Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Ajuda - Peixes a Morrer sem explicação

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

José Elias

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Ajuda - Peixes a Morrer sem explicação   Seg 27 Ago 2012, 21:20Responder ao tópico

Boas.

Preciso de ajuda urgente, ontem quando cheguei a casa tinha algumas mortes, hoje repetiu-se a dose, não percebo o que esta a acontecer, pois os peixes estão bem num dia e no outro estão mortos.

Ontem morreu:

1 beta
1 botia palhaço

Hoje morreu:

1 cordydora albina
1 nariz de bêbado
2 peixe lápis
1 goopy juvenil

Adicionalmente tenho dois peixes bêbados que em vez de terem o corpo completamente transparente, tem a metade traseira até a barbatana esbranquiçada, estes dois coloquei num Aqua de quarentena e adicionei tetra general tónic.

As química de agua esta perfeita.

Ph 7
Nh4:0
No2: 0
No3: 5
Temperatura, 27

Com estas mortes resolvi fazer um TPA de 100l de agua, ou seja +- 30%

Não sei o que mais posso fazer. Ideias?

putogiro

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: Re: Ajuda - Peixes a Morrer sem explicação   Seg 27 Ago 2012, 22:46Responder ao tópico

Boas
Só com essas descrições não é fácil.
Qual o aspecto dos peixes mortos?
Notas alguma diferença no comportamento deles antes de morrerem.
Qualquer outra coisa que possa ajudar no diagnóstico.

José Elias

MensagemAssunto: Re: Ajuda - Peixes a Morrer sem explicação   Seg 27 Ago 2012, 22:49Responder ao tópico

Pois... O problema e esse mesmo, não noto nada...

O botia, a cordydora, e o beta, não tinham nenhum aspecto estranho, estavam simplesmente mortos, nem descoloração tinham...

Os narizes de bêbado e o goopy juvenil, esses sim, estavam semi comidos, mas parece-me que foram os escarlates armados em abutres...

Não notei nenhum sintoma, a excepção de um nariz de bêbado, ainda vivo, que esta no aquário hospital que tem metade do corpo branco.

putogiro

MensagemAssunto: Re: Ajuda - Peixes a Morrer sem explicação   Seg 27 Ago 2012, 22:59Responder ao tópico

Boas
Normalmente diz-se que os narizes de bêbado são os melhores indicativos da qualidade da água, pois se não tiverem a cabeça bem vermelha, significa que algo vai mal com a água, mas já dei por perderem a côr com o stress, por isso não sei que mais te diga.
Introduziste peixes recentemente? Ou algo de novo no aqua?
Vai tendo atenção a qualquer sintoma estranho que apareça, e vamos esperar pelos expert's.

José Elias

MensagemAssunto: Re: Ajuda - Peixes a Morrer sem explicação   Seg 27 Ago 2012, 23:14Responder ao tópico

Pois... Nem sei o que pensar.

Introduzi os narizes de bêbado e os botia a pouco tempo.

De resto esta tudo na mesma. Instalei também no dia antes das primeiras mortes um novo filtro uv, mas não me parece que seja por ai.

Alvaro Coelho

Membro
Membro

Nome Real : Alvaro Coelho
Gostos : 27

MensagemAssunto: Re: Ajuda - Peixes a Morrer sem explicação   Seg 27 Ago 2012, 23:19Responder ao tópico

nesse tpa de 30%,introduziste bacterias?nao teras ai um problema desse tipo?nao sei,mas se fizeste os testes e esta tudo bem e esquesito :scratch:

putogiro

MensagemAssunto: Re: Ajuda - Peixes a Morrer sem explicação   Seg 27 Ago 2012, 23:21Responder ao tópico

Boas
Eu para já desligava o UV, visto que é recente, para ver se havia alteração.

Vera Santos

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Ajuda - Peixes a Morrer sem explicação   Seg 27 Ago 2012, 23:37Responder ao tópico

E eu pelo sim pelo não tentava subir um pouco a temperatura! Para os 29º de prevenção!

José Elias

MensagemAssunto: Re: Ajuda - Peixes a Morrer sem explicação   Ter 28 Ago 2012, 00:49Responder ao tópico

Ok, vou desligar o uv, mas não vejo o que pudera ter a ver.... Vou subir a temperatura.

Francisco Ramalho

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Francisco Ramalho
Gostos : 405

MensagemAssunto: Re: Ajuda - Peixes a Morrer sem explicação   Ter 28 Ago 2012, 00:56Responder ao tópico

Do UV não deve ser, os nariz de bebado metade descolorados ia para a doença dos neons, quando tive um surto à uns anos morreram-me 35 nariz de bebado, só eles, as coridoras e um octociclus foram atingidos, mas é uma doença sem tratamento conhecido, por precaução sobe a temperatura e se tiveres esha 2000, aplica a dose recomendada só como precaução.

-- Assinatura --
fjmr123
Francisco Ramalho

AdminístradorPeixeFauna

José Elias

MensagemAssunto: Re: Ajuda - Peixes a Morrer sem explicação   Ter 28 Ago 2012, 09:46Responder ao tópico

Mas a doença dos Neons tambem afecta Corydoras, Betas,e Botias?

Ainda por cima nem sintomas aparentes?

Relativamente à medicação, posso aplicar esha 2000 num aqua comunitario de 300L uteis Plantado?

A temperatura já está regulada para 30º

putogiro

MensagemAssunto: Re: Ajuda - Peixes a Morrer sem explicação   Ter 28 Ago 2012, 10:00Responder ao tópico

Boas
Espero que te corra tudo bem e que os peixes resistam.
É sempre dificil quando vemos os peixes morrerem, mas mais ainda quando não fazê-mos ideia do que é que eles têm.
Atenção a temperaturas superiores a 31º, as corydoras ao fim de alguns dias começam a morrer, não tenhas tempª acima dos 31º durante mais de 5 dias consecutivos.

Pedro Santos

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Ajuda - Peixes a Morrer sem explicação   Ter 28 Ago 2012, 10:03Responder ao tópico

Boas!

Não ponhas a temperatura a mais de 29º...

Não é bom para as corys nem para as plantas!

Maior parte das plantas acima dos 28º começam a ressentir-se!

Concordo com o Francisco relativamente ao UV. Não me parece que tenha qualquer influência.

Abraço!

Hugo Saldanha

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 285

MensagemAssunto: Re: Ajuda - Peixes a Morrer sem explicação   Ter 28 Ago 2012, 11:17Responder ao tópico

Boas,

À primeira vista, parece-me que tiveste aí um pico de amónia:
http://www.peixefauna.com/t9786-o-ciclo-do-azoto-nocoes-importantes

Abraço

putogiro

MensagemAssunto: Re: Ajuda - Peixes a Morrer sem explicação   Ter 28 Ago 2012, 12:18Responder ao tópico

Boas
Essa foi a minha 1ª ideia, mas os valores estavam normais, embora faltasse o teste da amónia.
Por acaso não lavaste o filtro nem as cerâmicas?
É que soube de alguém que teve um problema semelhante, mas mais devastador e só depois de muita volta, descobriram que era amónia, por terem lavado o filtro e fervido as cerâmicas. lol!
Exterminaram completamente as bactérias.

José Elias

MensagemAssunto: Re: Ajuda - Peixes a Morrer sem explicação   Ter 28 Ago 2012, 14:58Responder ao tópico

Bem, não foi um pico de amonia a menos que o pico de amonia tenha desaparecido como por magia...

Pois desde que me deparei com a primeira morte que realizo testes bi-diarios do ph, amonia, nitritos e nitratos...

a Amonia e os Nitritos estão completamente a zeros...

O filtro está exactamente como estava no primeiro dia que o montei, nem aberto foi, pois faltam 3 dias para completar um mes de montagem.

Como estamos a falar de uma montagem recente, fazia sentido ter a ver com o ciclo do azoto, mas as materias filtrantes já estavam cicladas, por isso não tenho amonia nem nitritos.

Honestamente só vejo duas ipoteses para as mortes:

1. Como não coloco os peixes novos em quarentena, algum pode ter vindo contaminado com qualquer doença estranha...

2º Algum contaminante toxico entrou no aquario. Estive a fazer uma retrospetiva da ultima semana e lembrei-me de algumas coisas, a ultima delas como talvez muito provavel.
- Não lavei o saco de transporte de novos peixes antes de o colocar no aquario.
- Não lavei/fervi um novo camaroeiro que comprei
- Na ultima poda (que tambem foi a primeira), apesar de ter tido muito cuidado, pode ser possivel ter algum resto da sabão nos braços, mas não tenho espuma no aqua.

- Finalmente, a ipotese mais provavel, coloquei uns leds dos chineses na tampa do aqua, e cometi a estupidez de não utilizar silicone para prender as leds. Para não utilizar super-cola ou qualquer cola que me parece-se mais agressiva, utilizei cola de madeira, pois pensei que não seria toxica, mas neste momento já não sei o que pensar...
Será que com o calor das luzes a cola de madeira escorreu para dentro da agua e matou os peixes..????

Já retirei as leds e a respectiva cola, com a tpa que fiz, vamos ver o que acontece.

RCoutinho

Membro
Membro

Nome Real : Rui Coutinho
Gostos : 19

MensagemAssunto: Re: Ajuda - Peixes a Morrer sem explicação   Ter 28 Ago 2012, 15:20Responder ao tópico

Boas

Usaste qualquer água de garrafão para TPAs?
Eu tenho peixes a morrer, também sem grande explicação. A unica coisa q fiz de diferente foi a utilização de água de garrafão na TPA semanal, dado que a água da torneira de onde vivo anda com muito má qualidade. De resto, estou à nora...

Cumps

Vera Santos

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Ajuda - Peixes a Morrer sem explicação   Ter 28 Ago 2012, 15:40Responder ao tópico

Deves por a água do garrafão como se fosse uma ambientação, 5l de cada vez!

RCoutinho

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ajuda - Peixes a Morrer sem explicação   Ter 28 Ago 2012, 15:58Responder ao tópico

Vera Santos escreveu:
Deves por a água do garrafão como se fosse uma ambientação, 5l de cada vez!

Raramente uso água da companhia, só mesmo em ultimo caso. 99% das minhas TPAs é com água de garrafão. Há 3meses que nem uso outra, a unica coisa que desta vez fiz de diferente foi a marca da água. E tenho + 2 aquários, que usei a mesma água e estão excelentes... nada se passa...

José Elias

MensagemAssunto: Re: Ajuda - Peixes a Morrer sem explicação   Ter 28 Ago 2012, 18:39Responder ao tópico

Coutinho, só uso agua da torneira, poque dizes q a agua da companhia não presta?

Tu és do sobralinho, eu sou de Vialonga, logo penso que a agua e a mesma, pois vem toda do mesmo sítio, digo eu....

RCoutinho

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ajuda - Peixes a Morrer sem explicação   Ter 28 Ago 2012, 18:59Responder ao tópico

CyberJ escreveu:
Coutinho, só uso agua da torneira, poque dizes q a agua da companhia não presta?

Tu és do sobralinho, eu sou de Vialonga, logo penso que a agua e a mesma, pois vem toda do mesmo sítio, digo eu....

PH a 8, amarela, tem dias que cheira a piscina... Não sei onde é feita a extração, mas a seca faz o PH subir e aumenta a necessidade de colocarem quimicos na água.

José Elias

MensagemAssunto: Re: Ajuda - Peixes a Morrer sem explicação   Ter 28 Ago 2012, 19:01Responder ao tópico

Estranho, aqui em Vialonga não noto nada disso.

Bem, cheguei agora a casa, e mais duas mortes, um néon e um peixe lápis....

Já não sei mais o que fazer.... Vou limitar-me a velos morrer...Sad

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Ajuda - Peixes a Morrer sem explicação   Ter 28 Ago 2012, 19:04Responder ao tópico

Boas!

Não te limites a olhar!

Já começaste o tratamento com ESHA 2000?

Se não sabes o que é que te causa as mortes o uso de um produto como esse que é de largo espectro!

Abraço!

José Elias

MensagemAssunto: Re: Ajuda - Peixes a Morrer sem explicação   Ter 28 Ago 2012, 19:35Responder ao tópico

Ainda não comecei porque não sei se isso vai dar cabo das plantas...

Posso colocar no Aqua sem problemas?

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Ajuda - Peixes a Morrer sem explicação   Ter 28 Ago 2012, 19:41Responder ao tópico

Boas!

Podes sem problema nenhum!

Ataca o quanto antes porque quanto mais deixas andar pior é depois para controlares isso!

Abraço!

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Ajuda - Peixes a Morrer sem explicação   Responder ao tópico

Ajuda - Peixes a Morrer sem explicação

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Doenças e Pragas-