Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Ampolária carnivora?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

hatori

Membro
Membro

Gostos : 33

MensagemAssunto: Ampolária carnivora?   Ter 11 Set 2012, 15:18Responder ao tópico

Boas

Shocked acabei de ver a minha ampolária a matar e comer um caracol no aquário dos camarões Shocked ...

nunca vi acontecer tal coisa...isso é normal? era daqueles tipo praga não tem muita importância, mas também la tenho planorbis...

eu costumo dar flocos, comida congelada e meto uma casca de gorgete ( parece pepino não sei se é assim que se escreve) de vez em quando...e o aqua tem algumas algas verdes porque está lá fora...a temperatura está a 24ºC...

Alguém me diga alguma coisa sobre isto sff Shocked

Abraço

Hatori

Rui Bacelar Oliveira

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Gostos : 217

MensagemAssunto: Re: Ampolária carnivora?   Ter 11 Set 2012, 15:44Responder ao tópico

Acho que as ampularias sao omnivoras, pelo menos quando algum peixe morre ou caracol elas nao hesitam e como os restos de peixes, entre outros, agora vivo...nunca tinha visto.

hatori

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ampolária carnivora?   Ter 11 Set 2012, 15:57Responder ao tópico

Boas

nem eu por isso é que fiquei pasmada...terá alguma carência?

O caracol ia na vidinha dele pelo areão fora e a ampolária passou por cima dele e começou a come-lo...comeu-lhe a cabeça e deixou o resto...

Tenho uma ampolária psicopata :dark: Shocked

Abraço

Hatori

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Ampolária carnivora?   Ter 11 Set 2012, 16:12Responder ao tópico

Os caracois estao sempre a procura de comida, estao sempre a tentar trincar qq coisa, pequenos e grandes, a ampularia como e grande olha, trincou o pequeno para ver se era comestivel, acho que foi isso. teve azar o pequeno.

hatori

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ampolária carnivora?   Ter 11 Set 2012, 16:24Responder ao tópico

ok...vou tomar atenção...a ver se ela prova mais algum...se continuar vou ter que a tirar do aqua...se calhar meto-a no lago mas tenho la as betas não sei se não vai ser ela provada...

Abraço

Hatori

putogiro

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: Re: Ampolária carnivora?   Ter 11 Set 2012, 17:38Responder ao tópico

Boas
Para os peixes, caracois e camarões é tudo comida. Não é normal é uma ampulária atacar outro caracol, mas podia já estar doente, ou então ter acontecido.

moises mm

Membro
Membro

Nome Real : Moises Silveira
Gostos : 31

MensagemAssunto: Re: Ampolária carnivora?   Ter 11 Set 2012, 18:05Responder ao tópico

hatori, isso também me aconteceu no domigo, estou com uns filhotes que tenho aqui a maior subiu sobre a menor e a comeu, mas inteira só nao comeu a parte afunilada que elas tem, fiquei meio que sei lá não sabia o que fazer. Não sei se influencia mas a minha era uma lineata, nunca tinha visto isso antes agora a sua Shocked !!!

Só que não vi mais nenhuma concha vazia por enquanto só uma!!!

Abraço.

hatori

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ampolária carnivora?   Ter 11 Set 2012, 18:16Responder ao tópico

não faço a mínima ideia do que se tenha passado...até agora anda a passear e não tentou comer mais ninguém... Suspect continuo a achar que precisa de visitar as bettas... Twisted Evil

Abraço

Hatori

twiist

Membro
Membro

Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: Ampolária carnivora?   Dom 14 Out 2012, 20:19Responder ao tópico

Os bettas fazem mal às ampulárias ? o.O

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Ampolária carnivora?   Dom 14 Out 2012, 20:34Responder ao tópico

Ora bem...como é que te posso explicar isto....os bettas que tive e tenho são bastante "curiosos" gostam de investigar, ver se é comestivel x)

Costumam petiscar os "cornos" da ampulária, os tentaculos, diga-se de passagem que são bem grandes e os bettas dão lhe umas bicadas, mas matar não matam.

Abraço

hatori

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ampolária carnivora?   Dom 14 Out 2012, 21:34Responder ao tópico

A minha tomou-lhe o gosto e começaram a aparecer caracóis meio trincados no aqua...

já anda a passear dentro do lago...as minhas bettas não lhe ligaram nenhuma...mas normalmente é como diz o rui, volta e meia levam uns "beijinhos" para provar...

Abraço

Joao_Costa

Moderador EspecificoPeixeFauna
Moderador EspecificoPeixeFauna

Nome Real : João Costa
Gostos : 40

MensagemAssunto: Re: Ampolária carnivora?   Seg 15 Out 2012, 09:20Responder ao tópico

Viva,

O rui tem razão ... os cornos da ampulária vão ser comidos Hatori.
Eu por acaso nunca as vi fazer isso de atacar o caracol ainda vivo, normalmente apenas comem a "carcaça" do animal já morto, mas nunca se sabe como estes amigos podem reagir.
Pode ser sinal de fome também. Como as alimentas e em quanto tempo o fazes?

Acho não a devias tirar do aquário, uma vez que pode ter sido um ataque em procura de algum nutriente ou proteína que está em carência nela.
É o ciclo e a natureza deles e o aquário o seu mundinho com as suas regras.

Abraço

João

Ampolária carnivora?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Invertebrados :: Caracóis e outros-