Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

genética na reprodução dos bettas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

hatori

Membro ativo
Membro ativo

Gostos : 33

MensagemAssunto: genética na reprodução dos bettas   Qui 30 Ago 2012, 22:30Responder ao tópico

Boas

tenho uma duvida acerca da genética dos bettas.

tenho lido em vários tópicos e pelo google que as cores e características das ninhadas podem ser previstas de acordo com as Leis de Mendel, no entanto não consigo compreender em que é que são aplicadas.

por exemplo nas cores dos bettas, o que nós vemos a olho nu é uma combinação de varias camadas de cores sobrepostas certo?

cada camada de cor é regulada por um gene diferente, certo?

a minha duvida é a seguinte: Como seleccionar progenitores com as cores correctas de modo que as crias saiam com as cores previstas?

é sorte? escolhe-se um gene e opera-se somente pela lei de mendel ate isolar essas cores e depois passa-se para a segunda camada de cor?

não sei se me estou a fazer entender...

desde já obrigada pela atenção

um abraço

Hatori

hatori

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: genética na reprodução dos bettas   Qui 30 Ago 2012, 23:00Responder ao tópico

O que eu quero dizer é, mesmo que se consiga isolar uma cor e que se tenha a certeza que ela se vai manifestar na geração seguinte, como existem varias camadas de cores controladas por n genes diferentes, nunca conseguimos ter a cor prevista, certo?

ja me expliquei melhor?

Hatori

hatori

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: genética na reprodução dos bettas   Dom 02 Set 2012, 12:37Responder ao tópico

Boas

Já estou esclarecida

se quiserem podem apagar o tópico

Obrigada ^^

Hatori

João Pereira

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : João
Gostos : 68

MensagemAssunto: Re: genética na reprodução dos bettas   Dom 02 Set 2012, 19:01Responder ao tópico

Boas,

Apesar de não ser o mais indicado para te responder, acho que é sempre um tiro no escuro se queres ter bettas apenas com determinadas características.
Se souberes os antecedentes do casal, acaba por ser mais fácil teres uma pequena noção do que vai sair, mas como deves de saber, por vezes somos surpreendidos como a confusão (ou não) que ali vai Smile

Já vi um diário de reprodução em que os alevins sairão de todas e mais algumas cores, possiveis e imaginárias, sendo os pais de cores bastante sólidas e sem aparente mistura de cores entre si. Mas segundo consta, o avô dos alevins já tinha este gene o que acabou por se manifestar nesta reprodução a que me refiro. Smile

Na minha opinião, é saberes os antecedentes e aventurares-te Smile Irás apanhar muitas surpresas, disso não tenhas dúvidas Razz

hatori

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: genética na reprodução dos bettas   Dom 02 Set 2012, 19:09Responder ao tópico

Boas

Pois o que eu queria saber é se havia alguma maneira de evitar essas confusões, tipo ver pelas características do peixe ou assim, mas já vi que é muito complicado só sabendo mesmo o historial genético do peixe e mesmo assim, como dizes, há surpresas ^^

Bem podiam inventar um mapa ou assim para saber quais combinações dão o quê lol

Obrigada pela resposta^^

Abraço
Hatori

João Pereira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: genética na reprodução dos bettas   Dom 02 Set 2012, 20:49Responder ao tópico

Hehe, pois Razz
O melhor mesmo seria cada criador criar uma árvore gineológica para que fosse mais fácil a selecção tanto entre criadores como a futuros compradores Smile
Mas como já se sabe, ninguem faz isso até porque uma reprodução pode chegar a centenas de alevins Razz

hatori

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: genética na reprodução dos bettas   Dom 02 Set 2012, 21:19Responder ao tópico

Eu tenho folhas que uso como guia das reproduções.

não é assim tão difícil, só entram na árvore os reprodutores, os " excessos" quem os criar a seguir que faça a sua própria árvore para não se perder a linhagem ^^.
a nível genético a linhagem só é relevante até á 8ª geração, portanto, era só tirar-mos fotocópias e acrescentar cada vez que se fizesse uma criação ^^ e eliminar as que não interessam.

achas que pegava aqui no fórum? dava-se um formulário que os criadores preenchiam e depois davam a quem recebesse peixes deles, assim não se perdiam as linhagens ^^

Abraço
Hatori

João Pereira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: genética na reprodução dos bettas   Dom 02 Set 2012, 22:33Responder ao tópico

Sim, eu também costumo anotar apenas os que ficam cá por casa, ou que se destacam mais para futuras linhagens. Faço mais ou menos como tu: anoto os pais, cores, cores dos alevins, estripe, etc...
Eu cá diria que se trata mais de um "diário de reprodução". Rolling Eyes

Já foi dada a sugestão de se criar uma área com esta função, para que seja mais fácil, não só catalogar as reproduções que se fazem no fórum (sejam Bettas, Guppies, etc...), mas também para dar um outro aspecto e organização ao fórum em si. Smile Agora é esperar e ver se sempre vai seguir em frente esta ideia ou não. Wink

Quanto á ideia de promover e criar um formulário, seria sem dúvida uma boa ideia, particularmente para os criadores de Bettas, pois os genes são um pouco complexos, tentando deste modo criar uma "base de dados" (ou melhor, um historial dos peixes). Até nos Guppies seria ideal ter um pequeno historial destes, até porque por vezes compra-se/vendem-se Guppies cujo acasalamento foi á toa, apesar de ser um caso diferente. Rolling Eyes
Se quiseres partilhar umas ideias, estás á vontade. Wink Se quiseres podes até mandar-me MP para discutirmos melhor esse assunto, sem "restrições" de off-topic. Smile

hatori

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: genética na reprodução dos bettas   Dom 02 Set 2012, 23:28Responder ao tópico

tens MP ^^

de qualquer maneira a dúvida que tinha quando abri o tópico já está esclarecida.
fiz mais um bocado de pesquisa e percebi que sem histórico é complicado fazer previsões porque os bettas têm características escondidas mesmo que sejam dominantes geneticamente por causa das camadas de cores...

Abraço
Hatori

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: genética na reprodução dos bettas   Responder ao tópico

genética na reprodução dos bettas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Anabantideos :: Bettas-