tinha tido estas algas nem com o meu anterior aquário que tinha o mesmo esquema de fertilização que este...

Ja vi que as causas podem ser várias como:

Pouca luz (isto eu não tenho de certezapois tenho 72w de luz para 72 litros brutos de água);
Aquários recentes (é uma hipótese mas eu ja tinha o filtro ciclado, mesmo com o filtro ciclado elas aparecem em montagens recentes?);
Excesso de silicatos (como é que eu sei se é esta a causa e como reduzir os silicatos?):
Excesso de fosfatos (esta causa não faço a minima ideia pois não tenho o teste mas posso ir comprar para ver se realmente é isso) será que me podem ajudar neste caso?

Estas são as causas que conheço alguém sabe mais alguma e me possa ajudar?

Por precaução ja aumentei o Co2 (drop checker ja fica ligeiramente amarelo com a solução KH4), tenho adicionado flourish excell todos os dias e tenho feito mais TPAS mas até agora, ta tudo na mesma...

Comentem o aquário (hardscape, plantas, fauna, etc...) e ajudem-me no meu problema de algas se não se importarem.

Pedro Santos

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: ...:::The Green Plain:::...   Dom 16 Set 2012, 11:34Responder ao tópico

Boas!

Deixas-te o filtro ligado enquanto fizeste a remontagem?

O que pode ter acontecido é a colónia que tinhas no filtro tenha morrido e o ciclo voltou a iniciar...

Controlaste os níveis de amónia e nitritos antes de introduzires a fauna?

O que tens é algo deste género?

Se são, muito provavelmente é pelo motivo que te falei e por o substrato não estar ainda maturado e com a adição de carga orgânica provocou um pico de amónia...

São algas que consegues aspirar.

Os ottos também são muito bons para esse tipo de algas!

Tenta remexer isso mais um pouco e deixa o UV ligado mais tempo que ajuda a limpar.

Em relação ao aqua tens aí um grande potencial!

Vai actualizando com fotos que é um excelente projecto para seguir!

Abraço!

Fábio Joaquim

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: ...:::The Green Plain:::...   Dom 16 Set 2012, 12:00Responder ao tópico

Boas,

Sim, são algas identicas a essas! Depois de erradicadas as algas saem das plantas? Elas não ficam danificadas por causa desta alga? Pois uma das mais afectadas é a CUBA.
O aquário não foi remontado, apenas o filtro ja estava ciclado de resto foi tudo novo e pus os peixes 1 semana depois de montado e fui pondo gradoalmente no espaço de uma semana, portanto ao fim de 2 semanas ja tinha a fauna toda...
Pois, talvez seja o areão que ainda não esteja maturado...
Não, so fiz teste ao ph antes de introduzir os peixes, como tinha o filtro ciclado pensei que não tivesse problemas com amónia nem nitritos...
Mas vou ja tomar umas medidas a partir da TPA de 50% de amanha que são:
1º Limpar o filtro (pois penso que também ja deve de ter uma carga de matéria orgânica significativa)
2º Vou ligar o UV 24H
3º Vou parar a fertilização com o magnésio e com o potássio (penso que estes também podem ser a causa de excesso de silicatos) e puxar mais com o excell
4º Retirar a maior quantidade de algas que conseguir (raspar vidros, limpar areão, pedras, plantas, etc...)

Para ja vão ser estas as medidas, aconselham-mme mais alguma?
Quando puder ponho fotos do estado dele...

José Elias

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: ...:::The Green Plain:::...   Dom 16 Set 2012, 13:23Responder ao tópico

Este Aqua promete muito.... Vou seguir este tópico atentamente pois acredito numa grande evolução..

O teu Aqua tem Vídro extra claro certo?

Fábio Joaquim

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: ...:::The Green Plain:::...   Dom 16 Set 2012, 14:33Responder ao tópico

CyberJ escreveu:
Este Aqua promete muito.... Vou seguir este tópico atentamente pois acredito numa grande evolução..

O teu Aqua tem Vídro extra claro certo?

Boas, obrigado pelo comentário!

Não, o aquário é feito com vidro normal, pelo menos quando o mandei fazer não fiz referencia ao tipo de vidro...

Cumps

Vera Santos

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: ...:::The Green Plain:::...   Dom 16 Set 2012, 15:42Responder ao tópico

O layout promete, está muito agradável, gostei bastante. Vou acompanhar de perto!

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: ...:::The Green Plain:::...   Dom 16 Set 2012, 19:05Responder ao tópico

Boas!

Acabaste por não me responder a uma coisa...

Quando desmontaste e remontaste o aqua desligaste o filtro? Se sim quanto tempo?

É que podia já estar ciclado, mas se estiver muito tempo desligado a colónia pode perder-se...

Pessoalmente não mexia na fertilização! Deixava isso estabilizar.

Há partida não danifica as plantas. Se puderes põe mais uns ottos para limpar isso mais depressa.

Abraço!

Fábio Joaquim

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: ...:::The Green Plain:::...   Dom 16 Set 2012, 20:20Responder ao tópico

Pedro Santos escreveu:
Boas!

Acabaste por não me responder a uma coisa...

Quando desmontaste e remontaste o aqua desligaste o filtro? Se sim quanto tempo?

É que podia já estar ciclado, mas se estiver muito tempo desligado a colónia pode perder-se...

Pessoalmente não mexia na fertilização! Deixava isso estabilizar.

Há partida não danifica as plantas. Se puderes põe mais uns ottos para limpar isso mais depressa.

Abraço!

Pois foi, esqueci-me de referir isso, mas eu desmontei o antigo aquário e o filtro ficou a trabalhar noutro aquário onde tinha os peixes, portanto ficou no máximo 10 minutos desligado para trocar de aquário, não mais que isso de certeza...
A fertilização vai ficar igual, so vou tirar os "extras", o potássio e o magnésio que não fazem parte do esquema Estimative Index para ver o que vai dar, pois nas staurogynes as folhas mais novas estão a ficar esbranquiçadas e penso que essa seja a causa...
Tenho 2 ottos e assim que os pus no aquário limparam-me as rochas todas da alga, muito bons mesmo no combate a esta alga, mas aqui na zona não é facil de encontrar e estes ja estão comigo à mais de 1 ano...
Mas por agora vou limpar o filtro, ligar a uv e dar-lhe mais com o excell e tirar ou diminuir a fertilização de magnésio e de potássio.

Vera Santos escreveu:

O layout promete, está muito agradável, gostei bastante. Vou acompanhar de perto!

Obrigado pelo comentário Vera.

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: ...:::The Green Plain:::...   Dom 16 Set 2012, 22:09Responder ao tópico

Boas!

Onde leste que o Mg e o Potássio não fazem parte do EI?

Deves reler isso novamente...

Como já te disse não mexia no esquema de fertilização!

Na minha opinião é mesmo falta de maturação da água e substrato...

A água se foi introduzida directa da torneira podia trazer um resto de cloro que te reduziu a colónia no filtro...

Dá-lhe tempo que isso vai ao sítio!

Abraço!

Fábio Joaquim

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: ...:::The Green Plain:::...   Dom 16 Set 2012, 22:47Responder ao tópico

Pedro Santos escreveu:
Boas!

Onde leste que o Mg e o Potássio não fazem parte do EI?

Deves reler isso novamente...

Como já te disse não mexia no esquema de fertilização!

Na minha opinião é mesmo falta de maturação da água e substrato...

A água se foi introduzida directa da torneira podia trazer um resto de cloro que te reduziu a colónia no filtro...

Dá-lhe tempo que isso vai ao sítio!

Abraço!

Expliquei-me mal, na fertilização normal do E.I. a adição à parte de magnésio e de potássio não é obrigatória! Somente se houver alguma carência é que se adiciona, é um suplemento, ve aqui, no fim do texto explica isso!
E como comecei a fertilizar sem ver nenhuma carência, esses nutrientes podem entrar em conflito pois existe uma relação entre eles na assimilação individual pelas plantas o que pode originar carências num desse nutriente, o que pode ser a causa das staurogynes estarem esbranquiçadas.
A água que utilizo é do furo, por isso é impossivel que haja cloro!
Pois, se calhar ate me estou a precipitar e tenha que dar tempo ao tempo mas como nunca tive estas algas estou a achar estranho e cheio de duvidas...

Cumprimentos

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: ...:::The Green Plain:::...   Seg 17 Set 2012, 03:34Responder ao tópico

Boas!

Já conhecia esse site.

Mas devo dizer que interpreto isso de forma diferente...

Ele refere que deves ter um valor de referência para cada um dos nutrientes que referes. Mas nada fala que não devas colocar.

Eu como não sei quanto é que a água que tenho está em termos desses nutrientes fertilizo com eles pois o método estimativo baseia-se na fertilização sem realização de testes, garantindo que as plantas têm sempre por excesso os nutrientes que necessitam.

A água do furo é testada? Não terá qualquer contaminante que te esteja a prejudicar a montagem?

Abraço!

Fábio Joaquim

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: ...:::The Green Plain:::...   Seg 17 Set 2012, 09:04Responder ao tópico

Pedro Santos escreveu:
Boas!

Já conhecia esse site.

Mas devo dizer que interpreto isso de forma diferente...

Ele refere que deves ter um valor de referência para cada um dos nutrientes que referes. Mas nada fala que não devas colocar.

Eu como não sei quanto é que a água que tenho está em termos desses nutrientes fertilizo com eles pois o método estimativo baseia-se na fertilização sem realização de testes, garantindo que as plantas têm sempre por excesso os nutrientes que necessitam.

A água do furo é testada? Não terá qualquer contaminante que te esteja a prejudicar a montagem?

Abraço!

Sim, o método tem como base a fertilização sem testes e o excesso de nutrientes, mas como estes 3 elementos (potássio, magnésio e ferro) "competem" entre si dai a minha duvida se não será devido à fertilização destes que tenho a carência...
Eu também não sei que tipo de nutrientes tem a minha água, nunca a testei em termos de nutrientes só o ph...
A água do furo é potável, bebo dessa água todos os dias portanto penso que não esteja contaminada...

Rui Bacelar Oliveira

Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Gostos : 217

MensagemAssunto: Re: ...:::The Green Plain:::...   Seg 17 Set 2012, 12:11Responder ao tópico

Bom dia, onde arranjas te as dragon stone?

Sao qualquer coisa de fabuloso Wink

parabens pelo aqua, gostei muito.

Fábio Joaquim

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: ...:::The Green Plain:::...   Sex 21 Set 2012, 01:32Responder ao tópico

Rui Bacelar Olivera escreveu:
Bom dia, onde arranjas te as dragon stone?

Sao qualquer coisa de fabuloso Wink

parabens pelo aqua, gostei muito.
Boas,

As dragon stone comprei-as ja ha uns 2 anos na Scalare aqui em Setúbal, muito mais baratas do que eu tenho visto por ai, mas ultimamente tenho ido la e nunca mais la vi destas pedras...

Fábio Joaquim

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: ...:::The Green Plain:::...   Sex 21 Set 2012, 01:44Responder ao tópico

Boas,

Depois de um tempo sem atualizar, aqui venho eu mostrar a evolução (que não foi muita) do aquário.
As alterações que fiz foi no hardscape do lado direito, cheguei as pedras um pouco mais para a frente para dar um bocado mais de profundidade ao aquário.
Fiz as medidas que aqui disse e parece que estão a funcionar, pelo menos não vejo tantas algas pelo aquário, parece que as TPA'S, o UV estão a funcionar...
E provavelmente hei de fazer uma mudança na calha,incorporar um balastro para as lâmpadas emitirem o feixe luminoso completo pois apesar de serem de 24w, elas so estão a emitir 14w cada uma pois a calha originalmente é de 3x14w e as lampadas de 24w que eu la coloquei so estão a emitir essa luminosidade.

Então aqui vão as fotos:

Comentem à vontade!!

Vera Santos

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: ...:::The Green Plain:::...   Sex 21 Set 2012, 09:53Responder ao tópico

Lindos ramis! De resto nada a acrescentar! Continua a actualizar! Wink

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: ...:::The Green Plain:::...   Sex 21 Set 2012, 11:59Responder ao tópico

Adoro o Hardscape e basta olhar para o setup e vê se logo que tens tudo e mais alguma coisa para uma montagem de sucesso.

Essas pedras nunca as vi a venda em Braga e pela net não arrisco comprar e depois sair um calhau feio.

as plantas estão a ficar muito boas, a cuba e sobretudo a helferi, que inveja :p

Os ramirezzi são muito bonitos sem duvida,

Parabéns pela montagem!

Fábio Joaquim

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: ...:::The Green Plain:::...   Sab 22 Set 2012, 00:53Responder ao tópico

Vera Santos escreveu:
Lindos ramis! De resto nada a acrescentar! Continua a actualizar! Wink

Boas,

Também acho, adoro estes ramirezis, ate agora foram os mais bonitos que tive e comprei-os a uma bechincha... Very Happy

Fábio Joaquim

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: ...:::The Green Plain:::...   Sab 22 Set 2012, 01:02Responder ao tópico

Adoro o Hardscape e basta olhar para o setup e vê se logo que tens tudo e mais alguma coisa para uma montagem de sucesso.

Essas pedras nunca as vi a venda em Braga e pela net não arrisco comprar e depois sair um calhau feio.

as plantas estão a ficar muito boas, a cuba e sobretudo a helferi, que inveja :p

Os ramirezzi são muito bonitos sem duvida,

Parabéns pela montagem!

Obrigado Rui, o que ma ainda falta é iluminação para arrancar tudo a 100%, vou fazer um upgrade na calha pois so me está a debilitar 3x14w (42watts) de luz, o que é claramente insuficiente apesar das lâmpadas de 24w que tenho por isso é o que falta para completar a nivel de equipamento neste aquário.
As pedras na altura tive sorte em encontrá-las, foi mesmo por acaso e comprei a um bom preço, se soubesse tinha comprado mais...
As plantas ainda não estão com o crescimento que eu quero, daqui a mais ou menos 2 semanas quando tiver a calha a 100% ai é que eu espero uma grande melhoria no seu desenvolvimento.
Os ramirezis são as estrelas do aquário, lindos sem duvida!

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: ...:::The Green Plain:::...   Sab 22 Set 2012, 13:06Responder ao tópico

42 watts já e uma boa iluminação, mas para essas plantas percebo que queiras fazer um upgrade, já agora, quanto te custou essa calha?

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: ...:::The Green Plain:::...   Sab 22 Set 2012, 13:16Responder ao tópico

Boas!

Pessoalmente acho que os 42w T5 para a flora que é o tamanho do aquário é mais que suficiente!

A Cuba mais do que luz quer é CO2!

Abraço!

kkaraokes

Membro
Membro

Nome Real : Rui Silva
Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: ...:::The Green Plain:::...   Sab 22 Set 2012, 19:03Responder ao tópico

Fábio Joaquim escreveu:

pelo menos quando o mandei fazer não fiz referencia ao tipo de vidro...

Cumps

Se não é indiscrição, ficou por quanto? Foi numa vidraria ou alguma empresa relacionada a aquários?

P.E

Membro
Membro

Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: ...:::The Green Plain:::...   Sab 22 Set 2012, 22:34Responder ao tópico

Muito bom,

Este aqua promete, parabens e continuação de bom trabalho.

Fábio Joaquim

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: ...:::The Green Plain:::...   Dom 23 Set 2012, 00:37Responder ao tópico

42 watts já e uma boa iluminação, mas para essas plantas percebo que queiras fazer um upgrade, já agora, quanto te custou essa calha?

Boas,

A calha ha 2 anos foi cerca de 60/70€ ja não sei o preço exato dela, mas agora com a alteração vai ficar mais potente e as planta sempre agradecem e sempre o crescimento sempre é mais rápido.

Pedro Santos escreveu:
Boas!

Pessoalmente acho que os 42w T5 para a flora que é o tamanho do aquário é mais que suficiente!

A Cuba mais do que luz quer é CO2!

Abraço!

Eu acho que não estou com luz suficiente, tenho dado CO2 com fartura e não tenho tido o crescimento que esperava da flora, por isso é que eu vou aumentar para ter um melhor cresimento a nivel de flora.

kkaraokes escreveu:
Se não é indiscrição, ficou por quanto? Foi numa vidraria ou alguma empresa relacionada a aquários?

Eu comprei o aquário numa empresa especializada em construção de aquários e terrários a scaare aqui em Setúbal e penso se não me engano que o aquário ficou por 27€ não tenho a certeza mas acho que foi esse o preço.

P.E escreveu:
Muito bom,

Este aqua promete, parabens e continuação de bom trabalho.

Obrigado!

Fábio Joaquim

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: ...:::The Green Plain:::...   Dom 23 Set 2012, 00:48Responder ao tópico

Boas,

Tive agora um problema com a minha fauna o meu ramirezi macho está doente! Ja tinha reparado que há uns dias para cá ele andava estranho mais sossegado no fundo e sem a atividade que eu estava acostumado a ver mas as suas cores mantinham-se pensando eu que não seria nada de grave. Hoje fui olhar com mais atenção para o meu aquário e vejo o me ramirezi macho com um respirar ofegante e mais à superficie, olhei mais de perto e vi que ele está um pouco inchado e com as escamas eriçadas! O que será? Hidropsia? Fui logo tomar medidas, fui comprar o esha 2000 e estou a fazer o tratamento no aquário (fiz hoje o primeiro de 3 dias de tratamento) e como não tenho nenhum aquário hospital tou a fazer no plantado com o resto da fauna. Li no folheto que tratava deste problema, mas será eficaz? Conseguirei safar o meu ramirezi? Não queria nada perder este peixe pois tenho uma grande estima por ele, espero que o tratamento faça resultado!
Alguêm ja teve o mesmo problema e tratou com o esha 2000, alguma experiência com este medicamento? É eficaz contra esta doença?

Cumprimentos
Fábio Joaquim

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: ...:::The Green Plain:::...   Responder ao tópico

...:::The Green Plain:::...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 6Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: As Nossas Montagens :: Plantados-