Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Ciclideos anões - 200 L

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Pedro Lé

Recém chegado
Recém chegado

Gostos : 0

MensagemAssunto: Ciclideos anões - 200 L   Seg 20 Ago 2012, 18:26Responder ao tópico

Olá a todos!
Tal como referi na minha apresentação desde novo venho mantendo pequenos comunitários (60 lts), tendo também tido algumas experiências com killies e bettas. Entretanto adquiri um aquário com 200 litros o qual decorei com fetos de java, anúbias, uma cabomba algumas pedras de xisto de forma a formar cavernas e um uma raíz daquelas comercializadas provenientes do lago tanganyka (segundo informações do vendedor).
Pois bem, após esta descrição, o que eu gostaria era de saber as espécies de cíclideos anões adequadas para o aquário, dado que os acho fascinantes. Gostaria de os reproduzir mas não sei que espécies posso juntar, se tenho de juntar aos casais, se posso juntar ramirezis e apistogrammas, etc...
Bem, para já é tudo Very Happy

ricardospaulino

Membro
Membro

Nome Real : Ricardo Paulino
Gostos : 15

MensagemAssunto: Re: Ciclideos anões - 200 L   Seg 20 Ago 2012, 20:00Responder ao tópico

boas

deves postar mais informações detaladas do setup do teu aquário "filtro termostato" parâmetros da agua etc

de qualquer forma
acho que ficava bem um casal de Ciclideos Joia. um de ramirezis e um de apistogrammas

Vera Santos

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Ciclideos anões - 200 L   Seg 20 Ago 2012, 21:07Responder ao tópico

http://www.peixefauna.com/t4977-comeco-no-mundo-dos-ciclideos-anoes

Tens ai um link acima que te pode ajudar na escolha de apistos! No meu entender em 200 litros podes ter dois casais de apitos ou um casal de ramirezis e um de apistos! Tens é que me dizer quantos cms de frente tem o teu aqua!

No entanto o aqua deve estar bem plantado, com troncos de preferência, para acidificar a água,(e para se esconderem) e se pretenderes com algumas folhas de carvalho que são as mais fáceis de arranjar, a cor da água passa de uma cor cristalina para um tom de chá, que os apistos adoram!

Quanto ao substrato não convém ser muito claro, eles não gostam também de muita luz, ficam mais stressados!
Podes arranjar dois cocos, para esconderijos que eles normalmente gostam muito!

Quanto ás variedades de apistos, os mais pacíficos continuam a ser os cacatuoides, viejita, macmasteri, nijsseni e os borelli!
Os cacatuoides são na verdade são os mais fáceis de encontrar!

Pedro Lé

Recém chegado
Recém chegado

Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: Ciclideos anões - 200 L   Ter 21 Ago 2012, 13:50Responder ao tópico

Olá!
O aquário tem 1m de frente, o filtro é um Fluvial 205 e o termóstato é um Elite de 300W. Para o fundo utilizei um substrato da jbl para as plantas e cobri com Akadama da mesma marca, ou seja, é um fundo escuro. No que diz respeito ao parâmetros da água estou á espera que o aquário estabilize um pouco para os medir (foi montado no sábado), calculo que o ph ronde os 7,5 e conto que desça com a adição do tronco.
Já agora, as folhas de Carvalho são compradas em loja ou posso apanhá-las e tratá-las (e de que forma)?
Obrigado pela ajuda

Fabio Silva

Nome Real : Fábio Silva
Gostos : 2

MensagemAssunto: Re: Ciclideos anões - 200 L   Qua 22 Ago 2012, 09:37Responder ao tópico

Boas Pedro.

Parabéns antes de mais pelo projeto. Com 200L consegues fazer algo engraçado sem duvida!
Além do que disse a Vera e bem, pela experiência que tenho com estes peixes posso acrescentar que com esse PH (7,5) convém introduzires peixes preferencialmente reproduzidos no nosso país, que já estão habituados às nossas águas, ou mesmo numa loja de total confiança em que se saiba exatamente em que parâmetros se encontram os peixes.
Com esse PH consegues manter os peixes, os meus que estão em aquários de crescimento levam com TPA´s da torneira e o PH não está mais baixo que o teu certamente. Já para reproduzir a conversa é outra.. Para que os ovos ecludam é preciso a água ser mole e de PH mais acido, na casa dos 6 / 6,5 é suficiente. Não acredito que só o tronco te vá baixar o PH para esses valores. Se acrescentares turfa ao filtro ou mesmo numa meia de senhora dentro do aquário terás melhores resultados.

As folhas de carvalho podes apanhá-las, deixa-las secar bem e depois passar varias vezes por água, devagar para não partires as folhas e preferencialmente deixa-las de molho cerca de 1 dia com umas gotas de Esha2000 ou mesmo azul de metileno.

putogiro

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: Re: Ciclideos anões - 200 L   Qua 22 Ago 2012, 09:51Responder ao tópico

Fabio Silva escreveu:
Boas Pedro.
As folhas de carvalho podes apanhá-las, deixa-las secar bem e depois passar varias vezes por água, devagar para não partires as folhas e preferencialmente deixa-las de molho cerca de 1 dia com umas gotas de Esha2000 ou mesmo azul de metileno.

Boas
Desculpem esta invasão de tópico, mas fiquei curioso.
Qual o objectivo deste tratamento às folhas, e qual a vantagem sobre o simples escaldar das folhas.

Fabio Silva

MensagemAssunto: Re: Ciclideos anões - 200 L   Qua 22 Ago 2012, 10:07Responder ao tópico

Boas Nuno.

O facto de se utilizar o Esha2000 ou Azul de metileno é para desparasitar/desinfetar as folhas antes de as introduzir-mos. Ferver as folhas... Ok podia ser uma hipótese, eu nunca experimentei porque acho que provavelmente vão desfazer-se e/ou perder a forma.

putogiro

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: Re: Ciclideos anões - 200 L   Qua 22 Ago 2012, 12:20Responder ao tópico

Fabio Silva escreveu:
Boas Nuno.

O facto de se utilizar o Esha2000 ou Azul de metileno é para desparasitar/desinfetar as folhas antes de as introduzir-mos. Ferver as folhas... Ok podia ser uma hipótese, eu nunca experimentei porque acho que provavelmente vão desfazer-se e/ou perder a forma.

Boas
Eu tenho me limitado a ferve-las durante uns 2 min., depois deixo-as +/- 2 horas dentro da água onde ferveram (até a água arrefecer), depois ponho-as no aqua.
A vantagem é levarem muito menos tempo a tratar/afundar.
Até agora tenho-me dado bem, o que não quer dizer que não haja métodos melhores.

Fabio Silva

MensagemAssunto: Re: Ciclideos anões - 200 L   Qua 22 Ago 2012, 12:45Responder ao tópico

Então se as folhas não se desfazem nem notas nenhum problema, tendo em conta que já fizeste mais que uma vez então é mais uma forma de tratar as folhas antes da sua introdução no aquário. Realmente assim devem afundar logo. No método que utilizo ainda demoram uns 4/5 a afundar se bem me lembro.

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Ciclideos anões - 200 L   Responder ao tópico

Ciclideos anões - 200 L

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Ciclideos :: Ciclídeos Americanos :: Cíclideos Sul Americanos - Anões-