Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Quarentena....

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

José Elias

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Quarentena....   Qui 06 Set 2012, 00:16Responder ao tópico

Boas noites....

Tive um problema a pouco tempo no meu Aqua onde me morreram muitos peixes... Só cordydoras foram 7....

Neste momento penso que tenho o problema controlado, mas ainda vou espera mais uma semana até colocar novos habitantes...

Mas tenho algumas duvidas.

Para não arriscar, quero colocar novos habitantes primeiro em quarentena... Tenho um Aqua hospital de 20l apenas com vidro, um termóstato e um filtro de 200l/h com esponja e cerâmicas.

Estou a pensar usar este Aqua como quarentena... As minhas duvidas são:

1. Quanto tempo deverei fazer a quarentena

2. Durante a quarentena deverei colocar algum medicamento preventivo? Se sim, qual?

3. Para por exemplo as cordydoras, não faz mal não ter substrato? Eu não quero substrato porque o Aqua tb serve de hospital quando necessário.

4. Quando acabar a quarentena deverei usar um saco de plástico para os passar para o comunitário? Para fazer a devida habituação?

5. A ultima vez que o Aqua foi usado, foi com os doentes da desgraça q me aconteceu e q eu nunca consegui identificar... Morreram todos.
Troquei toda a agua por agua limpa após a ultima morte. Deverei fazer algum procedimento para desinfectar o Aqua antes de. O transformar em Aqua de quarentena?

Obrigado

Francisco Ramalho

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Francisco Ramalho
Gostos : 405

MensagemAssunto: Re: Quarentena....   Qui 06 Set 2012, 00:24Responder ao tópico

Eu tento sempre trazer animais de sitios fedignos penso que seja o principio, mas no caso de desconfiança, uso esha 2000, coloco os peixes num aquário de quarentena, vou verificando se existe algo de anormal no peixe, se desconfiar, esha2000 dose recomendada para a inserção de novos peixes, passado no máximo 3 dias coloco o peixe no aquário, senão estiver bem, só no final do tratamento recomendado para a doença que tem.

-- Assinatura --
fjmr123
Francisco Ramalho

AdminístradorPeixeFauna

José Elias

MensagemAssunto: Re: Quarentena....   Qui 06 Set 2012, 00:29Responder ao tópico

E em relação as outras perguntas? Sabes dizer-me?

Vera Santos

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Quarentena....   Qui 06 Set 2012, 00:35Responder ao tópico

As corys não faz mal se tiveres sem substrato.

Quando acabar a quarentena deves fazer nova ambientação!

Se trocaste a água e lavaste o aqua basta!

gpeixoto80

Membro
Membro

Nome Real : Gonçalo Peixoto
Gostos : 16

MensagemAssunto: Re: Quarentena....   Qui 06 Set 2012, 01:17Responder ao tópico

sou da mesma opiniao da Vera e tal como o Francisco tambem costumo usar o esha 2000 com excelentes resultados...
abraço

putogiro

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: Re: Quarentena....   Qui 06 Set 2012, 01:41Responder ao tópico

Boas
1 - A quarentena costuma ser de +/- 48 horas, mas se for mais não faz mal.

2 - O ESHA2000, é bom para a prevenção de alguma doença que os peixes possam trazer, porque é de largo espectro, ou seja dá para quase tudo, e faz mal a pouco. Eu quando posso faço-lhes a quarentena num aqua apenas com água limpa, com parâmetros iguais aos do aqua onde os peixes se destinam. Porquê?
Porque, assim não preciso de lhes voltar a fazer a ambientação, que apesar de ser benéfica, sujeita sempre os peixes a um certo stress, enfraquecendo-os.
Ao fazer a quarentena, sem lhes dar qualquer medicamento, estou a possibilitar que se vierem doentes, os sintomas sejam visíveis mais rapidamente, por outro lado a água mantém-se límpida, o que possibilita a detecção de qualquer sintoma, muito mais facilmente.

3 - Apesar de as corydoras gostarem de substrato (areia fina), aguentam-se bem sem ele, aliás a maior parte dos "criadores" utiliza aquas sem substrato para fazer a criação, por motivos de facilitar a limpeza, por isso é melhor para elas, mas não é obrigatório.

4 - Como disse antes, se os parâmetros forem iguais, não precisas de ambientação, se não deves fazer da melhor maneira possível, e esta penso que seja com um saco de plástico, mas atenção a que esteja bem lavado.

5 - Se o lavaste bem, e não ficou com restos de detergente, não deve haver problema. Já ouvi falar em pessoas que após surtos de doenças, lavavam os aquas hospital com água bem quente. Eu penso que higienicamente, é melhor, mas que é um perigo para os aquas, pois a água quente, muitas das vezes acaba por partir os aquas, por isso eu limito-me a lavar bem com água corrente.

José Elias

MensagemAssunto: Re: Quarentena....   Qui 06 Set 2012, 10:14Responder ao tópico

OK, Obrigado... Eu lavei o aqua com agua corrente aquecida pelo esquentador, e depois por agua fria corrente para evitar que a agua contes-se algum cobre da canalização do esquentador.

gpeixoto80

Membro
Membro

Nome Real : Gonçalo Peixoto
Gostos : 16

MensagemAssunto: Re: Quarentena....   Qui 06 Set 2012, 13:52Responder ao tópico

pois,mas ao passares da agua quente para fria crias um choque termico e corres o serio risco de o aqua partir...

José Elias

MensagemAssunto: Re: Quarentena....   Qui 06 Set 2012, 14:27Responder ao tópico

Peixoto... Não tenciono temperar aço....lol

Como é obvio, depois de ter lavado o aqua com agua quente.... deixei arrefecer antes de o lavar com agua fria...

ALVELOS RAMIRO

Membro
Membro

Nome Real : Ramiro
Gostos : 61

MensagemAssunto: Re: Quarentena....   Qui 06 Set 2012, 20:17Responder ao tópico

CyberJ escreveu:
Boas noites....
Para não arriscar, quero colocar novos habitantes primeiro em quarentena... Tenho um Aqua hospital de 20l apenas com vidro, um termóstato e um filtro de 200l/h com esponja e cerâmicas.

Estou a pensar usar este Aqua como quarentena... As minhas duvidas são:

1. Quanto tempo deverei fazer a quarentena

2. Durante a quarentena deverei colocar algum medicamento preventivo? Se sim, qual?

3. Para por exemplo as cordydoras, não faz mal não ter substrato? Eu não quero substrato porque o Aqua tb serve de hospital quando necessário.

4. Quando acabar a quarentena deverei usar um saco de plástico para os passar para o comunitário? Para fazer a devida habituação?

5. A ultima vez que o Aqua foi usado, foi com os doentes da desgraça q me aconteceu e q eu nunca consegui identificar... Morreram todos.
Troquei toda a agua por agua limpa após a ultima morte. Deverei fazer algum procedimento para desinfectar o Aqua antes de. O transformar em Aqua de quarentena?

Obrigado

1- A quarentena é o tempo que achares necessário e que não tenhas duvidas,pode durar 2 meses só tu é que avalias a situação porque observas os peixes todos os dias.

2-Em caso de duvida,peixes pálidos,sem apetite etc podes pôr esha 2000 ou algo do género,se houver diagnóstico de algo,vermes etc fazes o devido tratamento.

3- Podes manter sem substrato ,mas como já deves ter reparado os vidros ganham um filme de porcaria que são uns bons ninhos de bactérias,passas o dedo para verificar se é preciso limpar......
Se for já sabes o que tens a fazer.......

4- saco,balde ou o que tu quiseres que esteja limpo......se fizeres uma boa tpa e que a água é a mesma ,metes um saco equilibras a temperatura e tá andar.

5- Se não tens plantas la dentro ou que as possas tirar e mantê las 24 ou 48 horas num balde por exemplo no teu 360 litros brutos metes 5 ou 10 litros de lixívia e esfregas bem todo o aquário,fazes varias tpa e deixas o aquário (ciclar) 24 ou 48 horas para o cloro evaporar,depois podes por JBL aquasafe ou algo do género para neutralizar qualquer resíduo de cloro.
Todo material e filtro etc desinfectas com lixívia e passas por agua,sabes bem que muitas bactérias e vírus sobrevivem a temperaturas de 60 ou 70 graus.......... Lixívia para a frente.
Plantas e peixes podes desinfectar com Permanganato de potássio (KMnO4 ) que compras na farmácia e fazes uma solução a 5 ou 10 % o amigo google pode ajudar a tirar duvidas.
Se não queres tirar plantas etc fazes uma solução de permanganato (eu ponho meia grama em 360 litros brutos directamente lá dentro,o meu camarão japónico nunca se queixou e ainda é vivo e de saúde)a água vai ficar vermelha e 24 a 48 horas depois vai ficar límpida como um espelho,porque o Permanganato tem a propriedade de ligar os ions e dessa maneira toda a matéria que anda na água cai para baixo e aspiras a areia.
Para adicionares peixes novos com os que tens pegas numa corydora saudável e vai ser o peixe teste.......

Espero ter respondido a tudo,em todo o caso fiz o melhor que pude e que sei.

José Elias

MensagemAssunto: Re: Quarentena....   Qui 06 Set 2012, 20:36Responder ao tópico

Estas a dizer que posso colocar Permanganato de potássio (KMnO4 ) directamente do comunitário sem problemas? Isso não me vai matar as bactérias do filtro?

E os peixes? Principalmente os mais sensíveis? Tipo cordydoras?

Achas que vale a pena?

Não percebi essa do peixe de teste, podes explicar melhor?

hatori

Membro
Membro

Gostos : 33

MensagemAssunto: Re: Quarentena....   Qui 06 Set 2012, 20:36Responder ao tópico

Boas

Gostei da ideia da lixívia, não sabia que se podia lavar os aquários com isso Twisted Evil sei de um 270 litros que vai levar uma barrela Twisted Evil

Abraço

Hatori

ALVELOS RAMIRO

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Quarentena....   Qui 06 Set 2012, 20:40Responder ao tópico

podes colocar directamente.
Claro que vai matar TODAS as bactérias,na pergunta 5 nao querias desinfectar????????

ALVELOS RAMIRO

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Quarentena....   Qui 06 Set 2012, 20:45Responder ao tópico

Há certos seres vivos que têm uma doença sem ser declarado chamasse a isso um portador saudável,e metes um peixe teste para veres se tens peixes portadores saudáveis sem terem sintomas clínicos,não sei se me estou a fazer perceber bem.

José Elias

MensagemAssunto: Re: Quarentena....   Qui 06 Set 2012, 22:42Responder ao tópico

Estava a falar do aquário de quarentena não no comunitário....lol

Essa do endivido de teste esta bem visto....

Outra pergunta, se eu fizer esse tratamento no comunitário vou matar as bactérias, mesmo que não exista problemas com os vivos, sem bactérias dou cabo do ciclo do azoto, e vou ter picos de amónia e nitritos certo?

ALVELOS RAMIRO

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Quarentena....   Sex 07 Set 2012, 18:58Responder ao tópico

Muito certo,poderás adicionar bactérias vivas para fazeres o ciclo em 72 horas,mas se tens 2 aquários nesse caso desinfectas o hospital com lixívia,passas bem por água,fazer trabalhar com filtro 1 dia ou dois,aquecedor ligado(o calor anula o efeito do cloro) por medida de segurança metes um bocado de TETRA AQUASAFE por exemplo,ou outro qualquer do genero.Em seguida metes todos os peixes no hospital e desinfectas o aquário principal com permanganato e desinfectas os peixes no hospital com permanganato também.As corydoras não são muito sensíveis são mais os camarões,eu disse que a minha japonica ainda ali anda cheia de saúde,agora não sei se é japonica Rambo Smile.
A JBL tem um novo teste que faz o CL2,como tens um vizinho que diz que a vossa água é má e não tens certeza podes testar a tua água da torneira para teres uma ideia.

ALVELOS RAMIRO

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Quarentena....   Sex 07 Set 2012, 19:11Responder ao tópico

aqui tens um site que é o que eu uso ,falava em 72 horas agora o novo produto é 4 horas.
http://www.prodibio.com/start-quickly-cycle-tank-aquarium-water-bacteria-biological-filtration

José Elias

MensagemAssunto: Re: Quarentena....   Seg 10 Set 2012, 19:29Responder ao tópico

Obrigado a todos

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Quarentena....   Responder ao tópico

Quarentena....

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum