Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Comportamento dos peixes á noite!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

cable-man

PatrocinadorPeixeFauna

Nome Real : Adalberto Pereira
Gostos : 40

MensagemAssunto: Re: Comportamento dos peixes á noite!   Qui 30 Ago 2012, 18:00Responder ao tópico

nunca notaste os peixces a nadar de lado?

João Rui

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : João Rui
Gostos : 32

MensagemAssunto: Re: Comportamento dos peixes á noite!   Qui 30 Ago 2012, 18:05Responder ao tópico

cable-man escreveu:
nunca notaste os peixces a nadar de lado?

Só fiz isto ontem, mas até agora não notei nada. Mas porque a pergunta? Por ter luz atrás achas que se vão virar de barriga para lá? Very Happy

cable-man

PatrocinadorPeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Comportamento dos peixes á noite!   Qui 30 Ago 2012, 18:28Responder ao tópico

De costas.
Os peixes distinguem o cima do baixo pela fonte de luz.

a nao ser os botias, todos os outros peixes que conheço dormem de pe.
No entanto, se os meteres numa caixa completamente escura, so com uma fonte de luz minima, numa lateral do aquario, eles vao-se deitar.

Sinceramente nao sei ao certo o efeito que tem quando a luz é a fonte de dia para os peixes.
por isso estava a perguntar.

João Rui

MensagemAssunto: Re: Comportamento dos peixes á noite!   Qui 30 Ago 2012, 18:46Responder ao tópico

cable-man escreveu:
De costas.

a nao ser os botias, todos os outros peixes que conheço dormem de pe.
No entanto, se os meteres numa caixa completamente escura, so com uma fonte de luz minima, numa lateral do aquario, eles vao-se deitar.

Sinceramente nao sei ao certo o efeito que tem quando a luz é a fonte de dia para os peixes.
por isso estava a perguntar.

Não sei de onde retirou essa ideia, mas duvido que isso seja verdade. Mas para além da luz ha algo chamado gravidade que os peixes sentem e se orientam. Segundo, já tive a luz do aqua desligada com a luz da divisão que está no tecto ligada muitas vezes e nunca vi um peixe de barriga para baixo. Tal como o ser humano se aguenta em pé mesmo na escuridão, porque ha outros sensores que nos ajudam, os peixes será o mesmo. Quanto mais não seja, tenho como experiência para provar o que digo, as 4 horas que tive a luz do fundo ligada ontem, sem mais nada na divisão, sem que qualquer peixe estivesse sem ser a nadar normalmente. Aliás em todo o reino animal, a escuridão não é problema para o equilibrio,não me parece que nos peixes seja diferente.

Cumps

José Elias

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: Comportamento dos peixes á noite!   Qui 30 Ago 2012, 19:18Responder ao tópico

Realmente, acho que os peixes só se desorientavam se a gravidade muda-se... Então e os peixes de grande profundidade? Já não existe luz... Andam as piruetas?

Pedro Santos

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Comportamento dos peixes á noite!   Qui 30 Ago 2012, 20:45Responder ao tópico

Boas!

Realmente também acho essa teoria um pouco estranha...

Antes de ter as luzes do aquário ligado tenho luz indirecta que dá lateralmente no aquário e nunca vi nenhum peixe de lado...

Além disso quando está tudo escuro nunca vi nenhum peixe à "procura do norte"...

Tens alguma base científica que nos possas facultar?

Abraço!

cable-man

PatrocinadorPeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Comportamento dos peixes á noite!   Qui 30 Ago 2012, 22:05Responder ao tópico

nao tenho nenhuma base cientifica, nem afirmei que acontecia.
Perguntei se acontecia.

Por outro lado, a noite, ja vi acontecer muitas vezes.
Eu tive uma bateria com discus algum tempo, e quando as luzes se apagavam a unica fonte de luz que ficava na divisao era uma UV da HW, que tem exterior de vidro e por isso a luz passa e ilumina.
como a UV estava no chao, para os peixes a luz chegava pelas laterais dos aquarios.
Nao raras vezes precisei de ir a divisao durante a luz apagada deles, e os peixes estavam deitados.

uma vez que o unico peixe que conheço que naturalmente se deita para dormir é o botia, parti do principio que o defeito era a luz.
Passei a deixar uma luz ligada por cima da bateria, e nao voltou a acontecer.

coincidencia?
Talvez.
Como nao tenho a certeza, perguntei se acontecida com a luz traseira quando a iluminaçao é para fazer dia e nao so luz de presença.

João_Santos

Moderador EspecificoPeixeFauna

Nome Real : Nick: j-santos
Gostos : 87

MensagemAssunto: Re: Comportamento dos peixes á noite!   Sex 31 Ago 2012, 09:01Responder ao tópico

boas
o que o adalberto diz é verdade!
os peixes ,principalmente os de porte medio ,grande têm tendencia a se orientar pela luz que lhe chega ,se estiver tudo escuro e tiveres uma luz lateral eles têm a tendencia para se colocarem um pouco de lado para receber a luz por cima,nao o fazem na totalidade pois como disses-te têm sensores de gravidade e assim ficam um pouco desorteados pois a gravidade da-lhes uma informaçao e a luz outra .
eu ja presenciei algumas vezes isto a acontecer. depois de se habituarem a luz entao retificam a sua posiçao.

-- Assinatura --
Cumprimentos a todos

Moderador Específico PeixeFauna do Sub-Fórum Ciclideos Sul Americanos Anões / Discus / Escalares

João Rui

MensagemAssunto: Comportamento dos peixes á noite!   Sex 31 Ago 2012, 10:15Responder ao tópico

cable-man escreveu:
nao tenho nenhuma base cientifica, nem afirmei que acontecia.
Perguntei se acontecia.

cable-man escreveu:

Como afirmou que os peixes distinguem o cima do baixo pela fonte de luz, eu questionei a razão, ou onde poderia ler mais sobre isso.

j-santos escreveu:
boas
o que o adalberto diz é verdade!
os peixes ,principalmente os de porte medio ,grande têm tendencia a se orientar pela luz que lhe chega ,se estiver tudo escuro e tiveres uma luz lateral eles têm a tendencia para se colocarem um pouco de lado para receber a luz por cima,nao o fazem na totalidade pois como disses-te têm sensores de gravidade e assim ficam um pouco desorteados pois a gravidade da-lhes uma informaçao e a luz outra .
eu ja presenciei algumas vezes isto a acontecer. depois de se habituarem a luz entao retificam a sua posiçao..

Nunca presenciei nenhuma situação dessas, e não querendo duvidar de ninguem, mas continuo a achar isto tudo muito estranho.

Cumps

Última edição por Vera Santos em Sex 31 Ago 2012, 11:32, editado 1 vez(es) (Razão : Editado por Vera Santos)

hatori

Membro
Membro

Gostos : 33

MensagemAssunto: Re: Comportamento dos peixes á noite!   Sex 31 Ago 2012, 13:22Responder ao tópico

boas

o tópico interessou-me e fiz uma pesquisa rápida no google acerca do assunto.

realmente encontrei um artigo noutro forum que refere essa situação ( se me derem autorização eu posto o link), embora o autor também esteja com duvidas sobre a veracidade do assunto.

eu, pessoalmente, acredito que seja possível os peixes ficarem temporariamente confusos com uma luz de um ângulo diferente.

se fosse o caso de um humano num buraco com dois túneis na diagonal( um a subir outro a descer) ele com certeza assumiria que o que tem luz esta a subir e o outro esta a descer. o exemplo é rebuscado mas percebe-se a ideia.

sinceramente toda a vida ouvi dizer que a luz lateral prejudica os peixes, agora se os faz desnortear ou não nunca ouvi tal informação. mas também nunca vi nem ouvi nada que disse-se o contrario, logo guio-me pelos testemunhos dos amigos que com certeza não passariam falsas informações.

Visto o tamanho dos peixes ser diferente nas duas situações, talvez uma tenha ocorrido o fenómeno e na outra não.

mas vou continuar a procura de informação e se me derem licença eu posto aqui o que encontrar^^

desculpem o testamento

abraço
Hatori

hatori

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Comportamento dos peixes á noite!   Sex 31 Ago 2012, 14:27Responder ao tópico

boas descobri um artigo que expilca porque é que os peixes nadam de lado com a luz lateral ^^

vou postar um excerto do texto

"O esplendor das cores de seus peixes poderá ser melhor ser apreciado se o aquário for iluminado a partir de cima. A iluminação deve ser sempre vertical ao aquário e a lâmpada mais centralizada possível, pois a iluminação lateral ou em cima fora do centro (na parte anterior ou posterior) traz consequências ruins como plantas crescendo tortas (fototropismo) e os peixes nadarão inclinados (para receber a mesma quantidade de luz nos dois olhos)."

o texto está no seguinte link:

http://www.portalnetuno.kit.net/iluminacao.htm

espero que tenha sido util

abraço
Hatori

putogiro

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: Re: Comportamento dos peixes á noite!   Sex 31 Ago 2012, 14:35Responder ao tópico

Boas
SE dormem de lado ou não, não sei (eu às vezes também o faço), uma coisa é certa, é quando é a melhor altura para os apanhar, ainda estão de "pijama", ,por isso apanham-se facilmente.

João_Santos

Nome Real : Nick: j-santos
Gostos : 87

MensagemAssunto: Re: Comportamento dos peixes á noite!   Sex 31 Ago 2012, 14:48Responder ao tópico

hatori escreveu:
boas descobri um artigo que expilca porque é que os peixes nadam de lado com a luz lateral ^^

vou postar um excerto do texto

"O esplendor das cores de seus peixes poderá ser melhor ser apreciado se o aquário for iluminado a partir de cima. A iluminação deve ser sempre vertical ao aquário e a lâmpada mais centralizada possível, pois a iluminação lateral ou em cima fora do centro (na parte anterior ou posterior) traz consequências ruins como plantas crescendo tortas (fototropismo) e os peixes nadarão inclinados (para receber a mesma quantidade de luz nos dois olhos)."

o texto está no seguinte link:

http://www.portalnetuno.kit.net/iluminacao.htm

espero que tenha sido util

abraço
Hatori

boas muito obrigado pela explicacao assim ja entendo o porque.
e posso tirar a conclusao de que provavelmente acontece em peixes de maior porte visto os olhos estarem mais afastados........

-- Assinatura --
Cumprimentos a todos

Moderador Específico PeixeFauna do Sub-Fórum Ciclideos Sul Americanos Anões / Discus / Escalares

chico

Membro
Membro

Nome Real : françisco calvo
Gostos : 45

MensagemAssunto: Re: Comportamento dos peixes á noite!   Sex 31 Ago 2012, 19:58Responder ao tópico

boas. nunca repararam nos neons,pois eles dormem de cabeça para baixo. Sleep

João Rui

MensagemAssunto: Re: Comportamento dos peixes á noite!   Sex 31 Ago 2012, 20:36Responder ao tópico

Eu continuo a achar muito estranho.

Se forem ver a anatomia do peixe, têm uma coisa que se chama bexiga natatoria, que está cheia de ar (por isso veem ao de cima quando morrem) e que serve exactamente para os equilibrar e manter direitos.. Já para não falar de outros grupos sensoriais que ajudam ao equilíbrio.

Continuo na minha, e com a prova do meu aquário que só com luz de fundo os peixes andam direitos.

Cumps

hatori

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Comportamento dos peixes á noite!   Sex 31 Ago 2012, 20:52Responder ao tópico

zaratrusca escreveu:

Se forem ver a anatomia do peixe, têm uma coisa que se chama bexiga natatoria, que está cheia de ar (por isso veem ao de cima quando morrem) e que serve exactamente para os equilibrar e manter direitos.. Já para não falar de outros grupos sensoriais que ajudam ao equilíbrio.

Continuo na minha, e com a prova do meu aquário que só com luz de fundo os peixes andam direitos.

Cumps

a questão não tem a haver com o equilíbrio, tem a haver com a visão do peixe.

se tapares um olho e vires só com o outro vais ficar desconfortável. o que os peixes fazem é, já que teem luz, equacionam para que ambos os olhos vejam igual, pelo menos é o que eu acho.
mas la numa coisa concordo contigo, que é um comportamento estranho isso é. :drunken:

os teus não fazem provavelmente porque teem o porte mais pequeno e não precisam de se por de lado para que a luz incida igual dos dois lados.

se eu tiver a dizer asneira corrijam-me sff ^^

abraço

Hatori

João Rui

MensagemAssunto: Re: Comportamento dos peixes á noite!   Sex 31 Ago 2012, 22:54Responder ao tópico

hatori escreveu:
zaratrusca escreveu:

Cumps

a questão não tem a haver com o equilíbrio, tem a haver com a visão do peixe.

se tapares um olho e vires só com o outro vais ficar desconfortável. o que os peixes fazem é, já que teem luz, equacionam para que ambos os olhos vejam igual, pelo menos é o que eu acho.
mas la numa coisa concordo contigo, que é um comportamento estranho isso é. :drunken:

os teus não fazem provavelmente porque teem o porte mais pequeno e não precisam de se por de lado para que a luz incida igual dos dois lados.

se eu tiver a dizer asneira corrijam-me sff ^^

abraço

Hatori

Boa noite, eu nunca disse que não acontece apenas acho estranho e dou as minhas razões. Quanto ao ficarmos desconfortáveis com um olho fechado, é muito diferente, por que os nosso olhos funcionam bifocal, o que nos da a sensação de profundidade, assim conseguimos saber aproximadamente as distâncias.. Os peixes não tem bifocal, tem um olho de cada lado, por isso digo que a orientação pela luz não se aplica.. Mas isto é apenas a minha opinião.

Cumps

Mr. D

Recém chegado
Recém chegado

Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: Comportamento dos peixes á noite!   Sex 31 Ago 2012, 23:04Responder ao tópico

Ora parece-me que anda aqui uma enorme salganhada e algumas teorias estranhas sobre equilíbrio do peixe.
Uma pergunta para quem a a luz é muito importante para o peixe se equilibrar: um peixe cego fica desequilibrado? Eu tenho 2 em minha casa . Mas existem peixes cegos seja um por acidente ou naturalmente como os de profundidade que nao necessitam de luz para coisa nenhuma certo? E também existem uns treta cegos verdade?
Quanto à bexiga natatória . À pois os peixes movimentam-se em 3 dimensões uma é subindo e descendo, os submarinos usam um sistema idêntico, mas tanto se movimentam para a direita como esquerda e em diagonal, ora as barbatanas servem para quê? Experimenta cortar dorsais e vais ver se o peixe reage à luz venha ela de onde vier.
Também existe uma coisa sem grande importância que afecta tudo o que existe na terra, até as pedras! Chama-se Gravidade se conseguires substituir a luz de lado por uma forca de gravitacional vais ver como o peixe mudava de posição.
Não falaram na linha dorsal, pois aquilo tem muitas funções , sensoriais, de orientação e analisam ainda os parâmetros da água, portanto faz parte de todo o sistema que permite ao peixe orientar-se, ora como num giroscopio encontram várias partes mecânicas que permitem após analises, estabilizar o sistema onde estão integrados. Já pensaram como se comportariam peixes no espaço sem gravidade, seria a luz o factor de orientação?
Já agora a luz lateral desse projecto está distribuída uniformemente pelo aquário e a água altera a forma como se distribui, uma pessoa nao se desorienta se tiver só um olha e uma parede lateral iluminada, bem nós temos nos ouvidos uma coisas que funcionam como giroscopio que sao os otolitos, quando sentimos problemas de equilíbrio pode ter a ver com essas formações que estão a flutuar num liquido.
Portanto podem achar e defender que a luz é fundamental para o peixe se orientar para mim estão bem longe da verdade e acabo de dizer o porquê!

Antonio Manuel

Membro
Membro

Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: Comportamento dos peixes á noite!   Sex 31 Ago 2012, 23:42Responder ao tópico

Já experimentou fazer o teste do balão aos peixes?

hatori

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Comportamento dos peixes á noite!   Sex 31 Ago 2012, 23:48Responder ao tópico

Boas ^^

peço desculpa pela salganhada e agradeço as correcções

penso que já se chegou á conclusão que o fenómeno não se deve realmente á alteração do equilíbrio do peixe. o que ainda é um mistério é por que é que isso acontece?

segundo o artigo acima eles viram-se de lado para igualar a intensidade de luz nos dois olhos por igual. Foi o único documento ate agora que eu encontrei a falar sobre isso ( a pesquisa também não foi exaustiva ^^ ) e ele não explica porquê.

esperava que algum amigo aqui do forum(talvez o Mr. D, que é o que parece mais informado sobre o assunto) tivesse a bondade, se possível de explicar ao pessoal que :drunken: dá aos peixes para se virarem de lado...porque sinceramente estou cheia de curiosidade e já sem ideias do que possa ser...eu e provavelmente mais alguns ^^

agradeço a paciência e o esclarecimento

um abraço

Hatori

cable-man

PatrocinadorPeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Comportamento dos peixes á noite!   Sab 01 Set 2012, 00:16Responder ao tópico

Comparar um peixes que naturalmente nao tem olhos, com um peixe que perde a visao, é o mesmo que dizer que as bacterias da comida sobrevivem a cozedura porque ha bacterias que vivem nas chamines dos vulcoes marinhos.

A comparaçao a um peixe que ficou cego, seria remotamente semelhante se o peixe fosse cego so de 1 olho.
MESMO ASSIM, do olho cego nao receberia luz alguma, pelo que nem assim seria comparavel.

O que eu disse, disse o porque o verifiquei mais do que uma vez.

Alem de mim, outra pessoa ca no forum disse o mesmo.

Alem de nos os dois, ha um qualquer artigo na web a relatar experiencias semelhantes.

A conclusao que eu chego, é que eu, a outra pessoa ca do forum e a pessoa que escreveu o tal artigo tivemos todos os mesmos peixes, eles foram passando de mao em mao.
So pode, uma vez que a explicaçao mais simples nao tem fundamento cientifico.

putogiro

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: Re: Comportamento dos peixes á noite!   Sab 01 Set 2012, 02:05Responder ao tópico

Boas
Eu que pouco ou nada sei, sou da opinião de que à noite alguns peixes dormem, e como as pessoas, para eles também não é fácil dormir "em pé".
Se virem bem os discus, o movimento das barbatanas é muito mais lento à noite. Isso será por estar escuro ou por o peixe estar meio a dormir????

anibal

Gostos : 183

MensagemAssunto: Re: Comportamento dos peixes á noite!   Sab 01 Set 2012, 12:47Responder ao tópico

Boas
Peixes e iluminação.Pois este é um assunto muito interessante e que já produziu bastantes postes, alguns mesmo diria que muito interessantes como o do António Manuel, para novato começa muito bem, mas que deve ter garantidamente esclarecido todas as dúvidas à athori.
Quem me conhece sabe que não costumo comentar o que não domino, portanto a melhor maneira de abordar estes temas é pesquisando. Não sou dos que partilha que “se aconteceu com 3 acontece com todos”, é um pouco como o silogismo do porco que anda de bicicleta, Ora se vi um porco a andar de bicicleta pois todos os porcos andam de bicicleta! Só que a o antecedente logico da conclusão ou seja a primeira premissa não é universal.
Assim e para a athori ficar com alguma informação até que o Guilty resolva dar mais umas achegas, coisa que eu não entendo necessário depois da qualidade e nível de conhecimento expressos pelo outro novato que deve estar mais vocacionado para salgados e ser especialista nos Amphiprion ocellaris , deixo aqui alguma matéria para vossa reflexão, e muita mais poderão encontrar, não basta referir que li algures é mais importante partilhar.
Sobre gravidade e iluminação
http://www.aslo.org/lo/toc/vol_3/issue_4/0362.pdf (gravidade)
http://www.blublog.net/media/3/20060210-fisheries%20research_effects%20of%20light%20on%20fish.pdf
http://www.pnl.gov/main/publications/external/technical_reports/PNNL-15007.pdf pag.11
http://www.siue.edu/artsandsciences/pdf/deanspublications/216.LightOrientedSwimming.pdf pg. 6
Sobre dormir:
http://en.wikipedia.org/wiki/Sleep_%28non-human%29
http://www.howfishbehave.ca/pdf/sleep%20in%20fishes.pdf
Anibal

Última edição por anibal em Sab 01 Set 2012, 17:35, editado 1 vez(es)

hatori

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Comportamento dos peixes á noite!   Sab 01 Set 2012, 15:56Responder ao tópico

agradecida ^^

vou ler

um abraço

Hatori

Hugo Saldanha

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 285

MensagemAssunto: Re: Comportamento dos peixes á noite!   Sab 01 Set 2012, 17:28Responder ao tópico

Boas,

Um tema deveras interessante, até porque também já registei alguns casos semelhantes com os que estão aqui a relatar. Tratarei de tentar filmar alguma coisa de jeito.

Entretanto também vou fazer umas pesquisas.

Não deixem este tópico adormecer por favor Wink

Abraço

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Comportamento dos peixes á noite!   Hoje à(s) 20:51Responder ao tópico

Comportamento dos peixes á noite!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Dúvidas e Perguntas-