Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Calha DIY 2X8w T5

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

João Rui

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : João Rui
Gostos : 32

MensagemAssunto: Calha DIY 2X8w T5   Qua 29 Ago 2012, 09:30Responder ao tópico

Bom dia. Tenho um aqua plantado com guppies com cerca de 40cm, e a luminária que tinha era de apenas de 9w e as plantas não estavam a gostar, como tal, tinha em casa 3 calhas de 8w T5 cada e decidi pegar em duas e fazer uma luminária.

Sendo assim aqui vai a "banda desenhada" fotográfica da coisa.

Primeiro foi pegar nas calhas e desmantela-las. Fica o processo (direita calha completa, centro meia desmantelada, esquerda já o circuito retirado)

De seguida foi cortar alguns cabos, juntar outros para fazer as ligações de uma para a outra interiormente, seguida de teste, tudo OK:

Próximo passo foi pegar em acrilico existente aqui por casa, marcar e cortar, uns furos e parafusos e a estrutura base está pronta.

Ainda na parte da montagem, fiz uns suportes para encaixar no aqua e a calha não sair do sítio, colei tudo, e pus fita e jornal para isolar as partes que não são para pintar:

No final da pintura o resultado foi este:

Primeiro teste no aqua (ainda sem a parte electrica)

A parte física está completa, falta agora colocar os balastros e as lampadas com respectivos suportes, hoje ainda devo ter tempo para completar isso no fim da tarde e depois posto o resto do DIY.

Cumps

Pedro Santos

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Calha DIY 2X8w T5   Qua 29 Ago 2012, 10:00Responder ao tópico

Boas!

Estou a ver que finalmente aprendeste alguma das coisas que te ensinei... lol!

Só tenho 2 questões...

Primeira: O que vais usar como reflector? Papel de alumínio ou as calhas traziam alguma coisa que possas aproveitar.

Segunda: Se tinhas 3 calhas porque só usaste 2? Achas que seria luz a mais?

Parabéns pelo DIY... Mais uma vez! Very Happy

Abraço!

Hugo Saldanha

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 285

MensagemAssunto: Re: Calha DIY 2X8w T5   Qua 29 Ago 2012, 10:51Responder ao tópico

Boas,

Pura e simplesmente brutal Smile
O teu irmão bem me disse que tinhas jeitinho para a coisa e está mais do que visto.
Tens aqui um belo projecto, simples e eficaz.

Agora uma nota: vais utilizar algo para proteger os equipamentos da humidade?

Fico à espera das próximas evoluções.

Abraço

Vera Santos

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Calha DIY 2X8w T5   Qua 29 Ago 2012, 10:54Responder ao tópico

A calha está muito bonita! Parabéns! Fico à espera de desenvolvimento!

João Rui

MensagemAssunto: Re: Calha DIY 2X8w T5   Qua 29 Ago 2012, 11:08Responder ao tópico

Para começar obrigado pelos elogios de toda a gente.

Pedro Santos escreveu:
Boas!
Primeira: O que vais usar como reflector? Papel de alumínio ou as calhas traziam alguma coisa que possas aproveitar.

Segunda: Se tinhas 3 calhas porque só usaste 2? Achas que seria luz a mais?
Abraço!

Primeira: Estava a pensar em papel de alumínio, a calha não trazia nada, e para por reflectores redondos ia aumentar muito o tamanho da "caixa".

Segunda: Estive a testar antes de fazer com as calhas, e a diferença dos 9 watts que lá estão para apenas 1 T5 já é brutal, e para mim chegava apenas uma, mas o dono do aqua quis duas. Para além disso para pôr 3 a liminária ficava com a mesma largura do aqua, ou seja grande demais.

Hugo Saldanha escreveu:
Agora uma nota: vais utilizar algo para proteger os equipamentos da humidade?
Abraço!

O aquário tem tampa de vidro, por isso achei desnecessário fazer outra tampa, mas se com o tempo vir que ganha alguma humidade é questão de cortar mais acrilico e fazer uma tampa.

Quanto a evoluções, queria ver se consigo acabar isto hoje a tarde, mas tenho outras coisas para fazer, a ver vamos, até ao final da semana fica pronta e com fotos da evolução.

Cumps

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: Calha DIY 2X8w T5   Qua 29 Ago 2012, 11:20Responder ao tópico

Boas,

Nem reparei na tampa de vidro do aquário. Sendo assim ficas mais descansado e é menos uma coisa a “roubar” luz.

Abraço

João_Santos

Moderador EspecificoPeixeFauna

Nome Real : Nick: j-santos
Gostos : 87

MensagemAssunto: Re: Calha DIY 2X8w T5   Qua 29 Ago 2012, 13:01Responder ao tópico

boas
antes de mais parabens pelo dy,mas uma pergunta (ainda que parva)
porque desmontaste as armaduras? ,nao daria para colocar na calha de lado?

-- Assinatura --
Cumprimentos a todos

Moderador Específico PeixeFauna do Sub-Fórum Ciclideos Sul Americanos Anões / Discus / Escalares

João Rui

MensagemAssunto: Re: Calha DIY 2X8w T5   Qua 29 Ago 2012, 15:17Responder ao tópico

j-santos escreveu:
boas
antes de mais parabens pelo dy,mas uma pergunta (ainda que parva)
porque desmontaste as armaduras? ,nao daria para colocar na calha de lado?

Boa tarde, aqui não há perguntas parvas, há duvidas, e aqui estamos para responder.

Realmente essa solução foi a primeira que me ocorreu, mas o problema é que a lampada está a apenas 2mm do plástico branco, e quando se viram as calhas como sugeriste, acontece que o plastico onde a lampada está (quase) encostada é mais alto que a lampada e iria criar uma zona de sombra brutal para o aquário. Desmontei a calha exactamente só para eliminar esta zona "morta" de luz e assim ter um melhor aproveitamento da mesma.

Deixo uma foto da calha, que está precisamente de lado como sugeres, onde se percebe bem a distancia inexistente da lampada á parte de plástico e a sombra que iria causar.

Cumps

João_Santos

Nome Real : Nick: j-santos
Gostos : 87

MensagemAssunto: Re: Calha DIY 2X8w T5   Qua 29 Ago 2012, 15:55Responder ao tópico

certo
percebi perfeitamente a tua ideia .
é o que dá ser arquiteto................. Very Happy Very Happy Very Happy

abraços

-- Assinatura --
Cumprimentos a todos

Moderador Específico PeixeFauna do Sub-Fórum Ciclideos Sul Americanos Anões / Discus / Escalares

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: Calha DIY 2X8w T5   Qua 29 Ago 2012, 16:04Responder ao tópico

Boas,

Muita técnica, muita técnica Wink

Por acaso tinha uma calha exactamente igual a essa que usei num aquário mais pequeno…

Abraço

João Rui

MensagemAssunto: Re: Calha DIY 2X8w T5   Qua 29 Ago 2012, 16:27Responder ao tópico

j-santos escreveu:
certo
percebi perfeitamente a tua ideia .
é o que dá ser arquiteto................. Very Happy Very Happy Very Happy

abraços

Ainda bem que fui explicito, tive medo de não me fazer entender Very Happy

Hugo Saldanha escreveu:
Boas,

Muita técnica, muita técnica

Por acaso tinha uma calha exactamente igual a essa que usei num aquário mais pequeno…

Abraço
abraços

Muita técnica? chamaria-lhe mais: muitos neurónios queimados ás voltas com isto.

Estas calhas são impecáveis, até já vi com 1m por 12 euros, deu-me algumas ideias para o aqua do meu pai eheheheh

Cumps

Pedro Santos

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Calha DIY 2X8w T5   Qua 29 Ago 2012, 18:04Responder ao tópico

zaratrusca escreveu:

Muita técnica? chamaria-lhe mais: muitos neurónios queimados ás voltas com isto.

Tanta coisa para dizer que foste bem ensinado... Não tens de quê! lol!

Abraço!

João Rui

MensagemAssunto: Re: Calha DIY 2X8w T5   Ter 04 Set 2012, 21:51Responder ao tópico

Boa noite. Hoje lá tive um tempinho, e acabei a calha. Mais uma vez segue a "banda desenhada" fotográfica com a explicação:

Primeiro terminei as ligações eléctricas, e as colagens dos circuitos no sitio:

De seguida foi experimentar dentro da calha, e ver se as ligações estavam a funcionar.

Tudo ok.. Faltava o passo final, cobrir o interior com papel de aluminio, e fixar a parte electrica dentro da "caixa":

Depois foi por no sitio, ligar à ficha, e eis o resultado:

(aqui ainda com a outra calha por cima, daí se ver um "ferro no meio atrás).

E por fim uma visão apenas com a calha definitiva no sitio e a funcionar:

Cumps

João Rui

MensagemAssunto: Re: Calha DIY 2X8w T5   Ter 04 Set 2012, 22:24Responder ao tópico

Boa noite outra vez. Ora pois que depois de tudo pronto e no sítio, achei que a altura dos "pés" estava exagerada e desproporcional com o aqua. Conclusão, 2 horas depois de terminado, voltei ao corte e ao furo, e diminui a altura. Eis o resultado final (desta vez estou satisfeito com o resultado Very Happy )

Cumps

a.ferreira

Membro Ouro
Membro Ouro

Nome Real : Abel Ferreira
Gostos : 128

MensagemAssunto: Re: Calha DIY 2X8w T5   Ter 04 Set 2012, 22:32Responder ao tópico

Boas
Com a diminuiçao da altura acho que ficou melhor
5*

gpeixoto80

Membro
Membro

Nome Real : Gonçalo Peixoto
Gostos : 16

MensagemAssunto: Re: Calha DIY 2X8w T5   Qua 05 Set 2012, 00:04Responder ao tópico

boas,antes de mais quero dar os parabens pelo projeto,que vou desde ja utilizar como fonte de inspiraçao ja que tenho um aqua e uma calha igual a essa. no meu aqua tenho uma luminaria com lampada Pl de 11 watts com 10000 k de cor branca e vermelha,mas pareceu-me insuficiente,pelo que adicionei uma de 8watts t5 com 6500 igual a da foto e ja me satisfaz,faltavam era ideias para construir uma luminaria para isso,e eis que me resolveste o problema... :bounce:
Abraço

João Rui

MensagemAssunto: Re: Calha DIY 2X8w T5   Qua 05 Set 2012, 07:59Responder ao tópico

gpeixoto80 escreveu:
boas,antes de mais quero dar os parabens pelo projeto,que vou desde ja utilizar como fonte de inspiraçao ja que tenho um aqua e uma calha igual a essa. no meu aqua tenho uma luminaria com lampada Pl de 11 watts com 10000 k de cor branca e vermelha,mas pareceu-me insuficiente,pelo que adicionei uma de 8watts t5 com 6500 igual a da foto e ja me satisfaz,faltavam era ideias para construir uma luminaria para isso,e eis que me resolveste o problema... :bounce:
Abraço

É para isso mesmo que servem estes post no DIY, tal como fui buscar inspiração a outros projectos, os outros podem vir aqui e tirar ideias. Boa sorte na construção da tua calha.

E obrigado pelos parabéns.

Cumps

David Rosario

Membro
Membro

Nome Real : David
Gostos : 30

MensagemAssunto: Re: Calha DIY 2X8w T5   Sex 07 Set 2012, 00:25Responder ao tópico

Boas Joao,

Como sempre um excelente projeto. Por acaso tenho umas Calhas dessas ca em casa e nao sabia como haveria de utiliza-las.

OBRIGADO!!!

João Rui

MensagemAssunto: Re: Calha DIY 2X8w T5   Sex 07 Set 2012, 09:03Responder ao tópico

David Rosario escreveu:
Boas Joao,

Como sempre um excelente projeto. Por acaso tenho umas Calhas dessas ca em casa e nao sabia como haveria de utiliza-las.

OBRIGADO!!!

Obrigado e de nada.. Como já disse, o intuito de por cá os DIY é mesmo esse. Tal como eu fui buscar inspiração a outros projectos, espero que façam o mesmo com o meu (é sinal que gostaram Very Happy ).

Cumps

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

Nome Real : Nick : Domm
Gostos : 46

MensagemAssunto: Re: Calha DIY 2X8w T5   Sex 07 Set 2012, 11:59Responder ao tópico

Boas!

Mais um grande projecto João! Eu também ando com ideias de "inventar" uma calhar...o pior mesmo é a parte eléctrica! Acho que foi a disciplina que mais me custou fazer na faculdade! lol

Qualquer dia, a arquitectura passa a hobby e começas a vender profissionalmente umas calhas! Razz

Abraço

Rui Bacelar Oliveira

Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Gostos : 217

MensagemAssunto: Re: Calha DIY 2X8w T5   Sex 07 Set 2012, 13:58Responder ao tópico

Boas,

escusado será dizer que bem mereces os elogios pelo projecto e pelos resultados,
tanto e que vou fazer algo do género mas tenho uma duvida, onde posso adquirir as placas de acrílico, e de que espessura recomendas?

davii

Membro
Membro

Gostos : 3

MensagemAssunto: Re: Calha DIY 2X8w T5   Sex 07 Set 2012, 14:38Responder ao tópico

eu estou a elaborar uma tampa para o meu mas em zinco de 1mm e as luzs coladas por dentro

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Calha DIY 2X8w T5   Seg 10 Set 2012, 01:20Responder ao tópico

davii escreveu:
eu estou a elaborar uma tampa para o meu mas em zinco de 1mm e as luzs coladas por dentro

boas, mas o zinco nao e demasiado maleavel?

se puderes cria um topico com fotos para o pessoal.

relativamente ao acrilico, qual e a melhor forma de o cortar? e ja agora, onde o comprar, no aki sao 15€ por uma placa de 5mm =s

João Rui

MensagemAssunto: Re: Calha DIY 2X8w T5   Seg 10 Set 2012, 09:17Responder ao tópico

Rui Bacelar Olivera escreveu:
davii escreveu:

boas, mas o zinco nao e demasiado maleavel?

se puderes cria um topico com fotos para o pessoal.

relativamente ao acrilico, qual e a melhor forma de o cortar? e ja agora, onde o comprar, no aki sao 15€ por uma placa de 5mm =s

Bom dia, respondendo aos vários tópicos, quanto ao comprar acrílico, tanto pode ser nas lojas do género de que falam, aki, leroy merlin, easy etc, como em qualquer vidraria, normalemnte até têm mais opções. Eu já tinha acrílico por casa, daí ter usado este material. Quanto a espessura, o meu é de 5mm, menos que isso é complicado porque é muito maleável.

Cumps

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Calha DIY 2X8w T5   Seg 10 Set 2012, 10:38Responder ao tópico

Acrilico para maquets? x)

vou tentar numa vidraria entao. obrigado pela diga.

abraço

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Calha DIY 2X8w T5   Responder ao tópico

Calha DIY 2X8w T5

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Soluções Caseiras ::   DIY-