Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Duvidas sobre iluminação.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

MiguelAngelo

Membro
Membro

Gostos : 0

MensagemAssunto: Duvidas sobre iluminação.   Dom 26 Ago 2012, 20:00Responder ao tópico

Olá, eu estou a montar um plantado bem simples, num aquário de 54 litros brutos. Tenciono colocar plantas fáceis, como anubias, cabombas, vallisnerias e sagittarias. Eu tinha uma calha de 8Watts compra no chinês (foto a baixo). Mas em 2 ou 3 meses já tive de comprar duas lâmpadas, porque se fundiam sempre, pois não devem resistir à humidade do aquário, para alem de terem terem um plástico e volta da lâmpada e a tampa ter um rectângulo de acrílico.

Na mesma loja de chineses, existem umas lâmpadas submersíveis, em várias cores, Branco, Azul e até com Verde azul e vermelho na mesma lampada. As unicas informações que tenho sobre elas estão na foto abaixo. Queria saber se elas para alem de ser submersíveis podem estar fora de água e se com duas dessas tenho iluminação suficiente para as plantas em questão. Eu tenho uma que comprei para um aquário de criação. Queria comprar branca, mas por engano veio às cores.

Vera Santos

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Duvidas sobre iluminação.   Dom 26 Ago 2012, 20:41Responder ao tópico

Também podem estar fora de água por relatos que já ouvi de vários colegas do hobby!
Ver, só vi brancas!

Pedro Santos

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Duvidas sobre iluminação.   Seg 27 Ago 2012, 11:12Responder ao tópico

Boas!

Com o dinheiro que já gastaste nos chineses, já tinhas comprado uma lâmpada em condições num dos nossos patrocinadores...

Ainda há bem pouco tempo recomendei uma luminária para um aquário desse tamanho por cerca de 15€ de um patrocinador nosso, própria para aquários (indice de protecção indicado...) e com 11W se não estou em erro.

Quanto a essas lâmpadas, não conheço...

Mas para a próxima lembra-te que por vezes o barato sai caro!

Abraço!

ALVELOS RAMIRO

Membro
Membro

Nome Real : Ramiro
Gostos : 61

MensagemAssunto: Re: Duvidas sobre iluminação.   Seg 27 Ago 2012, 13:19Responder ao tópico

eu gosto bastante dessa lampada,e acho muito lindo todas essas cores,de noite deve ser muito fixe mesmo,penso que para cultura de algas é muito boa. :cheers:

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Duvidas sobre iluminação.   Seg 27 Ago 2012, 14:08Responder ao tópico

Boas!

Para as algas é boa sim senhor! Smile

Em especial a luz azul se ficar ligada muito tempo...

Abraço!

MiguelAngelo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Duvidas sobre iluminação.   Seg 27 Ago 2012, 14:20Responder ao tópico

Pedro Santos escreveu:
Boas!

Com o dinheiro que já gastaste nos chineses, já tinhas comprado uma lâmpada em condições num dos nossos patrocinadores...

Ainda há bem pouco tempo recomendei uma luminária para um aquário desse tamanho por cerca de 15€ de um patrocinador nosso, própria para aquários (indice de protecção indicado...) e com 11W se não estou em erro.

Quanto a essas lâmpadas, não conheço...

Mas para a próxima lembra-te que por vezes o barato sai caro!

Abraço!

Já agora podes recomendar-me a mim? Smile

José Elias

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: Duvidas sobre iluminação.   Seg 27 Ago 2012, 15:05Responder ao tópico

Para teres uma ideia, aqui vai um relato veridico que me aconteceu á uma semana....

O meu aqua está impecavel, sem uma unica alga.

Então resolvi comprar uns leds azuis dos chineses para durante a noite fazerem de moon Light.

Liguei às Leds às 23H, no dia seguinte tinhas varias folhas cheias de algas.... e repara que foi uma unica noite.

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Duvidas sobre iluminação.   Seg 27 Ago 2012, 23:35Responder ao tópico

MiguelAngelo escreveu:

Já agora podes recomendar-me a mim? Smile

Boas!

Não há nada como perguntares aos nossos patrocinadores, mas deixo-te algumas hipóteses dos nossos patrocinadores.

T5 - 2x8w - 45,90€

Clip - 11w PL - 21,00€

T5 2x18w - 56,00€

T5 - 2x8W - 44,06€

Mas entra em contacto com estes e outros parocinadores, porque por vezes têm produtos que não estão nas páginas..

Abraço!

MiguelAngelo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Duvidas sobre iluminação.   Ter 28 Ago 2012, 02:05Responder ao tópico

Obrigado Pedro Santos, mas já comprei duas lâmpadas submersíveis no chinês. Custaram 3,70 cada e 12 watts de potência cada. Na minha opinião iluminam bastante bem o aquário, mas não sei se é o indicado para as plantas.

Vera Santos

MensagemAssunto: Re: Duvidas sobre iluminação.   Ter 28 Ago 2012, 02:46Responder ao tópico

Olha é experimentares! Mas o aqua precisa de plantas não, estás a pensar nalgumas em especial?

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Duvidas sobre iluminação.   Ter 28 Ago 2012, 10:00Responder ao tópico

Boas!

Pois também não sei...

Como diz a Vera é uma questão de experimentares...

Boa sorte com isso e vai actualizando!

Abraço!

MiguelAngelo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Duvidas sobre iluminação.   Ter 28 Ago 2012, 15:27Responder ao tópico

Vera Santos escreveu:
Olha é experimentares! Mas o aqua precisa de plantas não, estás a pensar nalgumas em especial?

Sim Vera, como disse no inicio do topico, Anubias, cabombas, sagittarias subulatas e vallisnérias.

Vera Santos

MensagemAssunto: Re: Duvidas sobre iluminação.   Ter 28 Ago 2012, 15:42Responder ao tópico

Penso serem todas de fácil manutenção, se calhar não vais ter problemas!

MiguelAngelo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Duvidas sobre iluminação.   Ter 28 Ago 2012, 16:07Responder ao tópico

Espero que não Smile

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Duvidas sobre iluminação.   Ter 28 Ago 2012, 16:07Responder ao tópico

Vera Santos escreveu:
Penso serem todas de fácil manutenção, se calhar não vais ter problemas!

Boas!

São de facto todas fáceis de manter...

O problema não é esse... São as algas! Smile

Esperemos que corra tudo bem!

Se precisares de Cabombas avisa!

Abraço!

MiguelAngelo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Duvidas sobre iluminação.   Ter 28 Ago 2012, 16:09Responder ao tópico

Ok obrigado Pedro. Mas sei de um sitio que as vende baratas e se calhar ia pagar mais só para elas chegarem cá xD.

ALVELOS RAMIRO

Membro
Membro

Nome Real : Ramiro
Gostos : 61

MensagemAssunto: Re: Duvidas sobre iluminação.   Ter 28 Ago 2012, 20:28Responder ao tópico

Amigo Miguel como és um bom cliente do chinês e certamente jà o conheçes ele nao arranjarà umas lampadas porreiras para o teu àqua?????

MiguelAngelo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Duvidas sobre iluminação.   Qua 29 Ago 2012, 01:15Responder ao tópico

ALVELOS RAMIRO escreveu:
Amigo Miguel como és um bom cliente do chinês e certamente jà o conheçes ele nao arranjarà umas lampadas porreiras para o teu àqua?????

Essas Lâmpadas são do chinês. Existem varios tipo de lâmpadas lá, mas estas sao as unicas para aquário. Existem calhas de Leds e tudo.

davii

Membro
Membro

Gostos : 3

MensagemAssunto: Re: Duvidas sobre iluminação.   Qui 06 Set 2012, 11:00Responder ao tópico

eu no meu aqua tenho 3 tiras de led´s cada tira com 48led´s coladas na tampa por dentro para nao se verem, e uma tira de 48led´s azul para ligar a noit ,

que dizem do meu esquema de iluminaçao?

Rui Bacelar Oliveira

Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Gostos : 217

MensagemAssunto: Re: Duvidas sobre iluminação.   Qui 06 Set 2012, 12:50Responder ao tópico

Quanto a Leds e dificil calcular a sua potencia/eficiencia, eu ja pensei em comprar uma dessas tiras de 48 leds para juntar as duas lampadas de 14W 6700k que tenho no aqua, ou entao comprar esta calha.

http://www.pet4you.net/peixes/equip.-tecnico/iluminacao/luminarias/calhas/luminaria-dupla-hdd-b.html

que dizem do artigo, opinioes precisam se!

davii

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Duvidas sobre iluminação.   Qui 06 Set 2012, 14:03Responder ao tópico

mas qual a potencia deve ter os meus led´s?

Rui Bacelar Oliveira

Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Gostos : 217

MensagemAssunto: Re: Duvidas sobre iluminação.   Qui 06 Set 2012, 14:13Responder ao tópico

Sinceramente e assunto que nao domino, normalmente tens a regra de 1W por litro, mas ha plantas que necessitam de bem menos, 0,5WL ou 0,75

http://tropica.com/en/plants/plant-list-a-z.aspx

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Duvidas sobre iluminação.   Qui 06 Set 2012, 14:31Responder ao tópico

Boas!

Cuidado com essas regras dos w/l porque isso varia com muita coisa.

Para começar com o tipo de lâmpada / led.

Depois com o tipo de planta e depois com o tipo de fertilização.

Além disso muito cuidado com os leds azuis porque se ficarem ligados muito tempo é receita certa para um boom de algas...

Abraço!

davii

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Duvidas sobre iluminação.   Qui 06 Set 2012, 14:41Responder ao tópico

faz criar muitas algas porque?

gurkaz

Membro
Membro

Nome Real : Ricardo
Gostos : 2

MensagemAssunto: Re: Duvidas sobre iluminação.   Qui 06 Set 2012, 17:24Responder ao tópico

Ora bem, eu nao sou o mais entendindo nesta materia.. mas recentemente fiz uma nova montagem e andei horas, horas e horas a pesquisar sobre iluminaçao.

Deixo desde já alertar que posso nao estar completamente correcto, e que para se perceber qual o melhor tipo de iluminaçao a usar nao é deveras a coisa mais simples para um aquario, quer seja um plantado ou nao !

nos dias de hoje arranja-se de tudo para iluminar o aquario, mas nem tudo o torna com o melhor aspecto possivel.. muita gente tem vindo a utilizar leds, mas eu na minha humilde opiniao nao gosto. simplesmente porque grande parte das pessoas que usa leds, nao sabe a potencia que tem de luz no aqua.. o que pode fazer com que as plantas cresçam, nao cresçam, ou entao que origine algas.

a nivel de potencias, 1w/l , 0,5w/l é relativo. tudo depende das plantas que vamos colocar no aquario!

o factor mais importante da iluminaçao é mesmo o espectro de luz que a lampada dá, kelvins e lumens.

as plantas absorvem maior quantidade de espectro azul e vermelho. mas nao quer dizer que nao absorvam os outros espectros (verde, amarelo, etc) apenas absorvem em menos quantidade. é claro que para isso nao é preciso ter uma lampada vermelha e uma azul, etc.

uma lampada branca pode emitir bastante espectro vermelho ou azul, etc. basta vero grafico de espectro referente a lampada que vamos comprar.

outro factor é que vejo muita gente a comprar lampadas com 10.000kelvins, e por ai adiante.

atençao!!!

a luz do dia anda a rondar os 4500 a 6000 e qualquer coisa kelvins se nao me engano. Que é o mais indicado para as plantas. logo, ao comprar uma lampada devemos ter em conta isso tambem e comprar algo a volta disso.

só depois devemos partir para os w/l que cada planta que vamos colocar vai requerer.

posso tambem adiantar que a potencia de luz emitida, bem como o espectro das lampadas influencia a coloraçao das mesmas ( caso de plantas vermelhas, ou até mesmo o verde das plantas que acaba por variar.)

para o caso em questao, acho que 2 lampadas t5 18w ou mesmo 2 lampadas t8 15w ja davam bem.. visto que ja consegui ter dessas plantas num aquario identico com apenas 1 lampada t8 15w com bastante espectro vermelho..

já agora aos mais entendidos corrijam-me se estiver errado.. abraço

Duvidas sobre iluminação.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Dúvidas e Perguntas-