Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Tipos de fertilização

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Hugo Saldanha

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 285

MensagemAssunto: Tipos de fertilização   Qui 23 Ago 2012, 17:45Responder ao tópico

Boas,

Uma vez que a fertilização é uma componente bastante importante para termos um aquário plantado, com plantas saudáveis e vistosas, gostaria de abrir esta sondagem para ver que tipo de fertilização costumam fazer nos vossos aquários.
Será fertilização líquida? Com fertilizantes DIY? Ou com fertilizantes pré-feitos?
Será fertilização sólida? Substrato fértil? Ou barras de nutrientes?

Quais os prós e os contras que identificam na fertilização que fazem actualmente?

Se mudassem de tipo de fertilização o que mudariam?

Venham daí essas ideias Wink

Abraço

Pedro Santos

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Tipos de fertilização   Qui 23 Ago 2012, 18:07Responder ao tópico

Boas!

Vou inaugurar o tópico! Very Happy

Pessoalmente, em ambos os meus aquários, faço apenas fertilização líquida .

Não tenho substrato fértil em nenhum deles.

Os fertilizantes que uso são DIY.

Como principais vantagens vejo a questão económica e um controlo total sobre o que estamos a deitar nos nossos aquários!

Abraço!

José Elias

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: Tipos de fertilização   Qui 23 Ago 2012, 19:00Responder ao tópico

Bem, eu no meu tenho uma fertilização mista.

Tenho substrato fértil e fertilização DIY.

Resolvi colocar substrato fértil por causas das plantas com raízes, i optei por usar liquida DIY por motivos económicos.

Vera Santos

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Tipos de fertilização   Qui 23 Ago 2012, 20:07Responder ao tópico

Então seria interessante porem aqui as vossas receitas DIY, para os nabos como eu aprenderem, que isto de fertilizantes líquidos comprados sai muito caro! Se não se importarem de nos por aqui umas luzes! Obrigada desde já!

Pedro Santos

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Tipos de fertilização   Qui 23 Ago 2012, 20:14Responder ao tópico

Boas Vera!

Tens aqui o que procuras!

Abraço!

Hugo Saldanha

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 285

MensagemAssunto: Re: Tipos de fertilização   Sex 24 Ago 2012, 09:09Responder ao tópico

Boas,

Já que abri o tópico também irei responder Smile

Eu fertilizo com soluções pré-feitas de macro e de micro nutrientes e em complemento utilizo sempre substrato fértil. E porque digo que é um complemento? Porque o substrato fértil irá fornecer os nutrientes de forma faseada. Serve também de “reserva” quando me esqueço da fertilização líquida (é raro mas por vezes acontece). E porque me ajuda a evitar fertilizar em grandes quantidades.

Abraço

bruno bastos de oliveira

Membro
Membro

Nome Real : Bruno Oliveira
Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: Tipos de fertilização   Seg 15 Out 2012, 14:36Responder ao tópico

Boas a todos e acho de extrema importância este tópico.
Eu já utilizei inúmeros métodos e acho que devemos optar por aquele que achamos melhor de acordo com a montagem e o tipo de plantas.
Eu optei por colocar um substrato fértil bom, um substrato de enraizamento normal sem grandes marcas e depois fertilizar com os produtos da seachem, foram até a data com os quais me dei melhor. E natural que esta receita nao resulta para sempre pois a fonte de nutrientes em plantas com raiz tb se esgota e aí temos de colocar pastilhas ou renovar e fazer uma nova montagem. A duração pode ser de um ano a 2 anos de duração, tem sido em media a duração das minhas montagens. No meu caso especifico optei por colocar a base fértil da Ada, em detrimento da Elos, esta a mostrar mais eficácia e rapidez na geração e crescimento das plantas, em relação ao fertilizantes seachem nao e por nada mais já experimentei da ADA, ELOS e só gastei imenso dinheiro e obtenho bons desempenhos/resultados com um bom balanceamento de nutrientes configurando o Seachem Diary Chart.
Isto e só uma opinião, nao sou nenhum master mas depois de utilizarmos mita coisa, optamos sempre por aquilo que nos da melhores resultados. Para além disto a iluminacao deve ser mudada de ano a ano, perde.se imensa percentagem/potência da lâmpada com o passar do tempo e sem sombra de duvida que faz a diferença .
Abraço

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

Nome Real : Nick : Domm
Gostos : 46

MensagemAssunto: Re: Tipos de fertilização   Seg 15 Out 2012, 15:27Responder ao tópico

Boas!

Este tópico passou-me completamente ao lado!

Eu faço dois tipos de fertilização nos meus aquários...no das gambas, faço apenas fertilização liquida DIY (não há substrato fértil) e adição de Excel.

No plantado, além da fertilização acima referida, uso também substrato fértil (JBL Aquabasis).

Inicialmente, comecei por fazer fertilização com produtos pré-feitos (TPN+Seachem Nitrogen e Phosphorus) mas por uma razão de equilíbrio de nutrientes e obviamente, os custos associados, passei a fazer os meus próprios fertilizantes

Em termos de resultados, desde que passei a usar os fertilizantes DIY, notei melhores resultados no crescimento das plantas bem como da sua saúde.

O meu plano de fertilização, está descrito no link que o Pedro colocou uns posts acima.

Abraço

Rui Bacelar Oliveira

Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Gostos : 217

MensagemAssunto: Re: Tipos de fertilização   Seg 15 Out 2012, 16:50Responder ao tópico

Domm escreveu:
Boas!

Este tópico passou-me completamente ao lado!

Eu faço dois tipos de fertilização nos meus aquários...no das gambas, faço apenas fertilização liquida DIY (não há substrato fértil) e adição de Excel.

No plantado, além da fertilização acima referida, uso também substrato fértil (JBL Aquabasis).

Inicialmente, comecei por fazer fertilização com produtos pré-feitos (TPN+Seachem Nitrogen e Phosphorus) mas por uma razão de equilíbrio de nutrientes e obviamente, os custos associados, passei a fazer os meus próprios fertilizantes

Em termos de resultados, desde que passei a usar os fertilizantes DIY, notei melhores resultados no crescimento das plantas bem como da sua saúde.

O meu plano de fertilização, está descrito no link que o Pedro colocou uns posts acima.

Abraço

Boas, relativamente á fertilização DIY posso te perguntar onde arranjas os "pós"??

Abraço

linus84

Membro
Membro

Nome Real : Adelino Santos
Gostos : 18

MensagemAssunto: Re: Tipos de fertilização   Seg 15 Out 2012, 18:04Responder ao tópico

Boas

Eu tnho como substracto o Humus da prodac e como fertilizante liquido uso o ferropol da jbl.

Nunca testei os DIY pois o aquario tem mais ou menos 20l e n acho necessario.Mas já agr fica aqui uma questao, ando a dedicar-me as gambas, para ja sao apenas reds mas mais para a frente queria uns CRS e tal, por isso q tipo de fertilizante me aconcelham para n alterar mt os parametros da agua sendo estes camaroes mais sensiveis?

@ Rui= penso que te irao dizer q o site é este http://www.aquariumplantfood.co.uk/fertilisers.html

abraço

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Tipos de fertilização   Seg 15 Out 2012, 18:27Responder ao tópico

Boas, eu conheço o site mas sempre que tento finalizar a encomenda aparece me esta mensagem "Sorry, no quotes are available for this order at this time."

Não enviam para a minha morada?

Peço desculpa pelo off-toppic

linus84

Membro
Membro

Nome Real : Adelino Santos
Gostos : 18

MensagemAssunto: Re: Tipos de fertilização   Seg 15 Out 2012, 18:33Responder ao tópico

Quanto a isso já n te posso ajudar, apenas vi esse site depois de andar a fazer track a resposta do Pedro para a Vera. Pode ser que algum deles te possa ser mais util.

Cumprimentos

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Tipos de fertilização   Seg 15 Out 2012, 18:57Responder ao tópico

Pois, por acaso queria mesmo encomendar de lá, até porque também estou a desenvolver um aquário para camarões e assim seria mais fácil controlar as quantidades de químicos.

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

Nome Real : Nick : Domm
Gostos : 46

MensagemAssunto: Re: Tipos de fertilização   Ter 16 Out 2012, 10:56Responder ao tópico

Boas Rui.

Foi desse site que o Adelino referiu que mandei vir os meus pós. Tens de ter atenção que o peso máximo de pós que podes encomendar é 1750 g dado que a encomenda não pode exceder os 2kg e eles atribuem 250g para a embalagem.

Abraço

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Tipos de fertilização   Ter 16 Out 2012, 11:24Responder ao tópico

Ora bem...nunca pensei que pudesse ser disso!

já agora, que quantidades encomendaste, e de quê?

Abraço!

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Tipos de fertilização   Responder ao tópico

Tipos de fertilização

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Plantas :: Substratos e fertilização-